A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Belém - 9 de fevereiro de 2015 Maria Emilia Aracema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Belém - 9 de fevereiro de 2015 Maria Emilia Aracema"— Transcrição da apresentação:

1 Belém - 9 de fevereiro de 2015 Maria Emilia Aracema
AC2 - Aracema Consultoria e Capacitação Farmacêutica Bioquímica Belém - 9 de fevereiro de 2015

2

3

4

5

6

7 “Não se gerencia o que não se mede;
Não se define o que não se entende; Não há sucesso no que não se gerencia!”

8 “Não se gerencia o que não se mede;
Não se define o que não se entende; Não há sucesso no que não se gerencia!”

9 Implantar um Sistema de Medição Relembrar conceitos.
INDICADORES Implantar um Sistema de Medição Relembrar conceitos.

10 O QUE ENTENDEMOS POR SISTEMA?
Etapas para a implantação de um Sistema de Medição de Desempenho Organizacional - SMDO

11 SISTEMA Forma de organização; Redutor de erros;
Um todo formado por partes que funcionam de forma padronizada; Pode ser criado em resposta a necessidade específica; Ferramenta principal: a informação SISTEMA

12 INFORMAÇÃO O que definimos/consideramos por/como INFORMAÇÃO?
Diferenciar: Dado e Informação. INFORMAÇÃO

13 INFORMAÇÃO Resultado de um processamento;
Manipulação e organização de dados; Contribui para o conhecimento de um sistema. INFORMAÇÃO

14 INFORMAÇÃO Ligada conceitualmente a:
Comunicação; Padronização; Controle; Dados; Percepção e representação do conhecimento. INFORMAÇÃO

15 INFORMAÇÃO EVITAR A BUROCRACIA DESNECESSÁRIA FACILITAR E NÃO ENGESSAR

16

17 Importante!!!! Acertividade!!!
A informação deve ser clara e não deixar margem de dúvidas para quem a recebe! Importante!!!! Acertividade!!!

18 ACERTIVA INEQUÍVOCA OBJETIVA CLARA INFORMAÇÃO

19 Uma professora de piano e órgão, solteirona convicta, muito admirada por ser a única pianista na cidadezinha, recebe uma chamada telefônica do padre, avisando-a da sua visita para a felicitar pelo seu 85º aniversário.

20 Quando o padre chega à casa da velhinha, dá-se conta que, sobre o órgão, há uma jarra de vidro cheia de água com uma camisinha flutuando lá dentro.

21 O padre não consegue acreditar no que vê e tenta disfarçar o seu assombro diante da professora.
Após alguns momentos de conversa, falando sobre a vida da anciã, e de já ter tomado dois cafezinhos, o padre continua atônito olhando aquela camisinha flutuando na jarra de vidro. Não aguentando mais, decide matar a sua curiosidade.

22 - Perdoe-me, filha, mas poderia explicar-me o que é aquilo?
(Apontando a jarra com a camisinha…)

23 “Ah, claro que sim,padre, uma coisa maravilhosa
“Ah, claro que sim,padre, uma coisa maravilhosa. O ano passado estava eu caminhando pela cidade e, de repente, vi um envelopinho no chão que dizia em letras muito pequenas: “Coloque-o sobre o órgão, mantenha-o úmido e prevenirá qualquer enfermidade”. E desde então, nem gripe me tem dado!!”

24 Mas, afinal O que é um INDICADOR?

25 Definição Nome = Valor a ser analisado N / descrição X Total
“N” número = base 10 OBS: Sempre descrever o resultado: %, /mês, /horas aula, etc ... Definição

26 Indicador é uma variável, construída à partir de dados que se descreve dentro de um contexto apropriado – uma determinada realidade, podendo ser utilizado como ferramenta para avaliar mudanças nos processos que definem essa situação. Definição

27 Indicadores se constituem uma ferramenta que dá solidez ao gerenciamento.
Definição

28 Instrumento de planejamento
Traçar ( e rever) metas Para que servem?

29 Para que servem? Instrumento de gestão Avaliar;
Acompanhamento de processo; Tomada de decisões ( à partir de cenários) Para que servem?

