A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Satisfação dos Pais de Alunos da Rede de Ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Satisfação dos Pais de Alunos da Rede de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Satisfação dos Pais de Alunos da Rede de Ensino
Educação Adventista Pesquisa de Satisfação dos Pais de Alunos da Rede de Ensino

2 Objetivos Perceber o nível, médio, de satisfação dos pais dos alunos da rede como um todo. Avaliar tendências de comportamento e perspectivas de opinião. Levantar prioridades na melhoria da qualidade do serviço educacional. Distinguir pontos de valorização e diferenciação de excelência. Em base das análises, propor ações que fortaleçam a escola junto aos clientes.

3 Critérios Amostragem de pais com filhos em todos os níveis de ensino disponibilizados na rede. Levando-se em consideração aspectos como: Bolsa de estudo Adventista ou não Números de alunos em cada ciclo

4 Técnica Pesquisa quantitativa com possibilidade de registro de comentários espontâneos e percepções de opinião. Entrevistas feitas com 1800 pais. Entrevista em profundidade com 480 pais para efeito de compreensão de áreas específicas apontadas na etapa anterior. Análise de resultados com apresentações de médias baseadas nas respostas diretas e no cruzamento com os comentários espontâneos.

5 Referência O padrão base para definição de excelência é o patamar de 80% de satisfação. Isso quer dizer que quando faz-se uma averiguação de nível de satisfação de um grupo de clientes, chegando-se a 80% de satisfação, pode-se afirmar que há excelência no serviço (isso não quer dizer que não precise melhorar, mas que está no patamar mínimo de um nível excelente).

6 Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio
Médias Gerais da Rede Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

7 Relação do Cliente Com o Serviço
Objetivo principal: Avaliar como os pais sentem e relacionam-se com o serviço e como o percebem pelos filhos.

8 Principais conclusões levantadas nessa etapa:
Os pais são proporcionalmente menos integrados à escola conforme o estágio de ensino evolui. Os pais percebem o interesse, o apego e a motivação que o filho tem pela escola e consideram mais a opinião dos filhos do que a deles com relação a qualidade da escola. Mesmo na séries iniciais, confessam ter pouco contato com a escola e sentem por isso. Acham que a escola os está assessorando bem na educação dos filhos, mas não conseguem, na maioria, identificar de forma específica onde ou de que maneira isso acontece. Para os pais, a comunicação entre eles e a escola se resume a bilhetes e informações pontuais. Não percebem uma política ou ação mais efetiva em comunicação de relacionamento. Mesmo nas informações mais simples há problemas com a clareza e são muito impessoais.

9 Percepção da satisfação dos filhos, pelos pais.
Em sua opinião, qual o nível de satisfação do seu filho com a escola? 2% - Péssimo 10% - Regular 56% - Bom 32% - Excelente

10 Pontos de destaque. Positivos / Negativos:
Os alunos gostam da escola e do ambiente. Gostam dos professores. Gostam das atividades. Gostam dos outros alunos. Não gostam das regras (percebe-se que é com relação a forma de cobrá-las, no favorecimento de uns ou outros – discriminação - e na inconstância de aplicação). Não gostam de alguns professores substitutos. Não gostam da variação no padrão das aulas (professores ótimos e outros fracos). Não gostam do aperto no espaço físico (algumas unidades).

11 Satisfação dos pais Qual o seu nível de satisfação com a escola?
1% - Péssimo 5% - Regular 65% - Bom 29% - Excelente

12 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais tendem a alinhar sua percepção de qualidade pela percepção de qualidade do filho, mas notam com mais ênfase formas de tratamento dadas pela equipe aos filhos e detalhes na estrutura física. Gostam da proposta educacional da escola. Gostam da linha ideológica. Gostam do ambiente. Sentem segurança. Apontam irregularidade no padrão de ensino. Em algumas unidades acham que o custo/benefício é alto em relação ao que é oferecido.

13 Assessoria na educação dos filhos
Você se sente bem auxiliado pela escola quanto a educação do seu filho? 0% - Péssimo 5% - Regular 40% - Bom 55% - Excelente

14 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Acham que a escola cumpre o seu propósito e sentem que os filhos recebem bons princípios (em alguns casos até mais profundos e melhores que os da própria casa). Sentem que a escola dá atenção quando procuram e que possui uma orientação humana. Acham que as orientadoras e diretores possuem boa formação e acrescentam em suas colocações. Acham que de modo geral demoram para dar retorno em problemas apontados pelos pais. Dizem que as promessas são cumpridas com lentidão ou esquecidas.

