A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfa. Lydia Vieira Freitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfa. Lydia Vieira Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 Enfa. Lydia Vieira Freitas
Revisão Narrativa da Literatura Revisão Integrativa Revisão Sistemática Enfa. Lydia Vieira Freitas

2 Revisão Narrativa da Literatura

3 Não exige protocolo rígido
Temática mais ampla Não exige protocolo rígido Fontes: não são pré-determinadas ou específicas. Geralmente são menos abrangentes Seleção arbitrária dos estudos Passível de viés Grande interferência de intervenção subjetiva Cordeiro et al, 2007

4 Revisão Integrativa

5 Método de revisão de literatura
Busca, avalia criticamente e sintetiza o conhecimento É o mais amplo método de revisão da literatura Combina dados da literatura teórica e empírica

6 A revisão integrativa sumariza as pesquisas anteriores, tirando conclusões gerais a partir de vários estudos distintos, que apresentam hipóteses idênticas ou relacionadas. Cooper, 1984.

7 Fases da revisão integrativa
Fase 1 – Identificação do tema e seleção da hipótese Fase 2 – Amostragem Fase 3 – Categorização dos estudos Fase 4 – Avaliação dos estudos Fase 5 – Interpretação dos resultados Fase 6 – Síntese do conhecimento Mendes; Silveira; Galvão, 2008

8 Fase 1 – Identificação do tema e seleção da hipótese
Escolha de um tema que desperte interesse. Sugere-se que esteja relacionado a um problema encontrado na prática clínica; Hipótese norteadora para a condução de uma revisão integrativa bem elaborada; Definição clara e específica da questão de pesquisa; Identificação das palavras-chave. Mendes; Silveira; Galvão, 2008

9 Que estratégias de educação em saúde são utilizadas pelos enfermeiros nas consultas de pré-natal?
Descritores: educação em saúde; enfermagem; cuidado pré-natal. Que estratégias de promoção da saúde descritas na Carta de Ottawa podem ser encontradas nas publicações de enfermagem sobre tecnologias? Descritores: tecnologia e enfermagem Qual o conhecimento produzido e publicado na literatura nacional e internacional sobre assistência de enfermagem hospitalar ao estomizado intestinal? Descritores: colostomizado, ostomizado, colostomia, estoma e enfermagem.

10 Fase 2 – Amostragem Busca da literatura nas bases de dados selecionadas; Seleção dos estudos que serão analisados (confiabilidade, amplitude e poder de generalização das conclusões); Desejável incluir todos os estudos encontrados; Se o número é extenso pode ser necessário utilizar outro método de amostragem estabelecendo os critérios de inclusão. Mendes; Silveira; Galvão, 2008

11 Busca nas bases de dados (descritores controlados e não controlados, ano de indexação);
Busca por dois revisores; Bases: MEDLINE/PUBMED, LILACS, SciELO, CINAHL; Essa fase atesta a confiabilidade, amplitude e poder de generalizações.

12 Descritores diferentes nas bases de dados investigadas.
Bases de dados: DEDALUS, BIREME (Lilacs, Medline, Adolec, BBO, BDENF, HISA, OPAS), CINAHL, SCOPUS, etc. Critérios de exclusão: estudos sobre outras estomias que não as intestinais, trabalhos experimentais com animais, direcionados à clientela infantil, publicados em outros idiomas que não o inglês, português ou espanhol. Bezerra, 2007.

13 Fase 3 – Categorização dos estudos
Fase análoga à coleta de dados de qualquer pesquisa; Definição dos dados a serem extraídos dos estudos analisados, utilizando um instrumento; Deve abranger o grupo participante do estudo, o objetivo, delineamento de pesquisa e as principais conclusões. Mendes; Silveira; Galvão, 2008

14 Fase 4 – Avaliação dos estudos
Fase similar à análise dos dados de pesquisas primárias e garante a integridade científica da revisão; A experiência clínica do pesquisador contribui na revisão crítica dos estudos e auxilia na determinação da utilidade desses na prática; Mendes; Silveira; Galvão, 2008

