A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
TESTES DE AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA 2011/12

2 “FITNESSGRAM” APTIDÃO AERÓBIA – VAIVÉM 20 m ABDOMINAIS
EXTENSÕES DE BRAÇOS SENTA E ALCANÇA FLEXIBILIDADE DE OMBROS

3 VAIVÉM (Aptidão Aeróbia)
OBJECTIVO: percorrer a máxima distância possível, numa direcção e na oposta (vai e vem), na distância de 20 m, aumentando a velocidade em cada minuto. DESCRIÇÃO: os alunos correm pela área estipulada e tocam na linha ao sinal sonoro; invertem o sentido após o sinal correndo para a outra extremidade; se chegarem antes aguardam o sinal para reiniciarem a corrida; seguem o mesmo procedimento até não serem capazes de alcançar a linha. Inicialmente a velocidade da corrida é bastante lenta, por isso, não devem começar a correr demasiado depressa. - O teste termina quando o aluno não conseguir mais ou comete duas faltas (sai à segunda).

4 ABDOMINAIS (Força e Resistência Abdominal)
OBJECTIVO: num ritmo determinado (equivalente a 20 repetições por minuto), executar o maior número de repetições e registá-las. O executante deve continuar a fazer o teste até ao limite máximo de 75 repetições, ou até não conseguir continuar. DESCRIÇÃO: executante deitado, com as costas bem apoiadas no colchão; joelhos flectidos, pés ligeiramente afastados e apoiados no solo; braços e mãos em extensão ao lado, com as palmas viradas para baixo tocando o extremo da faixa que está mais próximo; cabeça apoiada nas mãos do colega; elevar o tronco ao mesmo tempo que desliza as mãos pela faixa, até que a ponta dos dedos chegue ao outro extremo da mesma; após cada elevação, apoiar a cabeça nas mãos do colega, ficando na posição inicial e contando uma repetição (os calcanhares devem permanecer em contacto com o solo). - O teste termina quando o aluno não conseguir continuar ou quando atingir o máximo de 75 repetições.

5 EXTENSÕES DE BRAÇOS (Força e Resistência da Região Superior do Corpo)
OBJECTIVO: completar o maior número possível de extensões de braços, com uma determinada cadência. DESCRIÇÃO: executante deitado no colchão em decúbito ventral, mãos bem abertas debaixo dos ombros, dedos estendidos, membros inferiores esticados, ligeiramente afastados e apoiados na ponta dos pés; elevar o tronco até esticar completamente os membros superiores, após o que deve flecti-los até formar um ângulo de 90º (o tronco nunca toca no colchão); manter sempre o alinhamento entre o tronco, as pernas e a cabeça. - O teste deve ser interrompido à segunda execução incorrecta, se o aluno tem dores ou se para.

6 SENTA E ALCANÇA (Flexibilidade)
OBJECTIVO: alcançar a distância especificada na Zona Saudável de Flexibilidade (indicada na tabela de referência) para os lados direito e esquerdo do corpo. DESCRIÇÃO: o aluno senta-se, descalço, com uma das pernas completamente esticada, ficando a planta do pé em contacto com a extremidade da caixa; o outro joelho fica flectido, com a planta do pé assente no chão junto ao joelho da perna que está em extensão; os braços devem ser estendidos para a frente e colocados por cima da fita métrica, com as mãos sobrepostas; flexão do tronco à frente, 4 vezes, mantendo na última a posição alcançada por 1 segundo; repetir o exercício com a outra perna. - Regista-se o número de centímetros em cada um dos lados. O desempenho deve ser limitado para evitar a hiperflexão da zona lombar - Regista-se o número de centímetros em cada um dos lados. O desempenho deve ser limitado para evitar a hiperflexão da zona lombar.

7 FLEXIBILIDADE DE OMBROS
OBJECTIVO: tocar as pontas dos dedos de ambas as mãos por trás das costas, um braço por cima e outro por baixo. DESCRIÇÃO: de pé, o aluno tenta chegar ao meio das costas, com a mão direita por cima do ombro direito; simultaneamente, a mão esquerda deve ser colocada por detrás das costas, tentando alcançar os dedos da mão direita; repetir o exercício para o outro lado. - Regista-se um S (Sim), se o aluno conseguir tocar com os dedos e um N (Não) se não conseguir.

8 ÍNDICE MASSA CORPORAL (IMC)
É um método simples para se determinar o grau de obesidade de uma pessoa. Estabelece uma relação entre a estatura e o peso, relação essa que indica se o peso da pessoa está, ou não, adequado à estatura. É determinado pela seguinte fórmula: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, considera-se como valores de referência: IMC > 18 < 25 Normal IMC > 25 < 30 Excesso de Peso IMC > 30 < 35 Obesidade moderada (grau I) IMC > 35 < 40 Obesidade grave (grau II) IMC > 40 Obesidade mórbida (grau III) IMC = peso (Kg) Altura2 (m)

9 ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Grupo de Educação Física 2011/2012


Carregar ppt "ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google