A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada."— Transcrição da apresentação:

1 WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada

2 Heráclito de Éfeso Heráclito de Éfeso (datas aproximadas: 540 a.C. - 470 a.C. em Éfeso, na Jônia) foi um filósofo pré-socrático, recebeu o cognome de "pai da dialética". Problematiza a questão do devir (mudança). Recebeu a alcunha de "Obscuro", pois desprezava a plebe, recusou-se a participar da política (que era essencial aos gregos), e tinha também desprezo pelos poetas, filósofos e pela religião. Sua alcunha derivou-se principalmente devido ao livro (Sobre a Natureza) que escreveu com um estilo obscuro, próximo a sentenças oraculares. "A Única constante é a mudança"

3 Revolução digital Internet é a maior e mais importante transformação na comunicação dos últimos 200 anos É o primeiro meio de comunicação da história que possibilita a comunicação de muitos para muitos, em escala global. A web muda, definitivamente, a forma como nós, seres humanos, nos comunicamos. influencia e transforma todas as esferas da atividade humana: os comportamentos, a cultura, a economia, a política... E, claro, também os governos e as suas relações com a sociedade e os cidadãos.

4 Conceitos O termo Web 2.0 refere-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

5 Web de hoje (2.0) Participação coletiva Participação coletiva Qualquer um pode publicar conteúdos Qualquer um pode publicar conteúdos Muitos sites permitem comentários, participação, personalização, etc Muitos sites permitem comentários, participação, personalização, etc As pessoas têm mais opções na escolha de fornecedores de informação As pessoas têm mais opções na escolha de fornecedores de informação

6 Porquê WEB 2.0? As páginas web mudaram com o decorrer dos anos As páginas web mudaram com o decorrer dos anos Interatividade mudou Interatividade mudou Podemos ter vantagem usando os princípios da WEB 2.0 em projetos de web sites Podemos ter vantagem usando os princípios da WEB 2.0 em projetos de web sites

7 O que mudou? WEB 1.0 WEB 2.0 OFotoFlickr MP3.comNapster Britannica online Wikipedia Sites pessoais Blogs PublicarParticipar Sistemas fechados Wikis Taxonomia (diretório) Folksonomia (tagging) Taxonomia - (do grego τασσε ῖ ν ou tassein = "para classificar" e νόμος ou nomos = lei A folksonomia é uma maneira de indexar informações. Esta expressão foi cunhada por Thomas Vander Wal. É uma analogia à taxonomia, mas inclui o prefixo folks, palavra da língua inglesa que significa pessoas.

8 Inteligência coletiva Em 1996, a web (1.0) era predominantemente um ambiente de leitura. Só uma pequena fração do conteúdo era criada pelo usuário; Dez anos depois, duas grandes mudanças: a expansão da web, que chegou, já em 2006, a 1 bilhão de internautas (são 1 bilhão e 200 milhões hoje e serão 2 bilhões em 2010) presença cada vez maior do conteúdo gerado pelo usuário, que criou uma rede de nova qualidade, onde cada internauta é, ao mesmo tempo, leitor e editor (web 2.0).

9 As características da Web 2.0

10 Democratização O termo web 2.0 se refere a um conjunto de ferramentas e de novos recursos da internet que facilitaram imensamente a capacidade do usuário comum de produzir conteúdo e de compartilhar esses conteúdos com outros internautas de forma extremamente ágil. Os blogs, as redes sociais os sites de compartilhamento, os programas de trocas de arquivos,, todos esses novos modelos de utilização da rede, constituem a mídia social. A característica comum de toda a mídia social, de toda a web 2.0, é que o internauta, o consumidor, o cidadão comum, ganhou voz e ganhou poder.

11 Usuário x autor. Usuário deixa de ser recipiente e passa a ser autor. Local x remoto. Fronteiras entre processamento/armazenamento local e remoto de dados deixam de existir Privado x público. O privado torna-se cada vez mais público (Michael Kerres) Características Web 2.0

12 Software. Aplicativos não são produtos, mas serviço (“versão beta permanente”, “quanto mais usuários, melhor o serviço”). Dados. São disponibilizados e podem ser reutilizados Conteúdos. Criados e mantidos por usuários individuais e comunidades (matéria-prima para remixagem, taxonomia x folksonomia). Software social. Interação, feedback e trabalho em rede. Implicações da Web 2.0

13 Tendências e possibilidades para a EaD

14 Anotações de aula, produção de textos, apresentação e discussão de projetos, divulgação e cobertura de eventos, análise de obras literárias, reflexão sobre temas específicos. Blogs: Espaço para debate, construção de conhecimentos e criação de redes sociais.

15 Wiki: criação e edição conjunta de conteúdos. Aplicações: Elaboração conjunta de textos, documentação e realização de trabalhos e projetos, relatórios, preparação de materiais didáticos. Desenvolvimento da reflexão e da autonomia, Trabalho cooperativo e desenvolvimento de redes sociais.

16 Podcast: Programa personalizado de rádio Aplicações: Docente: disponibilizar partes de aula, explicações teóricas, comentários, mensagens. Estudante: criação de forma individual ou conjunta Possibilidade de download e uso em mp3-player

17 O predomínio do Moodle IModular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa.

18 O predomínio do Moodle Interface agradável e intuitiva. Fácil adição e edição de recursos Comunidade de desenvolvedores Comunidade de usuários e tradutores “Quanto mais usuários, melhor o serviço?”

19 Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE) Importância do indivíduo na organização do aprendizado. Aprendizado acontece em diferentes contextos e situações Aprendizado não é proporcionado por um único provedor. PLE é um conceito, e não um sistema: aluno configura seu próprio ambiente de estudo. Problemas: conhecimento e configurações, questões curriculares

20 Desktop Web www.glidedigital.com

21 Desktop Web g.ho.st

22 Desktop Web www.eyeos.org

23 Desktop Web www.ajaxwindows.com

24 Office Web google docs

25 Office Web Microsoft live

26 Office Web ThinkFree

27 Office Web Informações INFO – On line

28 Qual o futuro da WEB? A Web 3.0 propõe-se a ser, num período de cinco a dez anos, a terceira geração da internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipédia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Orkut. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. (Fonte: wikipédia)

29 Reflexões Qual será o novo espaço para organização de fontes de informações? Quais as habilidades, competências e atitudes do profissional da informação perante as tecnologias da Web 2.0?


Carregar ppt "WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO WEB 2.0 COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO Fasf 2012 Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra Informática Aplicada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google