30 Para que servem? Onde utilizar?
Instrumento de gestão Um indicador é uma INFORMAÇÃO que permite: indicar, apontar, anunciar as tendências de estado de alguma coisa. Para que servem? Onde utilizar?

31 Onde utilizar os indicadores?

32 Organização Processo Trabalho/Executor Onde utilizar?

33 Organização Grego = “ORGANON”
Instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Forma como um sistema se dispõe para atingir resultados específicos; Entidade social formada por 2 ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em um determinado ambiente, visando um objetivo coletivo. Organização

34 itens de controle e verificação
resultados produtos serviços matéria-prima insumos PROCESSO SAÍDAS ENTRADAS itens de controle e verificação

35 Trabalho/Executor

36 3 níveis (utilizam fontes de dados diferenciadas)
Manual da Organização Manual da Qualidade Quadro Estratégico Comum Procedimentos 3 níveis (utilizam fontes de dados diferenciadas)

37 Fonte de dados

38 CONHECER A ORGANIZAÇÃO
Conhecimento do passado; Momento atual; Direcionamento do futuro CONHECER A ORGANIZAÇÃO

39 VISÃO ESTRATÉGICA Missão; Visão; Valores; Fatores Críticos de Sucesso;
Macro e Micro processos. VISÃO ESTRATÉGICA

40 MISSÃO VISÃO O que desejo ser? Quem nós somos? Aonde quero chegar?
Crenças, convicções Qual o nosso propósito? MISSÃO VISÃO

41 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
O que devemos focar? Macro Processos Relacionados diretamente com o cliente/usuário e fornecedores; Compõe-se de micro processos. Micro processos; Melhoria da qualidade dos serviços. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

42 VALORES INSTITUCIONAIS
Elementos motivadores que direcionam as ações. Ex: excelência, inovação, respeito pelo indivíduo, participação, parceria, transparência ... Qualificação! VALORES INSTITUCIONAIS

43 QUALIFICAÇÃO FORMAÇÃO TREINAMENTO EXPERIÊNCIA HABILIDADES
Convém que o pessoal responsável pelas opiniões e interpretações incluídas em relatórios de ensaio, além das qualificações, treinamento e experiência apropriadas e conhecimento satisfatório do ensaio realizado, também tenha: Conhecimento pertinente da tecnologia usada para a fabricação dos itens, materiais, produtos, etc ensaiados ou o modo como estes são usados ou a forma como se pretende usá-los e dos defeitos ou degradações que possam ocorrer durante ou em serviço, Conhecimento dos requisitos gerais expressos na legislação e nas normas; Um entendimento da importância dos desvios encontrados, referentes ao uso normal dos itens, materiais, produtos etc em questão. EXPERIÊNCIA HABILIDADES Agência Nacional de Vigilância Sanitária

44 Vamos ver como funciona?

45 “Prestar atendimento laboratorial, científico e tecnológico como referência estadual, à Vigilância em Saúde, garantindo qualidade nos serviços oferecidos à sociedade.” MISSÃO – LACEN/PA

46 VISÃO (de futuro) – LACEN/PA
“Ser referência regional em Laboratório de Saúde Pública, com reconhecimento nacional.” VISÃO (de futuro) – LACEN/PA

47 Política da Qualidade e Biossegurança
LACEN-PA assegura a qualidade dos ensaios e a credibilidade e confidencialidade dos seus resultados, visando atender e satisfazer os seus usuários, mediante a correta aplicação dos métodos analíticos preconizados, do cumprimento dos requisitos da legislação e das normas nacionais, das políticas e da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança e do compromisso com a melhoria contínua das práticas laboratoriais e de biossegurança.” Política da Qualidade e Biossegurança

48 Compromisso com o trabalho seguro: trabalhar com segurança e responsabilidade objetivando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Satisfação dos clientes: busca atender as expectativas dos clientes internos e externos. VALORES

