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Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias – Filosofia
Ensino Médio, 3ª Série A Construção da Pólis e a Política – A Democracia Grega

2 Finalidade da vida política
Os gregos Justiça na comunidade Mitos thémis Lei divina kósmos Ordem universal diké Justiça instituída Imagem: Advocatheek1 / A espada e a balança, símbolos da Justiça / Domínio público A ideia de justiça refere-se a uma ordem divina e natural, que regula, julga e pune ações das coisas e dos seres humanos (1). É a lei e a ordem do mundo.

3 A pólis existe por natureza ou por convenção entre os homens?
Finalidade da vida política Justo é o que segue a ordem natural e respeita a lei natural. Política A pólis existe por natureza ou por convenção entre os homens? Para os Sofistas: a pólis nasce por convenções; a justiça é o consenso quanto às leis; a finalidade da política é criar e preservar esse consenso – concórdia (2).

4 Finalidade da vida política
Para Platão: os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante, alma irascível ou colérica e alma racional ou intelectual; classe econômica dos proprietários de terra, artesãos e comerciantes; classe militar dos guerreiros; classe magistrada. Imagem: NASA/CXC/M. Weiss / Composite image showing the galaxy cluster 1E , better known as bullet cluster /  public domain.

5 Finalidade da vida política
Para Platão: “O homem é injusto quando a alma concupiscente (os apetites e prazeres) é mais forte do que as outras duas, dominando-as. Também é injusto quando a alma colérica (a agressividade) é mais poderosa do que a racional, dominando-a.” “O homem justo é o homem virtuoso; a virtude, domínio racional sobre o desejo e a cólera (3).” Imagem: Político, olha a falta que a ética faz. OAB-SP / link: “A justiça ética é a hierarquia das almas, a racional, superior, que domina as inferiores.”

6 Pela educação dos cidadãos – homens e mulheres.
Finalidade da vida política Para Platão: Como realizar a cidade justa? Pela educação dos cidadãos – homens e mulheres. “A cidade justa é governada pelos filósofos, administrada pelos cientistas, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores (4).” Imagem: Americanadian 8 / Disponibilizado por harfang. / Fall foliage - Berlin, New Hampshire © 2006 Mark R. Ducharme. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

7 Finalidade da vida política
Para Aristóteles: Bem Partilháveis Participáveis quantidade qualidade riqueza O poder político Imagem: Erin Silversmith / Baseada na imagem de Bastique / Domínio Publico. Justiça distributiva participativa

8 Finalidade da vida política
Para Aristóteles: “À cidade justa caberá distinguir os dois tipos de justiça e realizar ambos.” “A justiça distributiva consiste em dar a cada um o que lhe é devido e sua função é dar desigualmente aos desiguais para torná-los iguais.” “Somente os que não são forçados às labutas ininterruptas para a sobrevivência são capazes de uma vida plenamente humana e feliz.” Imagem: Busto de Aristóteles / Cópia de Lysippus / Museo nazionale romano di palazzo Altemps/ Domínio Público.

9 Ética e política “Somente na cidade boa e justa os homens podem ser bons e justos; e somente homens bons e justos são capazes de instituir uma cidade boa e justa (5).”

10 Romanos: a construção do príncipe
História política de Roma Época arcaica e lendária dos reis patriarcais. República Aristocrática: Senado e Povo Romano. República Oligárquica: Cônsules Imperium – poder judiciário e militar. República Monárquica: Júlio Cesar  Augusto. Imagem: Wenzel Hollar / Rome's depravity. State 2. / Acervo Thomas Fisher Rare Book Library/ Dominio Público. Principado.

11 Romanos: a construção do príncipe
Príncipe ou Imperador: Chefe militar; Detentor do poder judiciário; Magistrado; Senhor das terras do Império Romano e Autoridade Suprema. “A decadência política coincide com o momento de maior esplendor econômico e militar.” Imagem: Autor Desconhecido (Roman Empire) / Acervo Walters Art Museum / GNU Free Documentation License .

