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FILOSOFIA DA CIÊNCIA Universidade do Porto – PORTUGAL

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Apresentação em tema: "FILOSOFIA DA CIÊNCIA Universidade do Porto – PORTUGAL"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA DA CIÊNCIA Universidade do Porto – PORTUGAL
DUARTE COSTA PEREIRA Universidade do Porto – PORTUGAL Conferência proferida no âmbito da disciplina de DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Regida pelo Prof João C.M. Paiva 17/05/2010 Departamento de Química da FCUP DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

2 Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade
FILOSOFIA DA CIÊNCIA DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

3 Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade
Filosofia da Ciência As três dimensões da Ciência A necessidade da Filosofia para a Ciência Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência Concepções teóricas da Ciência: o que é essa coisa chamada Ciência?- filosofias da Ciência Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso A filosofia da relação Ciência / Sociedade A especificidade da Filosofia de certas ciências: o caso da Química CONCLUSÃO: A filosofia da relação Ciência / Filosofia DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

4 As três dimensões da Ciência
A Ciência é uma actividade dirigida por duas finalidades: O conhecimento da natureza O domínio controlado da natureza Para atingir esses fins socorre-se de uma série de procedimentos designados por método científico O prosseguimento dos fins da Ciência usando o método científico origina um corpo de conhecimentos teóricos (conceitos, enunciados e teorias). A Ciência é:Actividade cient+ método cient + conhecimento cient DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

5 A necessidade da Filosofia para a Ciência
Para operar com o sucesso que se lhe reconhece a Ciência socorre-se de pressupostos que a transcendem na medida em que não os pode explicar e que são filosóficos: A existência duma ordem natural (pressuposto ontológico) A capacidade humana de a compreender (pressuposto epistemológico) Valor do conhecimento e progresso científico (pressuposto ético) Estes pressupostos retrojustificam, ampliam e refinam a Ciência (Artigas, 2001) DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

6 Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência
Hoje em dia não é unânime a maneira como a Ciência é vista (imagens da Ciência): Ciência como um diálogo teórico com a natureza Ciência como uma comunidade de discussão em que se privilegia o diálogo com os pares Ciência como ideológica e institucional DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

7 Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência
Ciência como um diálogo teórico com a natureza A literacia científica que a Ciência promove é fundamentalmente uma compreensão conceptual e a aprendizagem da Ciência é fundamentalmente uma mudança conceptual que é a resolução racional de um conflito interno. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

8 Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência
Ciência como ideológica e institucional A Ciência promove o “empowerment” das pessoas que a praticam e não dissociável dos seus efeitos sociais. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

9 Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade
Concepções teóricas da Ciência: o que é essa coisa chamada Ciência?- filosofias da Ciência Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Não se pode falar de uma única reflexão sobre a Ciência mas de várias Filosofias da Ciência: Indutivismo Falsificacionismo Negacionismo Revolucionismo, Estruturalismo Revolucionário Competecionismo, Estruturalismo Competitivo DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

10 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Indutivismo A Ciência resulta de Observações e constrói‐se, gradualmente, fazendo generalizações dessas observações que tomam a forma de Leis e Teorias Problemas • Fragilidade lógica – uma única observação pode invalidar os resultados. • Ambiguidade perceptiva – realidade não é percepcionada por todos da mesma forma. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

11 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Negacionismo, Filosofia do Não ou Rectificacionismo O progresso do conhecimento faz‐se por negações, contestações, produzindo rupturas epistemológicas. O erro é visto como mais valia. E a verdade como um conjunto de erros rectificados. Bachelard DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

12 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Falsificacionismo Perante a impossibilidade de provar uma qualquer teoria, devem‐se aceitar provisoriamente as teorias e assumir como objectivo, não a sua confirmação mas a sua refutação. Poper DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

13 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Revolucionismo, Estruturalismo Revolucionário A Ciência resulta do crescimento, entre revoluções científicas, de um corpo de conhecimento. A Ciência normal confronta‐se com a Ciência revolucionária que vencendo se torna a Ciência normal no período seguinte – Paradigma. Kuhn DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

14 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Competecionismo, Estruturalismo Competitivo Ciência como um conjunto de Programas de Investigação Científica (PIC). Diferentes PICs atraem diferentes cientistas, que escrevem sobre a mesma problemática, mas que não se citam entre si. Hegemonia de um PIC sobre o outro ‐ processo de ultrapassagem pelo Sucesso. Lakatos DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

15 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Instrumentalismo A ciência tem como função produzir teorias (instrumentos) para ligar os vários conjuntos de situações observadas. Dependência Teórica da observação DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

16 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Naturalismo Leis, verdade e racionalidade como categorias interpretativas – Modelos. Os Modelos seriam um fenómeno cognitivo partilhado entre o sujeito e o artefacto. A Preocupação da Ciência seria então o “fit” ou “ajustamento” dos modelos Teóricos à realidade. Giere DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

