A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O poder das perguntas O que é?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O poder das perguntas O que é?"— Transcrição da apresentação:

1 O poder das perguntas O que é?
SÓCRATES ( a.C.) O poder das perguntas O que é? reidaverdade.com

2 Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. Unir o saber ao fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral.

3 Procurava um fundamento último para as interrogações humanas - O que é o bem? O que é a virtude? O que é a justiça? A pergunta fundamental que Sócrates tentava responder era: o que é a essência do homem? Ele respondia dizendo que o homem é a sua alma - a sede da razão, o nosso eu consciente, que inclui a consciência intelectual e a consciência moral, que distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.

4 O autoconhecimento era um dos pontos básicos de sua filosofia
O autoconhecimento era um dos pontos básicos de sua filosofia. “Conhece-te a ti mesmo”, frase inscrita no Oráculo de Delfos, era a recomendação básica feita por Sócrates a seus discípulos. A primeira virtude do sábio é adquirir consciência da própria ignorância - “Sei que nada sei”.

5 DOIS DIÁLOGOS: Ironia:(interrogação)Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber. O que é o bem? O que é a justiça? E a coragem? Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as contradições e os novos problemas que surgiam a cada resposta. Seu objetivo inicial era demolir, nos interlocutores, o orgulho, a arrogância e a presunção do saber.

6 Maiêutica: Libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, os interlocutores, se tornavam discípulos e podiam então iniciar o caminho da reconstrução de suas próprias ideias. Novamente, Sócrates lhes propunha uma série de questões habilmente colocadas, para a concepção de ideias - a chamada maiêutica, termo grego que significa “arte de trazer à luz”


Carregar ppt "O poder das perguntas O que é?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google