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DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade DUARTE COSTA PEREIRA Universidade do Porto – PORTUGAL Conferência proferida no.

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1 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade DUARTE COSTA PEREIRA Universidade do Porto – PORTUGAL Conferência proferida no âmbito da disciplina de DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Regida pelo Prof João C.M. Paiva 17/05/2010 Departamento de Química da FCUP FILOSOFIA DA CIÊNCIA

2 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade FILOSOFIA DA CIÊNCIA

3 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Filosofia da Ciência As três dimensões da Ciência A necessidade da Filosofia para a Ciência Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência Concepções teóricas da Ciência: o que é essa coisa chamada Ciência?- filosofias da Ciência Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso A filosofia da relação Ciência / Sociedade A especificidade da Filosofia de certas ciências: o caso da Química CONCLUSÃO: A filosofia da relação Ciência / Filosofia

4 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade As três dimensões da Ciência A Ciência é uma actividade dirigida por duas finalidades: o O conhecimento da natureza o O domínio controlado da natureza Para atingir esses fins socorre-se de uma série de procedimentos designados por método científico O prosseguimento dos fins da Ciência usando o método científico origina um corpo de conhecimentos teóricos (conceitos, enunciados e teorias). A Ciência é:Actividade cient+ método cient + conhecimento cient

5 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade A necessidade da Filosofia para a Ciência Para operar com o sucesso que se lhe reconhece a Ciência socorre-se de pressupostos que a transcendem na medida em que não os pode explicar e que são filosóficos: o A existência duma ordem natural (pressuposto ontológico) o A capacidade humana de a compreender (pressuposto epistemológico) o Valor do conhecimento e progresso científico (pressuposto ético) Estes pressupostos retrojustificam, ampliam e refinam a Ciência (Artigas, 2001)

6 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência Hoje em dia não é unânime a maneira como a Ciência é vista (imagens da Ciência): o Ciência como um diálogo teórico com a natureza o Ciência como uma comunidade de discussão em que se privilegia o diálogo com os pares o Ciência como ideológica e institucional

7 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência o Ciência como um diálogo teórico com a natureza A literacia científica que a Ciência promove é fundamentalmente uma compreensão conceptual e a aprendizagem da Ciência é fundamentalmente uma mudança conceptual que é a resolução racional de um conflito interno.

8 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Concepções práticas da Ciência- imagens da Ciência o Ciência como ideológica e institucional A Ciência promove o empowerment das pessoas que a praticam e não dissociável dos seus efeitos sociais.

9 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Concepções teóricas da Ciência: o que é essa coisa chamada Ciência?- filosofias da Ciência Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Não se pode falar de uma única reflexão sobre a Ciência mas de várias Filosofias da Ciência: Indutivismo Falsificacionismo Negacionismo Revolucionismo, Estruturalismo Revolucionário Competecionismo, Estruturalismo Competitivo

10 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Indutivismo A Ciência resulta de Observações e constrói se, gradualmente, fazendo generalizações dessas observações que tomam a forma de Leis e Teorias Problemas Fragilidade lógica – uma única observação pode invalidar os resultados. Ambiguidade perceptiva – realidade não é percepcionada por todos da mesma forma.

11 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Negacionismo, Filosofia do Não ou Rectificacionismo O progresso do conhecimento faz se por negações, contestações, produzindo rupturas epistemológicas. O erro é visto como mais valia. E a verdade como um conjunto de erros rectificados. Bachelard

12 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Falsificacionismo Perante a impossibilidade de provar uma qualquer teoria, devem se aceitar provisoriamente as teorias e assumir como objectivo, não a sua confirmação mas a sua refutação. Poper

13 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Revolucionismo, Estruturalismo Revolucionário A Ciência resulta do crescimento, entre revoluções científicas, de um corpo de conhecimento. A Ciência normal confronta se com a Ciência revolucionária que vencendo se torna a Ciência normal no período seguinte – Paradigma. Kuhn

14 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Competecionismo, Estruturalismo Competitivo Ciência como um conjunto de Programas de Investigação Científica (PIC). Diferentes PICs atraem diferentes cientistas, que escrevem sobre a mesma problemática, mas que não se citam entre si. Hegemonia de um PIC sobre o outro processo de ultrapassagem pelo Sucesso. Lakatos

15 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Instrumentalismo A ciência tem como função produzir teorias (instrumentos) para ligar os vários conjuntos de situações observadas. Dependência Teórica da observação

16 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Naturalismo Leis, verdade e racionalidade como categorias interpretativas – Modelos. Os Modelos seriam um fenómeno cognitivo partilhado entre o sujeito e o artefacto. A Preocupação da Ciência seria então o fit ou ajustamento dos modelos Teóricos à realidade. Giere

17 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Computacionalismo Pertinência de um programa de computador na resolução de problemas e no estudo do pensamento científico.

