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Como Redigir um Trabalho Científico
Curso de Introdução à Metodologia Científica Como Redigir um Trabalho Científico
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Instrutores Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Dra. Silvia Helena Cardoso
Núcleo de Informática Biomédica e Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas Brasil
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Sumário da Aula Tipos de publicações científicas
Estrutura de um artigo completo Preparando-se para a redação Ilustrações e tabelas Seqüencia de redação Como fazer citações bibliográficas Como submeter um trabalho para publicação
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Formas de Comunicação Científica
Oral Seminário Palestra Conferência Comunicação oral em congressos Escrita Relatório Poster em congresso Tese/Monografia Artigo em jornais e revistas Artigo científicos
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Tipos de Publicações Científicas
Resumo Carta ao editor Artigo completo Artigo de revisão Capítulo de livro Tese Livro
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Plano de Escrita Determinação do tema A seleção da bibliografia
A leitura e a documentação A estruturação lógica A redação provisória A redação definitiva A revisão
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Leitura e Documentação
Ler sistematicamente e fazer apontamentos Registrar: Trechos literais (citar) Idéias de outros autores (não literal, mas citar fonte) Idéias que lhe ocorram durante a leitura
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O Que Observar Na Leitura
Apresentação dos objetivos Descrição do material e métodos Características das amostras ou grupos As condições em que se realizaram a experimentação e a coleta de dados Os resultados obtidos Análise estatística Visão crítica dos dados
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Após Leitura e Documentação
Revisão geral: Reler as notas de documentação Adicionar dados ou comentários que estiverem faltando Ordenar o material Redigir, concatenando e interligando o material anotado (estruturação lógica)
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A Estruturação Lógica Dispor material de forma coerente
Coordenar e relacionar idéias de maneira lógica. Elaborar um plano de escrita que torne a comunicação correta, clara e objetiva. Na revisão da literatura: divisão em tópicos, apresentação em ordem cronológica
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Estrutura de um Artigo Completo
Título Autores Afiliação e endereço dos autores Resumo/Abstract, palavras-chave Introdução e revisão da literatura Objetivos Material e métodos Resultados Discussão Agradecimentos, apoio e suporte financeiro Referências bibliográficas Anexos
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Estrutura de uma Tese (1)
Título Autor, objetivo da tese, orientador, local e ano Ficha catalográfica Dedicatórias e agradecimentos Resumo/Abstract, palavras-chave Sumário, índice de ilustrações, índice de tabelas Prefácio ou apresentação Introdução e revisão da literatura Objetivos Material e métodos Resultados
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Estrutura de uma Tese (2)
Discussão Conclusões Referências bibliográficas Glossário Anexos
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Formatação de uma Tese Páginas impressas em papel branco, de um lado só, numeradas, sem cabeçalho ou rodapé. Tabelas e ilustrações numeradas, isoladas (uma ou duas por página), com legendas, em páginas intercaladas, o mais próximo possível da primeira citação. Espaçamento 1 1/2 ou 2, ajuste do texto à direita. Títulos e subtítulos hierárquicos e numerados (1.2, 1.2.3). Grandes seções iniciam em nova folha. Citações bibliográficas no texto com (NOME, ano) e lista bibliográfica em ordem alfabética de autores Encadernação padronizada pela instituição acadêmica
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Seqüência de Redação (1)
Escreva um título provisório para o trabalho Reúna todos os dados necessários para escrever o trabalho: Figuras, diagramas e quadros Tabelas Referências bibliográficas Anotações
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Seqüência de Redação (2)
Escreva a estrutura hierárquica de tópicos a serem incluidos em todas as seções Decida que figuras, tabelas e referências vai usar Coloque-as na ordem em que aparecerão no artigo e revise-as novamente Escreva o artigo na seqüência dos tópicos, de preferência de uma vez só, ainda com poucos detalhes
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Seqüência de Redação (3)
Revise e corrija todo o artigo. Adicione ou retire detalhes e aprofundamentos dos tópicos Coloque o artigo numa gaveta por pelo menos uma semana Depois desse período, revise novamente o artigo, lendo-o desde o começo. Altere a ordem dos parágrafos, figuras, tabelas, etc., se achar necessário
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Seqüência de Redação (4)
Verifique se as referências estão citadas corretamente, e existe uma correspondência entre o texto e a lista bibliográfica Redija o resumo e o abstract. Altere o título se necessário. Coloque os autores e afiliações Selecione a revista onde será publicado Produza o artigo de acordo com o formato exigido e as normas para os autores
