A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ensino Fundamental, 7º Ano A conquista e o processo de ocupação da Amazônia

2 GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Amazônia A Amazônia é a região formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pela Floresta Amazônica: a maior floresta tropical do mundo; A Grande Amazônia abrange nove países da América do Sul e uma área de 7,5 milhões de km². A área brasileira representa 66% desse total e envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

3 Localização da Amazônia: Região Norte
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Localização da Amazônia: Região Norte Imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu/ GNU Free Documentation License.

4 Localização da Amazônia: Região Norte
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Localização da Amazônia: Região Norte Imagem: Pfly/ NASA/ Public Domain .

5 Amazônia GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Amazônia Imagem: Cesar Paes Barreto/ The use of this image is free for any purpose.

6 Vista aérea da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Vista aérea da Amazônia Imagem: lubasi/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

7 A conquista da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A conquista da Amazônia Os povos indígenas foram os primeiros a ocupar a região da Amazônia; aproximadamente 56% dos índios do Brasil vivem em aldeias, ou seja, 258 mil pessoas; alguns indígenas da Amazônia ainda vivem relativamente isolados no interior da floresta; são grupos que preservam suas características culturais, mantendo costumes, tradições e rituais que foram transmitidos sucessivamente através de gerações.

8 Povos indígenas da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Povos indígenas da Amazônia Imagem: Paul Scot/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic . Imagem: Fritz Rudolf Loewa/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

9 IRMÃOS VILLAS-BOAS: INDIGENISTAS
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia IRMÃOS VILLAS-BOAS: INDIGENISTAS Imagem: (a) (b) Arquivo da Família Villas Bôas/ GNU Free Documentation License .

10 A conquista da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A conquista da Amazônia O povoamento da região Norte pelo homem “Branco”, estrangeiros e brasileiros de outras partes do país começou ao final do século XIX, com a exploração do látex da seringueira para a produção da borracha; O ciclo da borracha trouxe muita riqueza à região, como a construção do TEATRO AMAZONAS (um dos mais belos do Brasil); O ciclo da borracha durou apenas algumas décadas, porém foi suficiente para atrair muito migrantes para região Norte, sobretudo nordestinos; ainda assim, durante o início do século XX, a região permaneceu praticamente isolada econômica e politicamente do restante do país.

11 EXTRAÇÃO DO LÁTEX DA SERINGUEIRA
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia EXTRAÇÃO DO LÁTEX DA SERINGUEIRA Imagem:  Fishdecoy/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Imagem: Irvin calicut/ Public Domain .

12 TEATRO AMAZONAS GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia TEATRO AMAZONAS Imagem: Mr wiebe/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

13 GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Amazônia Legal  Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas ( Corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão.

14 Amazônia Legal GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Amazônia Legal Imagem: OS2Warp/ GNU Free Documentation License

15 A conquista da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A conquista da Amazônia Somente a partir da década de 1960, o processo de povoamento da região Norte passou a ser mais intenso; Essa região tornou-se fronteira econômica do país, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento agropecuário e industrial levou o governo federal a incentivar a ocupação; Para isso, o governo criou a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

16 Projetos de ocupação da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Projetos de ocupação da Amazônia Construção de rodovias ligando o norte às demais regiões do Brasil; Abertura de áreas para o desenvolvimento da agropecuária; Áreas para exploração de minérios de grande porte; Criação da Zona Franca de Manaus, para desenvolver a atividade industrial.

17 A ocupação por meio das rodovias
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A ocupação por meio das rodovias Entre as décadas de 1950 e 1980, milhares de quilômetros de estradas de rodagem foram abertas rompendo o isolamento da região (Transamazônica); As rodovias tornaram-se as principais vias de ligação da região Norte com as demais regiões brasileiras (Belém-Brasília/ Cuibá-Porto Velho); O grande desafio foi enfrentar as condições naturais da região; As dificuldades para realização das obras foram a derrubada da floresta, a construção de numerosas pontes sobre os rios e igarapés da região, os solos frágeis e propícios à erosão, além do clima bastante chuvoso.

18 Amazônia Legal GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Amazônia Legal Imagem: SayCheeeeeese/ Public Domain.

19 Rios da Amazônia GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Rios da Amazônia Imagem: Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes/ Public Domain .

20 Agropecuária na Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Agropecuária na Amazônia Vários núcleos de povoamento foram criados com base nas pequenas propriedades familiares e implantados juntos às rodovias federais; lotes com áreas médias de 100 hectares atraíram milhares de famílias que migraram para região Norte; os grandes latifúndios empresariais foram implantados na região com a finalidade de promover uma ocupação mais intensa; a pecuária extensiva é uma das atividades que mais provocam desmatamento na Amazônia, pois esse tipo de criação requer grandes áreas de pastagens.

21 AGRICULTURA GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia AGRICULTURA Imagem: Myloismylife - Loke Seng Hon/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported .

22 PECUÁRIA GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia PECUÁRIA Imagem: William Avery/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic .

23 A conquista da Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A conquista da Amazônia Na agricultura, destaca-se a produção de gêneros alimentícios (mandioca, arroz, feijão e milho); Nos melhores solos geralmente são plantados produtos para a indústria, como a soja, em Tocantins; o cacau e o café, em Rondônia; a malva e a juta, no Amazonas e no Pará; o guaraná, no Amazonas; e a pimenta-do-reino, no Pará; Na pecuária, o rebanho da região é o de gado de corte, destacando-se também a criação do búfalos, cujo rebanho é o maior do Brasil.

