A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estresse: esse mal tem cura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estresse: esse mal tem cura"— Transcrição da apresentação:

1 Estresse: esse mal tem cura
Prof. Elton Melo

2 Neste dia, vamos compreender
Conceito de estresse; Lidando com situações de estresse; Priorizando a qualidade de vida.

3 Dois conceitos importantes:
Estresse – “É o estado de tensão emocional que produz um estado psicológico desagradável”. O estresse é uma ocorrência fisiológica e normal no reino animal. O estresse é a atitude biológica necessária para a adaptação do organismo à uma nova situação. Esgotamento – “É o estado emocional que se encontra a pessoa depois de ter passado por um período extenso de estresse e de ansiedade”. Em outras palavras, o esgotamento é o estado onde nossas reservas de recursos para a adaptação se acabam.

4 Ponto Crítico Adaptação Produti Esgota vidade mento Ansiedade
Gráfico ilustrativo Adaptação Ansiedade Produti vidade Esgota mento Ponto Crítico

5 Quando se dá o esgotamento?
Podemos afirmar que o esgotamento ou a ansiedade crônica e patológica poderiam surgir em duas circunstâncias: a) Decorrente daquilo que o mundo traz à pessoa (Ação) e; b) Decorrente daquilo que a pessoa traz ao mundo (Reação).

6 Situação de estressores
Situação A: pessoa com estrutura normal suportando estressores normais da vida (valor 1). Menor chance de Esgotamento. Situação B: pessoa com estrutura normal suportando estressores muito mais pesados (valor 3). Maior chance de Esgotamento. Situação C: pessoa com estrutura afetiva frágil suportando estressores normais da vida (valor 1). Maior chance de esgotamento.

7 O esgotamento altera... a) Organicamente: . Há alterações significativas nas glândulas supra-renais (produtoras de adrenalina e cortisona), . Há dificuldades no controle da pressão arterial, . Há alterações no ritmo cardíaco, alterações no sistema imunológico e também no controle dos níveis de glicose no sangue. b) Psiquicamente: . Leva à um estado de apatia, desinteresse, desânimo e de pessimismo em relação à vida.

8 Sintomas mais comuns Tremores ou sensação de fraqueza;
Tensão ou dor muscular; Inquietação; Fadiga fácil; Falta de ar ou sensação de fôlego curto; Palpitações; Sudorese, mãos frias e úmidas; Boca seca; Vertigens e tonturas; Náuseas e diarréia; Rubor ou calafrios; Polaciúria (aumento no número de urinadas); Bolo na garganta; Impaciência; Resposta exagerada à surpresa; Dificuldade de concentração ou memória prejudicada; Dificuldade em conciliar e manter o sono; Irritabilidade.

9 COMO RESOLVER?

10 1 – Resolva a causa do problema
Pense no que está causando suas tensões. À medida do possível, remova ou contorne essas causas. Por exemplo, se você é daqueles que vivem atrasados, procure planejar melhor os horários, de modo que não precise passar o dia correndo de um lado para outro.

11 2. Concentre seu esforço em uma atividade por vez.
Quem se preocupa com mil tarefas ao mesmo tempo, não executa bem nenhuma delas, e acaba estressado. Trabalhe com foco no importante e não no urgente

12 3. Equilibre as atividades
Procure equilibrar as atividades intelectuais com recreação e atividades físicas. Pessoas que fazem grande esforço intelectual e não praticam atividade física, com o tempo experimentam considerável queda no rendimento mental.

13 4. Não negligencie os exercícios físicos
As atividades devem ser feitas em ambiente agradável, junto à Natureza. Satisfação maior ocorre quando as atividades são produtivas. A jardinagem é bom exemplo dessa combinação.

14 5. Separe tempo para relacio
Nada de ficar enfiado dentro de casa o tempo todo.

15 6. Cultive pensamentos bons e nobres
Somos aquilo que pensamos. Leia bons Livros.

16 7. Relaxe Sentado confortavelmente, esvazie a mente de preocupações.
Respire lenta e profundamente.

17 8. É fundamental dormir bem.
1/3 do tempo da nossa vida, estamos passamos sobre uma cama. É fundamental que as horas dedicadas ao sono atendam às necessidades orgânicas. A maioria das pessoas precisa dormir 8 horas por dia.

18 9. Antes de deitar-se para dormir, limpe a mente.
Antes de deitar-se para dormir, procure esquecer os problemas e as urgências. Assim, você irá adormecer com mais facilidade, e seu sono será mais tranquilo.

19 10. Saboreie a refeição Coma sem pressa, sentindo o sabor da comida.
Antes da refeição, expulse as lembranças incômodas.

20 11. Não se deixe dominar pelo negativismo
Não se deixe dominar pela impaciência ou pelo negativismo. Às vezes, a imagem que fazemos dos problemas é maior do que eles próprios.

21 12. Procure administrar sua "raiva"
Nos momentos de crise, tente encontrar soluções criativas, ao invés de lastimar-se ou pôr a culpa nos companheiros.

22 13. Não se compare com outros
Qual a vantagem de ser tão competitivo? Não permita que sua felicidade dependa do julgamentos que as pessoas fazem de você.

23 14. Faça de seu trabalho uma atividade que lhe traga prazer
Se você não está entre os privilegiados, condicione-se a gostar daquilo que faz. Torne seu ambiente de trabalho um local agradável. Talvez você exerça função modesta na empresa, mas se for caprichoso, seu trabalho será sempre requisitado. Poucas pessoas fazem o que gostam.

24 15. Escolha uma profissão que lhe dê prazer.
À medida do possível, procure satisfazer suas preferências e ideais de vida.

25 16. A vida oferece rosas e espinhos
Muitos se incomodam tanto com os espinhos, que não percebem as rosas. Seja diferente e faça o contrário.

26 17. Aprenda a resolver os problemas
Evite preocupações, pois elas trazem sofrimento, depressão e nervosismo. Aprenda a arte de encontrar soluções para os problemas, sem envolver-se emocionalmente com os eles.

27 Você é alguém que tem valor

28 Obrigado Professor ELTON MELO


Carregar ppt "Estresse: esse mal tem cura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google