49 Aprimoramento contínuo: colaboradores e unidade buscando a excelência profissional.
Compromisso com o SUS: respeitar e cooperar para o pleno funcionamento do sistema, considerando seus princípios: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização, hierarquização e da participação popular. VALORES

50 Responsabilidade social: cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresa para com a sociedade em geral. Ética: Conhecer os limites. Conhecer onde termina o seu direito e inicia o do outro. Conjunto de valores que devem orientar a vida do profissional e a do cidadão. VALORES

51 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Capacitar 100% dos colaboradores em suas respectivas áreas de atuação; Contemplar 100 % dos equipamentos em um plano de gestão que inclua manutenção preventiva e corretiva, aferição, qualificação, calibração e certificação quando necessário; OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

52 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Acreditar o laboratório de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio em pelo menos 2 setores (HIV na Biologia Médica e Medicamentos em Produtos); OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

53 ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO

54 ETAPAS Definir a unidade de implantação;
Conceituação, definir a MISSÃO, VISÃO e OBJETIVOS ESTRATÉGICOS; Elencar os Fatores Críticos de Sucesso FCS; Formatar indicadores preliminares; Apresentar à Alta Direção para aprovação; Definir os Indicadores a serem implantados; ETAPAS

55 ETAPAS Coleta, formatação, análise e divulgação.
Após a escolha dos Indicadores a serem implantados é necessário definir responsabilidades: Coleta, formatação, análise e divulgação. Quem fará? Onde fará (fontes de dados), quem analisa? Com que periodicidde? Como e para quem será divulgado? ... ETAPAS

56 Existe apenas um tipo de indicador?
Tipos de indicadores

57 TIPOS DE INDICADORES Estratégicos Produtividade Qualidade Impacto
Capacidade TIPOS DE INDICADORES

58 INDICADORES ESTRATÉGICOS
Informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de seus objetivos estratégicos. Refletem o êxito alcançado na implantação da Missão, Visão, Valores, Fatores críticos de sucesso INDICADORES ESTRATÉGICOS

59 INDICADORES ESTRATÉGICOS
Perguntas a serem respondidas: Missão: Por que a Instituição existe? Para quem? O que faz? Como faz? Visão: O que a Instituição pretende no futuro? (ambição, objetivo) INDICADORES ESTRATÉGICOS

60 INDICADORES ESTRATÉGICOS
Perguntas a serem respondidas: Fatores Críticos de Sucesso: Quais são as atividades (ações) absolutamente necessárias para alcançar o proposto na Missão/Visão? Quais são as áreas a serem priorizadas? Macroprocessos INDICADORES ESTRATÉGICOS

61 INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Medem: Grau de utilização de recursos utilizados para a geração de produtos e serviços; Permitem uma avaliação do esforço empregado para gerar produtos e serviços. INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

62 INDICADORES DE PRODUTIVIDADE
Indicador relacionado à EFICIÊNCIA: A comparação do resultado obtido na medição de um INDICADOR DE PRODUTIVIDADE contra o valor de referência definido pela Instituição para um determinado processo é chamado de EFICIÊNCIA. Foco no processo; Fazer certo a coisa; Otimização de recursos. INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

63 INDICADORES DE QUALIDADE
Focam as medidas de satisfação dos clientes/usuários e as características do produto/serviço; Medem/refletem: Como o serviço é percebido pelo cliente/usuário; A capacidade de um processo em atender as exigências dos clientes/usuários; Fornecedores. INDICADORES DE QUALIDADE

64 INDICADORES DE QUALIDADE
Indicador relacionado à EFICÁCIA: A comparação do resultado obtido na medição de um INDICADOR DE QUALIDADE contra o valor de referência definido pela Instituição para um determinado processo é chamado de EFICÁCIA. Foco no produto; Fazer a coisa certo; Otimização de recursos. INDICADORES DE QUALIDADE