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Seqüência de Redação (5)
Coloque as figuras e tabelas em folhas separadas e identifique-as Faça uma última revisão do trabalho pronto. Tire o número de cópias necessárias Escreva uma carta de encaminhamento ao editor Envie o trabalho pelo correio
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Partes do Trabalho Científico: Título e Autores
O título deve ser conciso e o mais descritivo possível Evitar palavras vazias, como “Um Estudo Sobre…” Evitar usar abreviaturas pouco conhecidas Autores por ordem de importância na elaboração do trabalho Relacionar através de números os autores e suas respectivas afiliações institucionais
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Partes do Trabalho Científico: Resumo
Deve repetir aproximadamente a estrutura do trabalho: justificativa, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões Respeitar o tamanho máximo imposto pelo tipo de publicação Estilo conciso, compacto, não redundante Não referir ao texto do trabalho, evitar frases vagas Evitar citações bibliográficas: se estritamente necessárias, colocar apenas nome do primeiro autor, revista abreviada e ano. Evitar colocar ilustrações e equações: exceção são fórmulas estruturais químicas
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Partes do Trabalho Científico: Introdução
Situar o problema do tema, revelando o que já foi estudado por outros autores a respeito. Justificar o trabalho assinalando importância e interesse, como se relaciona com os estudos anteriores Ser claro e conciso, evitar redundâncias e excesso de detalhes Sempre dar a citação de cada afirmação ou achado
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Partes do Trabalho Científico: Material e Métodos
Colocar os materiais utilizados (hardware, software, equipamentos, reagentes, animais, etc.), com detalhe suficiente para serem replicados por outros pesquisadores Técnicas, métodos e procedimentos utilizados População ou corpo de estudo, divisão em grupos, amostras, etc. Planejamento e metodologias estatísticas utilizadas Fases do trabalho, experimentos realizados, etc.
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Partes do Trabalho Científico: Resultados
Colocar nesta seção todos os resultados observacionais, experimentais, teóricos ou do produto do desenvolvimento Incluir as figuras, gráficos estatísticos, tabelas, diagramas, fotos de telas, exemplos de listagens de computador, etc. Interpretação deve ser mínima, apenas sumarizante; não discutir aqui os resultados
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Partes do Trabalho Científico: Discussão
Deve discutir os resultados obtidos de acordo com alguma estruturação ou seqüência lógica, e sumarizando-os quando necessário Deve interpretar e analisar os resultados Deve expor as dificuldades, falhas, lacunas e limitações encontradas no estudo Deve comparar com os dados da literatura Deve propor explicações, modelos e teorias
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Partes do Trabalho Científico: Conclusão
Balanço final do estudo realizado Em artigos curtos, pode ser unificado com a Discussão. Em teses deve vir separadamente. Listar o que conseguiu demonstrar com o trabalho. Para isso, deve recapitular sucintamente diversas partes dos achados e da discussão e unir as idéias desenvolvidas, alcançando uma síntese final.
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Partes do Trabalho Científico: Bibliografia
Normas de citação bibliográfica variam muito de revista para revista Seguir a norma de citação no texto e na lista bibliográfica usada pela revista-alvo Colocar as citações na ordem solicitada pela revista: por ordem de citação no texto ou por ordem alfabética de primeiro autor Não colocar citações se não leu o trabalho, a não ser que seja citação indireta (apud)
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Partes do Trabalho Científico: Estilos de Bibliografia (1)
No texto: Entre parênteses, com os sobrenomes dos autores, ano de publicação Na lista bibliográfica: não numerados, em ordem alfabética dos sobrenomes, ano entre parênteses depois do nome Exemplo: Trabalhos anteriores demonstraram (Sabbatini, 1995; Cardoso e Sabbatini, 1996) …. Cardoso, S.H.; Sabbatini, R.M.E. (1996): Título, fonte. Sabbatini, R.M.E. (1995): Título, fonte.
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Partes do Trabalho Científico: Estilos de Bibliografia (2)
No texto: Abreviações sintéticas (sobrenome+ano) Na lista bibliográfica: Em ordem alfabética das abreviações sintéticas Exemplo Trabalhos anteriores demonstraram [SABB95, CARD96] … [SABB95] Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1995. [CARD96] Cardoso, S.H., Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1996.
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Partes do Trabalho Científico: Estilos de Bibliografia (3)
No texto: Números sobrescritos ou entre parênteses, em ordem de citação ou de lista Na lista bibliográfica: Numerados, em ordem alfabética de autor ou em ordem de citação Exemplo Trabalhos anteriores demonstraram 1,2 … 1. Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1995. 2. Cardoso, S.H., Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1996.
