A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico psicopedagógico e transtornos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico psicopedagógico e transtornos"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico psicopedagógico e transtornos
CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DOMINIO CURSOS ONLINE Diagnóstico psicopedagógico e transtornos

2 PSICOMOTRICIDADE É ALGO SEMPRE PRESENTE NO COTIDIANO DO PROFESSOR.
A lateralidade A lateralidade é uma percepção da consciência corporal que se desenvolve ao longo da evolução da criança. A lateralidade influencia muitos fatores na aprendizagem. Uma delas é a fala. A outra é a opção da mão com a qual a criança escrever. PSICOMOTRICIDADE É ALGO SEMPRE PRESENTE NO COTIDIANO DO PROFESSOR.

3 Lateralidade e escrita
A escolha da criança pela mão de escrita é a melhor opção. Muitas escolas ainda tendem a optar pela forçosa escrita destra, tentando direcionar a psicomotricidade lectográfica da criança. Essa metodologia forçosa acaba contraindo uma escrita canhota por traumas e rejeições. A CRIANÇA SEMPRE É O PONTO CENTRAL DESSA ESCOLHA.

4 Canhotismo forçado Quando a criança é exposta ao canhotismo forçado ela retém diversos efeitos colaterais, de ordem psicomotora e psicolinguista. Ex.: Enurese, gagueira, ansiedade, tiques. Isso ocorre porque não se esperou que o comando motor da criança respondesse ao seu desenvolvimento psicomotor natural.

5 Transtornos da linguagem
É todo o transtorno que afeta a comunicação em sua clareza e transparência. São categorizados em transtorno da fala e da escrita. Quando o sujeito apresenta alterações na fala e na escrita é sinal que o pensamento dele não está em consonância com a linguagem. Vejamos quais são essas evidências.

6 Disartria Quando, ao falar, o sujeito apresenta dificuldades em articular os fonemas por alterações nos órgãos bucais e fonadores relacionadas a lesão. A passagem dos movimentos articulatórios tem alteração, lenta ou com quebras de sonoridade.

7 Tatibitate É a linguagem infantilizada, geralmente quando a criança mantém os fonemas trocados depois de uma certa idade. Ex.: Falar “ti munito” por “Que bonito!” Muitos adultos conservam a relação dialógica em uma versão linguistica tatibitate sem saber que pode estar contribuindo para que a criança tem uma dislalia mais a frente.

8 Dislalia É a troca de fonemas na fala. Pode ser fisiológica quando aparece até os 4 anos, ao longo da formação da fala. Depois dos 4 deixa de ser funcional e transforma-se em patológica. É patológica quando a criança está no Ensino Fundamental, trocando fonemas na fala. Adultos, atualmente, também apresentam certo grau de dislalia, quando não tratadas antes.

9 Envie seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com
Atividade Monte uma sequencia de três atividades programadas para tratar a dislalia. Tenha o foco do seu planejamento na oralidade. Envie seu exercício para:

10 Disfemia Transtorno de elocução no decurso da fala. Popularmente é conhecida como “gagueira”. As pesquisas apontam que os homens apresentam gagueira com mais frequencia do que as mulheres. Identifica-se a partir dos 7 anos. Trata-se a gagueira sondando traumas, problemas psicossociais, psicolinguisticos.

11 Rinolália É quando a criança usa a nasalização além do padrão. Geralmente a criança tem adenoide, lábio leporina ou fissura no palato. A criança rinolálica tem muitos problemas psicossociais. Ela não é aceita no meio.

12 Afasia É uma alteração na aprendizagem linguistica ocasionada pelo esquecimento ou bloqueios. Uma criança portadora de afasia também pode ter sofrido uma perturbação, traumas, deficiência ou atraso. A afasia começa no emocional e afeta vários setores sensitivos. Uma pessoa com afasia tem dificuldades de usar a linguagem.

13 Intervenção na lateralidade
PIAGET afirma que a criança é capaz de reconhecer o seu lado esquerdo e direito aos 6 anos de idade de forma maturacional. Quando ela identifica nos outros tem dificuldades pela lado do comando cerebral e pelo espelhamento. Aplicam-se exercícios de intervenção dentro das atividades lúdicas, como jogos de pistas, piscar de olhos, “mestre mandou”...

14 Envie a sua resposta para: dominiocursosonline@gmail.com
Atividade Planeje uma sequencia de três jogos motores que explorem a lateralidade da criança de 6 anos. Envie a sua resposta para:

15 Pressupostos da diagnose
Um diagnóstico é feito pelos profissionais dessa competência, a saber: psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras. Deve conter dados da criança, da família da criança e de seu desempenho escolar. Deve levar a uma diagnose para alteração do pensamento e, por conseguinte, do comportamento integral do individuo.

16 Finalidade Diagnóstico não é para rotular e sim para reconsiderar a problemática atual do indivíduo a fim de redirecioná-lo; Querer apontar os distúrbios nem sempre tornar as informações operacionalizáveis e producentes para o indivíduo.

17 Etapas da diagnose 1ª. Etapa: é feita a entrevista com a criança, depois com os pais e, em seguida, com os pais e a criança. 2ª. Etapa: Aplicação de testes para a sondagem da criança. 3ª. Etapa: intervenção.

18 1ª. Etapa: Entrevista É feita a anamnsese: coleta de dados da criança em uma ficha. Observar como que o sujeito se porta na entrevista. Se ele é muito quieto, se ele participa, se ele tem facilidade de se expressar. Coleta de dados dos pais ou familiares.

19 2ª. Aplicação de testes A aplicação de testes engloba: o eixo cognitivo; Dialógico. Problemas propostos de acordo com a idade do sujeito para que ele apresente soluções. Esta etapa não tem tempo certo para durar. Pode ser em 3 meses ou em um ano.

20 Trabalhar os três pontos de forma global.
Intervenção Trabalhar com sistemas de compensação. Estratégias cognitivas: sistema de reforço. Modificação comportamental. Trabalhar os três pontos de forma global.

21 Envie sua atividade para: dominiocursosonline@gmail.com
Apresente um modelo de ficha de anamnese que você usaria como psicopedagogo. Envie sua atividade para:


Carregar ppt "Diagnóstico psicopedagógico e transtornos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google