A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional DIÁRIO DE BORDO Neuton Gomes Silva

2 Fato Significativo Introdução Vivências Música Marcante Considerações Finais

3 Introdução Este trabalho foi desenvolvido com a intenção de demonstrar trabalho e momentos de vivencias de estudos independentes l l l e informática aplica l sendo uma forma de aplicação dos conteúdos ministrados durante as aulas . È uma atividade interdisciplinar,desenvolvida no 3º período do curso de Pedagogia –Gestão e Tecnologia Educacional da Uniminas proposto pelos professores das seguintes disciplinas: Estudos Independentes l l l –Ana Carolina Scalia Informática Aplicada –Gilca Vilarinho Voltar

4 Balões que são um estouro
Vivências A casa e a Lista Repensando suas atitudes Guia e Cego Balões que são um estouro Navegando Juntos Remédio para o Coração Voltar

5 Guia e cego Descrição Metodologia Considerações Pessoais

6 Guia e Cego Descrição Numero de participantes: de 25 a 30 pessoas.
Objetivo: exercitar a autoconfiança no outro, liderança, equilíbrio emocional, ajuda mútua e quebra de paradigmas. Recursos: aparelho de som, balões, barbante, data show, vendas (mascaras). CD de músicas e mensagem. Duração: 1h15min

7 Guia e cego Metodologia
1º momento – aquecimento: informar aos participantes o tema a ser trabalhado. Pedir que façam grupos de quatro, onde serão distribuídos para cada grupo uma peteca. Cada grupo jogará com sua peteca por um determinado tempo, depois serão tiradas as petecas até que reste uma apenas onde os quatro grupos se juntarão formando um circulo e não poderão deixar a peteca cair. Colocar música “A peteca”. Metodologia

8 Guia e cego Metodologia
2º momento – ação: formar duas fileiras, onde os participantes de cada fileira ficarão lado a lado e em frente uns aos outros – dois a dois, um na frente do outro; distribuir as vendas para os participantes de uma das fileiras; orientar para que os parceiros sem venda coloquem a venda na outra pessoa. Os guias podem ver, mas não podem falar, os cegos podem falar à vontade – perguntar, agradecer, reclamar, etc. cada guia pegará o seu cego e lhe proporcionará um passeio bem criativo, indo por lugares os mais variados. Depois de vendados, durante o trajeto, pode-se trocar os guias, sem que os cegos percebam a troca; Inverter os papéis: quem foi cego agora será guia e vice-versa; orientar os mesmos procedimentos anteriores, menos a troca de guia; após um tempo, serão distribuídas vendas aos que estão como guias; todos agora colocarão a venda, todos serão cegos e mudos e pedir para que dêem um passeio com seus respectivos pares, pelo ambiente da sala.

9 Guia e Cego Metodologia
3º momento – socialização: pedir para que os participantes sentem no chão, sem tirar a máscara, para falarem sobre a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. O que foi mais fácil: ser guia ou cego?

10 Considerações pessoais
Nesta vivência pude perceber o quanto nossa nossa equipe desenvolveu bem pois ate então tínhamos apenas participado como ouvinte ai tivemos a oportunidades de colocar em pratica tudo que aprendemos foi muito bom desenvolver esta vivência

11 Remédio para o coração Descrição Metodologia Considerações Pessoais

12 Descrição Remédio para o coração
Número de participantes: 20 a 30 pessoas Objetivo: aprofundar relacionamentos, possibilitar a auto-ajuda e a motivação. Recursos: vidros simbólicos de remédio feitos de cartolina, equipamento de som, CD de músicas, frases em papeis pequenos, data show. Duração: 1h 15min. Aquecimento: exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade e relaxamento. Esses exercícios promovem a integração entre os colegas da sala e o fortalecimento das relações humanas.

