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Técnicas de Apresentação Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS 2003.

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1 Técnicas de Apresentação Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS 2003

2 Como você se comunica? Conteúdo verbal = 7% Interesse vocal = 38% Linguagem corporal = 55% Pelo menos 90% de sua imagem pública depende mais de como você age e fala do que você diz de fato => sinais não-verbais É muito importante que a pessoa se conheça: –Como é a sua voz? –Com que ritmo normalmente você fala? –A sua voz é monotônica? –Você utiliza uma série de tons e inflexões ao falar?

3 Tornar a comunicação eficiente Exemplo ocorrido em 1960 => Presidência dos Estados Unidos Richard Nixon x John F. Kennedy Pelo rádio (conteúdo verbal) Melhor candidato => Nixon Pela televisão (conteúdo verbal + expressão vocal + linguagem corporal) O candidato que transmitia ser mais confiável => Kennedy Nixon estava melhor estruturado, tinha políticas melhor definidas, mas foi Kennedy o Presidente eleito!

4 A Preparação de uma boa apresentação Definir oPROPÓSITO Avaliar aAUDIÊNCIA Identificar a NECESSIDADE Reunir aINFORMAÇÃO Preparar a COMUNICAÇÃO

5 Propósito Em muitos casos, o propósito de uma apresentação não será uma questão de escolha. Certificar-se de ter uma idéia bem clara sobre o propósito da apresentação, coletando o máximo de informações possíveis para uma compreensão exata desse propósito. Ex: Acertar os procedimentos da equipe de vendas de uma maneira positiva e motivadora. Como estão os índices atuais de vendas? A apresentação será precedida de elogios ou por recriminações?

6 Audiência Descubrir o máximo possível sobre sua pretensa audiência e enfocar a apresentação adequadamente. Toda a apresentação tem uma razão ou necessidade. Quanto mais claramente se definir as necessidades da situação, mais chances se terá de conduzir uma apresentação realmente marcante. Necessidade

7 Informação Já se sabe para que e por que terá que fazer a sua apresentação. Que informações são realmente necessárias de serem transmitidas? Que recursos visuais se usará? Onde será realizado o evento? Que tipo de acompanhamento será necessário? Este é o instante de planejar a estrutura de sua apresentação. Comunicação

8 Apresentação... É mais do que normal sentir-se apreensivo antes de uma apresentação. A sabedoria está em reconhecer o sentimento sem deixar que ele o transtorne. Uma boa maneira de driblar o medo e a insegurança é utilizar a adrenalina como motivadora para o alcance de sua meta: realizar uma apresentação eficaz.

9 Métodos de Apresentação Método da Palestra Método do Debate Método da Demonstração Método do Problema

10 Método da Palestra Definição:Ensinar com a fala como o veículo principal, ajudado ou não por outras técnicas. Características:O meio mais rápido de transmitir uma porção de informações para grupos infinitamente grandes no mais curto tempo possível. Requisitos Principais:Perfeito conhecimento, perfeita preparação.

11 Método do Debate Definição:Ensinar pelo recolhimento de informações, opiniões e atitudes em aberto dos participantes e sem coação, de maneira a converter as opiniões e atitudes dos participantes em propriedade comum do grupo. Características:Meio eficiente de revelar as posições dos alunos, enquanto se obtém aprendizagem cruzada entre eles. Requisitos Principais:Clima adequado, isto é, liberdade, respeito mútuo entre os participantes, ausência de coação e um problema ou interesse comum.

12 Método da Demonstração Definição:Ensinar através de exemplo, e mostrar, ao invés de explicar, um procedimento, uma ação, um método, uma operação ou uma técnica. Características:O melhor método de convencer o aluno, ou provar algo, ou validar a aplicação de uma teoria, princípio ou conceito. Requisitos Principais:Exemplos, execução hábil, sublinhando os aspectos importantes, eliminação do não essencial.

13 Método do Problema Definição: Ensinar pela descoberta. A técnica heurística, o método da terapêutica ocupacional. Características: Fazer com que o aluno aprticipe de uma experiência na qual ele aprende um conceito, uma verdade generalizada, a realidade de um erro postulado ou um princípio básico. Requisitos Principais: Definição cuidadosa do problema e uma formulação clara, na mente do apresentador, de três coisas: –o conceito, a verdade, etc. que são o objetivo; –o conhecimento necessário para resolver o problema; –a natureza, a extensão e o significado da maioria dos erros prováveis dos alunos.

14 Denominações dadas às Apresentações Curso Seminário Discurso Conferência Palestra Painel Congresso Simpósio Encontro Convenção Debate Apresentação Demonstração Forum Colóquio


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