A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos"— Transcrição da apresentação:

1 Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos

2 O que é o desenvolvimento?
O desenvolvimento é então o conjunto de processos activos e contínuos que ocorrem no Ser Humano, desde que nasce até que morre, e que deriva da interacção entre o sistema nervoso, o sistema neuromuscular, o sistema endócrino e o meio que rodeia o indivíduo ao longo da sua vida O desenvolvimento é concebido como a interacção entre a hereditariedade e o meio ao longo do tempo.

3 Desenvolvimento físico
As capacidades motoras das crianças desenvolvem e as crianças tornam-se mais fortes, mais rápidas e melhor coordenadas.

4 Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento da personalidade Na aprendizagem, no pensamento e nas lembranças.  Nas técnicas sociais que se evidenciam em interacção com outros.  Na capacidade de conhecimento do eu e do mundo social.

5 Desenvolvimento emocional
Construção da noção do eu. Eu: corporal – ser individual. Emoções

6 Desenvolvimento social
O desenvolvimento social inclui as mudanças nas nossas interações e a compreensão dos outros, assim como o nosso conhecimento e compreensão de nós próprios como membros da sociedade.

7 Os dois primeiros anos Meninos: maiores que as meninas.
Ritmo de crescimento rápido. 2 anos: metade da altura que terá ao completar o desenvolvimento físico + – 18 anos.

8 Fatores que interferem no crescimento físico
Hereditariedade. Nutrição: má nutrição prolongada. Saúde: doenças. Equilíbrio hormonal: funcionamento inadequado da hipófise e da tireoide. Estados emocionais.

9 Ambiente – cheio de tensão – estresse – menor produção de hormônios.
O desenvolvimento é um processo de maturação dos fatores genéticos. O desenvolvimento normal – comparado à idade – normas gerais.

10 Desenvolvimento cognitivo
Ao nascer: atos sem objetivo transformam-se em habilidades; toma consciência de si mesmo, dos seus sentimentos e das pessoas que o cercam. Dois anos apto: a falar; a se envolver em diferentes tipos de atividades grupais; desenvolvimento humano: um processo de vir a ser; sujeito x objeto.

11 Desenvolvimento cognitivo
A tarefa principal dos dois primeiros anos de vida é a descoberta do mundo físico. Estudá-lo desde o início da vida. O processo da aprendizagem do conhecimento inicia-se com a percepção. Percepção: processo em que os estímulos são unificados e codificados de acordo com os esquemas mentais e a experiência passada de cada pessoa.

12 Desenvolvimento cognitivo
Capacidade inata de responder aos estímulos. Reflexos: inato – sucção, audição, preensão. Ação: adquiridas – saber fazer.

13 Desenvolvimento cognitivo
5o mês: interessa-se pelas relações – ação e resultados – fazer para ver. 4 e 8 meses: intencionalidade – relações causais – busca de novidades. 8 e 12 meses: atos complexos e inteligentes – inicia ação e seleciona os meios para alcançá-los. Começa a imitar um comportamento. Começa a procurar os objetos: quando eles saem.

14 Noção de tempo: compreender o antes e o depois – ligados à atividade.
12 meses: noção de objeto permanente e de espaço contínuo. Construções mentais. 18 meses: começa a mostrar ressentimentos (consciência de sua habilidade de controlar o que acontece) e noção de objeto permanente. Noção antes e depois: desligada do ambiente imediato.

15 Questões da aula Alguns fatores interferem no desenvolvimento físico das crianças de 0 a 2 anos. A partir dessa afirmativa, assinale a alternativa que corresponde a esses fatores. Nutrição. Meio ambiente. Experiências. Hereditariedade. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I, II e III. Apenas I, II e IV. Somente a alternativa IV.

16 Resposta Alternativa “d”.

17 Desenvolvimento emocional
Construção da noção do eu. Eu: corporal – ser individual. Diferencia as sensações: conforto e desconforto – presença e falta do adulto. Confiança básica. Apego. Confiança básica x desconfiança.

