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DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin

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Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin"— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin

2 DEFINIÇÃO Deficiência auditiva é considerada genericamente como a diferença existente entre a perfomance do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI – 1989). Silvana Badin

3 DEFINIÇÃO QUALQUER ALTERAÇÃO OU DISTÚRBIO NO PROCESSAMENTO NORMAL DA AUDIÇÃO, SEJA QUAL FOR A CAUSA, TIPO OU GRAU DE SEVERIDADE, CONSTITUI UMA ALTERAÇÃO AUDITIVA, DETERMINANDO, PARA O INDIVÍDUO, UMA DIMINUIÇÃO DA SUA CAPACIDADE DE OUVIR E PERCEBER OS SONS. Silvana Badin

4 PERÍODO DE AQUISIÇÃO Silvana Badin

5 ADQUIRIDAS QUANDO O INDIVÍDUO PERDE A AUDIÇÃO NO DECORRER DA SUA VIDA. NESSE CASO A SURDEZ PODERÁ SER PRÉ OU PÓS- LINGUAL, DEPENDENDO DE SUA OCORRÊNCIA TER DE DADO ANTES OU DEPOIS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Silvana Badin

6 CAUSAS DA SURDEZ Silvana Badin

7 PRÉ-NATAIS FATORES GENÉTICOS FATORES HEREDITÁRIOS TOXOPLASMOSE RUBÉOLA CITOMEGALOVÍRUS EXPOSIÇÃO DA MÃE A DROGAS ATOTÓXICAS Silvana Badin

8 PERI-NATAIS PREMATURIDADE ANÓXIA TRAUMA DE PARTO Silvana Badin

9 PÓS-NATAIS MENINGITE CAXUMBA SARAMPO MEDICAMENTOS OTOTÓXICOS AVANÇO DA IDADE ACIDENTES Silvana Badin

10 TIPOS DE PERDA AUDITIVA Silvana Badin

11 CONDUTIVA QUANDO ESTÁ LOCALIZADA NO OUVIDO EXTERNO E/OU OUVIDO MÉDIO. AS PRINCIPAIS CAUSAS DESTE TIPO SÃO AS OTITES, ROLHA DE CERA E ACÚMULO DE CERA. NA MAIORIA DOS CASOS, ESSAS PERDAS SÃO REVERSÍVEIS APÓS O TRATAMENTO Silvana Badin

12 NEUROSSENSORIAL QUANDO A ALTERAÇÃO ESTÁ LOCALIZADA NO OUVIDO INTERNO, ESSE TIPO DE LESÃO É IRREVERSÍVEL ESSE TIPO DE LESÃO É IRREVERSÍVEL; A CAUSA MAIS COMUM É A MENINGITE E A RUBÉOLA MATERNA. Silvana Badin

13 MISTA QUANDO A ALTERAÇÃO AUDITIVA ESTÁ LOCALIZADA NO OUVIDO EXTERNO E/OU MÉDIO E OUVIDO INTERNO. GERALMENTE OCORRE DEVIDO A FATORES GENÉTICOS, DETERMINANTES DE MÁ FORMAÇÃO. Silvana Badin

14 CENTRAL A ALTERAÇÃO PODE SE LOCALIZAR DESDE O TRONCO CEREBRAL ATÉ ÀS REGIÕES SUBCORTICAIS E CÓRTEX CEREBRAL. Silvana Badin

15 GRAU DE COMPROMETIMENTO AUDIÇÃO NORMAL – de 0 a 15dB SURDEZ LEVE – de 16 A 40 dB SURDEZ MODERADA – de 41 a 55 dB SURDEZ ACENTUADA – de 56 a 70 dB SURDEZ SEVERA – de 71 a 90 dB SURDEZ PROFUNDA – acima de 91 dB Silvana Badin

16 RELAÇÃO ENTRE O GRAU DE SURDEZ E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL Silvana Badin

17 SURDEZ LEVE A CRIANÇA É CAPAZ DE PERCEBER OS SONS DA FALA ADQUIRE E DESENVOLVE A LINGUAGEM ORAL ESPONTANEAMENTE O PROBLEMA GERALMENTE É TARDIAMENTE DESCOBERTO DIFICILMENTE SE COLOCA O APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO PORQUE A AUDIÇÃO É MUITO PRÓXIMA DO NORMAL Silvana Badin

