A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (TIC’s) NA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (TIC’s) NA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (TIC’s) NA EDUCAÇÃO
Professores: Fábio Francisco da Costa Fontes Marcelo Guerra Dezembro/2011

2 Associação (ensino x aprendizado)
O objetivo de quem ensina é que o que é ensinado seja aprendido. E reciprocamente o objetivo de quem aprende é memorizar e compreender o que é ensinado.

3 Associação (ensino x aprendizado)
Do mesmo modo se tem associado o conceito de tecnologia ao de inovação e estes dois termos ao de melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem.

4 Associação (ensino x aprendizado)
? Considera-se que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, uma vez que, se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender. Considera-se também que novos programas, métodos e currículos são a senha que garante uma melhor aprendizagem.

5 Definições Tecnologia Educativa (TE)
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Literacia informática

6 Definições Tecnologia Educativa (TE): O termo não se limita aos recursos técnicos usados no ensino mas a todos os processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.

7 Definições Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): refere-se à conjugação da tecnologia computacional ou informática com a tecnologia das telecomunicações e tem na Internet e mais particularmente na Worl Wide Web (WWW) a sua mais forte expressão.

8 Definições Literacia Informática: “o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes em relação aos computadores que levam alguém a lidar com confiança com a tecnologia computacional na sua vida diária”

9 Pergunta: Será que... ? A introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, uma vez que, se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender? Os novos programas, métodos e currículos são a senha que garante uma melhor aprendizagem?

10 Resposta: Nem sempre!! Precisamos analisar três pontos de vistas importantes para podermos responder a questão levantada: Primeiro: conhecimentos e competências sobre a tecnologia computacional; Segundo: atitudes positivas face a esta tecnologia; Terceiro: ter confiança para usar os computadores sem grande ansiedade.

11 objetivo Apoiar os professores e os estudantes a iniciar ou melhorar as suas competências e conhecimentos nesta área, desenvolver atitudes positivas face ao computador e a Internet e diminuir a ansiedade face ao seu uso e aprendizagem.

12 Pesquisas Pesquisa do CGI aponta que todas as escolas públicas brasileiras localizadas em áreas urbanas possuem computadores e 87% delas têm acesso à internet em banda larga. No entanto, apenas uma minoria (4%) disponibiliza as máquinas para uso em sala de aula.

13 Pesquisas O estudo mostra ainda que, se quiserem utilizar computadores, os alunos precisam ir a laboratórios de informática, presentes em 81% das escolas. Das escolas com espaços dedicados ao uso de computadores, 90% estão conectados em banda larga.

14 Pesquisas A necessidade de computadores nas escolas é grande, pois somente pouco mais da metade das crianças e jovens (54%) tem computador em casa – no Nordeste, o percentual cai para 29%. A quantidade de alunos com internet em casa é um pouco menor – 44% conseguem navegar no próprio lar.

15 Pesquisas Apesar da falta de acesso doméstico do aluno, a grande maioria (90%) das escolas abre suas portas somente nos dias de semana, o que impossibilita o acesso aos sábados e domingos. Segundo coordenadores pedagógicos e diretores, a quantidade insuficiente de máquinas é o principal limitador do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizado.

16 Pesquisas Somente 25% dos professores costumam usar os recursos tecnológicos em aulas expositivas ou para demonstrar experiências em ciências. Entre os professores, 64% acreditam que os alunos sabem mais de informática e navegação na internet do que eles, o que dificultaria o uso.

17 Pesquisas Apenas 10% dos discentes dizem ter ganho algum conhecimento de informática por intermédio de professores ou da escola – afinal, 59% dos mestres dizem não realizar atividades relacionadas ao ensino de computadores e internet em sala de aula.

18 Pesquisas Apenas 10% dos discentes dizem ter ganho algum conhecimento de informática por intermédio de professores ou da escola – afinal, 59% dos mestres dizem não realizar atividades relacionadas ao ensino de computadores e internet em sala de aula. A pesquisa entrevistou professores, alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras em 2010.

19 Computação nas nuvens O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) Refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet;

20 Computação nas nuvens

21 Computação nas nuvens (Vantagens)
Possibilidade de utilização de softwares sem que estes estejam instalados no computador; Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso; O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar";

22 Computação nas nuvens “Eu diria que o computador do futuro é a internet. Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet”. Eric Schmidt Presidente do Google

23 Computação nas nuvens Mesmo sem saber, você pode estar nas nuvens. Quem mantém fotos no flickr, ou salva textos e planilhas no Google Docs, está recorrendo a serviços de armazenamentos de dados que operam nas nuvens.

24 Ferramentas importantes
Veremos a partir de agora as seguintes ferramentas: Skydrive; Google Docs Google Grupos Elas permitem trabalharmos na nuvem e oferecem recursos importantes para o professor se relacionar e consequentemente desenvolver um processo de ensino-aprendizado de qualidade com seus alunos.

25 SkyDrive (https://skydrive.live.com/)

26 Não possui Windows Live ID

27 Não possui Windows Live ID

28 Minha conta no SkyDrive

29 Minha conta no SkyDrive
Quando você acessa pela primeira vez a sua conta no SkyDrive o ambiente possui três pastas: Documentos: sugestão para você armazenar arquivos que apenas você tem acesso; Imagens: sugestão para você armazenar fotos e figuras onde apenas você tem acesso; Publica: sugestão para você armazenar arquivos onde outras pessoas que você cadastrou podem ter acesso.

30 Minha conta no SkyDrive
Ao clicar na pasta Documentos por exemplo aparecerá a mensagem: Esta pasta está vazia. Você pode clicar em Adicionar arquivos para carregar muitos arquivos de uma vez só ou criar um documento novo.

