A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Graziela Fátima Giacomazzo –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Graziela Fátima Giacomazzo –"— Transcrição da apresentação:

1 Graziela Fátima Giacomazzo – gfg@unesc.net
BD-253 METODOLOGIA PRESENCIAL ON-LINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA UNESC Graziela Fátima Giacomazzo – Elisa Netto Zanette – Elisa Netto Zanette - currículo:  Graduada em Matemática e Biologia, Especialista em Matemática e Educação a Distância e Mestre em Educação. Professora, Coordenadora do Setor de Educação a Distância da Unesc, Coordenadora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do  Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma/SC. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq/Unesc em Educação a Distância na Graduação e Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (GPIECD) da Unesc. 

2 Introdução Metodologia e recursos na Educação a Distância (EaD);
Aula presencial on-line em um Curso Superior de Tecnologia na modalidade a distância; Contextualização do curso: perfil dos alunos; natureza do curso; avaliação; percepção dos acadêmicos; Resultados Preliminares. Palavras chave: Metodologias; Presencial on-line; Educação a Distância.

3 Fundamentos Teóricos O desenvolvimento e a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ampliam as possibilidades metodológicas nos modelos EaD; Propiciam novas arquiteturas didáticas agregando os dispositivos de áudio e vídeo de forma síncrona e ou assíncrona; Proposições não excludentes: por exemplo, materiais impressos, ainda são necessários, quando o acesso à internet não é possível ou nos problemas de recepção e transmissão do sinal para os dispositivos fixos e móveis. Necessidade de domínio tecnológico: “conjunto de competências relacionadas ao uso dos recursos tecnológicos empregadas tanto na modalidade presencial, semipresencial ou totalmente a distância” (MACHADO, LONGHI E BEHAR, 2013, p.57).

4 Fundamentos Teóricos Tendências em EaD - Universidades do Século XXI: “ [...] nas instituições de ensino superior, encontram-se as universidades híbridas, em que há ensino presencial e a distância de forma complementar, e as universidades virtuais”” (GIACOMAZZO, 2014, p.69) . Convergência das duas modalidades de ensino se relaciona diretamente ao uso adequado e intensivo das TIC e já tem dado resultados positivos; As sinergias positivas entre elas ocorrem pelas inovações trazidas pela EaD e pela longa experiência científica e docente das universidades presenciais, assegurando a qualidade acadêmica. (BELLONI, 2011); Interação mediada por recursos de áudio e vídeo, colaboram com a afetividade on-line (ferramentas de comunicação síncrona: sistemas de webconferência, fórum e chat); Favorecem adoção de metodologia presencial on-line, a participação ativa dos acadêmicos nos processos, aproximando as modalidades de ensino presencial e a distância para além dos recursos que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) propiciam. O uso de diferentes tecnologias deve ser compatível com a opção metodológica dos cursos e o perfil do público alvo.

5 Contexto Histórico – EAD UNESC
Constituído GT EAD (Sistema Acafe – Unirede-SC)  Implantação do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) LearnLoop  Formalizado do Setor de EaD (SEAD) – Resolução n. 09/2003; Primeiras disciplinas semipresenciais como projeto experimental  Credenciamento MEC para Especialização a Distância.  Integração dos sistemas acadêmico e AVA. Normatização: disciplinas EAD nos cursos de graduação: Resolução n.10/2008 Implantação: Projeto lousas digitais interativas (LDI). Credenciamento MEC para Graduação a Distância PORTARIA N.45, de 22/01/2013 Inicio de oferta de curso de graduação na EAD 1º curso: Tecnologia em Gestão Comercial (CPC:5) PORTARIA N. 33, de 31/01/2013 Implantação do AVA Moodle nos cursos de graduação a distância. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) Universidade Comunitária  , localizada em Criciúma/SC, com um polo sede. Cursos de Graduação: 52 presenciais e 05 na modalidade a distância. Especialização – diversos; cursos técnicos (PRONATEC alunos), colégio Unesc (+400 alunos) Mestrado: 05 ( Doutorado: 02; Total de alunos: Projeto TV na escola e os desafios de hoje