18 Desenvolvimento social
Interação com adultos: 0-2 meses: sorri – mãe e pai. 3 meses: deixa de chorar e faz movimentos quando alguém se aproxima. 5-7 meses: distingue pessoas estranhas. 6-8 meses: aumenta as brincadeiras – esconde-esconde.

19 9 meses: aumenta a complexidade.
1 ano: presta atenção quando outro bebê chora. 2 anos: atividades lúdicas interativas (crianças reunidas brincando separadas).

20 Desenvolvimento da criança de dois a seis anos de idade
Criança mais ativa: descobrimento do tipo de pessoa que poderá vir a ser. O mundo: mundo da mágica, mundo do faz de contas – imaginação e fantasia.

21 Atividades lúdicas Atividades lúdicas: reconhecimento das diferenças corporais das meninas e dos meninos – força, aptidão e capacidade. Faz de conta: ensinará o papel social da criança.

22 Na esfera intelectual Simbolismo: manipulação das ideias, faz de conta, vazão dos desejos, temores, esperanças e impulsos. Faz de conta: conviver com o mundo e as pessoas de maneira divertida e agradável.

23 Aquisição da linguagem
Transmissão: pensamento, sentimento e emoções. Lidar com o meio de novas maneiras. Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem.

24 Três teorias sobre a aquisição da linguagem: a teoria estímulo – resposta da aprendizagem social e do mecanismo inato.

25 A linguagem é adquirida por um processo de observação e imitação do comportamento dos adultos.
Os teóricos que defendem a terceira posição são chamados de inatistas,

26 Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem
Fatores biológicos: a linguagem se desenvolve em uma sequência semelhante para todas as crianças – o desenvolvimento da linguagem está relacionado com o marco motor –maturação.

27 Os bebês de diferentes culturas começam a falar emitindo sons semelhantes.
Fator: ambiente cultural influencia a qualidade e a quantidade da fala.

28 Questões da aula Durante o desenvolvimento social das crianças de 0 a 2 anos, qual das alternativas abaixo evidencia a vivência delas, socialmente, no período de 5 a 7 meses? Começa a sorrir para os pais. Transmite, verbalmente, pensamentos e sentimentos. Vive e compreende um mundo de magia e faz de conta. Diferencia as sensações de conforto e desconforto. Distingue pessoas estranhas.

29 Resposta Alternativa correta “e”.

30 Características iniciais da fala
1o ano: sons idênticos. Mesmo conjunto de palavras para significados diferentes. 18 meses: fala limitada, pouco mais de 50 palavras – compreende a fala do adulto. 20 meses: aparecimento das sentenças, aumento do número de palavras. 3 anos: produção verbal da criança é semelhante à linguagem coloquial do adulto.

31 Desenvolvimento cognitivo
Função simbólica. Primeiros conceitos: Representação: objetos, pessoas e situações. Curiosidade intelectual.

32 Três características do raciocínio
Egocentrismo. Animismo.(vida animal – alma) Irreversibilidade.

33 Desenvolvimento emocional
Sensações: sentimentos e características como suas. Consciência de si mesmo. Autoidentidade. Não separa o real do imaginário. Não separa o interior do exterior. Descoberta de seus atributos como pessoa.

34 Gênese da consciência moral
Internalização de proibições. Bem e mal. Medo da punição. Respeito à autoridade.

35 Autonomia x independência
Tipificação sexual. Papel social ligado ao sexo, ao comportamento do homem e da mulher.

36 Desenvolvimento social
Experiência concreta com os papéis sociais. Jogos dramáticos. Companheiros imaginários.

37 Interação com companheiros
2-4 anos: jogos paralelos. Fase intermediária de socialização. A criança passa a participar de grupos de crianças mais velhas. Em jogos de regras, ela é sempre vencedora: regras sagradas e intocáveis. 5 anos: brincadeira ou jogos interativos – regras comuns e respeitadas.


Carregar ppt "Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google