A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento e da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento e da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento e da Informação
Professor Antônio José Dias da Silva Segunda-feira: 18:00h às 20:00h Sala 8

2 Gestão do Conhecimento e da Informação
Fundamentos de Sistemas de Informação nas Empresas

3 Agenda O que é uma Organização? Sistemas
Suas características, estruturas e funcionamento A “Sociedade do Conhecimento” e as organizações contemporâneas Sistemas Sistemas de Informação Evolução dos sistemas de informação Engenharia de software Sistemas de Informação e a Organização

4 Organização Entidade, com ou sem fins lucrativos, que combina esforços individuais e de grupos para atingir objetivos coletivos Toda organização é regida por uma cultura organizacional Conjunto de valores e crenças adotados pela empresa e que são utilizados para a tomada de decisões

5 Estrutura Organizacional
Forma pela qual as atividades de uma organização estão divididas, organizadas e coordenadas Conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicação e decisões das unidades organizacionais de uma empresa

6 Estrutura Organizacional
Deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa Pode ser dividida em três níveis hierárquicos: Estratégico Tático (gerencial) Operacional

7 Estrutura Organizacional
Níveis hierárquicos Estratégico: define as metas a longo prazo Tático: define os procedimentos necessários a médio prazo para atender as metas Operacional: realiza as tarefas A Estrutura Organizacional tem aspectos formais e informais Formal: planejadas e representadas Informal: relacionamentos não documentados

8 Estrutura Organizacional: Organograma
Operacional Tático (gerencial) Estratégico Presidência Diretoria Adm RH Serv Gerais Diretoria Operac. Produção P&D Diretoria TI Suporte Desenvol-vimento

9 A Diretoria de TI Divididos em duas áreas: Desenvolvimento Suporte
Apoiar as atividades organizacionais através de sistemas que facilitem o controle, coordenação e tomada de decisão Elaborar, especificar, comprar softwares que auxiliem as atividades organizacionais Suporte Manter os sistemas computacionais em funcionamento Redes, segurança, etc Prestar suporte às atividades de TI

10 Diretoria de TI: Desenvolvimento
Papéis Analista de Sistemas/Negócios Definir o que e como o sistema deverá ser implantado Analista de requisitos Identificar como as atividades são realizadas Programador Codifica o sistema Analista de Testes Verificar e validar o sistema, assegurando a qualidade Administrador de dados Definir as informações que serão usadas no sistema

11 Diretoria de TI: Suporte
Papéis Analista de suporte Manter a estrutura computacional em pleno funcionamento Analista de redes Manter a rede operacional e com bom desempenho Analista de help desk Oferecer suporte aos usuários Administrador de banco de dados (DBA) Definir política de segurança do BD, manter o BD ordenado e atualizado; garantir bom desempenho

12 A Sociedade do Conhecimento
Conhecimento: o principal fator de produção do século XXI CONHECIMENTO TERRA INDÚSTRIA SERVIÇOS Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker

13 Organizações Contemporâneas
Ondas de Competitividade (Slack) Produtos com mais conhecimento agregado Inovação 2010 Flexibilidade 2000 Tempo 1990 Qualidade 1980 Custo 1970

14 Exemplo: Exportações EUA
Bens tangíveis Produtos concretos produzidos através de indústrias, agricultura, pecuária ou extrativismo Bens intangíveis Bens não-físicos; área de serviço, indústria de entretenimento, propriedade intelectual, etc.

15 Sistemas Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação biologia, medicina, informática, administração...

16 Sistema de Informação Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, recupera, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização

17 Sistemas de Informação
Entrada Captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados Processamento Processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto Saída Transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final

18 Os primeiros Sistemas de informação
Marcados pela simplicidade dos dados, informa-ções, métodos e técnicas, também pela limitação tecnológica e ineficiência Nas empresas surgiram sistemas especialistas executar uma determinada tarefa um sistema de folha de pagamento.  Sistemas forneciam informações para um determinado  setor da empresa

19 Disco de um HD de 1964 dC

20 A Evolução dos sistemas
Evolução tecnológica e procedimental Os processos de gestão de Organizações evoluíram A indústria modernizou os processos de produção As pessoas mudaram a maneira de relacionar, comprar, negociar e interagir com a tecnologia Os sistemas de informação evoluíram de forma acelerada para acompanhar as constantes transformações do mundo dos negócios.

