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Segundo as Teorias de Wallon

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Apresentação em tema: "Segundo as Teorias de Wallon"— Transcrição da apresentação:

1 Segundo as Teorias de Wallon
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Unidade de Cruz Alta Curso de Graduação em Pedagogia ESTÁGIO CATEGORIAL Segundo as Teorias de Wallon José Valdeci Oliveira Santiago 2014

2 ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
Estágio Categorial Pensamento Sincrético Pensamento por Pares Pensamento Categorial Psicologia do Desenvolvimento

3 Estágio Categorial Estágio categorial (6 aos 11 anos). O estágio do personalismo é sucedido por um período de acentuada predominância da inteligência sobre as emoções. Este estágio geralmente manifesta-se entre os seis aos onze anos de idade. Se formam as categorias mentais: conceitos abstratos que abarcam vários conceitos concretos sem se prender a nenhum deles. No estágio categorial, o poder da abstração da criança é consideravelmente amplificado. Provavelmente por isto mesmo, é nesse estágio que o raciocínio simbólico se consolida como ferramenta cognitiva.

4 Estágio Categorial Esse estágio caracteriza-se na criança por começar a perceber que existe uma diferenciação entre si própria e o mundo externo. A criança mantém nesse estágio uma relação mais estável com os adultos. Suas potencialidades serão determinadas pelo meio em que vive. Este estágio organiza uma nova estrutura mental dividida em duas partes: 1°- Fase pré-categorial. Entre 6 e 9 anos, caracterizado pelo pensamento sincrético. 2°- Fase categorial. Entre 9 e 11 anos, onde a criança classifica e ordena todas as coisas que vivenciamos.

5 Pensamento Sincrético
Também chamado pré-categorial, caracteriza-se pela globalização e confusão do pensamento infantil que se encontra dominado pelo concreto e se utiliza de pares, um elemento identificável e um outro que o complete. Pode se identificar quatro características do pensamento sincrético: -Fabulação: inventar histórias; -Tautologia: repetição de palavras como recurso para definir algo; -Elisão: exclusão de elementos; -Contradição: substituição de ideias contrárias.

6 Pensamento Por Pares O início da inteligência discursiva para a tese de wallon é de que a criança não consegue pensar em unidades, ela pensa em pares, isso devido a inabilidade em reunir as coisas que acontecem com o que as fizeram acontecer, ou seja, não discerne entre causa e efeito. Por isso a criança aproximadamente entre seis aos nove anos precisa de dois elementos para que um dê identidade ao outro, completando-o, diferenciando-o. Elas desenvolverão atividades intelectuais em que ligam algo, entre o momento em que acontecem e as imagens, pessoas, acontecimentos, nas quais criam nexos lógicos e constroem unidades de pensamento. A criança está, nesse estágio, aprendendo a diferenciar e a discriminar.

7 Pensamento Categorial
Dos 9 aos 11 anos a criança começa a formar conhecimentos de si própria e reunir condições de se posicionar diante dos acontecimentos cotidianos, enquanto seu pensamento diferencia e identifica a si e ao outro. Categorial significa classificar e ordenar. Ela vai nomear, agrupar e comparar todas as coisas e pessoas.

8 Na psicogenética de wallon, os campos funcionais não devem ser tratados isoladamente, pois dependendo da situação e do estágio em que estamos envolvidos, um dos campos se destaca, todavia, todos se completam e fazem parte da constituição da pessoa.

9 Referências GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. Pt.Wikipedia.Org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon www. 3. fe. Usp. Br/efisica/ trabr/21.doc- 16/06/2014

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