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NA EDUCAÇÃO INFANTIL SER PROFESSOR SER.

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Apresentação em tema: "NA EDUCAÇÃO INFANTIL SER PROFESSOR SER."— Transcrição da apresentação:

1 NA EDUCAÇÃO INFANTIL SER PROFESSOR SER

2 SER EXISTÊNCIA MEIO IDENTIDADE MATRIZ CONVIVÊNCIA FAMILIAR

3 IRMÃOS MATERNOS E PATERNOS
UNIVERSO MÃE PAI PAI QUE CRIA O MÃE DA QUE CRIA O FILHO ADOÇÃO FILHO EU MATRIZ FAMILIAR AVÓS PRIMOS TIOS AMIGOS IRMÃOS PATERNOS IRMÃOS MATERNOS E PATERNOS PADRINHOS IRMÃOS MATERNOS

4 TODOS OS TIOS AVÓS IRMÃOS PAI MÃE EU MATRIZ ESCOLAR DIRETORA UNIVERSO DA PROFESSORES SUPERVISORES FUNCIONÁRIOS ADOÇÃO AMIGOS

5 DIFERENTES PENSADORES
DIFERENTES CONCEITOS MATRIZ DO CONHECIMENTO DIFERENTES ÉPOCAS ESCOLHA FORMAÇÃO FORMAÇÃO DIFERENTES PENSADORES CONTINUADA

6 PARA REFLETIR Através do conhecimento, passo a ter maior estrutura e segurança no meu saber; Mas o que fazer com ele? Tenho agora condições de formar meus próprios conceitos;

7 Que conceito tenho de mim mesmo?
Que conceito tenho de mim como profissional? A minha imagem como “SER” e “SER PROFISSIONAL”, que conceito a sociedade tem sobre ela?

8 MATRIZ DA MATURIDADE PROFISSIONAL
Como medir o nível da maturidade? Dar importância ao período de adaptação: escola, aluno... Família; Perceber minhas próprias ações e reações do dia a dia na convivência com as pessoas;

9 Construir a maturidade profissional é administrar várias situações com competência sem deixar fragilizar o próprio “EU”; Não confundir maturidade com domínio de conhecimento... Poder;

10 É fundamental conhecer-se a si próprio e aprender a perceber onde existe maior necessidade de flexibilidade e postura, mediante o que acredito e quero conquistar. Em que fase será que estou?

11 O PROFISSIONAL – JOVEM ADULTO
O prazer e a dor de ser adulto se inscrevem na releitura de sua historicidade e na importância de passar a ser um novo historiador, é rever toda a série de identificações com as imagens parentais, é construir uma identidade, é poder separar-se dos pais e da família de origem sem que isso signifique um rompimento relativo, é discriminar a intimidade, é rever limites, é ver os pais com suas falhas, desejos, expectativas, qualidades, defeitos, e mesmo assim, apreciá-los, é poder lidar com a diferença e com a possibilidade de ser diferente, é deixar de ser cuidado para ser cuidador, é estreitar laços afetivos e ao mesmo tempo ampliar a capacidade de estar só.

12 Adultecer é poder brincar, isto é, experimentar de forma lúdica, com as escolhas, com as renúncias e com as novas e futuras aquisições. É poder pedir colo na hora em que a dor e o sofrimento tornam-se insuportáveis, sem que isso represente um retorno às origens, mas sim um alimento para seguir em frente, com confiança e maior certeza. É poder ficar distante, mas suficientemente tranqüilo, confortado pela lembrança da infância, do cheiro e do sabor do colo da mãe e das conversas e dos braços do pai. Principalmente, é de poder trilhar o caminho sozinho, mas muito bem acompanhado internamente. José Olteiral

13 SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

14 É compreender que fiz uma escolha e estou aqui;
É entender que quero trabalhar com a educação; É estabelecer relações com a criança, família, professores e toda a comunidade escolar; É compreender a complexidade dos diferentes contextos e produzir conhecimento pedagógico;

15 É perceber a necessidade de atenção da criança;
É realizar a leitura da criança nas suas atitudes... Comportamentos... Emoções e reações; Conhecer e construir caminhos conforme as fases do desenvolvimento da criança;

16 Amamentação Choro Sono Medos Perdas OBJETOS: Agressividades Chupetas;
Mamadeiras; É conhecer a criança quanto as suas diferentes Comunicações: Agressividades

17 É levar o conhecimento e não ter medo de arriscar-se
É levar o conhecimento e não ter medo de arriscar-se... é enfrentar o diferente... É dividir, ainda o que não se sabe... É apontar, conduzir caminhos e permitir que a criança acredite nas suas primeiras marcas dos seus próprios pés...

