A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX."— Transcrição da apresentação:

1 IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.
Professor: Raphael “Cazuza” Bremenkamp

2 CONTEXTO Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados leva a partilha dos continentes africano e asiático; Também EUA e Japão exercem atividades imperialistas em suas respectivas regiões de influência.

3 CAUSAS Segunda Revolução Industrial (motor a combustão interna);
Busca de matéria-prima; Conquista de mercados-consumidores; Acomodação de excedentes populacionais (secundário); Estruturação de bases estratégicas (neutralizando a concorrência).

4 JUSTIFICATIVAS Missão civilizadora:
O literato inglês Rudyard Kipling ( ) forneceu amplo material de apoio ao imperialismo de seu país. Para ele a Inglaterra podia suportar como nenhuma outra nação “o fardo do homem branco”; em sua obra , The White man’s burden, destaca o dever à filantropia da ação colonizadora inglesa, como se constata nos versos: “Assumi o fardo do homem branco, enviai os melhores dos vossos filhos! Condenai vossos filhos ao exílio para que sejam os servidores de seus cativos.”

5 JUSTIFICATIVAS Darwinismo social:
Segundo Spencer, a Teoria da Evolução de Darwin, podia ser perfeitamente aplicada à evolução da sociedade, assim como existia uma seleção natural entre as espécies, com o predomínio dos animais e plantas mais capazes, ela existia também na sociedade. A luta pela sobrevivência entre os animais correspondia à concorrência capitalista; a seleção natural não era mais nada além da livre troca dos produtos entre os homens; a sobrevivência do mais capaz, do mais forte era demonstrada pela forma criativa dos gigantes da indústria, que engoliam os competidores mais fracos, em seu caminho para o enriquecimento.

6 FORMAS DE DOMÍNIO DIRETA INDIRETA
Com agentes metropolitanos ocupando os principais cargos governamentais. Ex: Inglaterra na Índia. INDIRETA Aliança com elites locais, mantendo uma aparente independência política. Ex: EUA na América Central

7 COLONIALISMO X NEOCOLONIALISMO
Capitalismo Comercial (mercantilismo); Objetivos: especiarias, produtos tropicais e metais preciosos; Continente Americano; Expansão impulsionada pelo Estado; Ideologia legitimadora: Fé católica NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matérias-primas; busca de colônias para excedente populacional europeu; áreas de investimento de capitais e áreas estratégicas para proteção do comércio marítimo. Continente africano, Asiático e Oceania; Expansão impulsionada pela burguesia européia Ideologia legitimadora: Missão Civilizadora (Fardo do Homem branco) e Darwinismo Social.

8 CONFERÊNCIA DE BERLIM (1884 -1885)
Objetivo: Elaboração de um conjunto de regras que dispusessem sobre a conquista da África pelas potências coloniais da forma mais ordenada possível. Beneficiados: Inglaterra e França. (Maior porcentagem dos territórios) Mapa Cor de Rosa: Ultimato Britânico de 1890.

9 IMPÉRIOS NEOCOLONIAIS

10 IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE
Doutrina Monroe em 1823. Corolário Roosevelt ou Big Stick Policy( ) (política do grande porrete): Intervenção dos EUA nos países da América Latina. Guerra Hispano Americana (1898). Emenda Platt: Dá o direito de intervenção estadunidense na Ilha de Cuba. Em 1898 anexa a ilha de Porto Rico. Obtém territórios no Pacífico como o Hawai.

11 ERA MEIJI – JAPÃO Isolado até 1542.
A chegada da fé cristã leva cerca de 37 mil cristãos japoneses a morte.(1616) Em 1648, o Japão fecha totalmente seus portos e passa a viver em um regime feudal. (feudalismo japonês ou xogunato) Através da diplomacia do canhão, os EUA abrem os portos japoneses em 1854. Ocidentalização da cultura (militar). É despertado um forte nacionalismo pós abertura dos portos.