13 Remédio para o coração METODOLOGIA
1 - momento – ação: preparar as frases antecipadamente e colocá-las dentro dos vidros de remédio simbólicos de cartolina. Formar um círculo com cadeiras ( uma para cada participante). Dizer aos participantes que foi lançado no mercado, recentemente, um remédio super milagroso, e que as pessoas, ao tomá-lo, nunca mais se sentirão doentes. Distribuir os vidros simbólicos de remédio aos participantes e solicitar que não tomem ainda o remédio. Sugerir que cada pessoa abra o seu remédio e leia a mensagem nela contida. Cada um deverá dar a sua mensagem a um componente do grupo. Deverá também falar o motivo que levou a entregá-lo ao outro. As pessoas que já receberam as mensagens podem receber novamente dos demais.

14 Remédio para o coração Metodologia
2- momento – socialização: pedir para que os participantes comentem a técnica vivenciada. Proporcionar troca de experiências. Qual a sensação de ter recebido a mensagem do outro? Qual a sensação de não ter recebido a mensagem? Outra pessoa precisava mas da mensagem no momento do que você?

15 Remédio para o coração Metodologia 3 - momento - processamento: apresentar slides sobre relacionamentos, auto- ajuda, companheirismo e motivação. 4 - momento – avaliação: pedir para que cada um dê sua avaliação expressando através de uma palavra ou pequena frase que simboliza o remédio que absorveu, com a vivência. Para a cura do seu problema. Referência Bibliográfica: MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. Jogos ,dinâmicas e vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. 248. Esta vivência foi tirada do livro “ Jogos, Dinâmicas & Vivências grupais”, com algumas alterações feitas pelo grupo.

16 Considerações Pessoais
Esta vivência foi muito oportuna pois tivemos a oportunidades de escolher alguém e dar remédio que representava uma porção mágica capaz de curar tudo que a pessoa tivesse vontade naquela momento. Ai eu pude passar a porção para o meu colega que estava precisando mais que eu naquele momento. Gostei muito desta vivência Pois pude colaborar com alguém.

17 Balões que são um estouro
Descrição Metodologia Considerações Pessoais

18 Balões que são um estouro
Descrição N° de participantes: pessoas Objetivos Levar os participantes a experimentarem sensações diversas como: desconforto que dependendo do indivíduo pode caracterizar-se como ansiedade, receio, tensão, alegria, medo, etc. Exercitar a criatividade mediante expressão corporal ou construção de frases/ pensamentos. Material necessário: Balões, cds (Xuxa e relaxamento), cadeiras, e uma sala ampla. Tempo: 70 minutos Facilitadores: Ana Carolina, Cristiane Regina e Josué Martins

19 Balões que são um estouro
.Metodologia 1° momento: Relaxamento: Alongamento 2° momento: Aquecimento: Dança das cadeiras 3° momento: Vivência Convidaremos os participantes a se postarem em círculo, de olhos fechados, e ao som da musica suave, convidá-los a fazerem reflexões sobre a razão ou objetivo de estarem ali (ou como estão se percebendo naquele momento, etc). Após 1 ou 2 minutos serão distribuídos balões coloridos contendo um papel enrolado onde está escrito uma tarefa a ser cumprida. Ao sinal, cada pessoa soprará o respectivo balão até estourá-lo. Nesse momento, o papel cai e é aberto que então devera ser cumprida a tarefa. Exemplo de tarefas: Cambalhota Declamar um poema Cantar uma cantiga de roda Imitar bichos, etc.

20 Balões que são um estouro
Metodologia 4° momento: Pedir para que eles falem o que sentiram durante ou após a vivência com apenas uma palavra.5° momento: Encerramento. Com o poema “Grupo”.

