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PDI: Hora de planejar. Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??

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Apresentação em tema: "PDI: Hora de planejar. Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??"— Transcrição da apresentação:

1 PDI: Hora de planejar

2 Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??

3 IFMT - HISTÓRICO  23/09/1909 - Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso – Atual Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva;  14/04/1943 - Aprendizado Agrícola de Mato Grosso – Atual Campus São Vicente;  17/08/1980 – Escola Agrotécnica Federal de Cáceres – Atual Campus Cáceres;  13/09/2006 – Fase da Pré-expansão (autorização da UNED Bela Vista – Atual Campus Bela Vista);  2007 – Início oficial da expansão – (autorização das UNEDs Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Barra do Garças e Rondonópolis);  29/12/2008 – Lei 11.892 – Cria os Institutos Federais.

4 Determinava que todos os IFs elaborassem seu PDI no prazo de seis meses Lei 11.892/2008

5 PDI 2009 – 2014 PROCESSO DE ELABORAÇÃO  5 MESES DE ELABORAÇÃO  10 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS  35 MEMBROS NA COMISSÃO  MAIS DE 1800 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS

6 PDI 2009 – 2014 ASPECTOS GERAIS DO DOCUMENTO  9 CAPÍTULOS  120 PÁGINAS  15 QUADROS INFORMATIVOS  METAS PARA DEZ CAMPI EM FUNCIONAMENTO OU EM IMPLANTAÇÃO  PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO DO IFMT ATÉ 2014

7 IFMT - MISSÃO Proporcionar a formação científica, tecnológica e humanística, nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando o educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental.

8 EXPECTATIVA DE MATRÍCULAS 2009 – 2014 IFMT Campus200920102011201220132014 Total Cuiabá – Octayde Jorge da Silva 298438334254477851945394 Total São Vicente 11341620208524352755 Total Cáceres 83212631598192220822162 Total Cuiabá – Bela Vista646 9661286 153616761746 Total Pontes e Lacerda4758451175129012601290 Total Campo Novo do Parecis 1756901090163014701610 Total Juina- 430910137018602000 Total Confresa46092015001760 Total Barra do Garças240840128013201440 Total Rondonópolis 45584098011901470 Total EaD 127328933843454346934743 Total Geral IFMT 751913695188412326425260 2637 0

9 MATRÍCULAS IFMT Previsto  2009 > 7519  2010 > 13695  2011 > 18841  2012 > 23264 Realizado  2009 > 7241  2010 > 10114  2011 > 14199  2012 > 17254

10 Percentuais gerais de oferta educacional IFMT Brasil

11 Chegou a hora de planejar E AGORA??

12 Planejar a Oferta educacional  Cursos técnicos, prioritariamente integrado - inclusive PROEJA (50%)  Formação de professores - licenciatura e formação continuada para a educação básica pública (20%)  PROEJA (10%)  Cursos superiores de tecnologia  Mestrado profissional, prioritariamente em rede e em estreita articulação ensino-pesquisa  Cursos FIC (como oferta educacional), em estreita articulação ensino-extensão

13  Introdução de 20% de educação a distância nos cursos presenciais (técnicos e superiores)  Desenvolvimento de fortes estratégias voltadas ao combate à evasão.  Vinculação das ações afirmativas aos programas e aos projetos de permanência do estudante na Instituição  Articulação dos programas de assistência estudantil às atividades de ensino, pesquisa e extensão  Desenvolvimento de avaliação institucional e avaliação de cursos, para toda a comunidade e para todos os cursos  Fortalecimento e intensificação de políticas e de projetos de fomento à inclusão e diversidade Planejar o contexto educacional

14  Formação de técnicos, tecnólogos e bacharéis para o desenvolvimento tecnológico e a inovação  Formação de professores preparados para a realidade matogrossense e brasileira  Formação profissional de jovens e adultos que possam ser inseridos no mundo do trabalho  Incentivo ao empreendedorismo associado à inovação Planejar a formação acadêmica

15  Popularização e difusão tecnológica na rede pública de ensino  Incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I)  Incentivo à cultura de inovação no setor produtivo, atendendo às demandas da sociedade  Incentivo à formação de grupos de PD&I e de extensão  Atuação dos grupos de pesquisa ou de extensão em rede  Abertura aos Mestrados Profissionais em rede  Ampliar o diálogo com as comunidades Planejar o contexto de Pesquisa, Extensão e Inovação

16  Desenvolvimento de uma política interna de formação continuada para os servidores, alinhada com as necessidades institucionais, que contemple:  Integração de novos servidores e formação em educação profissional e tecnológica;  Formação continuada de gestores (programa de desenvolvimento da gestão);  Oferta de vagas para servidores em programas de mestrado;  Desenvolvimento de ações institucionais para fixação dos servidores nos câmpus/unidades, fortalecendo o sentimento de pertencimento;  Acompanhamento sistemático de obras e reformas. Planejar o ambiente de trabalho

17  Implementação e fortalecimento de práticas participativas e integradas de planejamento e avaliação  Elaboração, acompanhamento e avaliação do PROJETO POLÍTICO/PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL  Elaboração, acompanhamento e avaliação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL  Elaboração e acompanhamento do PLANO DE AÇÃO anual, com base no PDI  Elaboração e acompanhamento do RELATÓRIO DE GESTÃO anual que apresente os resultados das metas previstas no plano de ação e evolução do PDI Planejar a ação contínua de planejar

18 Por que planejar? “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” Bernardinho “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha.” Jesus Cristo (Mateus 7: 24 e 25) É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las Bernardinho

19 CRONOGRAMA Novembro Reuniões em cada campus Reunião Comissão Central Março R Fevereiro Reuniões de trabalho nos campi Reunião da Comissão Central Dezembro Segunda Reunião ampliada Reunião Comissão Central

20 TAREFAS CONVOCAR REUNIÃO COM A COMUNIDADE PARA DEBATER: 1 – A LEI 11.892, A MISSÃO DO IFMT E OS VALORES DO IFMT 2 – A OFERTA DE CURSOS E O NÚMERO DE MATRÍCULAS NO CAMPUS (Considerar o contexto socioeconômico regional) 3 – A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA (Considerar o orçamento do Campus)

21 CRONOGRAMA  Novembro – Reunião nos Campi  Dezembro – Reunião Ampliada  Fevereiro – Reuniões nos Campi  Março – Reunião Ampliada  Abril – Reuniões nos Campi  Maio – Reunião Ampliada  Junho – Assembleia de validação do texto

22 Degmar Anjos (65) 9929-5119 Degmar.anjos@ifmt.edu.br

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