6 Curso de Tecnologia em Gestão Comercial
Presencial – 10 anos Na modalidade a distância: Início em 29/07/2013 Parcerias: CORE-SC (Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de SC); SIRECOMSUL-SC (Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul de Santa Catarina).  Objetivo: Formar profissionais para atuar em diversos segmentos da área comercial, apresentando as atuais ferramentas de gestão, comunicação, vendas, empreendedorismo, entre outras. Integralização: Duração mínima de 2,5 anos Local de Funcionamento: Campus Criciúma – polo sede Vagas oferecidas: 120 vagas anuais Formas de Ingresso: Semestral pelo Sistema de Ingresso por Mérito – SIM Unesc Periodicidade de Oferta das Disciplinas: Semestral Carga Horária Total do Curso: 1.620h Aula presencial on-line: semanal. Valor: R$ 289,34

7 06 aulas presenciais online (2h/a cada)
Metodologia Presencial On-line Organização das Disciplinas Semestral: 6 disciplinas; 2 disciplinas concomitantes num período de 06 semanas; Disciplina I Disciplina 2 06 aulas presenciais online (2h/a cada) Média de 30 vídeoaulas gravadas por disciplina. 04 h/a de tutoria semanal (24h/a – 4 créditos)

8 Metodologia Presencial On-line
Planejamento Estruturado Planejamento antecipado da aprendizagem por meio dos roteiros de aula semanais (indicações de leitura no livro da disciplina, atividades, videoaulas e outros recursos). Aulas por conferência via Web ou Chat Aulas semanais com cronograma e tempo definidos para as Disciplinas 1 e 2; Gravadas em tempo real – sala de aula; Opção do acadêmico: presencial UNESC (média:35%) ; a distância (média: 20%) por meio da Internet; ou posterior em vídeo-aula; Professor planeja este tempo entre atividades comentadas, debate on-line e aprofundamento teórico do conteúdo.

9 Metodologia Presencial On-line
Recursos Ambiente Virtual de Aprendizagem Livros Didáticos Vídeoaula Roteiro de Aprendizagem Tutoria Presencial (polo sede) On-line (chat, fórum e conferência via Web) Cronograma informado no inicio das disciplinas Monitoria Presencial (polo sede) On-line (fórum) Telefone/Fax Matutino, Vespertino e Noturno – 2ª feira à 6ª feira

10 Avaliação Institucional-SEAI
Metodologia Presencial On-line Avaliação da aprendizagem Processo investigativo, interativo e permanente de apropriação e redimensionamento do conhecimento. Objetiva a melhoria dos indicadores avaliados com vistas à manutenção, renovação e melhorias nos processos. Processual (Regimento da UNESC/artigos 86-91) A distância – semanal com atividades no AVA Presencial – aos sábados, no final do Bloco de 2 disciplinas; Recuperação e Provas em Época Especial A distância – no processo; Presencial – em cronograma pré-estabelecido no inicio das disciplinas. Avaliação Institucional-SEAI On-line ao final de cada bloco de 2 disciplinas É avaliado o desempenho docente e discente (autoavaliação), material pedagógico, infraestrutura tecnológica.

11 Metodologia Presencial On-line
Requisitos Técnicos e Pedagógicos A opção pelo modelo requer estrutura física, tecnológica e pedagógica; Equipe de profissionais para suporte técnico aos docentes e discentes no uso das ferramentas de Webconferência, Fórum ou Chat e gravação de vídeo-aulas; Estrutura Física: Sala de aula especial (acústica adequada), iluminação, lousa digital e demais equipamentos/mobiliários necessários para alunos presenciais. Recursos de dispositivos de áudio, vídeo, som, microfones, webcam e uma plataforma de conferencia via web. Requisitos de conexão: Rede do Local da Transmissão; Link de Transmissão; Link de Recepção para participantes e usuários finais das aplicações; Conexão: DSL/cabo (recomendada conexão cabeada) para apresentadores e administradores.

12 Docência na EaD Unesc Professor Autor: Produz o material didático da disciplina. O coordenador acompanha a produção do conteúdo do material didático; O conteúdo é submetido a revisão e a diagramação; catalogação; ISBN e Impressão do Livro; Professor da disciplina: Grava e ministras as aulas presenciais online, elabora roteiros de aula, atividades, avaliações presenciais e a distância, aplica a avaliação presencial (e a recuperação) e acompanha a tutoria parcial/on-line. O assessor pedagógico orienta as atividades pedagógicas, roteiros de aulas, avaliações, organização da sala virtual; O coordenador, tutor e monitores acompanham as aulas presenciais/on-line; Professor tutor: Acompanha o acadêmico em todas as disciplinas durante o curso e é responsável por ações de motivação, orientação, ..., auxiliar o professor da disciplina na correção de atividades e demais avaliações.