15 Nível de contato e relacionamento
Qual o nível de relacionamento ou contato que você tem com a escola? 0% - Péssimo 30% - Regular 42% - Bom 28% - Excelente

16 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Acham que de modo geral é bom o nível de contato, mas muito superficial. Falta tempo no horário normal e em horários que poderiam resolver alguma coisa, logicamente, a escola está fechada. Sentem falta de relacionamento, pois, na maior parte das vezes, só estão mais presentes em programações especiais. Quando marcam horários para serem atendidos, sentem que há pouca mobilidade nesse sentido e sentem rigidez nesses horários.

17 Comunicação da escola com os pais
Como é a comunicação da escola com você? 3% - Péssimo 31% - Regular 44% - Bom 23% - Excelente

18 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Acham que são avisados das coisas mais importantes. Acham que os professores se comunicam melhor que os outros profissionais da escola. Acham que os diretores têm uma comunicação menos eficiente. Acham o sistema de bilhetinho atrasado e muitas vezes nem recebem. Acham que a escola só se comunica em atividades especiais ou quando tem problema. Sugerem algo mais pessoal (telefone ou ).

19 Nível de integração do filho com as atividades da escola
Pelo que você percebe, qual é o nível de integração do seu filho com as atividades da escola? 0% - Péssimo 16% - Regular 22% - Bom 62% - Excelente

20 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais de, modo geral, acham que os filhos estão muito bem integrados e têm na escola o seu principal espaço de vivência. Acham que sentem um ambiente bom. Sentem que a escola demora em perceber ou comunicar problemas de integração dos filhos. Os principais problemas de integração estão no nível relacional. Na área de relacionamentos, há várias situações entre alunos e alunos, e algumas entre alunos e professores. Os pais esperam que a escola perceba isso e faça alguma coisa.

21 Integração dos pais às atividades da escola
E a sua integração com as atividades que a escola promove, como é? 4% - Péssimo 45% - Regular 39% - Bom 12% - Excelente

22 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais vão às atividades da escola, de modo geral, por causa dos filhos. O interesse pessoal é relativamente baixo. Gostam muito das apresentações. Acreditam que tudo é feito com muita dedicação (percebem isso). Acham muitas das atividades e apresentações repetitivas, mas entendem que são limitadas pelas condições das próprias crianças (algumas vezes da própria escola). Gostam de ver a participação das crianças, mas houve menção de que, se programado, gostariam de participar mais ativamente, também.

23 Geral de relacionamento com as escola
De modo geral, como você sente a sua relação e a do seu filho com a escola? 1% - Péssimo 11% - Regular 27% - Bom 61% - Excelente

24 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Numa análise geral, os pais dão um conjunto muito bom de opinião no que tange ao relacionamento deles, dos filhos e da escola.

25 Propostas para fortalecer a escola na relação com o cliente:
Criação de uma política de relacionamento com plano de ação e metas definidas. Pesquisar a opinião dos pais com relação aos tipos de programações, horários de eventos e reuniões. Conscientizar e ajudar os pais com relação ao envolvimento na vida escolar dos filhos (principalmente nas séries mais avançadas). Tornar as práticas comuns de aconselhamento e orientação aos pais, num programa divulgado. Estimular de maneira planejada os comentários positivos, por parte dos filhos, sobre a escola. Definir padrões de envio de comunicações e qualidade das mesmas.

26 Sobre o Ensino Objetivo principal:
Averiguar o nível de satisfação com o ensino, a percepção do valor da escola com relação a outras do mercado e elementos de diferenciação da Educação Adventista.

27 Principais pontos levantados nessa etapa:
Há um nível de satisfação que beira a excelência no ensino infantil e fundamental 1, mas que no fim da fundamental e no médio (principalmente) chega a ser avaliado como fraco. A escola passa por níveis de comparação que vão do excelente r chegam ao mesmo nível das escolas públicas. Isso mostra que falta uniformidade de ensino e um método que, realmente, diferencie. Mostra a fragilidade da estrutura e da dependência excessiva do desempenho do professor. Há uma percepção por parte dos pais de que o material didático tem dificuldades - não utilizado totalmente. Exige pouco do aluno e que certos os professores procuram fazer o que é mais fácil. Está diminuindo o nível de disciplina e cumprimento de regras. A preocupação com a formação moral e religiosa é a grande marca da Educação Adventista, mas a teoria é contestada em função de práticas não coerentes (relaxamento nas regras). Deixam os filhos na escola pela preocupação com o ambiente e moral das outras.