65 EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL

66 INDICADORES DE IMPACTO
Indicador relacionado à EFETIVIDADE: Uma Instituição, para ser EETIVA, precisa antes ser EFICIENTE e EFICAZ. Foco nas “consequências”; Fazer a coisa certo da maneira certa; Apresenta resultados globais; Revisão e análise de metas. INDICADORES DE IMPACTO

67 INDICADORES DE CAPACIDADE
Medem: a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. INDICADORES DE CAPACIDADE

68

69 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

70 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Por que criar um sistema de medição organizacional com base em indicadores? CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

71 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Auxiliar na medição e controle do desempenho organizacional; Apontar a direção para melhorias; Identificar e comunicar o que é importante na Organização; Motivar, influenciar o comportamento dos funcionários/servidores CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

72 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Como fazer? Quais os cuidados a serem tomados? Escolher com atenção. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

73 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Derivar da Visão Estratégica; Reduzir o número de dados a serem analisados; Atender os atributos do indicador. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

74 ATRIBUTOS DO INDICADOR
Mensurável Poder de ser medido, quantificado; Viabilidade Disponibilidade de fontes, custo, esforço; Sensível Capacidade de refletir mudanças – controle do processo; Compreensível Entendido pelo grupo ATRIBUTOS DO INDICADOR

75 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Fundamental... Que os indicadores sejam diretamente direcionados para a tomada de decisões, servindo de base para a revisão de metas já estabelecidas. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

76 CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES
Fundamental... Não agreguem mais trabalho no dia a dia, nem tempo excessivo para serem coletados e obtidos; Permitir a análise de forma prática e objetiva; Que haja participação dos envolvidos em sua elaboração. CRIANDO SISTEMA DE INDICADORES

77 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Estabelecer/Construir indicadores Estratégicos, de Qualidade, de Produtividade, de Efetividade e/ou Capacidade em 100% das Seções do Laboratório; OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

78 PONTOS A DEFINIR

79 SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Padrão de referência/meta a ser alcançada; Históricos: desempenho anteriores; Conhecido/Aceito: base científica; Proposto/Colocado: resposta à um programa; Concorrência/Comparativo: entre instituições SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO

80 Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística

81 Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística

82 Geraldo Lopes de Souza Junior Mestre em Estatística

83 SISTEMA DE INDICADORES

84 SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Definição de “O que medir”; Identificação da fonte de dados (coleta); Padrão de referência/meta a ser alcançada; Sistema de informação; Gerenciamento do processo como um todo (definições de atribuições); Criar “sistema de alerta” SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO

85 SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Fatôres Críticos de Sucesso; Quais são as atividades cujo atendimento é ABSOLUTAMENTE necessário para o êxito na implantação da MISSÃO e VISÃO? Quais são as áreas que devem ser priorizadas? SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO

86 SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Definição de “O que medir”; Identificação da fonte de dados (coleta); Padrão de referência/meta a ser alcançada; Sistema de informação; Gerenciamento do processo como um todo (definições de atribuições); Criar “sistema de alerta” SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO

87 SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO
Necessita ... Criar “sistema de alerta” São mecanismos,maneiras de dar visibilidade ao resultado atingido em comparação à meta estipulada. SISTEMA DE INDICADORES/MEDIÇÃO

88 0 A 60 % - Crítico 61 A79 % - Alerta 80 A 100 % - Desejável ALERTAS

89 SISTEMA DE INDICADORES
Limitações... Um indicador não diz o que fazer para melhorar, ele apenas oferece relações numéricas que refletem um cenário específico. SISTEMA DE INDICADORES

90 Parece impossível?

91

92

93

94

95

96

97

98

99 O IMPOSSÍVEL É FREQUENTEMENTE O QUE NÃO TENTAMOS…
LEMBRE-SE: O IMPOSSÍVEL É FREQUENTEMENTE O QUE NÃO TENTAMOS…

100


Carregar ppt "Belém - 9 de fevereiro de 2015 Maria Emilia Aracema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google