12 Romanos: a construção do príncipe
Príncipe perfeito ou Bom Governo: inspirado na teoria platônica; a justiça depende das qualidade morais do governante; o Príncipe deve ser o modelo das virtudes; como ser humano, é passional e racional; não pode ceder às paixões, apenas à razão; deve ser educado; ter as virtudes principescas. Imagem: Retrato de Stanisław Wincenty Jabłonowski / Autor Desconhecido / Domínio Público

13 Romanos: a construção do príncipe
Virtudes Principescas 1. Comuns a todo homem virtuoso Virtudes Principescas: sabedoria ou prudência; justiça ou equidade; coragem ; temperança ou moderação. 2. Virtudes propriamente principescas: Imagem: Niko Pirosmanashvili, Никола́й Асла́нович Пиросманашви́ли (Пиросманишви́ли) / Domínio Publico honradez ou disposição; magnanimidade ou clemência; liberdade (6).

14 Romanos: a construção do príncipe
3. Objetivos almejados pelo príncipe: honra; glória; fama. Retrato do tirano ou príncipe vicioso: bestial, intemperante, passional, injusto, covarde, impiedoso, avarento e perdulário, sem honra, fama ou glória, odiado por todos e de todos temeroso. Inseguro e odiado, rodeia-se de soldados, vivendo isolado em fortalezas, temendo a rua e a corte (7). Imagem: Mathieu CHAINE / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported

15 O poder teológico-político
O Cristianismo A herança hebraica e romana Os hebreus: Caráter teocrático “O poder, em sua plenitude e verdade, pertence exclusivamente a Deus, e este, por meio dos anjos e dos profetas, elege o dirigente ou os dirigentes.” Imagem: Autor Desconhecido / United States Public Domain. kratós poder “Por mim reinam os réis e os príncipes governam.” théos Deus Povo da lei

16 O poder teológico-político
O Cristianismo O primeiro cidadão Hebreus Roma Imperador Imagem: Roman Zacharij / Domínio Publico Pax Romana Cidade Eterna

17 A instituição eclesiástica
“ O cristianismo se constitui à margem do poder político e contra ele, pois os ‘reinos deste mundo’ serão, pouco a pouco, vistos como obra de Satanás para a perdição do gênero humano.” “ A seita cristã irá diferenciar-se de outras porque a herança judaica – dos primeiros apóstolos – e romana – dos primeiros padres – irá influenciar o vocabulário e o pensamento dos cristãos.” Imagem: Rogier van der Weyden. / Disponibilizada por Smith2006 / United States Public Domain. povo lei comunidade ekklesia Igreja Reino de Deus Assembleia

18 O crescimento do poder eclesiástico x Queda do Império Romano
1. O poder religioso de ligar os homens a Deus e Dele desligá-los; 2. o poder econômico; Imagem: Autor Desconhecido / Disponibilizado por El Barroco. / GNU Free Documentation License. 3. o poder intelectual.

19 Teorias teológico-políticas:
1. a Bíblia traduzida para o latim; 2. o código de leis dos imperadores romanos; 3. as ideias de Platão, Aristóteles e Cícero. o poder é teocrático; o rei; o príncipe cristão deve possuir virtudes cristãs; a comunidade e o rei formam o corpo político; a hierarquia política e social é considerada ordenada por Deus e natural; no topo da hierarquia encontram-se o Papa e o Imperador (8). Imagem: Foto de Tomasz Sienicki /  GNU Free Documentation License.

20 1ª. Solução – Juristas de Carlos Magno
Se Deus escolhe quem deverá representá-lo, dando poder ao escolhido, quem é este: o Papa ou o Imperador? 1ª. Solução – Juristas de Carlos Magno Dupla investidura: o Imperador é investido no poder temporal pelo Papa, que o unge e o coroa; o Papa recebe do Imperador a investidura da espada. Lei Régia romana: o governante recebe do povo o poder; só pode tirar alguma coisa de alguém aquele que tem o poder de dá-la; X o poder do Rei vem de Deus (9). Imagem: Horace Vernet / Disponibilizada por Mathiasrex / Domínio Público.

21 Para fortalecer o Imperador frente ao Papa.
2ª. Eleição e Unção “O Imperador é eleito pelos pares para o cargo, mas só terá o poder por meio da unção com óleos santos.” Os dois corpos do rei Para fortalecer o Imperador frente ao Papa. “um rei-pela-graça-de-Deus (um rei escolhido e ungido por Deus) é a imitação de Jesus Cristo...” Corpo humano – perecível e mortal Corpo místico – corpo político Imagem: Autor Desconhecido / United States Public Domain. Em relação ao Papa, dá ao Rei uma força teológica; em relação aos barões – a inviolabilidade do cargo.