21 Balões que são um estouro
Nesta vivência foi muito bom porque tinhamos uma atividade a ser cumprida que estava em um papeuzinho dentro do balão, onde ninguém sabia o que era nem mesmo o participante, então quando estouravamos o balão não podiamos recusar a fazer o que era proposto independente do que era pra ser feito.Foi muito divertido pois as atividades eram engraçadas tipo coisas que não estamos acostumados a fazer como pular de cima de uma cadeira, dar cambailhotas Foi muito bom superou minhas expectativas,pois foi um momento muito descontraido. Considerações Pessoais

22 Repensando suas atitudes
Descrição Metodologia Considerações Pessoais

23 Repensando suas atitudes
Vivência Descrição Número de Participantes: de 20 a 25 pessoas Objetivo: O objetivo desta brincadeira foi mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia. Recursos: Gravuras,data show,aparelho de som.CD de mensagem,bombom,caixa Duração: 01 Hora Repensando suas atitudes Voltar

24 Repensando suas atitudes
1 Momento-Aquecimento : Informar aos participantes o tema a ser trabalhado,pedir que formem um circulo e que fiquem a vontade. Objetivo: Quebra-gelo Procedimento:     1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.     2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.     3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.     4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". Repensando suas atitudes Vivência Metodologia

25 Repensando suas atitudes
2 Momento-Ação: Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD). Procedimento:     Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).    Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a múica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém). Vivência Metodologia

26 Repensando suas atitudes
Vivência Metodologia 3 Momento- Socialização: Deixar as pessoas á vontade para expor seus comentários e sentimento a partir da técnica vivenciada,promovendo uma troca de experiências e ponderações entre o grupo. 4 Momento-Pocessamento: Apresentar um clipe musical sobre a mudança de atitude. 5 Momento – Avaliação: Disponibilizar gravuras,espalhando as pelo chão e Cada pessoa escolhe uma gravura e representa em qual circustância ela sente medo e sua avaliação sobre a vivência e faz um breve comentário explicando o motivo da relação Referênia Bibliográfica: Esta vivência foi uma reformulação de algumas técnicas conhecidas pelas alunas Fabiana Rodrigues,Graciela Soares e Graciele Borges. Repensando suas atitudes

27 Valeu demais a reflexão.
Repensando suas atitudes Considerações pessoais Esta vivência foi muito bom para refletirmos o quanto não pensamos no próximo, pois a atividade era bata quente ninguém queria ficar com a batata na mão passava logo pro outro independente do comando de passagem,isto deixou claro que penssamos primeiramente na gente, sem preocupar com o colega. Refletimos depois e percebemos o quanto temos que mudar esta atitude . Valeu demais a reflexão.

28 Navegando juntos Descrição Metodologia Considerações Pessoais voltar

29 Navegando juntos Descrição
Fortalecer o sentimento de equipe e integrar os participantes. Material necessário: Folhas de papel filipinho nas cores azul, amarelo, vermelho e verde, CDs (Escravos de Jô e relaxamento). Cartão expressão igual ao numero de participantes. Uma sala ampla. Almofadas para formar o círculo. Tempo: 70 minutos. Voltar

30 Navegando juntos METODOLOGIA 1° momento
Aquecimento: Brincadeira “Escravos de JÓ” 2° momento Relaxamento

31 Navegando juntos 3° momento Vivência:
Pediremos aos participantes que escolham uma folha de filipinho, tendo previamente misturado as cores. E que façam um barco de acordo com as instruções. Após todos terem construído o seu barco, pediremos que levantem o seu barquinho de forma que todos vejam as construções realizadas. Relataremos a seguinte estória: “Vamos imaginar que este barco, esteja levando todas as pessoas aqui presentes para um lugar maravilhoso, onde poderemos concretizar nossos sonhos e ideais. Vamos iniciar a viagem que será longa. Preparem-se portanto, para as adversidades que poderão encontrar. Tempestades, ondas gigantescas, vendavais e maremotos poderão ocorrer e só iremos sobreviver se tivermos determinação e coragem. Não haverá espaço para o medo, a desunião, a insegurança ou qualquer sentimento que possa prejudicar a realização de nossos sonhos. Nada poderá prejudicar nossa missão e para isso, peço que todos levantem o seu barco e realizem três tarefas essenciais a nossa sobrevivência.”