15 Qual é a questão da pesquisa?
Qual é a base para a questão da pesquisa? Por que a questão é importante? Como eram as questões de pesquisas já realizadas? A metodologia do estudo está adequada? Os sujeitos selecionados para o estudo estão corretos? O que a questão da pesquisa responde? A resposta esta correta? Quais pesquisas futuras serão necessárias? Mendes; Silveira; Galvão, 2008

16 Fase 5 – Interpretação dos resultados
Refere-se à discussão dos resultados evidenciados na análise dos artigos incluídos na revisão e a sua comparação com o conhecimento teórico; Conclusões e implicações resultantes da revisão integrativa elaborada; Estabelece-se recomendações que aprimorem o cuidado de enfermagem, bem como sugestões para pesquisas posteriores. Mendes; Silveira; Galvão, 2008

17 Fase 6 – Síntese do conhecimento
A revisão integrativa deve conter informações detalhadas e pertinentes, as quais permitam o leitor avaliar à adequação dos procedimentos realizados na elaboração da revisão; A maior dificuldade para delimitar as conclusões obtidas da revisão é que nem todas as características e resultados dos estudos incluídos foram relatados nas fases anteriores; Esta fase visa à criação de um documento que descreva a revisão elaborada. É um trabalho de extrema importância já que produz um impacto devido ao acúmulo do conhecimento existente sobre a temática pesquisada. Mendes; Silveira; Galvão, 2008

18 critérios de inclusão: delimitação de período e idioma;
Objetivo: Buscar e avaliar as evidências sobre as intervenções de enfermagem para a prevenção de lesões de pele no paciente cirúrgico no período intra-operatório, ou em decorrência desse. delineamento de pesquisa: revisões sistemáticas de ECRC; ECRC individuais e estudos com delineamento de pesquisa quase-experimental; critérios de inclusão: delimitação de período e idioma; base de dados selecionadas: Medline e CINAHL; estudos incluídos: 14; análise dos dados: descritiva Conclusão: a síntese dos dados permitiu apresentar uma variedade de dispositivos utilizados para a prevenção de lesões no período intra-operatório e apontou que dentre estes, o dispositivo estático a base de polímero de viscoelástico seco é efetivo no alívio das interfaces de pressão. URSI, E.S.; GALVÃO, C.M. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev. Latino-am Enfermagem, v.14, n.1, p , 2006.

19 Pontos a serem observados:
Qual o objetivo do estudo? Qual a questão norteadora? Quais as fontes de pesquisa utilizadas? Quais os critérios de inclusão/exclusão? Qual a amostra final? O instrumento foi validado? Como os dados foram apresentados? Houve categorização dos achados? As conclusões modificam a prática clínica?

20 Revisão Sistemática

21 A revisão sistemática é um tipo de investigação científica que tem por objetivo reunir, avaliar criticamente e conduzir uma síntese dos resultados de múltiplos estudos primários (CORDEIRO et al., 2007). A revisão sistemática também objetiva responder a uma pergunta claramente formulada, utilizando métodos sistemáticos e explícitos para identificar, selecionar e avaliar as pesquisas, coletar e analisar dados de estudos incluídos na revisão (CORDEIRO et al., 2007).

22 As revisões sistemáticas enfocam primordialmente estudos com delineamento experimental, ou seja, o ensaio clínico controlado randomizado (Evans & Pearson, 2001).

23 Fases da revisão sistemática
Fase 1 – Construção do protocolo Fase 2 – Elaboração da pergunta Fase 3 – Busca dos estudos Fase 4 – Seleção dos estudos Fase 5 – Avaliação crítica dos estudos Fase 6 – Coleta de dados Fase 7 – Síntese dos dados

24 Fase 1 – construção do protocolo
Garante que a revisão sistemática seja desenvolvida com o mesmo rigor de uma pesquisa; Componentes do protocolo: pergunta da revisão; critérios de inclusão e exclusão; estratégias para buscar as pesquisas; como as pesquisas serão avaliadas criticamente; coleta e síntese dos dados. avaliação por um profissional competente; recursos humanos e materiais necessários.

