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Educação Especial e Educação Inclusiva

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Apresentação em tema: "Educação Especial e Educação Inclusiva"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Especial e Educação Inclusiva
Andreia Janete Uavenixaka Acessibilidade dos Portadores de Deficiência Física no Município de Quedas do Iguaçu Educação Especial e Educação Inclusiva Quedas do Iguaçu 2007

2 Introdução Apresentar as dificuldades encontradas pelo portador de deficiência física para sua locomoção e livre circulação no município de Quedas do Iguaçu – PR, analisando as Leis e Decretos que regulamentam a acessibilidade, propondo adaptações arquitetônicas específicas previstas na Legislação Brasileira e na Lei Estadual. Justifica-se como um meio de levantar dados sobre a acessibilidade no município de Quedas do Iguaçu, verificando o que já foi realizado para que esta acessibilidade aconteça e o que ainda é preciso fazer para que todos tenham direito de locomover-se no município, usufruindo do que este oferece para seus cidadãos.

3 Fundamentação Teórica
A ACESSIBILIDADE DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA CONCEITOS DE ACESSIBILIDADE O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

4 Fundamentação Teórica
DEFICIÊNCIA FÍSICA x ESCOLA O Professor na Escola Inclusiva A Acessibilidade do Deficiente Físico na Educação Inclusiva

5 Fundamentação Teórica
A DEFICIÊNCIA EM NOSSO PAÍS O Surgimento dos Paradigmas/Decreto e Leis que Amparam o Portador de Deficiência Direitos Assegurados ao Portador de Deficiência Física A Lei Estadual do Paraná

6 Metodologia Pesquisa Bibliográfica.
Aplicação e complementação em campo por de questionários enviados no município de Quedas do Iguaçu – Pr, onde participaram 90 pessoas, na faixa etária entre 20 a 75 anos, as quais trabalhavam em 49 estabelecimentos comerciais e públicos, envolvendo 9 escolas estaduais, 10 escolas municipais, 2 hospitais, 2 farmácias, 1 laboratório de análises clínicas, 1 consultório odontológico, 9 órgãos públicos como : prefeitura, câmara de vereadores, fórum, praça, ginásio de esportes, centro de eventos, auditório, ambulatório, posto de saúde, 6 empresas, 4 agências bancárias, 4 supermercados e 4 lojas. Coleta de Dados. Análise através de Gráficos.

7 Análise de Dados Entrevistados que conhecem o Decreto 5296/2004

8 Análise de Dados Estabelecimentos comerciais que empregam portadores de deficiência

9 Análise de Dados Favoráveis a inserção do portador de deficiência no mercado de trabalho

10 Análise de Dados Locais adaptados para receber portadores de deficiência

11 Análise de Dados Escolas que atendem portadores de deficiência

12 Conclusão O deficiente físico encontra difícil acessibilidade no município de Quedas do Iguaçu – Pr , salvo em casos, como em alguns estabelecimentos comerciais, algumas escolas e poucos locais de circulação, porém, a maioria não está devidamente preparada com suas edificações, praças, calçadas e transportes, para a circulação do portador de deficiência física. Desta maneira são inúmeras as limitações encontradas para a locomoção e participação nas atividades da comunidade.

13 Referências GOFFREDO,V,L,F,S. Integração ou segregação? O discurso e a prática das escolas públicas da rede oficial do município do Rio de Janeiro. Brasília: Integração, 1997. GUIMARÃES, M. P. A Graduação da Acessibilidade Versus a Norma NBR ª Edição. Belo Horizonte: CVI-BH. Janeiro MANTOAN, M. T. E. Fala Mestre. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, n.182, p maio 2005. PAN, M. Abordagens, características, métodos, técnicas e recursos para o trabalho na área de deficiência mental. Curitiba: IBPEX, 2004. ROSS, P. Fundamentos Legais e Filosóficos da inclusão na Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2004.

14 Obrigada ! Fim


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