17 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Computacionalismo Pertinência de um programa de computador na resolução de problemas e no estudo do pensamento científico. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

18 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Anarquismo Postura contra o método. Actividade científica como um exercício de liberdade humana. O sucesso dos cientistas deve‐se a factores políticos, retóricos e de propaganda e não ao reconhecimento pela comunidade científica. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

19 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências
Neo‐Experimentalismo Ciência como acumulação de experiências. Importância da validação rigorosa da experiência. A experiência pode falsificar uma afirmação previamente aceite mas também identificar um efeito anteriormente desconhecido. DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

20 Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade
Filosofia da Ciência Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso A Ciência Contemporânea caracteriza-se por uma epistemologia construtivista e por um discurso próprio distinto do Cartesiano DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

21 Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso
Substituição da Epistemologia Positivista por uma Epistemologia Construtivista Epistemologia Positivista Ciência –objecto de conhecimento: Conhecer as entidades e leis existentes no mundo Actividade Científica –Descoberta Conhecimento como abstracções estáticas Epistemologia Construtivista Ciência –Projecto de conhecimento ‐ Intencionalidade Construção Humana a partir do real Actividade científica – Invenção Conhecimento como descrição das transformações observadas, experiência cognitiva controlada dos fenómenos Redefinição do método – necessidade de novos princípios metodológicos DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

22 Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso
Substituição do Discurso Científico Cartesiano pelo Novo Discurso Científico Preceitos do Discurso Científico Cartesiano: Evidência Reducionismo Causalismo Exaustividade Preceitos do Novo Discurso Científico: Pertinência Globalismo Teleologismo Agregatividade DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

23 A filosofia da relação Ciência / Sociedade
Que relação entre a Ciência e a Sociedade? Na complexa relação que existe entre a Sociedade Contemporânea e a Ciência, não só a Ciência “fala” à Sociedade como já fazia na Sociedade Industrial mas também a Sociedade “responde” à Ciência. A distinção mais importante entre a Sociedade Industrial e a Sociedade de Informação está no modo de produção do conhecimento (Modo 2 de Produção Científica,contextualizado e baseado na solução, em vez do Modo 1, descontextualizado e baseado na explicação da Sociedade Industrial). DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

24 A filosofia da relação Ciência / Sociedade
Modo 1 Contexto académico Disciplinar Perceptualmente homogénio Definição interna de qualidade e relevância pelos pares Organização hierárquica e estática Responsabilidade interna Liberdade académica e procura de conhecimento Modo 2 Contexto de aplicação Multidisciplinar Perceptualmente heterogénio Definição externa de qualidade e relevância Organizações ad-hoc, não-hierárquicas , estruturas horizontais Responsabilidade externa Interesses e stake-holders definem a agenda DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

25 A filosofia da relação Ciência / Sociedade
Também importante é o condicionamento da Ciência pela Sociedade em rede ( Ciência em Rede), que exige que a Ciência seja não só fiável (como na Sociedade Industrial) mas também socialmente robusta e capaz de transdisciplinaridade Ainda fundamentais para a relação contemporânea entre a Ciência e a Sociedade são o condicionamento do conhecimento científico pela natureza (Ciência da Sustentabilidade) e a complexa relação entrea Ciência, Sociedade e Governo (Modelo da Tripla Hélice). DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

26 A especificidade da Filosofia de certas ciências: o caso da Química
A FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS tem sido e ainda é dominada pela FILOSOFIA DA FÍSICA. Desde 1994 que aparece com características muito próprias a FILOSOFIA DA QUÍMICA cujas revistas principais são: HYLE FONDATIONS OF CHEMISTRY DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

27 Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade
CONCLUSÃO: A filosofia da relação Ciência / Filosofia Evolução da Relação da Ciência com a Filosofia: Ciência auto-suficiente  Ciência baseada em pressupostos não científicos (filosóficos), nomeadamente de realismo ontológico e epistemológico e ainda num pressuposto ético que constituem as bases não científicas da ciência (Artigas). Ciência unidimensional constituída pela acumulação de conhecimentos  Ciência tridimensional: actividade humana dirigida por objectivos; método para conseguir os fins dessa actividade & conjunto de resultados obtidos pela aplicação desse método (Artigas) Ciência em que o papel do Homem tinha sido diminuído pelas revoluções copernicianas e darwinianas  Ciência em que o papel do Homem aparece revalorizado (princípio antrópico) Filosofia redundante e imiscível com a ciência  Filosofia necessária para validar hipóteses científicas (Bunge) DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

28 http//:www.novaecs.net dcpereir@fc.up.pt
FIM http//: DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

29 Bibliografia Costa Pereira,D.,Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade, Editora da Universidade do Porto (2007) Artigas, M., The Mind of the Universe,Templeton Foundation Press (2001) Graham, C., Smith, R., Transdisciplinarity in Practice, University of Queensland (2002)


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