A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Psicologia Apresentação Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Psicologia Apresentação Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Psicologia Apresentação Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto de Psicologia, UFRGS Atualizada em 09/03/2007

2 Como definir Psicologia? Quais os interesses da Filosofia Quais as relações da Filosofia com a Psicologia Qual a importância desse tipo de estudo O viés utilizado na disciplina. Questões Principais

3 Como definir psicologia? Campo Psicológico

4 Como estudar psicologia? Critério analítico epistemológico das quatro perguntas sobre um campo de conhecimento: O que é? –Ao que se refere? Como é? –Como se refere? Por que é? –Por que deste e não de outro modo? Para que é? –Em que ajuda e em que implica?

5 Das respostas às perguntas O quê – refere-se ao objeto. Como –refere-se ao sujeito que conhece o objeto. Por quê –refere-se a lógica que justifica tal conhecimento. Para quê –refere-se as implicações decorrentes do tal conhecimento.

6 Cada pergunta se refere a uma divisão da filosofia: O que eu sei? – Objeto - onto Como eu sei? – Conhecimento - epis Por que eu sei? – Justificativa - lógica Para que eu sei? – Cuidado - ética

7 Assim cada pergunta traz uma questão filosófica. Filosofia Ontologia Epistemologia Lógica Axiologia (valores) Ética Estética

8 Filósofos e Correntes Filosóficas O que é a mente? (Faculdade) O que é conhecido? (Objeto) O que é conhecer? (Processo) O que é verdadeiro? (Realidade) O que é válido? (raciocínio correto) O conhecimento genuíno é possível? (ceticismo) O conhecimento é inato, aprendido ou ambos? (natureza da mente) Hunnex, 1986/2003

9 Filosofia: Novas respostas para antigas questões Quem sou? Que sei? Que devo fazer?

10 As quatro perguntas do critério epistemológico para o estudo da teoria psicológica são as seguintes: qual o objeto de estudo? como se estuda tal objeto? por que se estuda tal modo? para que serve, o que eu posso fazer com isso?

11 Qual o objeto de estudo da psicologia ? A vida inteligente A autoconsciência A capacidade de pensar O aparecimento de crenças O ato de desejar A formação de hábitos Desacertos morais - a irracionalidade As relações sociais A vida em sociedade Nota: É interessante analisar as perguntas pensando nas três vias: cognição, afeto, conação (ativo); e na relação racional – irracional.

12 Esquema sugestivo da vida mental: Crenças DesejoVida Inteligente Consciência Imaginação Falta + = + =

13 As velhas questões: Afinal de onde vem a consciência? –Do corpo? –De algum outro lugar? As crenças são racionais? É possível um conhecimento objetivo? Como ter sucesso na vida?

14 As questões importantes seguem querendo saber: O que é a vida? Por que somos capazes de pensar? Pensar é algo nosso ou vem de fora? Se vem de fora seria eterno? Esse de fora seria a alma? O que é alma? Qual a relação entre alma e corpo?

15 Nutritiva Sensitiva Intelectiva Razão Paixões CORPO ALMA Alma está em todo o ser vivente:

16 O objetivo da disciplina é apresentar e analisar as grandes idéias que serviram de base para a nossa civilização O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?. Logo importa saber: Exemplo: O conceito de alma remonta às origens das teorias psicológicas

17 Proposta A proposta da disciplina é identificar e descrever pontos e transições que marcaram os movimentos das idéias e dos valores, ressaltando o campo do pensamento psicológico

18 Chegamos ao programa da disciplina: Apresentar o desenvolvimento dos conceitos psicológicos: –origens, –consolidação, –crítica, –transição, –esquecimento. Vida e Morte Severina

19 Psicologia Pré-Socrática 1.Do animismo para a racionalidade –Mitologias e crenças 2.Da racionalidade para a subjetividade –Os sábios pré-socráticos 3.Relação entre alma e cérebro –A Medicina e fisiologia de Alcmeão e Hipócrates

