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SÉRIE DA FAMÍLIA.

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Apresentação em tema: "SÉRIE DA FAMÍLIA."— Transcrição da apresentação:

1 SÉRIE DA FAMÍLIA

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3 Conjunto de regras para manter a ordem.
O que é disciplina? Do latim discípulo. Ato de aprender. Conjunto de regras para manter a ordem.

4 O que é disciplina? Obediência ás regras, domínio de si mesmo,
instrumento de flagelação. Dicionário Enciclopédico Universo

5 A disciplina Está relacionada com discípulo.
Discípulo é alguém que aceita: As idéias, valores e liderança de outra pessoa.

6 Não é castigo, não tem o propósito de punir ou produzir medo
A disciplina Não é castigo, não tem o propósito de punir ou produzir medo

7 Princípios de Disciplina
Ellen White 1. Deve ser ensinada

8 As crianças ao nascer não trazem um “chip” de obediência integrado.
Uma das primeiras lições que a criança precisa aprender é a lição da obediência. ...antes que fique bastante idosa, para raciocinar, pode ser ensinada a obedecer. Educação 287

9 Princípios de Disciplina
Ellen White 2. Representai o caráter de Deus

10 Orientação das Crianças 240
Representareis o caráter de Cristo, e os vossos esforços nesse sentido agradarão a Deus. Orientação das Crianças 240

11 “Auxilie as crianças a verem que os pais e professores são os representantes de Deus, e que agindo aqueles em harmonia com Ele, suas leis no lar e na escola são também dEle”. Ed 287

12 Princípios de Disciplina
Ellen White 3. Ensinai o auto-governo

13 O objetivo da disciplina é ensinar á criança o governo de si mesma.
Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção próprias. Educação 287

14 Princípios de Disciplina
Ellen White 4. Poucas regras

15 As regras devem ser poucas e bem formuladas; e uma vez feitas, cumpre que sejam
Executadas. Educação 290

16 Princípios de Disciplina
Ellen White 5. Com amor

17 Orientação das Crianças, 259
“Deveis exigir obediência. Não como uma tormenta de palavras, mas de modo calmo e amável. Deveis estar tão plenos de compaixão que vossos filhos para vós sejam atraídos”. Orientação das Crianças, 259

18 Princípios de Disciplina
Ellen White 6. Internalize o princípio de autoridade

19 Princípios de Disciplina
Nelson Lewalk A disciplina deve ser: Imediata; Coerente; Justa; Positiva; Apropriada em intensidade; Eficaz.

20 Orientação da criança p.224
“Os filhos... Devem ser ensinados, educados e disciplinados até se tornarem obedientes aos pais, respeitando-lhes a autoridade. Desse modo ser-lhes-á implantado no coração o respeito à autoridade divina”. Orientação da criança p.224

21 com o qual se identifica.
O alvo de toda disciplina é modelar á criança de tal maneira que seja capaz de ajustar-se aos papéis tradicionais, estabelecidos pelo grupo cultural com o qual se identifica. Hurlock

22 Que a criança aprenda a fazer as coisas corretas, pelos motivos corretos.

23 A disciplina é formativa e corretiva
Integra dois aspectos: instrução e exemplo

24 O objetivo da disciplina é ensinar auto-governo.
Tem como objetivo básico a formação de um caráter cristão.

25 Começa nos primeiros dias da vida e dura toda a vida.

26 “Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando
Envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6

27 Identifique as novas condutas que desejas que teu filho aprenda.

28 Pratiques, como pai/mãe, na tua própria vida.

29 Mostre a teu filho como fazê-lo. Incentive o novo comportamento.
Seja constante. Incentive o novo comportamento.

30 Quando?

31 “Uma das primeiras lições que a criança precisa aprender é a lição da obediência.
Antes que fique bastante idosa para raciocinar, pode ser ensinada a obedecer”. Educação p.28

32 “Quando os pais deixam de exigir obediência imediata e perfeita dos filhos, deixam de colocar o devido fundamento do caráter em seus pequeninos...

33 ...preparam os filhos para desonrá-los quando forem mais velhos, e
trarão tristeza ao seu coração quando se aproximarem da sepultura”. OC. 86

34 “Poucos pais começam suficientemente cedo a ensinar os filhos a obedecer...

35 ...geralmente se permite á criança estar dois ou três anos á dianteira dos pais, que se abstêm de discipliná-la, pensando que é nova demais para aprender a obedecer...