25 Fase 2 – elaboração da pergunta
Atividade mais importante na elaboração da revisão sistemática; Inclui: definição dos participantes; intervenção a ser avaliada; resultados a serem mensurados.

26 Estratégia PICO Population (população) Intervention (intervenção)
Comparision (comparação) Outcome (resultado)

27 Fase 3 – busca dos estudos
Deve-se usar estratégia ampla e incluir material publicado e não publicado Pesquisar: Base de dados eletrônica Busca manual em periódicos Referências bibliográficas dos estudos encontrados Material não publicado (dissertações, teses, relatório de conferências e/ou reuniões científicas)

28 Fase 4 – seleção dos estudos
Critérios de inclusão População Intervenção Tipo de estudo (delineamento da pesquisa) Critérios de exclusão Por exemplo: o problema é induzido

29 Fase 5 – avaliação crítica do estudo
Avaliar se o método empregado e os resultados obtidos são suficientemente válidos.

30 Fase 6 – coleta de dados Instrumentos Os instrumentos são usados para:
assegurar que todos os dados relevantes sejam coletados; minimizar o risco de erros na transcrição; garantir precisão na checagem dos dados; servir como registro.

31 Fase 7 – síntese dos dados
Sintetizar os dados resultantes de cada estudo; Fornecer uma estimativa da eficácia da intervenção investigada; Permite investigar se o efeito é aproximadamente o mesmo nos diferentes estudos, local e participantes; caso o efeito não seja o mesmo pesquisar as diferenças evidenciadas.

32 Análise descritiva Metanálise
Procedimento no qual métodos estatísticos são empregados para combinar e resumir os resultados de vários estudos (Evans, 2001). Utilizado na abordagem quantitativa quando os resultados apresentam a mesma questão de investigação, os estudos usam a mesma população, administram a intervenção de maneira semelhante, mensuram os resultados da mesma forma e empregam a mesma metodologia na sua elaboração (Evans, 2001).

33 Critérios de inclusão:
Objetivo: buscar e avaliar as evidências disponíveis sobre sistemas de aquecimento cutâneo para prevenção da hipotermia no paciente cirúrgico durante o intra-operatório. Critérios de inclusão: delineamento de pesquisa- ECRC; paciente com idade igual ou superior a 18 anos; cirurgia eletiva; período intra-operatório. critérios de exclusão: estudos que utilizaram o pré-aquecimento do paciente; estudos que a hipotermia foi induzida. Base de dados selecionadas: Medline, CINAHL, EMBASE e Cochrane Register of Controlled Trials; Estudos elegíveis: 193; Estudos incluídos: 14; Qualidade metodológica dos ECRC: Jadad escore; Análise dos dados: descritiva GALVÃO, C. M.; MARCK, P. B.; SAWADA, N. O.; CLARCK, A. L. A systematic review of the effectiveness of cutaneous warming systems to prevent hypothermia. J. Clin. Nurs., v.18, n.5, p , 2009.

34 Questões norteadoras para a avaliação da qualidade da revisão sistemática
A revisão sistemática tem uma pergunta bem delimitada ? Os esforços empregados para a busca dos estudos na literatura são substanciais? Os critérios de inclusão e exclusão estão descritos e são apropriados? Os autores descrevem como avaliaram a qualidade dos estudos incluídos na revisão? Os autores dão informações suficientes sobre cada estudo selecionado? A síntese dos estudos é realizada de forma adequada pelos autores?

35 Referências Bezerra IM. Assistência de enfermagem ao estomizado intestinal: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2007. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4): Cordeiro AM, Oliveira GM, Rentería JM, Guimarães CA, Grupo de Estudo de Revisão Sistemática do Rio de Janeiro (GERS-Rio). Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. Vol Nº 6, Nov. / Dez. 2007 Evans e Pearson, 2001. Evans, 2001. Galvão CM; Marck PB; Sawada NO; Clarck AL. A systematic review of the effectiveness of cutaneous warming systems to prevent hypothermia. J. Clin. Nurs., v.18, n.5, p , 2009.

36 Obrigada!


Carregar ppt "Enfa. Lydia Vieira Freitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google