A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeídos e cetonas. Nomes Comuns acetona acetofenona benzofenona.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeídos e cetonas. Nomes Comuns acetona acetofenona benzofenona."— Transcrição da apresentação:

1 Aldeídos e cetonas

2 Nomes Comuns acetona acetofenona benzofenona

3 Nomes comuns dos aldeídos Use o nome comum do ácido. Deixe cair o ácido -ic e adicione -aldeído. 1 C: formaldeído 2 Cs: acetaldeído 3 Cs: propionaldeído 4 Cs: butiraldeído.

4 Estrutura do carbonilo Carbono tem hibridação sp 2. Ligação C=O é mais pequena, forte e mais polar que a ligação C=C dos alcenos.

5 Propriedades físicas dos aldeídos e cetonas Oxigénio é mais electronegativo que o carbono; portanto, o ligação carbono– oxigénio é polar:

6 Propriedades físicas dos aldeídos e cetonas Atracções dípolo–dípolo Aldeídos e cetonas têm pontos de ebulição e de fusão superiores aos hidrocarbonetos de pesos moleculares semelhantes: 2 Moléculas de acetona

7 Propriedades físicas dos aldeídos e cetonas Ligações de hidrogénio Par de electrões não ligantes do oxigénio podem participar na ligação de hidrogénio mas não podem formar ligações de hidrogénio com outra molécula igual. Pontos de fusão e de ebulição tendem a ser inferiores aos álcoois de pesos moleculares semelhantes.

8 Pontos de ebulição Mais polar, portanto ponto de ebulição mais elevado que éteres e alcanos comparáveis. Não podem formar pontes de hidrogénio entre si o que diminui o ponto de ebulição comparativamente aos álcoois.

9 Solubilidade Bom solvente para álcoois. O par de electrões do oxigénio do carbonilo pode aceitar a ligação do hidrogénio do grupo O-H ou N-H. Acetona e acetaldeído são misciveis com a água.

10 Reactividade Qual a reacção mais comum aos aldeídos e cetonas?

11 Adição Nucleofílica Um nucleófilo forte ataca o carbono do carbonilo formando um ião alcóxido que depois é protonado. Um nucleófilo fraco ataca o carbonilo que foi protonado aumentando assim a sua reactividade. Aldeídos são mais reactivos que as cetonas.

12 Reagentes de Grignard

13

14

15

16

17

18

19

20 Formação de hemiacetal e acetal

21

22

23 Meio Alcalino

24

25

26 Meio Ácido

27

28

29

30 Formação do acetal

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42 Reacção entre cetonas/aldeidos e aminas

43

44

45

46 Oxidação de aldeídos Fácilmente oxida a ácido carboxilico.

47 Reagentes de redução Borohidreto de sódio, NaBH 4, reduz o C=O, mas não o C=C. Hidreto de aluminio e litio, LiAlH 4, mais forte e dificil de lidar. O hidrogénio gasoso com catalisador também reduz a ligação C=C.

48 Redução de aldeídos/cetonas

49 Hidrogenação catalítica Largamente utilizada na indústria. Raney níquel finamente dividido e saturado com hidrogénio gasoso. Pt e Rh também usado como catalisador.

50 Fim


Carregar ppt "Aldeídos e cetonas. Nomes Comuns acetona acetofenona benzofenona."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google