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PublicouÍsis Canto Alterado mais de 9 anos atrás
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Belém - 9 de fevereiro de 2015 Maria Emilia Aracema
AC2 - Aracema Consultoria e Capacitação Farmacêutica Bioquímica Belém - 9 de fevereiro de 2015
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“Não se gerencia o que não se mede;
Não se define o que não se entende; Não há sucesso no que não se gerencia!”
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“Não se gerencia o que não se mede;
Não se define o que não se entende; Não há sucesso no que não se gerencia!”
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Implantar um Sistema de Medição Relembrar conceitos.
INDICADORES Implantar um Sistema de Medição Relembrar conceitos.
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O QUE ENTENDEMOS POR SISTEMA?
Etapas para a implantação de um Sistema de Medição de Desempenho Organizacional - SMDO
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SISTEMA Forma de organização; Redutor de erros;
Um todo formado por partes que funcionam de forma padronizada; Pode ser criado em resposta a necessidade específica; Ferramenta principal: a informação SISTEMA
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INFORMAÇÃO O que definimos/consideramos por/como INFORMAÇÃO?
Diferenciar: Dado e Informação. INFORMAÇÃO
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INFORMAÇÃO Resultado de um processamento;
Manipulação e organização de dados; Contribui para o conhecimento de um sistema. INFORMAÇÃO
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INFORMAÇÃO Ligada conceitualmente a:
Comunicação; Padronização; Controle; Dados; Percepção e representação do conhecimento. INFORMAÇÃO
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INFORMAÇÃO EVITAR A BUROCRACIA DESNECESSÁRIA FACILITAR E NÃO ENGESSAR
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Importante!!!! Acertividade!!!
A informação deve ser clara e não deixar margem de dúvidas para quem a recebe! Importante!!!! Acertividade!!!
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ACERTIVA INEQUÍVOCA OBJETIVA CLARA INFORMAÇÃO
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Uma professora de piano e órgão, solteirona convicta, muito admirada por ser a única pianista na cidadezinha, recebe uma chamada telefônica do padre, avisando-a da sua visita para a felicitar pelo seu 85º aniversário.
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Quando o padre chega à casa da velhinha, dá-se conta que, sobre o órgão, há uma jarra de vidro cheia de água com uma camisinha flutuando lá dentro.
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O padre não consegue acreditar no que vê e tenta disfarçar o seu assombro diante da professora.
Após alguns momentos de conversa, falando sobre a vida da anciã, e de já ter tomado dois cafezinhos, o padre continua atônito olhando aquela camisinha flutuando na jarra de vidro. Não aguentando mais, decide matar a sua curiosidade.
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- Perdoe-me, filha, mas poderia explicar-me o que é aquilo?
(Apontando a jarra com a camisinha…)
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“Ah, claro que sim,padre, uma coisa maravilhosa
“Ah, claro que sim,padre, uma coisa maravilhosa. O ano passado estava eu caminhando pela cidade e, de repente, vi um envelopinho no chão que dizia em letras muito pequenas: “Coloque-o sobre o órgão, mantenha-o úmido e prevenirá qualquer enfermidade”. E desde então, nem gripe me tem dado!!”
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Mas, afinal O que é um INDICADOR?
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Definição Nome = Valor a ser analisado N / descrição X Total
“N” número = base 10 OBS: Sempre descrever o resultado: %, /mês, /horas aula, etc ... Definição
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Indicador é uma variável, construída à partir de dados que se descreve dentro de um contexto apropriado – uma determinada realidade, podendo ser utilizado como ferramenta para avaliar mudanças nos processos que definem essa situação. Definição
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Indicadores se constituem uma ferramenta que dá solidez ao gerenciamento.
Definição
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Instrumento de planejamento
Traçar ( e rever) metas Para que servem?
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Para que servem? Instrumento de gestão Avaliar;
Acompanhamento de processo; Tomada de decisões ( à partir de cenários) Para que servem?
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Para que servem? Onde utilizar?
Instrumento de gestão Um indicador é uma INFORMAÇÃO que permite: indicar, apontar, anunciar as tendências de estado de alguma coisa. Para que servem? Onde utilizar?
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Onde utilizar os indicadores?
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Organização Processo Trabalho/Executor Onde utilizar?
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Organização Grego = “ORGANON”
Instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Forma como um sistema se dispõe para atingir resultados específicos; Entidade social formada por 2 ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em um determinado ambiente, visando um objetivo coletivo. Organização
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itens de controle e verificação
resultados produtos serviços matéria-prima insumos PROCESSO SAÍDAS ENTRADAS itens de controle e verificação
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Trabalho/Executor
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3 níveis (utilizam fontes de dados diferenciadas)
Manual da Organização Manual da Qualidade Quadro Estratégico Comum Procedimentos 3 níveis (utilizam fontes de dados diferenciadas)
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Fonte de dados
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CONHECER A ORGANIZAÇÃO
Conhecimento do passado; Momento atual; Direcionamento do futuro CONHECER A ORGANIZAÇÃO
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VISÃO ESTRATÉGICA Missão; Visão; Valores; Fatores Críticos de Sucesso;
Macro e Micro processos. VISÃO ESTRATÉGICA
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MISSÃO VISÃO O que desejo ser? Quem nós somos? Aonde quero chegar?
