A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

nome:João Elias Nº9 4º ano –a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "nome:João Elias Nº9 4º ano –a."— Transcrição da apresentação:

1 nome:João Elias Nº9 4º ano –a.
Vida de abelha nome:João Elias Nº9 4º ano –a.

2

3 As plantas são seres produtores porque não consomem energia já produzida, elas é que a produzem. Em última análise toda a energia que existe circulando nos seres vivos provém do sol.As plantas são os seres que utilizam a luz na transformação de compostos simples em outros muito mais complexos, disponibilizando estes para o resto dos seres.Os outros organismos só são capaz de retirar energia de moléculas complexas como a glicose. Os demais seres são classificados como consumidores e decompositores.Agora é dedutível o seu papel na natureza

4 A polinização As abelhas se alimentam do néctar presente nas flores. Com a língua ela colhem a substância do fundo de cada flor. Nesse trabalho, elas também recolhem o pólen, que são as células reprodutoras masculinas das plantas. Cada abelha visita cerca de 10 flores por minuto -  são em média 40 voos diários, tocando em 4 mil flores. Nesse movimento, ela levam o pólen de uma planta a outra e por isso facilitam a reprodução desses vegetais e são consideradas os mais importantes agentes de polinização. Depois de colher o néctar, ela volta à colmeia, onde essa substância será transformada em mel

5 Como vivem as abelhas As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.  

6 De que maneira fabricam o mel ?
O mel é um alimento rico em nutrientes e fonte de energia. E com esses benefícios, gera bons negócios. Um empresário paulista investiu na produção de mel e derivados e fatura no mercado. A coleta é feita em um apiário na região de Rio Claro, no interior de São Paulo. O mel é um alimento saudável e muito saboroso. É considerado por nutricionistas um substituto ideal do açúcar. O apicultor Luiz Humberto Zanelo tem 350 colmeias espalhadas pelos campos da região de Rio Claro, no interior paulista. Zanelo colhe o mel três vezes por ano. Na fazenda, por exemplo, as abelhas fazem a polinização de uma plantação de eucalipto. São tantas abelhas que fica até difícil ouvir o apicultor. Em outra área, o apicultor retira com uma faca quente a camada de cera que se forma. Em seguida, os favos são colocados numa centrífuga e o mel é extraído.

7 A defesa daabelha Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no animal que estiver por perto. Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão fica presa na pele do animal e a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas da vítima e ainda sobreviver. A abelha rainha não possui ferrão.

8 A colmeia As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

9 Porque o mel é benefico a nosa saude
Muita gente acha que o mel só é bom pra quem está com gripe. Na verdade ele é um importante anti-inflamatório natural, pois possui antioxidantes que inibem o vírus da gripe, assim como bactérias entre outros microorganismos que possam nos trazer doenças. A gripe e resfriados tem a ajuda do mel para ser combatido, mas além deles, o mel tem um poder ainda maior

10 O que podemos fazer com o mel
À parte, dissolva o sal amoníaco no leite e acrescente à massa. Depois vá juntando farinha de trigo até dar o ponto de abrir a massa. Abra-a na espessura de meio centímetro e corte as bolachas no formato de quiser. Leve para assar em forma untada. Assim que tirá-las do forno pincele com água adoçada com mel. PUDIM DE MEL Ingredientes: 1/2 quilo de farinha de rosca, 2 copos de mel, 6 ovos,1 pacotinho de canela. Modo de fazer: Misturar tudo até obter massa bastante mole; levar ao forno quente durante meia hora; esfriar e colocar na geladeira. BOLO DE Mel

11 Quem cuidam das abelhas
Empresas na região central de Londres estão sendo convidadas a participar de um experimento que envolve a instalação de colmeias nos telhados de seus prédios e o treinamento de seus funcionários para cuidar das abelhas. Os objetivos do esquema são: a elevação do moral dos profissionais, o incentivo do trabalho em equipe, o combate ao declínio na população de abelhas e o aumento da produção urbana de alimentos. A iniciativa partiu da organização InMidtown, que representa 560 empresas localizadas nos bairros de Holborn, Bloomsbury e St Giles, no centro da cidade. Cinco companhias aceitaram participar do esquema, ainda em fase piloto. Elas terão oito colmeias contendo cerca de 40 mil abelhas instaladas em seus telhados e terraços. Especialistas da University of Hertfordshire, em Hatfield, Inglaterra, vão monitorar os funcionários para medir os benefícios psicológicos da atividade.

12 Flores As flores são o elo de ligação do Céu com a Terra. Através da contemplação das flores, da inalação consciente do seu perfume, da relação estreita com o ser de cada planta e através do cultivo de belos jardins, o ser humano pode curar-se e regenerar toda a sua natureza física, emocional e mental. O brilhante médico Edward Bach brindou a humanidade ao criar a terapia dos florais. Ele percebeu que antes de uma doença surgir no corpo físico, aparecem distúrbios nos corpos do pensamento e do sentimento. E criou os florais, essência obtida das flores, como agentes de cura. No entanto, ao oferecer gratuitamente sua descoberta a quem quisesse, Edward Bach certamente não imaginava que o seu presente viria a transformar-se em objeto comercial.


Carregar ppt "nome:João Elias Nº9 4º ano –a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google