28 Satisfação com o ensino oferecido
Qual o seu grau de satisfação com a qualidade do ensino que a escola oferece? 0% - Péssimo 18% - Regular 56% - Bom 26% - Excelente

29 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Série iniciais mais elogiadas. Ensino médio, menos bem avaliado Pais em faixas de renda superiores são mais exigentes e se preocupam com vestibular e futuro do filhos em relação ao nível de competição. De modo geral têm dificuldade de uma avaliação precisa e há sugestão da escola promover esse tipo de avaliação de maneira mais constante e programada.

30 Relação de comparação com outras escolas
Em relação a outras escolas que você conhece ou ouve falar, em que nível você crê que a escola adventista está? 0% - Muito atrasada 76% - Na média 24% - Muito à frente

31 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Acham que a escola não “puxa” muito do aluno. Acham que os professores são um pouco superficiais no conteúdo. Gostariam de ter mais informação do padrão de qualidade do ensino. Sentem que falta a prática completa da proposta pedagógica ou de ser alcançado um nível mais elevado em seus objetivos. Acham que a escola tem estrutura para o ensino e que têm professores excelentes.

32 Nível de vantagem da educação adventista
Você acha que o nível de ensino da escola dará algum tipo de vantagem futura ao seu filho com relação aos alunos de outras escolas? 0% - Nenhuma 29% - Talvez 46% - Muitas 25% - Todas

33 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
São bem enfáticos em acreditar que os filhos terão vantagens (principalmente as de conceito moral e de caráter). Muitos têm esperança, mas não têm certeza (ênfase na questão do ensino). Distinguem áreas de vantagem e áreas mais inseguras.

34 Nível das matérias tradicionais
Em sua opinião, a qualidade do ensino das matérias tradicionais como português, matemática, ciências e outras é: 0% - Fraquíssima 33% - Regular 51% - Forte 16% - Fortíssima

35 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Acham que depende do professor. Acham que a escola mostra condições, mas sentem que os filhos não estão prontos para passar no vestibular. Gostariam de ver mais resultados (fama de escola que projeta o aluno). Acham a escola muito responsável no ensino e que está entre as melhores.

36 Conceito sobre ensino religioso
Qual o seu conceito sobre ao ensino religioso? 0% - Desnecessário 7% - Não tão necessário 93% - Muito necessário

37 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais têm o perfil que dá valor ao ensino religioso e acham que esse diferencial fez a escola ser escolhida. Alguns dizem que pensam em trocar de escola, mas ficam por causa do ensino religioso / moral. Reclamam de proselitismo.

38 Aumento do conceito X visão moral e religiosa
Do seu ponto de vista, o fato da escola se preocupar com o ensino religioso e com questões morais, faz com que o seu conceito sobre ela aumente: 2% - Em nada 98% - Muitíssimo

39 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Para os pais ensino religioso se mistura com ensino moral e, inclusive, forma de relacionamento. Alguns se preocupam com ênfase em doutrina. Sentem mais desejo de conhecer a fé por causa dos exemplos e resultados.

40 A influência da educação adventista no futuro do filho
Quanto você acha que a Educação Adventista vai influenciar no futuro do seu filho? 0% - Em nada 100% - Muitíssimo

41 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
É unânime por parte dos pais a percepção de que a Educação Adventista afetará o futuro dos filhos, mas a principal ênfase é na parte ética, moral e religiosa.

42 Média do ensino da educação adventista
De modo geral, qual a qualidade de ensino da escola? 0% - Péssimo 18% - Regular 66% - Bom 16% - Excelente

43 Propostas para fortalecer a escola na questão do ensino:
Melhoria e padronização do nível de contratação e capacitação de professores. Criar outros horários, além das reuniões de pais e mestres para o relacionamento entre eles. Levar os pais a conhecerem melhor os materiais didáticos e instrumentais da escola. Desenvolver um diálogo aberto com os pais de outras religiões para conhecer seus e pontos de vista sobre o ensino religioso e evitar a aparência do proselitismo. Defender mais as questões morais, mas de uma forma interativa com pais e alunos. O diálogo deve ser a base e programas com aplicações práticas os resultados. Fortalecer o ensino médio com professores mais capacitados, um nível maior de exigência no desempenho dos alunos e o desenvolvimento de simulados mais constantes. Criar um programa de orientação vocacional.