Crenças, convicções Qual o nosso propósito? MISSÃO VISÃO
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FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
O que devemos focar? Macro Processos Relacionados diretamente com o cliente/usuário e fornecedores; Compõe-se de micro processos. Micro processos; Melhoria da qualidade dos serviços. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
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VALORES INSTITUCIONAIS
Elementos motivadores que direcionam as ações. Ex: excelência, inovação, respeito pelo indivíduo, participação, parceria, transparência ... Qualificação! VALORES INSTITUCIONAIS
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QUALIFICAÇÃO FORMAÇÃO TREINAMENTO EXPERIÊNCIA HABILIDADES
Convém que o pessoal responsável pelas opiniões e interpretações incluídas em relatórios de ensaio, além das qualificações, treinamento e experiência apropriadas e conhecimento satisfatório do ensaio realizado, também tenha: Conhecimento pertinente da tecnologia usada para a fabricação dos itens, materiais, produtos, etc ensaiados ou o modo como estes são usados ou a forma como se pretende usá-los e dos defeitos ou degradações que possam ocorrer durante ou em serviço, Conhecimento dos requisitos gerais expressos na legislação e nas normas; Um entendimento da importância dos desvios encontrados, referentes ao uso normal dos itens, materiais, produtos etc em questão. EXPERIÊNCIA HABILIDADES Agência Nacional de Vigilância Sanitária
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Vamos ver como funciona?
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“Prestar atendimento laboratorial, científico e tecnológico como referência estadual, à Vigilância em Saúde, garantindo qualidade nos serviços oferecidos à sociedade.” MISSÃO – LACEN/PA
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VISÃO (de futuro) – LACEN/PA
“Ser referência regional em Laboratório de Saúde Pública, com reconhecimento nacional.” VISÃO (de futuro) – LACEN/PA
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Política da Qualidade e Biossegurança
LACEN-PA assegura a qualidade dos ensaios e a credibilidade e confidencialidade dos seus resultados, visando atender e satisfazer os seus usuários, mediante a correta aplicação dos métodos analíticos preconizados, do cumprimento dos requisitos da legislação e das normas nacionais, das políticas e da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança e do compromisso com a melhoria contínua das práticas laboratoriais e de biossegurança.” Política da Qualidade e Biossegurança
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Compromisso com o trabalho seguro: trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Satisfação dos clientes: busca atender as expectativas dos clientes internos e externos. VALORES
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Aprimoramento contínuo: colaboradores e unidade buscando a excelência profissional.
Compromisso com o SUS: respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do sistema, considerando seus princípios: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e da participação popular. VALORES
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Responsabilidade social: cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral. Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida do profissional e a do cidadão. VALORES
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OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Capacitar 100% dos colaboradores em suas respectivas áreas de atuação; Contemplar 100 % dos equipamentos em um plano de gestão que inclua manutenção preventiva e corretiva, aferição, qualificação, calibração e certificação quando necessário; OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
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OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Acreditar o laboratório de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio em pelo menos 2 setores (HIV na Biologia Médica e Medicamentos em Produtos); OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
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ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO
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ETAPAS Definir a unidade de implantação;
Conceituação, definir a MISSÃO, VISÃO e OBJETIVOS ESTRATÉGICOS; Elencar os Fatores Críticos de Sucesso FCS; Formatar indicadores preliminares; Apresentar à Alta Direção para aprovação; Definir os Indicadores a serem implantados; ETAPAS
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ETAPAS Coleta, formatação, análise e divulgação.
Após a escolha dos Indicadores a serem implantados é necessário definir responsabilidades: Coleta, formatação, análise e divulgação. Quem fará? Onde fará (fontes de dados), quem analisa? Com que periodicidde? Como e para quem será divulgado? ... ETAPAS
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Existe apenas um tipo de indicador?