32 Navegando juntos 1ª tarefa: Solicitaremos que todos rasguem a lateral direita do barco e, explicaremos que aquela parte retirada simboliza um sentimento negativo que será atirado ao mar para que não prejudique a viagem. E que todos joguem o papelzinho para o alto simbolizando a eliminação daquele sentimento. 2ª tarefa: Pediremos para rasgarem a lateral esquerda. Repetir o processo, ou seja, com a ponta do papel na mão, jogá-lo para o alto e expressar um outro sentimento negativo que não deve acompanhá-los nesta viagem. 3ª tarefa: Pediremos para rasgarem a parte superior. Repetir processo, eliminando outro sentimento negativo. Terminadas as tarefas, solicitaremos para que todos abram o que restou do barquinho, após a eliminação dos sentimentos negativos. Irá formar uma camisa .

33 Navegando Juntos Metodologia 4° momento Relato de sentimentos:
Pediremos aos participantes que relatem os sentimentos experimentados durante as três fases: Construir junto (o barco), eliminação dos sentimentos negativos (os recortes), Resultado (a camisa). 5° momento Processamento: Faremos um fechamento, sensibilizando a todos para a importância do trabalho em equipe, do vestir a camisa, diante de todos e qualquer desafio ou meta a ser concretizada. Explicaremos a simbologia das cores de cada camisa. Camisa Azul: equilíbrio e harmonia. Camisa Vermelha: energia, entusiasmo, paixão. Camisa Amarela: reflexão, inteligência. Camisa Verde: esperança, busca de alternativas, criatividade. 6º momento Avaliação: Pediremos que usem o cartão-expressão para expressarem como chegaram e como estão saído da vivência.

34 considerações pessoais
Navegando Juntos considerações pessoais Esta vivência eu gostei porque fizemos um relato sobre sentimentos negativos, depois foi proposto que colocássemos tudo no barco e em seguida rasgássemos as partes do barco com os sentimentos negativos e jogasse-as no mar então foi uma forma de jogar tudo aquilo que me incomodava foi muito bom pois depois da vivência sentimos um alivio muito bom. voltar

35 A casa e a lista Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

36 casa e A lista Descrição Facilitadoras: Ana Cláudia, Débora e Fernanda
Objetivos: Respectivamente: Proporcionar a auto-avaliação de valores, história de vida pessoal, “rever-se” ou projetar-se em objetos ou ambientes, rememorando situações visando a fechar gestalts. Refletir sobre a forma de tratamento às pessoas queridas com as quais convivemos. Número de participantes: grupos de qualquer tamanho Duração: Aproximadamente 50 minutos Material: papel sulfite e lápis (ou caneta) Som com CD e disquete Texto de apoio

37 casa e A lista Metodologia
1º momento: Realizar o aquecimento com musica que lembre a infância com objetivo de descontração 2º momento: Relaxamento com musica de fundo “A casa” de Toquinho e Vinicius de Morais. Sugerir que os participantes sentem separadamente no chão (no cochonete). O facilitador ira contextualizar, dizendo que cada pessoa irá visualizar mentalmente, a sua casa (ou um ambiente, local onde já viveu, com que tenha familiaridade) e se identificar com algum objeto, projetando a si próprio nesse objeto. E fazer com que reflitam, o que significa voltar para a casa, como é meu lar.

38 cosiderações pessoais
A casa e a lista Esta vivência eu gostei muito pois fizemos relatos da infância,e foi um momento de reflexão e lembranças boas.

39 Obrigado todos os professores e colegas pela colaboração.
Considerações finais Este trabalho apesar da simplicidade eu gostei muito pois foi a oportunidade mostrar na prática tudo que aprendemos em tecnologia. Obrigado todos os professores e colegas pela colaboração. Um abraço. Neuton


Carregar ppt "Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google