24 Búfalo GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Búfalo Imagem: Eadweard Muybridge/ Public Domain .

25 Exploração de Minérios na Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Exploração de Minérios na Amazônia A partir das décadas de 1960 e 1970, quando foram descobertas grandes jazidas de ferro, cobre, manganês e cassiterita, além de muitas jazidas auríferas; então, grandes empresas mineradoras instalaram-se na região, assim como milhares de trabalhadores, que migraram de diversos lugares do país para as áreas de garimpo;

26 Exploração de Minérios na Amazônia
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Exploração de Minérios na Amazônia atualmente, as jazidas da região Norte são responsáveis pela maior parte da produção mineral do país; os principais projetos realizados na região Norte foram: Grande Carajás, Projeto Rondônia, Roraima, Tapajós e Trombetas; os minérios produzidos na Serra dos Carajás são transportados por ferrovia até o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (Maranhão).

27 Mineração GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Mineração Imagem: Civertan Grafikai Stúdió/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic .

28 A Indústria na Região Norte
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia A Indústria na Região Norte A partir da década de 1960, ocorreu um crescimento marcante na atividade industrial na região Norte, pois o governo passou a incentivar a instalação de indústrias no local; a atividade industrial foi estimulada com a criação de um distrito industrial localizado na cidade de Manaus (Amazonas), o qual recebeu o nome de Zona Franca (sem impostos); as indústrias mais importantes localizadas nessa área são as montadoras de aparelhos eletrônicos (computadores, televisores, relógios, aparelhos de som e vídeo), de motocicletas e de bicicletas.

29 POPULAÇÃO DA REGIÃO NORTE
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia POPULAÇÃO DA REGIÃO NORTE É a região menos povoada do Brasil, com uma densidade demográfica de 4 hab./km²; ocorreu um crescimento populacional sobretudo pelas migrações de nordestinos, sulistas, paulistas e mineiros, que foram atraídos, em grande parte, pelos programas de povoamento que o governo federal desenvolveu nessa região; houve um aumento da população urbana da região, devido ao fracasso dos projetos agropecuários, principalmente daqueles voltados ao assentamento de pequenos produtores rurais.

30 PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO NORTE
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO NORTE Estado do Amazonas: Manaus (capital), Coari, Manacapuru, Tefé, Parintins, Tabatinga e Itacoatiara;  Estado do Pará: Belém (capital), Santarém, Altamira, Marabá e Bragantina;  Estado de Tocantins: Palmas (capital), Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins; Estado de Rondônia: Porto Velho (capital), Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal; Estado de Roraima: Boa Vista (capital), Amajari, Alto Alegre, Rorainópolis, Mucajaí e Caracaraí; Estado do Acre: Rio Branco (capital), Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá; Estado do Amapá: Macapá (capital) e Santana.

31 MANAUS BELÉM GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental
A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia MANAUS BELÉM Imagem: CIAT/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic . Imagem: Chico75/ GNU Free Documentation License .

32 Biodiversidade da região Norte
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Biodiversidade da região Norte Biodiversidade refere-se à variedade de espécies de seres vivos que habitam em determinado ambiente ou domínio natural; em relação à fauna amazônica, são conhecidas cerca de 1800 espécies de aves, 2500 espécies de peixes, 320 espécies de mamíferos, além de uma infinidade de espécies de insetos, anfíbios e répteis; a flora apresenta cerca de 30 milhões de espécies diferentes, dentre elas: a seringueira, a castanheira, o cacaueiro e a vitória- -régia.

33 BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA Imagem: Paulo B. Chaves/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem: Cliff/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic . Imagem: Rillke/ GNU Free Documentation License .

34 DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA Imagem:Jacques Descloitres/ Public Domain. Imagem: Jesse Allen and Robert Simmon/ Public Domain .

35 Referências Bibliográficas
GEOGRAFIA, 7º Ano do Ensino Fundamental A Conquista e o processo de ocupação da Amazônia Referências Bibliográficas Geografia espaço e vivência: a organização do espaço brasileiro, 7º ano/ Levon Boligian [ et al] – 3. ed. São Paulo: Atual, 2009.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consuegiu a informação Data do Acesso 3 Raphael Lorenzeto de Abreu/ GNU Free Documentation License 13/09/2012 4 Pfly/ NASA/ Public Domain 5 Cesar Paes Barreto/ The use of this image is free for any purpose. 6 lubasi/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 8a Fritz Rudolf Loewa/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 8b Paul Scot/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 9a Arquivo da Família Villas Bôas/ GNU Free Documentation License 9b 11a  Fishdecoy/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 11b Irvin calicut/ Public Domain

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 12 Mr wiebe/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 13/09/2012 14 OS2Warp/ GNU Free Documentation License 18 SayCheeeeeese/ Public Domain 19 Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes/ Public Domain 21 Myloismylife - Loke Seng Hon/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported 22 William Avery/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 24 Eadweard Muybridge/ Public Domain 27 Civertan Grafikai Stúdió/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 31a CIAT/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 31b Chico75/ GNU Free Documentation License 13/09/2012 33a Paulo B. Chaves/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 33b Rillke/ GNU Free Documentation License 33c Cliff/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 34a Jacques Descloitres/Public Domain 34b Jesse Allen and Robert Simmon/ Public Domain


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google