22 O ideal republicano Os burgos; as corporações de Ofício os burgueses;
diminuição dos poderio agrário dos barões; capitalismo comercial ou mercantil; lutas por franquias econômicas reivindicações políticas; liberdade republicana X poder teológico-político; vita activa X vita contemplativa; O Príncipe, de Maquiavel. Imagem: Cesare Maccari / Cicero Denounces Catiline, 1889 / Acervo do Palazzo Madama, Roma / United States Public Domain.

23 Traços comuns entre Medievais e renascentistas
Fundamento anterior e exterior: vontade ou providência divina, ordem natural – criada por Deus, na razão - racionalidade que governa o mundo e os homens; instituição de uma comunidade una e indivisa, para realizar o bem comum e a justiça; boa comunidade e boa política na figura do Bom Governo; classificam os regimes políticos em justos-legítimos e injustos-ilegítimos. Imagem: Masaccio / Christ and the tribute / Acervo da Capella Brancacci / United States Public Domain.

24 Pensamento político moderno
Maquiavélico e maquiavelismo “Sempre que pretendemos julgar a ação ou conduta de alguém desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu próprio proveito.” “Poder que age secretamente nos bastidores, mantendo suas intenções e finalidades desconhecidas para os cidadãos.” “Afirmam que os fins justificam os meios.” “Alguém extremamente perverso (10).”

25 Ruptura maquiaveliana
Não admite um fundamento anterior e exterior à política: “o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado.” “a política nasce das lutas sociais e é obra da própria sociedade para dar a si mesma unidade e identidade.” Não aceita a idéia de boa comunidade política constituída para o bem comum e a justiça. Recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso. Não aceita a divisão clássica dos três regimes políticos (monarquia, aristocracia, democracia), nem sua formas corruptas ilegítimas (tirania, oligarquia, demagogia/anarquia) (11). Imagem: Retrato de Niccolò Machiavelli / Domínio Publico.

26 O príncipe virtuoso “A virtù é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando como elas para agarrar e dominar a fortuna.” “O ethos ou caráter do príncipe deve variar com as circunstâncias, para que sempre seja senhor delas.” “O ethos político e o éthos moral são diferentes e não há fraqueza política maior do que o moralismo que mascara a lógica real do poder.” “Exprime o medo que se tem da política quando esta é simplesmente política, sem as máscaras da religião, da moral, da razão e da natureza (12).” Imagem: Eugène Battaille / Domínio Público

27 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2 Advocatheek1 / A espada e a balança, símbolos da Justiça/ Domínio público 04/04/2012 4 NASA/CXC/M. Weiss / Composite image showing the galaxy cluster 1E , better known as bullet cluster /  public domain. 5 Político, olha a falta que a ética faz. OAB-SP / link: 6 Americanadian 8 / Disponibilizado por harfang. / Fall foliage - Berlin, New Hampshire, 2006 Mark R. Ducharme. Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 7 Erin Silversmith / Baseada na imagem de Bastique / Domínio Publico. 8 Busto de Aristóteles / Cópia de Lysippus / Museo nazionale romano di palazzo Altemps/ Domínio Público. 10 Wenzel Hollar / Rome's depravity. State 2. / Acervo Thomas Fisher Rare Book Library/ Dominio Público.

28 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
11 Autor Desconhecido (Roman Empire) / Acervo Walters Art Museum / GNU Free Documentation License . 09/04/2012 12 Retrato de Stanisław Wincenty Jabłonowski / Autor Desconhecido / Domínio Público 13 Niko Pirosmanashvili / Никола́й Асла́нович Пиросманашви́ли (Пиросманишви́ли) / Domínio Publico 14 Mathieu CHAINE / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported 15 Autor Desconhecido / United States Public Domain. 16 Roman Zacharij / Domínio Publico 17 Rogier van der Weyden. / Disponibilizada por Smith2006 / United States Public Domain. 18 Autor Desconhecido / Disponibilizado por El Barroco. / GNU Free Documentation License. 19 Foto de Tomasz Sienicki /  GNU Free Documentation License

29 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
20 Horace Vernet / Disponibilizada por Mathiasrex / Domínio Público. 09/04/2012 21 Autor Desconhecido / United States Public Domain. 22 Cesare Maccari / Cicero Denounces Catiline, 1889 / Acervo do Palazzo Madama, Roma / United States Public Domain. 23 Masaccio / Christ and the tribute / Acervo da Capella Brancacci / United States Public Domain. 25 Retrato de Niccolò Machiavelli / Domínio Publico. 26 Eugène Battaille / Domínio Público


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