13 Apoio ao Docente: Modelo EAD – Unesc
Professor da Disciplina Assessor Pedagógico SEAD Revisor/ Diagramador Produtor e Editor de vídeos Professor Tutor Monitor Equipe técnica TI e SEAD Coordenação do curso

14 Responsabilidade, Comprometimento, Interesse, Autonomia, ....
Discente – Novos Espaços Participação semanal nas aulas – presencial online; Estudos a partir do livro didático, videoaulas e materiais complementares; Resolução semanal das atividades a distância; Contatos em caso de dúvidas: tutor – pedagógico; monitor – técnico; secretaria/coordenação – administrativo; Avaliação presencial obrigatória ao final da disciplina; Avaliação Institucional ao final da disciplina. Responsabilidade, Comprometimento, Interesse, Autonomia, ....

15 Objetos de Aprendizagem
Formação Docente e Discente Educação Presencial  Educação a Distância. Novas necessidades  de entidade individual para coletiva  foco na aprendizagem  melhorias nos recursos tecnológicos para comunicação e interação. Professor e Aluno Portais Educacionais AVAs Web 2.0 Dispositivos Móveis Conferências via Web Lousas Digitais Objetos de Aprendizagem

16 Perfil do Acadêmico I Turmas 1 e 2 = 103 acadêmicos;
Valor: R$ 289,34 Gráfico 1: Perfil ds Acadêmicos I Fonte: Dados da Pesquisa (2014) Turmas 1 e 2 = 103 acadêmicos; AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera)  73,79% AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense)  18,45% AMUREL (Associação dos Municípios da região de Laguna)  1,94% Outras: 5,83% Opção institucional por iniciar a graduação a distância com um polo somente, limitou o acesso ao curso para estudantes geograficamente próximos da UNESC.

17 Perfil do Acadêmico II Gráfico 2: Perfil dos Acadêmicos II
Fonte: Dados da Pesquisa (2014) Valor: R$ 289,34

18 Perfil do Acadêmico II 66,02% (68) - sexo masculino e 33,98% (35) - sexo feminino. 87,38% - idade entre 20 e 40 anos: 42,72% (30 à 40 anos); 44,66% (20 à 29 anos); 9,71% (+ de 40 anos); 2,91% (17 à 19 anos). Evasão nas duas turmas (1ª fase) - 9,59% (11)  10 eram do sexo masculino. Média de evasão na educação presencial nos 10 anos de curso  12,48%. 2ª fase da turma 1 EAD, a evasão registrada foi de 16,39%. Censo EaD.BR (ABED, 2012)  evasão de 11,74% em 2012, 20,5% em 2011 e 18,6% em 2010.

19 Diferenciais nas aulas presenciais on-line
Acadêmico: Opção de participação presencial (interação com colegas e professor); Participação on-line: imagem e o som dos conferencistas em seu computador; comunicação e interação com perguntas, comentários e contribuições na “sala de bate-papo” ou “chat”. O áudio e o vídeo liberados pelo professor (momentos oportunos) Docente: Facilidade de comunicação e interação com os acadêmicos; Possibilidade de interação em atividades (situações/problema) nos debates; Feedback em tempo real; Produção de um significativo acervo de videoaulas em espaço de familiaridade de sala de aula com lousa digital; Autonomia na gravação de áudio, vídeo e dados, pelo sistema webconferência. RE (Recursos Educacionais): Recursos educacionais disponibilizados no AVA para acesso assíncrono; Reproduzidas e editadas; Adaptados e reutilizados (REA) de acordo com os interesses e as necessidades da instituição mediante licença de uso de direito de áudio e imagem; Podem ser parte de uma disciplina ou de um curso, utilizado na graduação ou na extensão. .

20 Avaliação na Ótica do Acadêmico – 2013-2
Alguns dados: 1ª fase do curso de Tecnologia em Gestão Comercial Amostra 49 acadêmicos (75% do total – 64). Autoavaliação: Participação ativa das atividades propostas pelo professor em fóruns, chats, webconferências e/ou reuniões virtuais: Média Ponderada: 8,05; Participação de forma satisfatória: 77,44%; Não satisfeitos: 6,99%  causas: tipo de conexão; local e recursos (acadêmicos com compromissos profissionais, muitos viajam durante a semana para realizar suas atividades em outras cidades da região, não garantindo conexão adequada). Contribuição dos recursos didáticos como textos, gráficos e videoaulas, incluindo as vídeos webconferências para o aprendizado: Média Ponderada: 8,50; Contribuição de forma satisfatória: 85,61%; Vídeo webconferências acessadas de forma síncrona e assíncrona (material didático complementar) MS S PS I MI NA NR 32,24% 46,20% 12,99% 5,27% 1,72% 0% 2,61% MS = Muito satisfeito; S = Satisfeito; PS = Parcialmente satisfeito; I = Insatisfeito; MI = Muito insatisfeito; NA = Não sei avaliar; NR = Não respondeu (2,61%). MS S PS I MI NA NR 38,62% 46,99% 7,21% 2,79% 0,54% 0% 3,86%

