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Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

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Apresentação em tema: "Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores."— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

2 O que é a MAGISTRA? É a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, criada pela Lei delegada nº 180, de 20 de janeiro de Foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 2012.

3 ESCOLA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES CAMPUS MAGISTRA - A ESCOLA DA ESCOLA -

4 Potencializar processos de formação, por meio da criação, pesquisa, divulgação, avaliação e experimentação de boas práticas de gestão e interação pedagógica, objetivando melhorar o desempenho educacional das escolas, dos educadores e, consequentemente, dos estudantes mineiros. Missão da MAGISTRA A MAGISTRA NÃO PRETENDE SUBSTITUIR AS INSTITUIÇÕES FORMADORAS REGULARES, COMO AS UNIVERSIDADES E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

5 INTEGRAÇÃOARTICULAÇÃOCONVERGÊNCIADIÁLOGOEXPERIMENTAÇÃOINOVAÇÃO Perspectiva colaborativa por meio da troca de conhecimentos e compromissos Formação de comunidades de aprendizagem da prática Qual o sentido da escola? BOAS PRÁTICAS

6 PROMOVER AÇÕES EM ESCALA – aproximadamente 160 mil educadores da rede estadual, além daqueles pertencentes às redes municipais parceiras. MOTIVAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO A PARTICIPAR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO. CRIAR IDENTIDADE PROFISSIONAL E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Desafios da Escola

7 REPRESENTAÇÃO DO MODELO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRA

8 1.O conhecimento; 2.Identidade profissional; 3. Didática e as tecnologias de ensino; 4.O trabalho em equipe; 5.O compromisso social. Eixos centrais de formação

9 1. Comunicar, dialogar e escutar. 2. Registrar experiências conforme normas acadêmicas. 3.Aprender com os pares e com a experiência. 4.Saber lidar com a autonomia 5.Ter o desejo pelo conhecimento e pelo fazer cada vez mais e melhor. Habilidades fundamentais

10 Programa Oferta Livre de Cursos – reconhecer as próprias necessidades e construir livremente o seu percurso de formação. Congresso de Práticas Educacionais – dar visibilidade às boas práticas. Registrar conforme normas acadêmicas. Seminários de imersão – educar-se por meio de processos intensos de vivência coletiva. Mobilidade do Profissional da Educação – aprender com os próprios pares, conhecer contextos diversos. Roda de Conversa – conhecer o que dizem as pesquisas, os pesquisadores e aqueles que fazem as políticas públicas em educação. Qualificar os debates das reuniões pedagógicas na escola. Rede de Biblioteca e Espaços Escolares do conhecimento – ampliar a proposta curricular com vivências diferenciadas do ato de conhecer. Ações Estruturantes

11 REPRESENTAÇÃO DO MODELO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRA

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13 QUESTÕES PARA REFLEXÃO: IDENTIDADE E PPP DA ESCOLA DO CAMPO Qual é a realidade da escola do campo? Dispersão territorial, deslocamentos Luta por direitos Diversidade de gênero, etnias, religiosidade... O que existe de específico no PPP desta escola? Sentidos e significados dos conteúdos da vida sociocultural no campo... Quais saberes são próprios da vida dos sujeitos da escola do campo? A cultura, os modos e hábitos do cotidiano, os sentidos e significados do trabalho com a terra, a água, as plantas...

14 Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

15 I M P O R T A N T E FAÇAM SUA INSCRIÇÕES NO SITE DA MAGISTRA! Acessem: Para que este movimento rumo a uma educação cidadã e de qualidade se concretize é fundamental que os professores visitem nossa página, e façam parte dessa Escola.

16 Magistra Secretaria de Estado de Educação Avenida Amazonas, Gameleira - Belo Horizonte - MG (31)


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