Tipos de indicadores
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TIPOS DE INDICADORES Estratégicos Produtividade Qualidade Impacto
Capacidade TIPOS DE INDICADORES
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INDICADORES ESTRATÉGICOS
Informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de seus objetivos estratégicos. Refletem o êxito alcançado na implantação da Missão, Visão, Valores, Fatores críticos de sucesso INDICADORES ESTRATÉGICOS
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INDICADORES ESTRATÉGICOS
Perguntas a serem respondidas: Missão: Por que a Instituição existe? Para quem? O que faz? Como faz? Visão: O que a Instituição pretende no futuro? (ambição, objetivo) INDICADORES ESTRATÉGICOS
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INDICADORES ESTRATÉGICOS
Perguntas a serem respondidas: Fatores Críticos de Sucesso: Quais são as atividades (ações) absolutamente necessárias para alcançar o proposto na Missão/Visão? Quais são as áreas a serem priorizadas? Macroprocessos INDICADORES ESTRATÉGICOS
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INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Medem: Grau de utilização de recursos utilizados para a geração de produtos e serviços; Permitem uma avaliação do esforço empregado para gerar produtos e serviços. INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
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INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Indicador relacionado à EFICIÊNCIA: A comparação do resultado obtido na medição de um INDICADOR DE PRODUTIVIDADE contra o valor de referência definido pela Instituição para um determinado processo é chamado de EFICIÊNCIA. Foco no processo; Fazer certo a coisa; Otimização de recursos. INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
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INDICADORES DE QUALIDADE
Focam as medidas de satisfação dos clientes/usuários e as características do produto/serviço; Medem/refletem: Como o serviço é percebido pelo cliente/usuário; A capacidade de um processo em atender as exigências dos clientes/usuários; Fornecedores. INDICADORES DE QUALIDADE
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INDICADORES DE QUALIDADE
Indicador relacionado à EFICÁCIA: A comparação do resultado obtido na medição de um INDICADOR DE QUALIDADE contra o valor de referência definido pela Instituição para um determinado processo é chamado de EFICÁCIA. Foco no produto; Fazer a coisa certo; Otimização de recursos. INDICADORES DE QUALIDADE
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EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL
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INDICADORES DE IMPACTO
Indicador relacionado à EFETIVIDADE: Uma Instituição, para ser EETIVA, precisa antes ser EFICIENTE e EFICAZ. Foco nas “consequências”; Fazer a coisa certo da maneira certa; Apresenta resultados globais; Revisão e análise de metas. INDICADORES DE IMPACTO
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INDICADORES DE CAPACIDADE
Medem: a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. INDICADORES DE CAPACIDADE
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Por que criar um sistema de medição organizacional com base em indicadores? CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Auxiliar na medição e controle do desempenho organizacional; Apontar a direção para melhorias; Identificar e comunicar o que é importante na Organização; Motivar, influenciar o comportamento dos funcionários/servidores CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Como fazer? Quais os cuidados a serem tomados? Escolher com atenção. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Derivar da Visão Estratégica; Reduzir o número de dados a serem analisados; Atender os atributos do indicador. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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ATRIBUTOS DO INDICADOR
Mensurável Poder de ser medido, quantificado; Viabilidade Disponibilidade de fontes, custo, esforço; Sensível Capacidade de refletir mudanças – controle do processo; Compreensível Entendido pelo grupo ATRIBUTOS DO INDICADOR
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Fundamental... Que os indicadores sejam diretamente direcionados para a tomada de decisões, servindo de base para a revisão de metas já estabelecidas. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Fundamental... Não agreguem mais trabalho no dia a dia, nem tempo excessivo para serem coletados e obtidos; Permitir a análise de forma prática e objetiva; Que haja participação dos envolvidos em sua elaboração. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
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OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Estabelecer/Construir indicadores Estratégicos, de Qualidade, de Produtividade, de Efetividade e/ou Capacidade em 100% das Seções do Laboratório; OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
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PONTOS A DEFINIR
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SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Padrão de referência/meta a ser alcançada; Históricos: desempenho anteriores; Conhecido/Aceito: base científica; Proposto/Colocado: resposta à um programa; Concorrência/Comparativo: entre instituições SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
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Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística
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Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística
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Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística
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SISTEMA DE INDICADORES
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SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Definição de “O que medir”; Identificação da fonte de dados (coleta); Padrão de referência/meta a ser alcançada; Sistema de informação; Gerenciamento do processo como um todo (definições de atribuições); Criar “sistema de alerta” SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
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SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Fatôres Críticos de Sucesso; Quais são as atividades cujo atendimento é ABSOLUTAMENTE necessário para o êxito na implantação da MISSÃO e VISÃO? Quais são as áreas que devem ser priorizadas? SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
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SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Definição de “O que medir”; Identificação da fonte de dados (coleta); Padrão de referência/meta a ser alcançada; Sistema de informação; Gerenciamento do processo como um todo (definições de atribuições); Criar “sistema de alerta” SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
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SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Criar “sistema de alerta” São mecanismos,maneiras de dar visibilidade ao resultado atingido em comparação à meta estipulada. SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
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0 A 60 % - Crítico 61 A79 % - Alerta 80 A 100 % - Desejável ALERTAS
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SISTEMA DE INDICADORES
Limitações... Um indicador não diz o que fazer para melhorar, ele apenas oferece relações numéricas que refletem um cenário específico. SISTEMA DE INDICADORES
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Parece impossível?
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O IMPOSSÍVEL É FREQUENTEMENTE O QUE NÃO TENTAMOS…
LEMBRE-SE: O IMPOSSÍVEL É FREQUENTEMENTE O QUE NÃO TENTAMOS…
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