36 ...mas em todo esse tmepo o eu se está tornando cada vez mais forte na criaturinha, e cada dia se torna, para os pais, tarefa mais difícil conseguir o controle da criança”. OC p.82

37 “Muito cedo podem as crianças compreender o que com clareza e
simplicidade lhes é dito, e por uma orientação bondosa e judiciosa pode ser ensinada a obedecer”. OC p.82

38 Não deve a mãe permitir ao filho ganhar vantagem sobre ela num único caso; e, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas severas;...

39 alcançarão o propósito”. Orientação da criança p.83
...a mão firme, segura, e uma bondade que convence a criança de que a amais, alcançarão o propósito”. Orientação da criança p.83

40 “Sua disposição se tornou azeda,
deleita-se em fazer sua própria vontade. O controle paterno é aborrecível...

41 desenfreadamente em nossa Terra”. Orientação da Criança p.83
...estas tendências más crescem com seu crescimento, até que na varonilidade o supremo egoísmo e a falta de domínio próprio a colocam á mercê dos males que correm desenfreadamente em nossa Terra”. Orientação da Criança p.83

42 “Antes de terem um ano de idade, os pequenos ouvem e compreendem
o que se diz a seu respeito, e sabem até que ponto serão tolerados”. Signs of the times, 16 de março de 1891 Orientação da criança p.96

43 Como?

44 “As exigências dos pais sempre devem ser razoáveis;
Manifestem bondade, não em tola condescendência, mas em uma sábia direção. Orientação da Criança p.86

45 “Procure preservar o seu respeito próprio, e inspirar-lhe ânimo e
esperança”. Educação 292

46 Os pais devem ensinar os filhos a amar a Deus e obedecer a Sua lei...

47 ...esse é o maior e mais importante trabalho que os pais e mães podem
fazer... É o propósito de Deus que até as crianças e jovens compreendam inteligentemente o que Ele requer,...

48 ...para que possam distinguir entre a justiça e o pecado, entre a obediência e a
desobediência”. OC p.80

49 Estabeleça o princípio de autoridade
Estabeleça o princípio de autoridade. Defina as regras, tarefas e limites que devem ser cumpridos.

50 As regras devem ser poucas e claras.
Defina as conseqüências pelo não cumprimento das regras.

51 Estabelecer regras 80% Estabelecer castigos 20% Perda de privilégios Castigo físico

52 Ser constante porém não inflexível.
Fazer a diferença entre esquecer e desobedecer. Entre quebrar um copo e mentir. Ser constante porém não inflexível. Atue coerentemente.

53 Quem?

54 Ambos pais

55 “Muito depende do pai e mãe
“Muito depende do pai e mãe. Devem eles ser firmes e bondosos em sua disciplina”. LA 17

56 “Muito depende do pai e mãe
“Muito depende do pai e mãe. Devem eles ser firmes e bondosos em sua disciplina”. LA 17

57 Resultados da falta de disciplina

58 Se á criança não se ensina o domínio próprio nos primeiros anos, mais tarde terá dificuldade de adaptação na escola, no clube ou na igreja. E considerará as regras muito estritas.

59 Se uma criança que cresce sem nenhum freio o resultado será uma extrema obstinação que o transformará num ser inepto para si mesmo, para os demais e para Deus. Dobson

60 Cooper Smith, estudou 1738 crianças de classe média.
Os que desenvolveram melhor auto-estima eram provenientes de lares com firme disciplina. Dobson

61 moldará outras crianças segundo a sua própria norma.
Uma criança desobediente ocasionará grande mal àqueles com quem se associa, pois moldará outras crianças segundo a sua própria norma. Review and herald, 13 de março de 1894 Orientação da Criança, 87

62 “A criança com liberdade limitada tem medo, suspeita que ninguém
o ama”. Groos

63 “A criança que não conhece limites para seu comportamento sente
Insegurança, e falta de amor”. Drescher

64 “Os problemas emocionais da juventude se originam, não em uma disciplina firme e sim na falta dela”.
Peter Crowford

65 natureza humana, e uma fé e paciência oriundas do Céu...
“Esta é a obra mais delicada e mais difícil que se tem confiado a seres humanos exige o mais delicado tato, a maior susceptibilidade, conhecimento da natureza humana, e uma fé e paciência oriundas do Céu...

66 ...é uma obra que nada sobrelevará em importância”.
Educação p.292


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