20 Psicologia na antiga Grécia Da subjetividade para a ética –a virtude em Sócrates Da ética para a conjunção articulada entre racionalidade e ética –as idéias psicológicas de Platão e Aristóteles Retorno à supremacia ética –epicuristas, estóicos, cépticos, gnósticos cristãos

21 Psicologia Cristã Medieval Pensamento Hebraico Pensamento Mulçumano Retorno a Platão e Aristóteles –Santo Agostinho e São Tomás A dominação aristotélica –A escolástica

22 Psicologia na Filosofia Moderna O renascimento filosófico –o racionalismo –o empirismo –o idealismo –o romantismo –self

23 Psicologia na Universidade Moderna (Século XIX) Avanços nas ciências da vida Origens das psicologias científicas

24 Filosofia,Medicina e Psicologia Influências da medicina –A loucura –Psiquiatria orgânica versus psiquiatria funcional –Hipnose – Psicanálise e psicoterapia

25 Raízes dos conceitos básicos da psicologia contemporânea Experimentação científica Teoria da evolução Sentimentos, existência e romantismo Mudanças econômicas e sociais As ideologias

26 2° Semestre História da Psicologia

27 Quadro geral dos sistemas e teorias contemporâneos –Teorias atomistas e mecanicistas –Teorias funcionalistas americanas e européias –Teorias compreensivas e românticas –Teorias sócioculturais americanas e européias –Teorias socioromânticas brasileiras

28 Teorias atomistas e mecanicistas –Estruturalismo de Wundt e Titchener

29 Teorias funcionalistas e biológicas –Psicanálise integração de funcionalismo com romantismo –Behaviorismo –Epistemologia genética –Psicologias biológicas –Cognitivismo –Psicossociologia

30 Teorias compreensivas, estruturalistas e românticas –Teorias gestálticas –Teorias humanistas –Teorias fenomenológicas –Teorias existencialistas –Teorias psicanalíticas estruturais –Teorias sociais

31 Tendências Recentes –Tendência para integração em psicoterapia –Centralidade de valores e espiritualidade –Comprometimento social, tolerância e minorias –Integração mente e cérebro

32 Livros Textos Hunnex – Filósofos e correntes filosóficas Fearn – Filosofia: Novas respostas para antigas questões Rezende – Curso de filosofia Rubenstein – Herdeiros de Aristóteles Rosenfelt - O pensamento psicológico Gomes - Textos em história da psicologia

33 Organização da Disciplina Aulas –Modelo tradicional: saber do professor. –Modelo utilizado: como aprender a aprender. Freqüências –Livre –Lista de presença para fins estatísticos Avaliações –Presença obrigatória Material de estudo –Disponível na internet

34 Uso de internet Aulas: presença não é importante Leituras: fundamentais Avaliações: fundamentais Dúvidas de leituras: trazer para a aula ou enviar para o As respostas serão para todos os alunos.

35 Qual a importância da disciplina? Depende –Do perfil cultural do aluno –Da sofisticação da educação familiar –Do plano científico profissional É uma disciplina culta, sofisticada, erudita. Indispensável para quem quer ter domínio sobre a ciência psicológica Pouco interessante para quem quer ser um técnico ou um ativista de uma ong

36 Qual a melhor posição desta disciplina no currículo? No início do curso? No meio do curso? No fim do curso? Obrigatória ou opcional?

37 Uma certeza O campo da psicologia é grande e disperso. Os acessos são arbitrários Psicólogos sabem coisas diferentes uns dos outros O estudo da história das idéias ajuda a entender que apesar das diferenças de interesses e de linguagens muitas das raízes que sustentam a psicologia são comuns.


Carregar ppt "Filosofia e Psicologia Apresentação Professores William B. Gomes, Doutor Maickel Andrade dos Santos, Doutorando Daniel Rosemberg, Mestrando Aula 1 Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google