A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS"— Transcrição da apresentação:

1 BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS

2 BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS

3 PROBLEMA ACEITAÇÃO DA CULTURA PRÓPRIA DO SURDO (LÍNGUA VISUAL-GESTUAL) PELA SOCIEDADE O BILINGUISMO COMO ABORDAGEM EDUCATIVA MAIS IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SURDO

4 OBJETIVOS PESQUISAR CONCEITOS REFERENTES À AUDIÇÃO E SURDEZ;
CONHECER DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DO SURDO; ANALISAR A ABORDAGEM BILINGUE NA EDUCAÇÃO DO SURDO.

5 JUSTIFICATIVA CONHECER OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA; DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO PARA O SURDO; ORIENTAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFISSIONAIS.

6 AUDIÇÃO E SURDEZ Papel fundamental na comunicação humana;
Audição: sentido pelo qual o sons são percebidos; Surdez: diminuição da capacidade de ouvir; Classificação: perda auditiva condutiva, neuro-sensorial e mistas; Graus de perda auditiva: leve, média, severa e profunda.

7 CAUSAS DA SURDEZ Pré-natais: adquirida através da mãe no período de gestação (rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, drogas, remédios ototóxicos, entre outros.) Peri-natais: adquirida durante o parto (anóxia, fórceps, infecção hospitalar, entre outros.) Pós-natais: adquirida após o nascimento (meningite, excesso de remédios, sífilis, sarampo, caxumba, exposição a fortes ruídos, traumatismos cranianos, entre outros.)

8 PREVENÇÃO DA SURDEZ Prevenção: conjunto de medidas que visam evitar algo; Formas de prevenção: exames pré-natais, vacinas, acompanhamento médico em casos de dores no ouvido, teste da orelhinha quando bebê, evitar exposições freqüentes a ruídos fortes.

9 DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Na antigüidade e por quase toda a Idade Média o surdo era visto como incapaz. Famílias nobres e influentes que tinham filho surdo contratavam professores para ensinar seus filhos a falar e evitar que eles fossem privado de seus direitos. No século XVI, o monge Ponce de Léon foi considerado o primeiro professor de surdos na Espanha. Léon criou uma metodologia de educação para surdos. No século XVII, Juan Pablo Bonet, na Espanha publicou um livro apresentando uma idéia simples para ensinar surdos.

10 DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Século XVIII – gestualistas e oralistas (correntes) Alemanha, Samuel Heinicke, defendia o oralismo. França, Abade L’Epeé foi o primeiro a estudar uma Língua de Sinais usada por surdos, com atenção para as características lingüísticas. No século XIX, Edward Gallaudet, fundou a primeira universidade para surdos nos Estados Unidos. Em 1878, realizou-se, em Paris, o I Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, em que foram discutidas algumas experiências de trabalho.

11 DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Em 1880, na Itália, realizou-se o II Congresso de Internacional, considerado um marco histórico. Este Congresso, também conhecido mundialmente como “Congresso de Milão” aprovou o método oral como sendo o mais eficaz para a Educação dos Surdos.

12 EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
Em 1857, D. Pedro II fundou o Instituto Imperial dos Surdos-Mudos dirigido pelo professor Francês Ernest Huet. Em 1957, O Instituto Imperial dos Surdos – Mudos passa a chamar-se Instituto Nacional de Educação de Surdos em consonância com os avanços na área da surdez. Em 1970, surge no Brasil a comunicação total trazida pela professora Ivete Vasconcelos. Em 1980, a professora Lingüística Lucinda Ferreira Brito pesquisou sobre a Língua Brasileira de Sinais.

13 ABORDAGEM BILINGUE NA EDUCAÇÃO DO SURDO
“O objetivo da educação bilíngüe é que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo lingüístico equivalente ao verificado na criança ouvinte, e que possa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso a língua de sinais e a Língua majoritária” (Lacerda, 2000, p74).

14 RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Fichário com figuras e palavras; Dicionário LIBRAS/Português; Caixa de verbos; Mural de LIBRAS/ Português; Dicionário configuração de mãos/Português; Caixa com histórias em seqüência; Calendários; Diário coletivo; Cartaz de aniversário; Canto da leitura.

15 AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS DO SURDO
A perda auditiva interfere o desempenho lingüistico da língua portuguesa e por isso deve ser avaliado a idéia do conteúdo na avaliação; As provas podem ser realizadas na forma escrita ou mesmo em LIBRAS; Há compreensão de palavras mais usadas no dia-a-dia do surdo; As dificuldades na leitura impedem o aumento de seu vocabulário (surdos não conhecem processo de formação de palavras, trocam adjetivos, substantivos, omitem verbos e fazem usos inadequados das palavras); Os surdos precisam de intérpretes e dicionários no momento da avaliação; Deve ser considerado conteúdo, coerência e a seqüência lógica das idéias; A avaliação deve ser uma ferramenta de diagnóstico positivo.

16 A REALIDADE DOS ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NA REDE REGULAR
Aplicação de um texto com interpretação (1ª etapa- uso da leitura labial e do Português escrito; 2ª etapa – Língua de Sinais e figuras); Há dificuldade na comunicação porque não há interpretes de Língua de Sinais na rede regular de ensino; A comunicação fica prejudicada e isso pode se tornar sofrimento para o surdo; Questionário com professores: afirmam utilizar recursos visuais, mímicas, gestos, figuras, sinais, vídeos com materiais pedagógicos, dicionário digital bilíngüe, entre outros, mas não é o suficiente. Alegam necessitar de capacitações; Depoimento de uma aluna surda e seus sentimentos em relação à escola; A condição bilíngüe é uma prática educativa a ser conquistada.

17 METODOLOGIA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (LIVROS, REVISTAS, INTERNET...);
PESQUISA À CAMPO: CENTRO DE ATENDIMENTO À PESSOA SURDA - DEPOIMENTOS E QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS E PESSOAS ENVOLVIDAS NO TRABALHO COM ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Surdez ocasiona limitação na área da comunicação;
Diagnóstico precoce é fundamental para evitar atrasos no desenvolvimento; As diferentes abordagens na educação dos surdos mostram as dificuldades e conquistas; Conquista da Educação Bilíngüe para o surdo; A inclusão do surdo como grande desafio para os profissionais da Educação; O bilingüismo como uma abordagem educativa mais recomendada e profissionais especializados (intérpretes) para garantir um ensino de qualidade ao surdo.

19 “OLHO DO MESMO MODO COM QUE PODERIA ESCUTAR
“OLHO DO MESMO MODO COM QUE PODERIA ESCUTAR. MEUS OLHOS SÃO MEUS OUVIDOS. MINHAS MÃOS SÃO BILÍNGÜES” (LABORIT,1994)


Carregar ppt "BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google