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História do Cinema
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Realismo Poético Francês
Irmãos Lumière conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças ao cinematógrafo – mecanismo de arrasto de películas
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Nova York concentrava a produção cinematográfica em 1907
Lutas entre as grandes produtoras e distribuidoras pelo controle do mercado Industrias cinematográficas a se instalarem em Hollywood 1919 – Charles Chaplin com outros produtores fundaram a produtora United Artists
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Charles Chaplin – Carlitos
Cinema silencioso Charles Chaplin – Carlitos
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Surgimento do cinema sonoro
Á beira da falência os irmãos Warner apostaram seu futuro no arriscado sistema sonoro, e o êxito do medíocre mas curioso The Jazz Singer (1927) consagrou o cinema falado, logo cantado e dançado. Charles Chaplin continuou produzindo Tempos Modernos e Luzes da Cidade
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Cinema brasileiro 1896 – inauguração do Omniographo no Rio de Janeiro
1908 – primeiro jogo de futebol Êxito do cinema – fechamento dos teatros – mais de 60 filmes produzidos no Brasil
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Cinema Novo 1960 – industrialismo de Vera Cruz
Face urbana do cinema novo 1970 – modernismo, movimento tropicalista e censura militar
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Cinema Marginal e a Pornochanchada
Paralelamente desenvolveu-se no Rio e em São Paulo filmes que rompiam o intelectualismo do cinema novo Comédias eróticas leves do início da década e foi desembocar num ciclo de pornografia explícita nos anos de 1980
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Cinema Contemporâneo Décadas de 1970 e 1980 – censura militar
Surto dos semidocumentários e retomada do experimentalismo Sucesso popular: Dona Flor e seus dois maridos, Xica da Silva, Os trapalhões Hegemonia do cinema norte-americano Collor acabou com a Embrafilmes e incentivos Crise do cinema brasileiro
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Cinema Contemporâneo Após Collor – lei do Audiovisual (1994)
Empresas privadas investem em cinema Renascimento a partir de 1995 – Carlota Joaquina 100 filmes de longa metragem (1995 a 1997) Cinema brasileiro – sec. XXI Cidade de Deus, Carandiru, O Bicho de Sete Cabeças, O Auto da Compadecida, Os Normais, Sexo, amor e traição – produções bem sucedidas
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Gêneros de Filmes Documentário ou filme factual
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Épicos e Aventura
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Filmes de Guerra
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Filme de terror
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Ficção científica
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Filmes musicais
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Filmes de comédia
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Filmes políticos
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Dramas sociais
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Filmes policiais e gangsterismo
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Melodrama
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Filmes de propaganda
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Filmes de animação
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Etapas da produção Introdução Tempo e espaço Plano Produção Montagem
Sonorização Prevalência de cor Distribuição Exibição Crises e reações
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Expondo os trabalhos: MAPA DA FAMA
Avaliação da sala Retirem uma folha de caderno, coloquem o nome e avaliem o trabalho dos colegas Avaliação do professor Média Final
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Escultura É uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. A escolha de um material normalmente implica na técnica a se utilizar. A cinzelação, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte próprias, para pedra ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundição, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais.
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A escultura pelo mundo: China e Índia
Imagem de Shiva, em bronze Alguns dos guerreiros do Exército de terracota de Xian
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Japão e Antigo Egito Imagem de Buda
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Europa Uma amostra dos mármores de Elgin
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Esculturas Renascentistas
’’David’’ de Michelangelo
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Gótico e barroco
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Pensando em um tema relevante...
Agora vamos trabalhar... Pensando em um tema relevante... Votação
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Pintura figurativa e abstrata
Quando o artista pretende reproduzir em seu quadro uma realidade que lhe é familiar, como sua realidade natural e sensível ou sua realidade interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa.
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Rembrandt, O artista em seu estúdio, 1626-28.
Representação do estúdio de um pintor no século XVII
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Pintura figurativa O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX.
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Pintura Abstrata A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em A pintura abstrata não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
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Técnica Enquanto técnica, a Pintura envolve um determinado meio de manifestação (a superfície onde ela será produzida) e um material para lidar com os pigmentos (os vários tipos de pincéis e tintas). A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado final desejado para o trabalho como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas.
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O suporte mais comum é a tela (normalmente uma superfície de madeira coberta por algum tipo de tecido), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas). Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica.
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Materiais Materiais comuns são: a tinta a óleo, a tinta acrílica, o guache e a aquarela. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.
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Diversos tipos de tintas
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