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PublicouThomaz Montalto Alterado mais de 9 anos atrás
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GESTÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS: UM RELATO DE CASO
V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos Raymundo Ferreira Filho PGIE/UFRGS
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Secretaria de Ensino a Distância - UFRGS NMEAD - Núcleo de Multimídia e Educação a Distância GET - Grupo de Educação Tecnológica Escola de Engenharia/UFRGS Grupo de Geotecnia – DECIV-EE-UFRGS CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS) IATE – Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (UFRGS-UFPel)
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Grupo de Pesquisa Pesquisadores: Ricardo Silveira Rosa Vicari Nilo César Consoli Fernando Schnaid Raymundo Ferreira Filho Estudantes: Flávia Ataíde Pithan – bolsista de apoio técnico do projeto Rosele Schmidt - bolsista de IC do projeto Lucas Festugato – bolsista cedido pelo Laboratório de Ensaios Geotécnicos e Geoambientais
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MOTIVAÇÔES DO PROJETO Perfil do profissional de Engenharia Profissional cada vez mais versátil, multidisciplinar e pró-ativo Necessidade de estudo continuado Boa base de fundamentos de engenharia; Entendimento de processos e projetos; Capacidade de comunicação, pensar de forma criativa e crítica; independente e cooperativa; Flexibilidade, habilidade e autoconfiança para se adaptar mudanças rápidas e grandes; Curiosidade e desejo de aprender; Capacidade de trabalho em equipe.
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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E WEB Novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem Acessibilidade, flexibilidade e disponibilidade das informações e dos recursos educacionais aos alunos Fornece ao professor ferramentas de gestão e estruturação do conhecimento
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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E WEB Processo de ação individual de busca de informações amadurecimento intelectual reforça a autonomia para o auto-aprendizado WEB e TICs podem enriquecer as experiências de aprendizado, desde que as tecnologias de informação e comunicação sejam utilizadas em um contexto pedagógico que aproveite a liberdade que as TICs proporcionam
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IMPLICAÇÕES DO USO DE TICs E WEB Mudanças nas posturas de professores e alunos Novas práticas pedagógicas Novos modos de produção e tratamento de informações e conteúdos Web e as TICs se apresentam como alternativas para melhorar as condições de aprendizagem bem como estruturar conteúdos de cursos tradicionalmente presenciais, além de agregar valor ao trabalho do professor e facilitar a gerência recursos eletrônicos.
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IMPLEMENTAÇÃO – Arquitetura Tecnológica
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2 1 Caracterização das fases onde patologias das fundações podem ocorrer ou serem originadas: Caracterização do solo. Projeto. Execução. Eventos pós-conclusão. Degradação dos materiais. 4 5 3
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Exemplos de material educacional - imagens
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Teoria: Resultado análise numérica
GESTÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS: UM RELATO DE CASO Para cada patologia de fundação detectada, buscou-se explicitar as causas da mesma e a teoria que tem por trás do fenômeno. Exemplo: Patologia: Ocorrência de recalques diferenciais na estrutura. Causa: Sobreposição de esforços no solo das fundações Caso real Esquema explicativo Teoria: Resultado análise numérica
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Exemplos de material educacional - vídeos
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Caracterização do solo Execução de fundações
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Exemplo: - Matacões são blocos de rocha ainda não decompostos alojados no solo residual, tendo sua origem no intemperismo diferencial da rocha. - A presença de matacões no subsolo gera problemas de interpretação dos resultados de sondagens. - Quando é executado pequeno número de investigações os matacões podem ser confundidos com a ocorrência de perfil de rocha contínua, induzindo soluções não compatíveis com o comportamento da massa de solo. Perfil real Fundações apoiados de forma não segura no topo de matacões Perfil adotado equivocadamente
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Material produzido vai ficar disponível em um ambiente virtual educacional. Usuários terão acesso ao banco de dados com imagens, vídeos e textos explicativos contendo todos os dados relativos às causas e conseqüências das patologias das fundações. Tela 1: o usuário escolhe opção na barra de navegação principal. Tela 2: o usuário faz a busca do material que deseja no banco de dados. Tela 3: os dados solicitados são exibidos.
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Exemplo da interface da plataforma, sendo mostrada a interface da área de gerenciamento. Ao lado, o formulário de inclusão de figuras ao banco de dados obedecendo o padrão “Dublin Core” de descrição de objetos
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Resultados e impactos esperados Melhoria da qualidade do ensino na disciplina de Fundações da Engenharia Civil da UFRGS Possibilidade de compartilhamento do conteúdo desenvolvido Tornar permanentemente acessível o conhecimento do domínio Oferecer espaços onde os estudantes poderão ter experiências de aprendizagem individualizadas
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“Todo programa pode ser considerado um programa educacional, desde que utilize uma metodologia que o contextualize no processo de ensino-aprendizagem”. Profª Rosa Maria Vicari Informações: Raymundo:
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