18 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Anarquismo Postura contra o método. Actividade científica como um exercício de liberdade humana. O sucesso dos cientistas deve se a factores políticos, retóricos e de propaganda e não ao reconhecimento pela comunidade científica.

19 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Neo Experimentalismo Ciência como acumulação de experiências. Importância da validação rigorosa da experiência. A experiência pode falsificar uma afirmação previamente aceite mas também identificar um efeito anteriormente desconhecido.

20 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Filosofia da Ciência Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso A Ciência Contemporânea caracteriza-se por uma epistemologia construtivista e por um discurso próprio distinto do Cartesiano

21 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso Substituição da Epistemologia Positivista por uma Epistemologia Construtivista Epistemologia Positivista o Ciência –objecto de conhecimento: Conhecer as entidades e leis existentes no mundo o Actividade Científica –Descoberta o Conhecimento como abstracções estáticas Epistemologia Construtivista o Ciência –Projecto de conhecimento Intencionalidade o Construção Humana a partir do real o Actividade científica – Invenção o Conhecimento como descrição das transformações observadas, experiência cognitiva controlada dos fenómenos o Redefinição do método – necessidade de novos princípios metodológicos

22 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Características da Ciência Contemporânea: epistemologia e discurso Substituição do Discurso Científico Cartesiano pelo Novo Discurso Científico Preceitos do Discurso Científico Cartesiano: o Evidência o Reducionismo o Causalismo o Exaustividade Preceitos do Novo Discurso Científico: o Pertinência o Globalismo o Teleologismo o Agregatividade

23 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade A filosofia da relação Ciência / Sociedade Que relação entre a Ciência e a Sociedade? Na complexa relação que existe entre a Sociedade Contemporânea e a Ciência, não só a Ciência fala à Sociedade como já fazia na Sociedade Industrial mas também a Sociedade responde à Ciência. A distinção mais importante entre a Sociedade Industrial e a Sociedade de Informação está no modo de produção do conhecimento (Modo 2 de Produção Científica,contextualizado e baseado na solução, em vez do Modo 1, descontextualizado e baseado na explicação da Sociedade Industrial).

24 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade A filosofia da relação Ciência / Sociedade Modo 1 o Contexto académico o Disciplinar o Perceptualmente homogénio o Definição interna de qualidade e relevância pelos pares o Organização hierárquica e estática o Responsabilidade interna o Liberdade académica e procura de conhecimento Modo 2 o Contexto de aplicação o Multidisciplinar o Perceptualmente heterogénio o Definição externa de qualidade e relevância o Organizações ad-hoc, não-hierárquicas, estruturas horizontais o Responsabilidade externa o Interesses e stake-holders definem a agenda

25 A filosofia da relação Ciência / Sociedade Também importante é o condicionamento da Ciência pela Sociedade em rede ( Ciência em Rede), que exige que a Ciência seja não só fiável (como na Sociedade Industrial) mas também socialmente robusta e capaz de transdisciplinaridade Ainda fundamentais para a relação contemporânea entre a Ciência e a Sociedade são o condicionamento do conhecimento científico pela natureza (Ciência da Sustentabilidade) e a complexa relação entrea Ciência, Sociedade e Governo (Modelo da Tripla Hélice). DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

26 A especificidade da Filosofia de certas ciências: o caso da Química A FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS tem sido e ainda é dominada pela FILOSOFIA DA FÍSICA. Desde 1994 que aparece com características muito próprias a FILOSOFIA DA QUÍMICA cujas revistas principais são: o HYLE o FONDATIONS OF CHEMISTRY DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade

27 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade Evolução da Relação da Ciência com a Filosofia: o Ciência auto-suficiente Ciência baseada em pressupostos não científicos (filosóficos), nomeadamente de realismo ontológico e epistemológico e ainda num pressuposto ético que constituem as bases não científicas da ciência (Artigas). o Ciência unidimensional constituída pela acumulação de conhecimentos Ciência tridimensional: actividade humana dirigida por objectivos; método para conseguir os fins dessa actividade & conjunto de resultados obtidos pela aplicação desse método (Artigas) o Ciência em que o papel do Homem tinha sido diminuído pelas revoluções copernicianas e darwinianas Ciência em que o papel do Homem aparece revalorizado (princípio antrópico) o Filosofia redundante e imiscível com a ciência Filosofia necessária para validar hipóteses científicas (Bunge) CONCLUSÃO: A filosofia da relação Ciência / Filosofia

28 DUARTE COSTA PEREIRA Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade http//:www.novaecs.net FIM

29 Bibliografia Costa Pereira,D.,Nova Educação na Nova Ciência para a Nova Sociedade, Editora da Universidade do Porto (2007) Artigas, M., The Mind of the Universe,Templeton Foundation Press (2001) Graham, C., Smith, R., Transdisciplinarity in Practice, University of Queensland (2002)


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