12 ERA MEIJI – JAPÃO União de clãs rivais ao xogunato envolta do Imperador. A vitória do imperador sobre o Xogum centraliza a política japonesa dando início a partir de 1868 ao industrialismo e modernização do Japão, conhecido como ERA MEIJI. Após a rápida industrialização começa a política imperialista sobre a China, objetivando posse da Manchúria. Em 1904 ocorre a GUERRA RUSSO-JAPONESA. Vitória japonesa e assinatura do TRATADO DE PORTSMOUTH.

13 RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO
Guerra do Ópio ( ) Local: China Motivos: A dominação inglesa sobre a produção do ópio força o mercado chinês a absorver o produto. O vício dissemina se entre a população forçando as autoridades chinesas a proibir o comércio do ópio e apreender a carga pertencente a Inglaterra. É exigida pelos ingleses uma indenização que não é paga e assim ocorre o conflito. Conseqüências: Assinatura do TRATADO DE NANQUIM, que abria cinco portos chineses ao livre comércio, abolia a fiscalização chinesa e entregava a Ilha de Hong Kong a domínio inglês. Em 1860 é assinado o TRATADO DE PEQUIM que abre mais sete portos ao comércio internacional.

14 RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO
Guerra dos Cipaios ( ) Local: Índia Motivos: Após 1848, os ingleses intensificaram o controle sobre a região impondo uma administração britânica. A crescente presença britânica desperta o nacionalismo na região. A revolta é sufocada violentamente pelos ingleses no ano de 1858. Conseqüências: Após a revolta, a Índia passa a ser colônia britânica(DIPLOMACIA DO CANHÃO).

15 RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO
Guerra dos Boêres ( ) Local: Colônia do Cabo (África do Sul). Motivos: Atrito entre holandeses e alemães que viviam na região de Joanesburgo. Após a descoberta de ouro e diamantes na região houve uma grande migração para a área. O forte interesse inglês na região e a resistência do africânderes faz o conflito eclodir. Conseqüências: Vitória inglesa e fundação da União Sul Africana no ano de 1910 sob controle britânico.

16 RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO
Guerra dos Boxers (1900) Local: China Motivos: Forte nacionalismo chinês com o objetivo de livrar a China das influências estrangeiras. Uma rebelião mata inúmeros estrangeiros que tem como represália a formação de uma Força Expedicionária Internacional composta por Inglaterra, França, Alemanha, EUA, Rússia e Japão. Conseqüências: A F.E.I subjuga a China e força o reconhecimento das concessões anteriores.

17 RUMO A 1ª GUERRA MUNDIAL O forte crescimento econômico alemão e a constante pressão por espaço comercial no cenário imperialista geram um clima de tensão na Europa conhecido como Paz Armada ( ). A sentimento nacionalista francês após a derrota na Guerra Franco Prussiana (1870), abre precedente para uma nova guerra entre a Alemanha e a França. Política de isolamento da França por parte da Alemanha para cercear o revanchismo. . Liga dos Três imperadores (1873) que faziam parte a Ale, Aus e Rus tem fim em 1878 devido a divergências entre a Aus e Rus. Ambas tem interesses nos Balcãs.

18 RUMO A 1ª GUERRA MUNDIAL Em 1882 o 2º reich firma a Tríplice Aliança. (ALE, AUS e ITA) A França firma acordo militar com a Rússia em 1894. Em 1904 com a Inglaterra formando a Entente Cordiale. (FRA e ING) 1904 ocorre a Questão Marroquina. Questão Balcânica. Em 1907 forma-se a Tríplice Entente. É importante observar a formação de dois blocos antagônicos e poderosos na Europa.

19 CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO

20

21 CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO

22

23

24

25

26

27 Prof: Raphael Cazuza Bremenkamp
FIM. Prof: Raphael Cazuza Bremenkamp


Carregar ppt "IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google