A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho"— Transcrição da apresentação:

1 Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho
Árvore do EPEA III EPEA Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm

2 III EPEA Uso da fotografia na Percepção Ambiental
Crianças subindo o barranco Orientador: Sandro Tonso Orientando: Luiz Vasconcelos da S. Filho CESET – Centro Superior de Educação Tecnológica UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas FAPESP – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo

3 III EPEA Ribeirão Preto
Introdução e Justificativa Objetivo da Pesquisa Plano de Trabalho Metodologia Forma de Análise Análise dos Resultados Conclusão Resultados Esperados Bibliografia utilizada Estrutura Alunos em frente à igreja

4 III EPEA Ribeirão Preto
Introdução e Justificativa Os problemas ambientais: conseqüência da falta de percepção, reflexão e entendimento crítico das pessoas sobre as relações existentes entre ser humano-ambiente e ser humano-ser humano. Essa não percepção impulsionou a degradação dos recursos hídricos, entre outras questões sócio-ambientais.

5 III EPEA Ribeirão Preto
Introdução e Justificativa A Educação Ambiental vem como possibilidade de criar uma nova percepção de mundo, que possibilite à população compreender a natureza complexa do ambiente, de forma a sensibilizar-se para o envolvimento na prevenção e solução dos problemas ambientais. E a percepção ambiental promove essa sensibilização e tomada de consciência por meio de interpretações mediadas pela cultura e estímulos sensoriais.

6 III EPEA Ribeirão Preto
Introdução e Justificativa O uso da fotografia vem como possibilidade informativa e de expressão artística. E por envolver idéias, sentimentos e sensações para a sua formação, ela “pode ser um instrumento eficaz, detonador da capacidade perceptiva, ou indicador do estágio dessa percepção” (FERRARA). Três alunos com a máquina fotográfica

7 III EPEA Ribeirão Preto
Objetivo da Pesquisa A finalidade da pesquisa é trabalhar a percepção ambiental sobre o Ribeirão Pires, através de uma vivência fotográfica, como ferramenta para a Educação Ambiental, com o intuito de investigar se a metodologia aplicada promove o desenvolvimento da compreensão crítica e reflexiva dos estudantes sobre os diversos sistemas e relações existentes no Ribeirão Pires.

8 III EPEA Ribeirão Preto
Plano de Trabalho As atividades estão sendo realizadas em uma escola de um bairro rural da cidade de Limeira, com alunos da 4ª série. Para o desenvolvimento das atividades está sendo utilizado um período de 100 (cem) minutos por semana. Fotos dos alunos juntos na saída a campo

9 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia A pesquisa é dividida em quatro etapas: Análise Iconográfica; Saída a Campo/Ribeirão Pires; Apresentação das Fotografias Produzidas; Discussão sobre as relações existentes. Alunos arrumando a sala

10 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia Análise Iconográfica objetivo Algumas atividades desenvolvidas: Leitura e discussão de fotografias/sentimentos Discussão dos pontos de vista Produção de Imagens Através da moldura

11 Fotografia de uma mão segurando a moldura e da imagem escolhida pelas crianças ao fundo

12 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia Saída a Campo – Ribeirão Pires objetivo Foto de alunos no ônibus Produção de Fotografias Discussão dos grupos Percepções pessoais e de grupo

13 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia Apresentação dos grupos – etapa 3 objetivo Para esta atividade foram estimuladas diversas capacidades necessárias ao processo de construção de cidadãos: o exercício de ouvir, de se expor, de se posicionar e de buscar acordos sobre o que foi visto e percebido, posto que todos os alunos terão a mesma região como objeto de seu trabalho. - Discussão dos grupos.

14 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia Atividades sobre as dinâmicas das relações do Ribeirão Pires objetivo Através da apresentação das múltiplas abordagens construídas pelos alunos sobre o Ribeirão, possibilita-se uma análise e reflexão crítica sobre seus sistemas e suas relações, desempenhando um papel de consciência e compreensão através e um vínculo mais estrito entre o cotidiano dos alunos e o processo educativo.

15 III EPEA Ribeirão Preto
Metodologia Atividades sobre as dinâmicas das relações do Ribeirão Pires Ocorre desta forma uma sensibilização dos alunos com relação aos problemas que o Ribeirão enfrenta. Foto atividade fora de aula

16 III EPEA Ribeirão Preto
Forma de Análise Análise Quantitativa: Aplicação de Questionário Desenho Análise Qualitativa: Mudanças de comportamento Mudanças de compreensão Fotografias Produzidas

17 III EPEA Ribeirão Preto
Análise dos Resultados Questionário Desenho Organização dos alunos Trabalho em grupo - discussões Apresentação dos alunos Complexidade das discussões

18 III EPEA Ribeirão Preto
Conclusão Após a realização das atividades desenvolvidas na primeira fase da pesquisa e da análise das mesmas é possível verificar que a metodologia aplicada, até o momento, está auxiliando os alunos numa compreensão mais abrangente e complexa sobre as relações existentes no Ribeirão Pires. E um processo que não estava no objetivo da pesquisa, mas que está ocorrendo é a utilização dos temas desenvolvidos na pesquisa em outras matérias ministradas pela professora da classe.

19 III EPEA Ribeirão Preto
Resultados Esperados BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Arte – Educação Ambiental: na busca de uma cidadania ecológica. [on-line]. Arte e meio ambiente - Educação Ambiental em Ação, Disponível em: < Acesso em: 10 out

20 III EPEA Ribeirão Preto
Bibliografia Utilizada BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Arte – Educação Ambiental: na busca de uma cidadania ecológica. [on-line]. Arte e meio ambiente - Educação Ambiental em Ação, Disponível em: < Acesso em: 10 out DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8ª ed. São Paulo: Gaia, 2003. FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Olhar Periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: Edusp, 1999

21 III EPEA Ribeirão Preto
Bibliografia Utilizada FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. GUIMARÃES, Solange T. de Lima. Dimensões da percepção e interpretação do meio ambiente: vislumbres e sensibilidades das vivências da natureza. Rio Claro/SP: OLAM Ciência e Tecnologia. Ano IV. Vol. 4, Nº 1, 2004.

22 Fotos dos alunos subindo o barranco


Carregar ppt "Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google