A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO O planeamento e programação da manutenção visam o estabelecimento de cenários possíveis de utilização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO O planeamento e programação da manutenção visam o estabelecimento de cenários possíveis de utilização."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO O planeamento e programação da manutenção visam o estabelecimento de cenários possíveis de utilização de recursos do departamento e a sequência das operações de processamento, a fim de se prestarem os serviços requeridos no prazo de tempo estabelecido e ao custo óptimo. Plano - Instrumento de M. L. Prazo 1 a 12 meses (MP) Programa - Instrumento de curto Prazo 1 dia a 1 semana

2 2 A T Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO IMPRESSOS O T S T S T – Solicitação de trabalho O T – Ordem de trabalho A T – Autorização de trabalho Outros: A P T – Autorização de pequenos trabalhos de M. correctiva A T P - Autorização de trabalhos de M. prev.

3 3 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO Exemplo da influência das APT na programação dos trabalhos de manutenção: - Representam 30% a 40% do número total das tarefas; - Mas somente 5% dos tempos totais gastos; - Não passam pelo planeamento; - Não passam pelos métodos; - Integradas em reserva de carga (5%).

4 4 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO S T : - Emitida por pessoa credenciada da produção; - Dirigida a órgão pré-estabelecido da manuten- ção, que irá registá-la; - Deve conter um critério de urgência normali- zado na empresa (U1... U4) O T : Regista todos os elementos relativos à progra- mação: -Datas; - Prazos de execução; - Materiais e ferramentas; - Instruções de segurança.

5 5 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO A T : - Interface entre os métodos e a execução; - Regista a qualificação e a quantidade dos tra- balhos; - Determina os custos directos da intervenção.

6 6 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO Cr = Ct – A ESTRUTURA DO PLANEAMENTO DA CARGA DE TRABALHO Cr – Capacidade real Ct – Capacidade teórica A - Ausências previstas Carga total Carga planeada Carga disponível Carga prevista Carga reservada + + OT (U3 e U4) % de APT % (U1 e U2) % Contingências

7 7 Gestão da Manutenção Problema Uma fábrica tem uma carga anual de trabalhos elé- ctricos de manutenção prevista de 6000 Hh. A política de manutenção adoptada aponta para que as intervenções preventivas correspondam a 45% do total do trabalho de manutenção realizado. As APT representam 5% daquele valor. A empresa labora 2000 H por ano e o abstencionis- mo ronda os 5%. Calcule: a) A carga de trabalho anual planeada e a não planeada. b) A força de trabalho da secção de electricidade.


Carregar ppt "1 Gestão da Manutenção PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO O planeamento e programação da manutenção visam o estabelecimento de cenários possíveis de utilização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google