44 Sobre os Professores e Funcionários
Objetivo principal: Perceber qual a imagem do professor e dos funcionários, o nível de satisfação com seu trabalho, os pontos fortes e fracos que os qualificam.

45 Principais pontos levantados nessa etapa:
Há professores cansados, estressados e faltam muito. Substitutos são fracos. De modo geral são amigos. Os pais gostam de diminuir a distância entre eles e os professores. Demora na substituição de professores e funcionários com mal desempenho. Professores e funcionários com nível de estímulo irregular. Alguns professores estão no nível de excelência. Funcionários em geral são amigos, mas os administrativos mais distantes e mais formais. Percepção de desorganização administrativa em algumas unidades. De modo geral acham a maioria dos funcionários e professores corteses e solícitos.

46 Nível dos professores Em sua opinião, qual o nível dos professores da escola? 0% - Péssimo 13% - Regular 28% - Bom 59% - Excelente

47 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
De modo geral, os pais separam a opinião sobre capacidade profissional e bom atendimento ou relacionamento com os professores. Elogiam muito os professores, principalmente por pequenos atos de dedicação e comentários positivos dos filhos.

48 Contentamento do filho com o professor
Pelo o que você percebe, quanto o seu filho está satisfeitos com os professores que tem? 1% - Não está nada satisfeito 8% - Regularmente satisfeito 17% - Satisfeito 74% - Está totalmente satisfeito

49 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais dizem que os professores são amigos dos filhos. Dizem que as crianças comentam muito o que eles fazem e as situações corriqueiras da sala (principalmente nas séries menores). Alguns sentem dificuldade no atendimento que o professor dá quando estão com dívidas ou não sabem a matéria (atendimento superficial).

50 Integração dos professores com pais e alunos
Pelo o que você percebe, quanto o seu filho está satisfeitos com os professores que tem? 0 % - Nada integrados 11% - Regularmente integrados 69 % - Integrados 20 % - Totalmente integrados

51 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
De modo geral os pais acreditam serem bem atendidos pelos professores e percebem isso com os filhos. Conforme as séries vão subindo, essa integração diminui.

52 Nível de preparo dos outros funcionários
Qual o nível de preparo que você percebe nos outros funcionários da escola? 0% - Péssimo 9% - Regular 56% - Bom 35% - Excelente

53 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Os pais elogiam os funcionários mais próximos do relacionamento dos filhos (monitores, cantina...). Dizem que de modo geral os funcionários cumprem suas tarefas. Sentem distanciamento das áreas administrativas da escola e têm dificuldade de avaliar o trabalho delas. Quando procuram atendimento na escola para algum assunto, são atendidos prontamente. Quando deixam assuntos em pendência, há mais demora de retorno. A apresentação dos profissionais da escola foi mencionada como elemento positivo ou negativo (uniforme e padrão de atendimento).

54 Motivação de professores e funcionários
Pelo que você percebe, o estado de espírito dos funcionários e professores da escola é: 1 % - Muito desanimados 19% - Regularmente motivados 62 % - motivados 18% - Altamente motivados

55 Média geral sobe a percepção da qualidade de professores e funcionários
Qual a sua opinião geral sobre os professores e funcionários da escola? 0% - Péssimo 5% - Regular 24% - Bom 61% - Excelente

56 Propostas para fortalecer a escola na dimensão dos professores e funcionários:
Definir um padrão de admissão e perfil profissional para cada área de atuação. Proporcionar tempo remunerado aos professores para atenderem e relacionarem-se com pais e alunos. Treinamento específico por área de atuação para os diversos profissionais da escola. Estimular alvos de desempenho e premiação.

57 Sobre a Estrutura Física
Objetivo principal: Relacionar a estrutura física com o nível de bem-estar dos alunos e percepção de qualidade dos pais.