21 Avaliação na Ótica do Acadêmico – 2013-2
1ª fase do curso de Tecnologia em Gestão Comercial Amostra 49 acadêmicos (75% do total – 64). Se os docentes articulam teoria e prática nos ambientes de interação (AVA, webconferência): Média Ponderada: 8,23 Satisfação com a articulação entre teoria e prática (75,38%). Estes dados, diante da metodologia adotada, são essenciais para redirecionar a práxis pedagógica; Espera-se que nas webconferencias, chat ou fórum que os docentes possam potencializar a interação, ou seja, trabalhar a partir das problemáticas elencadas nas atividades e ou trazendo-as para serem debatidas juntamente com os discentes. MS S PS I MI NA NR 39,96% 35,42% 16,34% 5,47% 0,54% 0% 2,26% MS = Muito satisfeito; S = Satisfeito; PS = Parcialmente satisfeito; I = Insatisfeito; MI = Muito insatisfeito; NA = Não sei avaliar; NR = Não respondeu (2,61%).

22 Resultados Preliminares
A metodologia presencial on-line em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial mostra-se promissor para atender o perfil dos discentes, visto que propicia aos mesmos, estarem presencialmente na universidade ou a distância. Os dados revelam que os alunos aprovam a metodologia. Há um alto grau de satisfação em relação ao uso dos ambientes de webconferência na aprendizagem. As metodologias atuais na EaD estão incluindo maior número de TIC. Propiciam novas arquiteturas didáticas agregando os dispositivos de áudio e vídeo de forma síncrona e ou assíncrona. Os sistemas de Webconferência exigem recursos tecnológicos, principalmente conexão, por meio de links dedicados. Entende-se que a universidade deva garantir a transmissão com alta qualidade. MS = Muito satisfeito; S = Satisfeito; PS = Parcialmente satisfeito; I = Insatisfeito; MI = Muito insatisfeito; NA = Não sei avaliar; NR = Não respondeu (2,61%).

23 Resultados Preliminares
Em relação aos docentes, a familiarização tem acontecido rapidamente, contudo necessitam de equipes de apoio tecnológico permanente durante suas aulas. Os discentes se inserem facilmente, organizando-se com seus equipamentos, tendo orientação por meio da equipe de monitores para suas dificuldades tecnológicas. As aulas presenciais on-line por meio de webconferências colaboram com a aproximação entre docentes e discentes; possibilitam o compartilhamento de dados, informações, constituindo um grande acervo de recursos educacionais que podem ser reutilizados. Mesmo exigindo recursos tecnológicos, conexão de alta qualidade as aulas presenciais on-line tem se mostrado relevante no processo de aprendizagem dos acadêmicos. MS = Muito satisfeito; S = Satisfeito; PS = Parcialmente satisfeito; I = Insatisfeito; MI = Muito insatisfeito; NA = Não sei avaliar; NR = Não respondeu (2,61%).

24 Referências BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e mídia-educação na formação profissional. Brasília: Senado Federal, Disponível em Acesso em: 09 out 2012. CENSO EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil/[traduzido por Opportunity Translations]. – Curitiba: Ibpex, 2013. GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Ciência Modo 2 e o Ensino nas Universidades do Século XXI: Mestrado Profissional, Redes e Educação a Distância. 225f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2014. MACHADO, Letícia Rocha; LONGHI, Magalí Teresinha; BEHAR, Patrícia Alejandra. Domínio Tecnológico: saberes e fazeres na educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, P REA-Brasil. Recursos Educacionais Abertos. Home. Disponível em: Acesso em 10 abr 2014. MS = Muito satisfeito; S = Satisfeito; PS = Parcialmente satisfeito; I = Insatisfeito; MI = Muito insatisfeito; NA = Não sei avaliar; NR = Não respondeu (2,61%).

25 Graziela Fátima Giacomazzo – gfg@unesc.net
Elisa Netto Zanette –


Carregar ppt "Graziela Fátima Giacomazzo –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google