A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados Através da Gestão da Qualidade A Experiência Norte-Americana Wendy Finnerty Diretora Nacional American Society for Quality Julho de 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados Através da Gestão da Qualidade A Experiência Norte-Americana Wendy Finnerty Diretora Nacional American Society for Quality Julho de 2005."— Transcrição da apresentação:

1 Resultados Através da Gestão da Qualidade A Experiência Norte-Americana Wendy Finnerty Diretora Nacional American Society for Quality Julho de 2005

2 Disseminando o conhecimento na área da qualidade Parceiros Mundiais

3 Um Breve Panorama da ASQ Atende mais de 90.000 associados –Publicações –Elaboração de padrões –Congressos e cursos –Certificação Iniciativas especiais –Administrador do Prêmio Baldrige –Sócio fundador da ACSI –Projeto Comunitário - Community Good Works www.asq.org

4 Visão geral da apresentação de hoje A experiência norte-americana com resultados através da gestão da qualidade Uma importante iniciativa: Apresentando o Argumento Econômico para a Qualidade Diálogo sobre a experiência brasileira

5 Quem é Wendy Finnerty? Background Qualificações Experiências

6 Nossos associados dizem … A alta administração não dá a devida importância à qualidade Ajudem-nos a mostrar que a qualidade pode levar a resultados financeiros Dêem-nos provas que convençam nossos chefes Melhorar, junto à alta administração, a percepção e imagem dos que praticam a qualidade “Mostre-nos que a qualidade compensa!”

7 A Iniciativa Argumento Econômico para a Qualidade da ASQ Uma atividade essencial da ASQ é cuidar das preocupações de nossos associados de que a alta administração não acredita que a qualidade possa melhorar a rentabilidade e competitividade da empresa

8 Os componentes do Argumento Econômico para a Qualidade Pesquisa de base dos executivos Documento branco Estudos de caso Projetos de demonstração

9 Pesquisa de Base dos Executivos Pesquisa junto a 600 altos executivos –Setores de Produção, Serviços, Saúde e Ensino Tópicos: –Conhecimento e uso das técnicas da qualidade –Definição de qualidade –Compreensão da qualidade como um sistema de gestão –Crença em relação à contribuição da qualidade ao lucro –Métodos para medir os benefícios econômicos da qualidade

10 Resultados da Pesquisa Os Altos Executivos Disseram … 99% concordam– A qualidade contribui para o resultado financeiro Mas a forma pela qual definem qualidade varia muito –64%: Qualidade é uma ferramenta de gestão –36%: Qualidade é um atributo dos produtos A consciência da qualidade é maior do que o envolvimento, de fato, com a qualidade Como sabem: 60% dizem: “Nós a medimos”.

11 Documento Branco Estudos acadêmicos mostram que a qualidade compensa Relatos fornecem mais sustentação

12 Documento Branco: Estudos Empíricos Seis de cada sete estudos sobre desempenho empresarial demonstram um impacto financeiro positivo da implantação da qualidade. Impacto positivo sobre a renda e retorno de ações As empresas que implantam programas de qualidade saem-se melhor em termos de resultado operacional, retorno sobre vendas, retorno sobre ativos.

13 As Empresas que Implantam a Qualidade Saem-se Melhor Source: Hendricks & Singhal, Quality Progress, April 1999, p.38

14 Estudos de Caso & Relatos Banco de dados PIMS Correlações ACSI Ganhadores do Prêmio Baldrige Resultados de organizações individuais

15 Projetos de Demonstração Validar resultados de pesquisa Testar um processo e materiais para apresentar aos executivos com o recado de que a qualidade compensa Pittsburgh Milwaukee

16 O Que Aprendemos Dos Locais de Teste Executivos entusiasmados com a qualidade Dispostos a compartilhar, mas com limitação de tempo Revelação de um grande número de práticas de qualidade que contribuem com os resultados financeiros A maioria dos executivos valoriza a qualidade porque ela reduz os custos Uma série de novos estudos de caso estão surgindo a partir de empresas locais

17 O Que Aprendemos (Cont.) Os profissionais e praticantes da qualidade devem tornar-se peritos em falar com os executivos e conseguir estabelecer uma ligação entre qualidade e desempenho financeiro Facilitar a implantação da qualidade pode ser um desafio ainda maior do que convencer os executivos de que a qualidade compensa.

18 Expandindo o Alcance Corporativo da Iniciativa Argumento Econômico para a Qualidade 17 seções da ASQ nos Estados Unidos, Canadá, México Enfocando empresas de mercado de nível médio (até $500 milhões de receita) Explicar e discutir o impacto econômico da qualidade sobre os resultados financeiros da empresa Aumentar a consciência local da qualidade e da ASQ Coletar informações sobre formas pelas quais a ASQ pode ajudar a empresa Melhorar medidas chave de atitude e percepção entre os altos executivos

19 Objetivos Melhorar as medidas chave de percepção do argumento econômico para a implantação da qualidade junto aos altos executivos e Presidentes com base em medidas de base em seis mercados locais Contribuir para aumentar o conhecimento da ASQ junto à liderança sênior. Aumentar a satisfação dos associados e clientes com os esforços da ASQ de melhorar a imagem da qualidade e da profissão

20 As Medidas Chave da ASQ na iniciativa Argumento Econômico para a Qualidade BaseDez. 2005 Mar. 2006 Probabilidade de iniciar iniciativa de melhoria 3.3/5 TBD Acredita que a qualidade é uma ferramenta de gestão 66% TBD A organização mede o impacto econômico 60% TBD Acredita que a qualidade contribui para o resultado financeiro 99% TBD

21 Linha do Tempo Interesse da Gerência na Qualidade e o Argumento Econômico para a Qualidade Década de quarenta –As técnicas da qualidade são aperfeiçoadas para a produção para a guerra –A ASQ é criada –SQC Década de cinqüenta –O interesse da alta administração pela qualidade diminui Décadas de sessenta e setenta –TQM, Círculos de Qualidade, Zero Defeitos Década de oitenta –“Se o Japão Consegue, Por que Não Conseguimos?” chama a atenção da alta administração Qualidade: uma questão de competitividade –Baldrige, ISO 9000, Seis Sigma Década de noventa –Os praticantes da qualidade sentem que a alta administração agora não dá a devida importância à qualidade 2004 –A ASQ lança a iniciativa Argumento Econômico para a Qualidade

22 2004 2005 2006 J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O Teste de Base com Executivos Testes Beta Pittsburgh Milwaukee Programa junto a Executivos 17 Seções da ASQ Pesquisa de Acompanha- mento Linha do Tempo: Iniciativa O Argumento Econômico para a Qualidade da ASQ

23 Para maiores informações sobre a iniciativa Argumento Econômico para a Qualidade … http://www.asq.org/economic_case/program/ documents.html

24 Obrigada! Wendy Finnerty wendyhdf@yahoo.com

25


Carregar ppt "Resultados Através da Gestão da Qualidade A Experiência Norte-Americana Wendy Finnerty Diretora Nacional American Society for Quality Julho de 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google