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ANÁLISE TEXTUAL AULA 4 – TIPOS E FATORES DE COERÊNCIA

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Apresentação em tema: "ANÁLISE TEXTUAL AULA 4 – TIPOS E FATORES DE COERÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TEXTUAL AULA 4 – TIPOS E FATORES DE COERÊNCIA
Profº. Fábio Simas

2 Você já imaginou lendo algo que não fizesse sentido
Você já imaginou lendo algo que não fizesse sentido? Em outras palavras, ninguém gostaria de ler textos incoerentes. Exemplo: O pepino que eu comprei foi traduzido do francês, no entanto, os besouros estão em férias. Ainda que tenhamos viajado em nosso carro novo, ele ainda não foi fabricado.

3 A COERÊNCIA ocorre a partir do texto, mas...
A coerência depende de uma série de fatores, entre os quais vale ressaltar: conhecimento do mundo e o grau em que esse conhecimento deve ser ou é compartilhado pelos interlocutores; domínio das regras que norteiam a língua: isto vai possibilitar as várias combinações dos elementos linguísticos; os próprios interlocutores, considerando a situação em que se encontram, as suas intenções de comunicação, suas crenças, a função comunicativa do texto.

4 TIPOS DE COERÊNCIA

5 Coerência Semântica. Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência; a incoerência aparece quando esses sentidos não combinam, ou quando são contraditórios. Exemplos: “... ouvem-se vozes exaltadas para onde acorreram muitos fotógrafos e telegrafistas para registrarem o fato.” O uso do vocábulo ‘telegrafista’ é inadequado nesse contexto, pois o fato que causa espanto será documentado por fotógrafos e, talvez, por cronistas, que, depois, poderão escrever uma crônica sobre ele, mas, certamente, ‘telegrafistas’ não são espectadores comuns nessas circunstâncias.

6 Coerência Sintática. Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes, etc. “João foi à festa, todavia porque não fora convidado.” (Koch e Travaglia, 2001:38)

7 Coerência Estilística
Coerência Estilística. Esse tipo de coerência não chega, na verdade, a perturbar a interpretabilidade de um texto: é uma noção relacionada à mistura de registros linguísticos. É desejável que quem escreve ou lê se mantenha num estilo relativamente uniforme. Entretanto, a alternância de registros pode ser, por outro lado, um recurso estilístico. Piadas podem ser elaboradas a partir de incoerências: No balcão da companhia aérea, o viajante perguntou à atendente: A - A senhorita pode me dizer quanto tempo dura o vôo do Rio a Lisboa? B - Um momentinho. A - Muito obrigado.

8 Coerência pragmática - podemos dizer que esse tipo de coerência é verificado através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado à conversa.   Duas pessoas conversando em uma festa: - Você viu com quem o Paulo chegou ? - Quero mais um pedaço de torta de amoras silvestres.   O que acontece com a sequência desta conversa?

9 FATORES REPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA:
CONHECIMENTO DE MUNDO Aquele proveniente de nossas experiências com o mundo, conhecimento sociocultural. Através dessa interação armazenamos esse conhecimento, constituindo modelos cognitivos.

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11 CONHECIMENTO PARTILHADO
Conhecimento compartilhado entre as pessoas, entre quem estabelece uma interação. Essa interação se torna possível graças à experiência comum dos envolvidos.

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13 INFERÊNCIAS São as reflexões que fazemos a partir de alguma ideia, a partir de determinado texto. Incluem as deduções, conclusões que construímos juntamente com quem conta ou escreve uma história, um fato etc.

14 COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR
COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR ? O motorista entra num bar de beira de estrada e pergunta: - Quanto custa um cafezinho?- R$ 0,50 - responde o balconista.- E o açúcar?- Ah, o açúcar é de graça!- Então me vê 3 quilos.

15 FATORES DE CONTEXTUALIZAÇÃO São elementos que compõem uma história, um texto: data, local, elementos gráficos etc.

16 SITUACIONALIDADE CONHECIMENTO DE ONDE A HISTÓRIA SE SITUA, COM TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS.

17 INFORMATIVIDADE A informatividade diz respeito ao grau de previsibilidade (ou expectabilidade) da informação contida no texto. É a informatividade que vai determinar a seleção e o arranjo das alternativas de distribuição da informação no texto, de modo que o receptor possa calcular o sentido com maior ou menor facilidade, dependendo da intenção do produtor de construir um texto. Já se contiver informação inesperada ou imprevisível, o texto terá um grau máximo de informatividade, podendo, à primeira vista, parecer até incoerente por exigir do receptor um grande esforço de decodificação.

18 FOCALIZAÇÃO Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado. Esse conceito tem a ver com a concentração dos usuários (produtor e receptor) em apenas uma parte do seu conhecimento que enfatizam. Koch e Travaglia (2002:82) citam os seguintes exemplos fornecidos por Grosz: uma construção pode ser considerada uma maravilha da arquitetura, uma casa ou um patrimônio cultural. um evento pode ser visto como uma compra ou uma venda.

19 INTERTEXTUALIDADE Interação com outros textos, mecanismo importante para entendimento de determinadas mensagens.O texto faz alusão a outros textos, exigindo do leitor uma busca de informações fora do universo do texto em questão.

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21 VAMOS UTILIZAR TODOS ESSES FATORES RESPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DO TEXTO A SEGUIR ? O policial do 190 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está caminhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NÃO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz 'miau, miau', e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio.


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