58 Principais pontos levantados nessa etapa:
O que mais chama a atenção dos pais é a conservação, espaço e aspectos de segurança. O que mais parece negativo é a falta de conservação, limpeza, falta de espaço, aglomeração de alunos em certos espaços e adaptações. Os pais crêem que os filhos sentem-se bem e seguros na escola. Os pais acham que a escola investe muito em melhorar a aparência (“cosmética”), mas falta espaço. Os maiores problemas de estrutura são aqueles que envolvem as atividades físicas dos alunos (algumas unidades). As reformas revitalizam a admiração dos pais pela escola e influenciam até no conceito de qualidade acadêmica.

59 Qualidade da estrutura física da escola
Você acha a estrutura física da escola: 4% - Péssimo 21% - Regular 49% - Bom 26% - Excelente * Atenção: esse ponto sofreu muita variação de unidade para unidade e a média, aqui apresentada, deve ser levada em conta para avaliação subjetiva do conjunto.

60 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
A estrutura física da escola, em muitos aspectos, seleciona o perfil do cliente que a freqüenta. Os pais esperam melhorias constantes, mas acham que demoram muito. Valorizam as reformas e suportam com serenidade seus transtornos. Dizem que muito poderia melhorar se houvesse mais atenção a pequenos atos de conservação. Ficam preocupados com o investimento em estética, sem terem perspectivas na melhoria dos espaços. Em algumas unidades, ao verem parquinhos e áreas de lazer para os pequenos, sentem que as crianças estão presas e que é tudo muito inadequado. As reformas e investimentos feitos em algumas unidades determinaram a fidelização dos pais e alunos, e aumentaram o nível de divulgação boca a boca do bom conceito da escola.

61 Nível de estímulo do ambiente sobre o aprendizado
Você acha que a estrutura física da escola contribui? 0% - Em nada 100% - Totalmente

62 Como o filho sente-se no ambiente da escola
Segundo sua observação, seu filho se sente bem dentro do ambiente físico da escola? 3% - Nada bem 23% - Regular 42% - Bem 42% - Muitíssimo bem

63 Pontos de destaque Positivos / Negativos:
Quando os pais pensam em ambiente, eles avaliam o conjunto (área física e relacionamentos). Em boa parte das unidades o peso pra melhor é em função dos relacionamentos. Em outras, a estrutura pesa muito no conceito positivo. Os pais entendem que seus filhos não conseguem avaliar a questão de estrutura como eles avaliam, mas acham que apesar de não reclamarem eles chegam em casa estressados e irritados. Dão à falta de espaço um dos principais motivos para isso. Acreditam que competem por espaço o tempo todo e ficam muito fechados. Há menção de que a escola se esforça todos os anos para crescer em número de alunos, mas não cresce em estrutura. Os pais agradam-se com paredes bem pintadas e limpeza detalhada.

64 Impressão passada pela aparência física
Olhando só pelo lado da aparência física, a escola lhe parece: 1% - Péssima 22% - Regular 54% - Boa 23% - Excelente

65 Propostas para fortalecer a escola na questão de estrutura:
Priorizar a conservação e pequenos detalhes de segurança, conforto e acabamento. Apresentar projetos de melhoria da estrutura, definir prazos e ir posicionando os pais sobre o que está sendo feito (mais comunicação, inclusive nas pequenas obras ou aquisições de equipamentos).

66 Sobre a Manutenção do Filho na Escola
Objetivo Principal: Definir uma probabilidade de rematrícula

67 Principais pontos levantados nessa etapa:
No geral pais gostam da escola e têm disposição em manter seus filhos nela. Além da questão financeira, alguns pais não rematricularão os filhos por acharem a escola fraca no ensino ou sem a estrutura que esperam (nesse sentido estão tendo a atenção chamada pela concorrência). Os pais não rematricularão por decepção com os profissionais e qualidade de ensino da escola. Os pais ouvem e consideram muito a opinião dos filhos sobre a escola. No geral, mesmo os descontentes, em parte, com a qualidade da escola, os pais desejam manter os filhos nela, pois temem que no aspecto moral e no realacionamento humano as outras sejam piores.

68 Possibilidade de permanência
Levando em consideração a visão que você tem da escola atualmente, você pretende manter seu filho matriculado nos próximos anos ? 83% - Sim 12% - Talvez 5% - Não

69 Potencial de rematrícula
Em torno de 80% dos atuais alunos possuem chances de permanência na escola.

70 Esta pesquisa pode ser aprofundada em áreas específicas.

71 Obrigado


Carregar ppt "Pesquisa de Satisfação dos Pais de Alunos da Rede de Ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google