18 SURDEZ MODERADA A CRIANÇA PODE DEMORAR UM POUCO PARA DESENVOLVER A FALA E A LINGUAGEM APRESENTA ALTERAÇÕES ARTICULATÓRIAS (TROCAS NA FALA) POR NÃO PERCEBER OS SONS COM CLAREZA TEM DIFICULDADE DE PERCEBER A FALA EM AMBIENTES RUIDOSOS SÃO CRIANÇAS DESATENTAS E COM DIFICULDADE NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA Silvana Badin

19 SURDEZ SEVERA A CRIANÇA TERÁ DIFICULDADES EM ADQUIRIR A FALA E A LINGUAGEM ESPONTANEAMENTE PODERÁ ADQUIRIR VOCABULÁRIO DO CONTEXTO FAMILIAR EXISTE A NECESSIDADE DO USO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO Silvana Badin

20 SURDEZ PROFUNDA A CRIANÇA DIFICILMENTE DESENVOLVERÁ A LINGUAGEM ORAL ESPONTANEAMENTE SÓ RESPONDE AUDITIVAMENTE A SONS MUITO INTENSOS COMO: BOMBAS, MOTOR DE CARRO, AVIÃO FREQÜENTEMENTE UTILIZA A LEITURA ORO- FACIAL NECESSITA FAZER USO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO Silvana Badin

21 IDENTIFICAÇÃO DA SURDEZ AUSÊNCIA OU INTERRUPÇÃO DO BALBUCIO A PARTIR DO OITAVO MÊS AUSÊNCIA DE REAÇÕES A RUÍDOS AMBIENTAIS E FAMILIARES AS PRIMEIRAS PALAVRAS COM APARECIMENTO TARDIO EXCESSO DE COMUNICAÇÃO GESTUAL E POUCA EMISSÃO DE PALAVRAS SOLICITAÇÃO CONSTANTE PARA QUE SEJAM REPETIDAS AS PALAVRAS E INSTRUÇÕES Silvana Badin

22 IDENTIFICAÇÃO DA SURDEZ FALA SEMPRE MUITO ALTO OU BAIXO DORES OU SUPURAÇÕES CONSTANTES NOS OUVIDOS CABEÇA VIRADA PARA OUVIR MELHOR, EM POSIÇÃO POUCO COMUM OLHAR DIRIJIDO PARA OS LÁBIOS DE QUEM FALA E NÃO PARA OS OLHOS RESPOSTAS MUITO FREQÜENTES A RUÍDOS ANTES DO QUE A VOZES FALTA DE INTERESSE ÀS SOLICITAÇÕES DO PROFESSOR, DANDO A IMPRESSÃO DE DESATENÇÃO OU PREGUIÇA FRASES NÃO ESTRUTURADAS Silvana Badin

23 PREVENÇÃO Silvana Badin

24 PREVENÇÃO REALIZAR CAMPANHAS DE VACINAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO PARA ERRADICAR AS DOENÇAS INFECTO- CONTAGIOSAS FAZER ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL, EVITANDO AS INFECÇÕES, AS DROGAS, A DESNUTRIÇÃO NÃO LIMPAR OS OUVIDOS COM GRAMPOS, PALITOS OU OBJETOS PONTIAGUDOS NO CASO DE SENSAÇÃO DE OUVIDO CHEIOOU COCEIRAS E DORES, PROCURAR UM MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA CUIDAR DA FEBRE ALTA Silvana Badin

25 PREVENÇÃO NÃO EVITAR O ESPIRRO; ISTO DESEQUILIBRA O FUNCIONAMENTO DA TUBA AUDITIVA, PROVOCANDO DESARTICULAÇÃO DA CADEIA OSSICULAR RUÍDOS MUITO INTENSOS PODEM MATAR AS CÉLULAS DO OUVIDO INTERNO. USAR PROTETORES QUANDO HOUVER CASOS DE SURDEZ E/OU OUTRAS DEFICIÊNCIAS NA FAÍLIA, BUSCAR ACONSELHAMENTO GENÉTICO ANTES DE ENGRAVIDAR EVITAR AUTOMEDICAÇÃO E NÃO PINGAR QUALQUER SUBSTÂNCIA NO OUVIDO SEM CONSULTAR O MÉDICO TER CUIDADO COM ACIDENTES Silvana Badin

26 Silvana Badin

27 SONHAR... É A LEI MAIOR DO SER HUMANO, O QUE DÁ SENTIDO À SUA EXISTÊNCIA ACREDITAR... É UNIR FORÇAS DE TODOS E ELABORAR O SONHO CONSTRUIR... COM A UNIÃO DE TODOS TORNAR O SONHO REALIDADE Silvana Badin

28 EDIFICAR... É SONHAR MAIS, ACREDITAR MAIS, CONSTRUIR CADA VEZ MAIS SONHOS


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