A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção de doenças – Caso clínico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção de doenças – Caso clínico"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção de doenças – Caso clínico
Grupo C: Ana Carolina Nakamura Tome Ana Luiza Magnabosco Ana Maria Carmona Gonzales

2 Caso clínico Identificação: M.A.J., 33 anos, eletricista industrial, divorciado, não possui religião, natural de Bonifácio, procedente de Mirassol. Q.D.: Febre e dor no peito há 2 semanas. H.P.M.A.: Paciente previamente hígido, iniciou quadro de dor e edema em pé direito há 5 semanas. Após 3 semanas, começou a apresentar dor torácica, em ombro esquerdo e hipocôndrio esquerdo, com piora durante a inspiração, associado a dispneia noturna e febre, não aferida, com calafrios. Na ocasião, passou por consulta médica, em que foram solicitados exames de sangue, diagnosticado um sopro cardíaco e orientado a procurar consulta urgente com infectologista pois poderia se tratar de endocardite (sic). Refere que no mesmo dia passou por consulta médica com infectologista e foi encaminhado ao setor de internação do HB.

3 Caso clínico A.P.: Viroses próprias da infância: nega (Quando criança ia regularmente ao pediatra, e sua carteira de vacinação era em dia. Nasceu de parto normal, a termo, sua mãe fumou durante a gestação e não fez o pré-natal). Patologias anteriores: nega comorbidades Cirurgias anteriores: nega Hábitos: ex-etilista parou há 6 meses; ex-usuário de cocaína inalada, usou por 5 anos, parou há 4 anos, sem ajuda médica; nega tabagismo. Passado alérgico: nega Realiza atividade física diária. Não procura o médico regularmente.

4 Caso clínico A.F.: Pai: HAS; mãe: Arritmia, epilepsia
Avó materna: ca de mama Irmão: epilepsia Durante as internações: Foi internado para a equipe da infectologia e iniciado ceftriaxone e oxaciclina (crescimento de streptococcus mutans em hemocultura) por 28 dias. Recebeu alta após melhora do leucograma e PCR. Foi readmitido após 3 dias com reinício do quadro, chegando ao PA com dor torácica mais intensa em relação a última; sudorese, calafrios, dispnéia. Está internado para a equipe da Cardiologia onde se discutirá a realização de valvoplastia. Ecocardiograma ((07/02/2012): Vegetações em valva mitral com perfuração de folheto. Insuficiência de grau importante.

5 Prevenção de doenças Prevenção primária: Intercepção de fatores pré-patogênicos inclui: promoção de saúde (medidas de ordem geral – moradia adequada, escolas, alimentação adequada, educação) e proteção específica (imunização, higiene pessoal e do lar, controle de vetores, aconselhamento genético).

6 Prevenção de doenças Prevenção secundária: Realizada no indivíduo, já sob a ação do agente patogênico, e inclui: -Diagnóstico: Precoce, inquérito para descoberta de casos na comunidade, isolamento para evitar a propagação da doença, tratamento para evitar a progressão da doença. -Limitação da incapacidade: Evitar futuras complicações, evitar sequelas.

7 Prevenção de doenças Prevenção terciária: Consiste na prevenção da incapacidade através de medidas destinadas a reabilitação. Assim, o processo de reeducação e readaptação de pessoas com defeitos após acidentes ou devido a sequelas de doença, (fisioterapia, terapia ocupacional, emprego para o reabilitado).

8 Prevenção de doenças “Na ocasião, passou por consulta médica, em que foram solicitados exames de sangue, diagnosticado um sopro cardíaco e orientado a procurar consulta urgente com infectologista pois poderia se tratar de endocardite (sic)”. “Refere que no mesmo dia passou por consulta médica com infectologista e encaminhado ao setor de internação do HB”. Ex de prevenção secundária: diagnóstico precoce – tratamento para evitar a progressão da doença.

9 Prevenção de doenças A.P.:
“Quando criança ia regularmente ao pediatra, e sua carteira de vacinação era em dia”: ex de prevenção primária -imunização e prevenção secundária – ida regular ao médico. “sua mãe fumou durante a gestação”: ex de ausência de prevenção primária – ausência de educação. “não fez o pré-natal”: ex de ausência de prevenção secundária – exames periódicos, individuais, para detecção precoce de casos. “ex-etilista parou há 6 meses; ex-usuário de cocaína inalada, usou por 5 anos, parou há 4 anos”: ex de ausência de prevenção primária. “Realiza atividade física diária. Não procura o médico regularmente”: ex de prevenção primária e ausência de prevenção secundária respectivamente.

10 Prevenção de doenças “ iniciado ceftriaxone e oxaciclina (crescimento de streptococcus mutans em hemocultura) por 28 dias.” E x de prevenção secundária – tratamento para evitar a progressão da doença. “se discutirá a realização de valvoplastia.” Ex de prevenção terciária – reabilitação (impedir a incapacidade total).

11 Referências Bibliográficas
Rouqueyrol; Epidemiologia e Saúde


Carregar ppt "Prevenção de doenças – Caso clínico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google