A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

primeiro, que seja aquele que

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "primeiro, que seja aquele que"— Transcrição da apresentação:

1 primeiro, que seja aquele que
O filho do homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!

2 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM Aprofundando os textos bíblicos:
23 DE SETEMBRO DE 2012 Aprofundando os textos bíblicos: Sabedoria 2, Salmo 54(53) Tiago 3,16-4,3 Marcos 9,30-37

3 Jesus revela que seu messianismo se concretiza no serviço até a doação da própria vida: O Filho do Homem será entregue às mãos dos homens, e eles o matarão. Mas três dias após sua morte, ele ressuscitará (v.31). Os discípulos, preocupados em saber quem é o maior, não compreendem a mensagem do Messias sofredor. Querer ser o maior é ocupar o lugar de Deus. Cristo, com as predições da paixão, anuncia o caminho oposto através do despojamento e obediência até a morte na cruz.

4 Sentado, como Mestre, ele proclama a novidade: Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos (v.35). Jesus exorta a transformar a ambição do poder em atitude de serviço. Jesus coloca uma criança no meio dos discípulos, abraçando-a com amor, pois a criança desprotegida de ambição, é modelo de simplicidade e acolhimento à boa nova de Cristo. O verdadeiro discípulo acolhe Jesus como o Messias Servo, que enfrenta a morte para comunicar a vida plena a toda a humanidade.

5 A 1ª leitura ,Sabedoria 2, mostra que o justo, perseguido e humilhado, mas defendido por Deus, prefigura Jesus que em sua morte é socorrido pelo Pai. Avisa os cristãos de que escolher a “sabedoria de Deus” provocará o ódio do mundo. Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida.

6 No Salmo, 54(53) a pessoa, em meio às aflições, clama por justiça e é levada pela confiança a fazer promessa de oferecer sacrifícios de ação de graças.

7 Na 2ª leitura, Tiago 3,16-4,3 a verdadeira sabedoria, que vem do alto, edifica a comunidade. A exorta os cristãos a viverem de acordo com a “sabedoria de Deus”, pois só ela pode conduzir o homem ao encontro da vida plena. Ao contrário, uma vida conduzida segundo os critérios da “sabedoria do mundo” irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade, morte.

8 O Evangelho Marcos 9,30-37 apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”. Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projeto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em

9 entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto
entender essa opção e em comprometer-se com esse projeto. Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.

10 Atualizando Jesus, escolhendo ser o último e o servo de todos, ensina a viver o amor que supera as divisões e injustiças sociais. Seguindo seu exemplo e Palavra, possamos nos converter de toda a ambição de poder para sermos construtores de um mundo novo de paz e justiça.

11 A palavra de Deus na celebração Na celebração, Jesus se faz servo e entrega-se totalmente: “Eis o meu corpo, eis o meu sangue, dados por vós”. Nele, nos tornamos uma oferta agradável a Deus. Que a participação na mesa eucarística nos ajude a “colher os frutos da redenção na liturgia e na vida” (oração pós-comunhão). TEXTOS EXTRAIDOS DA : REVISTA DE LITURGIAIr. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PORTAL DAHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

12 QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ! Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "primeiro, que seja aquele que"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google