21 Surgimento da Engenharia de Software
A dinâmica das transformações fez surgir nas fábricas de software a necessidade de uma engenharia O que é Engenharia? “A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.” def. Wikipedia

22 Surgimento da Engenharia de Software
Necessidade de atender prontamente o usuário Falta de padronização Erros, defeitos e Falhas Alto custo de manutenção Pouco reúso NECESSIDADE DE QUALIDADE!!!

23 Engenharia de Software: Conceitos
Aplicação de conhecimentos sobre computadores e computação para ajudar a resolver problemas Dividir e conquistar: Problema Subproblema 1 Subproblema 2 Subproblema 4 Subproblema 3 Solução 1 Solução 2 Solução 4 Solução 3 Solução Shari L. Pfleeger, Eng. de Software – Teoria e Prática (2004)

24 Engenharia de Software
Engenheiro de software Profissional que utiliza a computação como ferramenta para a implementação de uma solução para um problema Ciência da Computação Cliente Engenharia de Software Teorias Funções computacionais Problema Ferramentas e técnicas para resolver problemas Desenvolver requer criatividade e técnica Aspectos humanos Suscetível a erros Difícil estabelecer prazos Shari L. Pfleeger, Eng. de Software – Teoria e Prática (2004)

25 Sistemas empresariais
Evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) Advento das redes, aumento da capacidade de processamento e armazenamento computacional Surgimento de novas formas de sistemas de informação Maior integração das áreas empresariais e disponibilidade dos dados, até então dispersos nos diferentes setores

26 Impacto e Transformações nas Organizações
Com o avanço e disseminação dos sistemas de informação, a organização passa a entrar na era digital Trabalho colaborativo e em equipe começa a se sobressair devido à facilidade de comunicação e troca de informação Empowerment (delegação de autoridade) usuários de sistemas passam a ter informações mais ricas e consequentemente pontos de vistas diferenciados para tomar decisões delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas Downsizing (Achatamento) redução de cargos já que alguns sistemas conseguem executar tarefas de maneira mais rápida e eficaz eliminação da burocracia corporativa desnecessária

27 “O grande número de informações leva ainda a uma descentralização e maior flexibilidade de ações e até mesmo a localização através, por exemplo, das redes que permitem conexão e fluxo contínuo de informações em pontos distantes” (Modesto, 2007) Modesto, F. (08/11/2007) Quais são as transformações sofridas internamente pelas organizações com a automatização do SI, Sistemas de Informação.

28 Transformações Downsizing (Achatamento); Descentralização;
Flexibilidade; Independência de localização; Baixos custos de transação e coordenação; Empowerment (Delegação de autoridade); e Trabalho colaborativo e em equipe.

29 Conclusões da aula Organizações contemporâneas usam intensamente sistemas de informação para gerir o negócio e buscar novas oportunidades Busca por diferencial competitivo: conhecimento como fator de produção A divisão de TI exerce papel estratégico nas organizações Engenharia de software: provê ferramentas para o desenvolvimento de sistemas de informação

30 Conclusões da aula Sistemas de Informação são essenciais nas organizações para atingir de maturidade corporativa Recuperação e atualização das informações de maneira mais eficaz e rápida; Vários usuários podem compartilhar o mesmo dado e utilizá-lo em diferentes tarefas; Controle de redundância das informações; Forçar a utilização de padronização; Controle de acesso (segurança); Definição de regras de Integridade (restrições de consistência).

31 Gestão do Conhecimento e da Informação
Obrigado!!!


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento e da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google