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Partes do Trabalho Científico: Estilos de Bibliografia (4)
No texto: Números sobrescritos ou entre parênteses, em ordem de citação na página Na lista bibliográfica: Citações apenas no rodapé Exemplo Trabalhos anteriores demonstraram 1,2 … 1. Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1995. 2. Cardoso, S.H., Sabbatini, R.M.E.: Título, fonte, 1996.
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Partes do Trabalho Científico: Ilustrações
Colocar apenas as ilustrações estritamente necessárias para a exposição A maioria das publicações científicas aceita apenas ilustrações em preto e branco. Evitar enviar ilustrações coloridas, pois envolvem custos Fotos devem ser enviadas em papel lustroso, em formato grande, com o máximo de nitidez Desenhos e diagramas em nanquim ou impressora a jato de tinta/laser de alta resolução, em papel branco super-alvura ou papel vegetal
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Partes do Trabalho Científico: Ilustrações (2)
As legendas devem ser impressas em separado Legendas devem ser auto-explicativas (sem necessidade de recorrer ao texto) Imagens escaneadas devem ser enviadas em altissima resolução (mínimo de 600 dpi, ideal 1200 dpi, no scanner identificar impressora Linotronic como saída). Imagens capturadas na Internet não servem. Formato ideal é BMP ou TIF.
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Partes do Trabalho Científico: Tabelas
Evitar tabelas muito grandes e complexas Seguir as normas nacionais e internacionais para uso de linhas de separação, alinhamento de colunas, uso de abreviações, unidades de medida, etc. Legenda deve ser a mais auto-explicativa possível (sem necessidade de recorrer ao texto) e de vir no alto da tabela Notas de rodapé podem detalhar o conteúdo de cada linha ou coluna, abreviações usadas, fonte dos dados da tabela, etc. Usar números sobrescritos ou símbolos gráficos (#, *, etc.) para fazer a chamada do corpo da tabela ao rodapé Cuidado com o uso de pontos e de vírgulas em números fracionais
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Processo de Submissão (1)
Trabalho original é enviado para o editor da publicação, seguindo as normas de submissão (número de cópias, formato, etc.) Trabalho é avaliado inicialmente pelo editor chefe ou editor setorial, podendo ser rejeitado ou aceito para os passos seguintes Trabalho aceito é enviado para os revisores (“referees”). Revisores aceitam, aceitam com modificações ou rejeitam Volta ao autor para realizar revisões solicitadas
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Processo de Submissão (2)
Trabalho revisto e modificado é reenviado ao editor-chefe, que aceita ou rejeita Trabalho aceito é enviado para composição Algumas revistas enviam provas da impressão para revisão final pelo autor Autor envia provas corrigidas para o editor Trabalho é publicado Autor recebe cópia da publicação ou separatas
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Como Submeter um Artigo para Publicação
Selecionar antes de redigir o artigo qual será a forma de publicação e qual será a revista Ler cuidadosamente as normas de publicação, modelos de autoria, etc. Colocar o artigo no formato-alvo para a publicação escolhida Tirar o número de cópias solicitado Escrever uma carta de encaminhamento (cover letter) ao editor e enviar
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Pontos a Serem Lembrados
Antes de enviar o trabalho, faça uma revisão completa e final Quanto menos erros ou omissões, mais rápido será o processo de publicação e menor probabilidade de rejeição Uma boa idéia é pedir para um revisor especializado no idioma em que está redigido o trabalho fazer a correção Verifique se todas as ilustrações, tabelas e anexos citados estão incluídos
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Forma de Apresentação Padrão (1)
Folha de rosto, contendo título, autores, filiação dos autores Folha com endereço para correspondência Folha com resumo/abstract Folhas contendo o corpo do trabalho em espaço duplo, texto corrido, sem ilustrações ou tabelas. Numere as páginas e identifique os autores e título do trabalho no alto de cada página
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Forma de Apresentação Padrão (2)
Folhas contendo as tabelas e respectivas legendas (uma por tabela) Folhas contendo as legendas das ilustrações Ilustrações devem ser adicionadas separadamente, e numeradas no verso Folhas com a bibliografia Folhas com os anexos
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Questões de Idioma É melhor redigir o trabalho diretamente no idioma em que será publicado. Evitar traduções Leia muitos trabalhos sobre o mesmo assunto ou área, publicados no idioma-alvo, de modo a adquirir o jargão e a estrutura gramatical e de apresentação adequados Existem manuais de estilo de publicação para várias áreas científicas (psicologia, medicina, engenharia, etc.) É fundamental atingir perfeição total no texto quanto à ortografia, estilo e gramática. Pedir para um revisor especializado no idioma corrigir o trabalho antes de enviar
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Para Saber Mais Day, Robert: How to Write and Publish a Scientific Paper. ISI Press, Philadelphia, 1979
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