A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA MUSCULAR Prof Adriana Gerardi. Funções: Geração de força para locomoção e respiração. Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA MUSCULAR Prof Adriana Gerardi. Funções: Geração de força para locomoção e respiração. Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA MUSCULAR Prof Adriana Gerardi

2 Funções: Geração de força para locomoção e respiração. Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação postural. Sustentação postural. Geração de calor nos períodos de exposição ao frio. Geração de calor nos períodos de exposição ao frio.

3 Propriedades dos músculos Elasticidade Elasticidade Tonicidade Tonicidade Contratilidade Contratilidade Excitabilidade Excitabilidade

4 Classificação dos músculos Voluntários e Involuntários Voluntários e Involuntários

5 Aspecto Histológico - Liso: movimentam a parede das vísceras. -Estriado cardíaco: compõem a camada média da parede do coração (miocárdio). -Estriado esquelético: movimentam os ossos, articulações e pele.

6

7 Constituição Muscular - Ventre: porção central, avermelhada e contrátil do músculo. - Tendão: partes ou extremidades dos músculos por onde os músculos se fixam. Tendão propriamente dito: em forma de fita, cilíndrico. Aponeurose: tendão em forma de fita. - Fáscias: lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, separando os grupos musculares em lojas ou compartimentos conforme as suas funções. Para que os músculos possam exercer eficientemente um trabalho de tração ao se contrair e para que estes deslizem entre si, é necessário que eles estejam dentro de uma bainha elástica de contenção. - Retináculos: são espessamentos da fáscia, localizados nos membros, que servem para a contenção dos tendões.

8

9 Músculo Esquelético

10

11 Origem e Inserção de um Músculo Origem: é a extremidade do músculo que está preso no segmento que permanecerá fixo durante o movimento. Inserção: é a extremidade do músculo que está preso no segmento que se deslocará durante o movimento

12 CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS Quanto à forma e arranjo das fibras: Quanto à forma e arranjo das fibras: Paralelas: largos e leque Oblíquas : unipenados, bipenados e multipenados Circulares Quanto a origem ou número de cabeças Quanto a origem ou número de cabeças Bíceps, tríceps e quadríceps Quanto ao número de ventre Quanto ao número de ventre Digástrico e Poligástrico

13

14 Quanto a ação Quanto a ação Flexores, extensores, adutores, abdutores, supinadores, pronadores, rotadores Quanto a Função em determinado movimento Quanto a Função em determinado movimento Agonista, antagonista, fixadores e sinergistas

15 CURIOSIDADES

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "SISTEMA MUSCULAR Prof Adriana Gerardi. Funções: Geração de força para locomoção e respiração. Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google