18 É principalmente aprender como fazer tudo isso.

19 A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A escola sozinha não é responsável pela formação da personalidade, mas tem papel complementar ao da família. Por mais que a escola infantil propicie um clima familiar a criança, ainda assim é apenas uma escola. A escola oferece condições de educação diferentes das existentes na família. A criança passa a pertencer a uma coletividade, que é a sua turma, sua classe, sua escola. É um crescimento em relação ao EU de casa, pois ali ela praticamente é o centro.

20 A escola também oferece condições específicas conforme a idade das crianças, o que não acontece em casa, onde se vive conforme cada um pode e consegue dentro do que se chama vida familiar. A escola percebe na criança facilidades, dificuldades e outras facetas que em casa não eram observadas, muito menos avaliadas.

21 A escola na sua voz da experiência e conhecimento, quando bem ouvida, pode ser muito útil num momento em que a família está totalmente perdida sobre a maneira como deve proceder seu filho. Orientado a superarem dificuldades domésticas antes que se transformem em problemas maiores, se os pais soubessem dessa possibilidade de ajuda e tivessem a sabedoria de procurar a escola, muitos conflitos, desajustes relacionais, dificuldades escolares, sem dúvida seriam resolvidos a tempo.

22 Quando a escola, o pai e a mãe falam a mesma língua, a criança aprende sem grandes sofrimentos e não quer jogar a escola contra os pais e vice versa. Nos conflitos, as crianças tendem a tirar vantagens pessoais e acompanhar quem mais lhe agrada. Assim, quando os pais não concordam com a escola, é com ela que devem resolver as discordâncias. Quando o filho se queixa de algum professor ou de alguma injustiça praticada pela escola, antes de acreditar piamente no que ele diz é melhor que os pais tomem conhecimento de outras informações sobre o mesmo fato.

23 Existem casos que os pais vão a escola reclamar dos maus tratos que o filho estaria recebendo, baseados sempre na frase MEU FILHO NÃO MENTE, mas ficam perplexos, perdidos e sem graça ao descobrir que haviam sido manipulados. O querido filhinho havia mentido sim, e muito. Mas sabemos que tem casos onde a criança pode estar certa e a escola, errada, mas não admite o erro, então é hora de repensar a essa escola ou o professor dessa escola... Os pais também precisam ficar atentos. Içami Tiba

24 O PROFESSOR SENDO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO... SER CRIANÇA...
Mediador é aquele que não se prende ao nível de maturação manifestado pela criança, antecipa-se ao desenvolvimento, isto é, o bom ensino é aquele que está direcionado as funções que ainda estão por se completar. O que torna alguém mediador é sua capacidade pra conduzir estrategicamente o processo de aprendizagem mediada, sua capacidade de interrogar o mediado, de modo a impulsionar conflitos cognitivos e mobilizar suas funções, viabilizando, assim, uma intervenção transformadora que garanta o aumento do nível de modificabilidade e flexibilidade mental do indivíduo envolvido no processo e aprender a pensar.

25 A mediação se torna possível ao se acreditar na criança
A mediação se torna possível ao se acreditar na criança. Essa CRENÇA é um fator energético que impulsiona a realização dos trabalhos, que resultará numa maior eficácia no processamento de informação quando a criança for exposta a novos desafios, salienta que o fator energético exige mudança de atitude e não apenas exibição de competências.

26 Marcos Meier e Sandra Garcia
O mediador precisa ter o único objetivo de ensinar, por meio de suas ações, posicionar-se de forma consciente e responsável ao acreditar na sua prática. O mediador precisa ser conhecedor... Primeiro de si mesmo. Marcos Meier e Sandra Garcia

27 É Ser Professor Na Educação Infantil OBRIGADA!

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