A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinais de pontuação:.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinais de pontuação:."— Transcrição da apresentação:

1 Sinais de pontuação:

2 ,Eu sou a vírgula! Indico uma pausa pequena e sirvo para:
● Eu sou o ponto final! Indico uma pausa grande e empregam-me no fim das frases declarativas ou imperativas. ,Eu sou a vírgula! Indico uma pausa pequena e sirvo para: → separar os elementos de uma enumeração; → Isolar palavras ou expressões explicativas ou conclusivas; → Separar, nas datas, o nome do local; → Anteceder a conjunção adversativa “mas”; → Separar conjunções adversativas “porém”, “todavia”, contudo”; → … ; Eu sou o ponto e vírgula! Indico uma pausa intermédia entre o ponto final e a vírgula. Frequentemente, marco o fim de uma frase e indico que a frase seguinte continua a ideia da anterior.

3 : Eu sou o dois pontos! Indico o início do discurso directo, uma explicação, uma enumeração ou uma citação. ? Eu sou o ponto de interrogação! Indico uma frase interrogativa. ! Eu sou o ponto de exclamação! Indico sentimentos de admiração, entusiasmo, indignação, dúvida, dor, alegria, e ironia; Empregam-me para concluir frases exclamativas ou imperativas; acompanho também as interjeições e vocativos que expressem emoção.

4 ●●● Eu sou o reticências
●●● Eu sou o reticências! Indico a interrupção de um frase e posso exprimir hesitação, surpresa, dúvida, ironia, irritação, e outros sentimentos. - Eu sou o travessão! Indico o início de um diálogo ou a mudança de interlocutor; usam-me para intercalar apartes ou isolar um esclarecimento ou mesmo informação adicional que se pretenda destacar. « » Eu sou o aspas! Indico o início duma citação; realço uma palavra ou expressão dentro de m frase; explico o significado de palavras; sirvo para citar o titulo de um artigo ou de um texto. ( ) Eu sou o parênteses! Indico na frase uma informação adicional ou um esclarecimento; isolo as didascálias no texto dramático.


Carregar ppt "Sinais de pontuação:."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google