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Técnicas de Apresentação
Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS 2003 1
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Como você se comunica? Conteúdo verbal = 7% Interesse vocal = 38%
Linguagem corporal = 55% Pelo menos 90% de sua imagem pública depende mais de como você age e fala do que você diz de fato => sinais não-verbais É muito importante que a pessoa se conheça: Como é a sua voz? Com que ritmo normalmente você fala? A sua voz é monotônica? Você utiliza uma série de tons e inflexões ao falar? 2
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Tornar a comunicação eficiente
Exemplo ocorrido em => Presidência dos Estados Unidos Richard Nixon x John F. Kennedy Pelo rádio (conteúdo verbal) Melhor candidato => Nixon Pela televisão (conteúdo verbal + expressão vocal + linguagem corporal) O candidato que transmitia ser mais confiável => Kennedy Nixon estava melhor estruturado, tinha políticas melhor definidas, mas foi Kennedy o Presidente eleito! 3
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A Preparação de uma boa apresentação
Definir o PROPÓSITO Avaliar a AUDIÊNCIA Identificar a NECESSIDADE Reunir a INFORMAÇÃO Preparar a COMUNICAÇÃO 4
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Propósito Em muitos casos, o propósito de uma apresentação não será uma questão de escolha. Certificar-se de ter uma idéia bem clara sobre o propósito da apresentação, coletando o máximo de informações possíveis para uma compreensão exata desse propósito. Ex: Acertar os procedimentos da equipe de vendas de uma maneira positiva e motivadora. Como estão os índices atuais de vendas? A apresentação será precedida de elogios ou por recriminações? 5
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Audiência Necessidade
Descubrir o máximo possível sobre sua pretensa audiência e enfocar a apresentação adequadamente. Toda a apresentação tem uma razão ou necessidade. Quanto mais claramente se definir as necessidades da situação, mais chances se terá de conduzir uma apresentação realmente “marcante”. Necessidade 6
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Informação Comunicação
Já se sabe “para que” e “por que” terá que fazer a sua apresentação. Que informações são realmente necessárias de serem transmitidas? Que recursos visuais se usará? Onde será realizado o evento? Que tipo de acompanhamento será necessário? Este é o instante de planejar a estrutura de sua apresentação. Comunicação 7
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Apresentação... É mais do que normal sentir-se apreensivo antes de uma apresentação. A sabedoria está em reconhecer o sentimento sem deixar que ele o transtorne. Uma boa maneira de driblar o medo e a insegurança é utilizar a adrenalina como motivadora para o alcance de sua meta: realizar uma apresentação eficaz. 8
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Métodos de Apresentação
Método da Palestra Método do Debate Método da Demonstração Método do Problema
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Método da Palestra Definição: Ensinar com a fala como o veículo principal, ajudado ou não por outras técnicas. Características: O meio mais rápido de transmitir uma porção de informações para grupos infinitamente grandes no mais curto tempo possível. Requisitos Principais: Perfeito conhecimento, perfeita preparação.
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Método do Debate Definição: Ensinar pelo recolhimento de informações, opiniões e atitudes em aberto dos participantes e sem coação, de maneira a converter as opiniões e atitudes dos participantes em propriedade comum do grupo. Características: Meio eficiente de revelar as posições dos alunos, enquanto se obtém aprendizagem cruzada entre eles. Requisitos Principais: Clima adequado, isto é, liberdade, respeito mútuo entre os participantes, ausência de coação e um problema ou interesse comum.
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Método da Demonstração
Definição: Ensinar através de exemplo, e mostrar, ao invés de explicar, um procedimento, uma ação, um método, uma operação ou uma técnica. Características: O melhor método de convencer o aluno, ou provar algo, ou validar a aplicação de uma teoria, princípio ou conceito. Requisitos Principais: Exemplos, execução hábil, sublinhando os aspectos importantes, eliminação do não essencial.
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Método do Problema Definição: Ensinar pela “descoberta”. A técnica heurística, o método da “terapêutica ocupacional”. Características: Fazer com que o aluno aprticipe de uma experiência na qual ele aprende um conceito, uma verdade generalizada, a realidade de um erro postulado ou um princípio básico. Requisitos Principais: Definição cuidadosa do problema e uma formulação clara, na mente do apresentador, de três coisas: o conceito, a verdade, etc. que são o objetivo; o conhecimento necessário para resolver o problema; a natureza, a extensão e o significado da maioria dos erros prováveis dos alunos.
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Denominações dadas às Apresentações
Curso Seminário Discurso Conferência Palestra Painel Congresso Simpósio Encontro Convenção Debate Apresentação Demonstração Forum Colóquio
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