31 Ao criar um arquivo,adicionar um arquivo ou criar nova pasta ele ficará dentro da pasta documentos
Indica a pasta que estamos. Para sair da pasta documentos e retornar para a página principal do SkyDrive é só clicar na palavra Skydrive de ...

32 Salvando um arquivo do seu computador no ambiente Skydrive
Ao clicar no ítem acima aparecerá o texto da janela onde você deve clicar na frase em azul

33 Aparecerá uma janela com os arquivos existentes no seu computador para que você possa escolher o arquivo que deseja guardar no ambiente Skydrive

34 Editar e compartilhar o arquivo
Após o arquivo salvo no ambiente Skydrive você clicando no quadrinho ao lado do arquivo aparecerá as opções do lado direito da tela Esta opção permite que você trabalhe em grupo com este arquivo

35 Editar e compartilhar arquivo
A opção de compartilhar arquivo permite a construção de documentos em conjunto, facilita a vida do professor ao desenvolver atividades com colegas ou alunos e facilita a vida do aluno pois poderá trabalhar em grupo com outros colegas e ainda obter observações do professor quanto ao andamento da tarefa.

36 Editar e compartilhar arquivo
A pessoa com a qual você compartilhou um arquivo será notificada através de .

37 Editar e compartilhar arquivo

38 Criar um arquivo no Word dentro do Skydrive

39 Criar um arquivo no Word dentro do Skydrive
O sistema lhe dá a opção de criar um nome para seu arquivo.

40 Criar um arquivo no Word dentro do Skydrive

41 Criar um arquivo no Word dentro do Skydrive

42 Criar um arquivo no Word dentro do Skydrive
Clicando na opção arquivo você terá recursos como salvar o arquivo, imprimir, fechar, etc.

43 Abrir um documento criado ou salvo no ambiente Skydrive
Você precisa clicar no nome do arquivo

44 Abrir um documento criado ou salvo no ambiente Skydrive

45 Exercício:Digite o texto abaixo, salve-o e compartilhe-o com os colegas na sala
Na computação em nuvem uma porção crescente das informações digitais produzidas por pessoas e empresas está sendo processada e guardada em descomunais centros de computação espalhados pelo mundo, mas conectados entre si. Mesmo sem saber, você pode estar nas nuvens pois quem salva fotos, textos ou planilhas no google Docs, por exemplo, recorre a serviços de armazenamento de dados que operam na nuvem.

46 Criar um arquivo no Power Point dentro do Skydrive

47 Criar um arquivo no Power Point dentro do Skydrive
Também vai lhe pedir um nome para o arquivo

48 Criar um arquivo no Power Point dentro do Skydrive

49 Apresentação do Power Point
Após o arquivo ter sido inserido ou produzido e salvo no Skydrive você deverá clicar no nome do arquivo.

50 Apresentação do Power Point

51 Apresentação do Power Point

52 Apresentação do Power Point
Outro caminho é quando estiver editando os slides clicar em exibir.

53 Apresentação do Power Point

54 Exercício Crie uma apresentação com três slides: Com o título;
Figura com legenda; Uma frase. Em seguida compartilhe com um amigo na sala

55 Google http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/

56 Google O Google possui uma grande variedade de ferramentas e o endereço mostrado no slide anterior apresenta os links de todas elas. Duas ferramentas que podem ser bastante proveitosas para um professor são o google Docs e o Grupos.

57 Criar uma conta no Google

58 Você tem a opção de utilizar um e-mail que já possua ou obter um endereço do Gmail

59 Criando uma conta no Gmail

60 Criando uma conta no Gmail

61 Criando uma conta no Gmail

62 Primeiro acesso ao Google Docs

63 Google Docs

64 Inserindo um arquivo do seu computador no Google Docs

65 Inserindo um arquivo do seu computador no Google Docs

66 Inserindo um arquivo do seu computador no Google Docs

67 Inserindo um arquivo do seu computador no Google Docs

68 Compartilhando o arquivo

69 Compartilhando o arquivo
A pessoa que você compartilhou um arquivo receberá um informando-a.

70 Compartilhando o arquivo
Clicando no nome do arquivo ele abrirá para edição. Marcando o quadrinho ao lado aparece novas opções.

71 Compartilhando o arquivo
Temos as opções: Compartilhar; organizar em pastas; visualizar o documento; e mais um leque de opções.

72 Google Docs Clicando na opção criar aparecerá o menu ao lado onde você pode escolher montar um texto, uma apresentação de slides, uma planilha, etc.

73 Editor de Texto Ao clicar em documento ele abrirá um editor de texto.

74 Editor de Texto A medida que você vai escrevendo o sistema vai salvando seu trabalho. Caso queira dar um nome para o documento clique em cima do nome documento sem título

75 Editor de Texto

76 Editor de Texto

77 Relação de arquivos no Google Docs
O sistema vai relacionando todos os documentos que você possui

78 Exercício: Digite o texto abaixo no Google Docs e compartilhe-o
Na internet, novos sistemas de comunicação e informação surgiram, formando uma verdadeira rede. Criações como o , o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.

79 Planilha

80 Planilha Clicando em planilha você abre um arquivo no formato de planilha onde existem as opções de arquivo, editar, visualizar, inserir, formatar, dados e ferramentas que lhe auxiliarão em atividades como lançar as notas dos alunos e calcular a média.

81 Planilha

82 Planilha

83 Planilha Assim como no editor de texto você pode inserir um nome para o arquivo O arquivo vai sendo salvo a medida que vai sendo digitado

84 Exercício: Construa a planilha abaixo e compartilhe-a
A média deve ser a soma das notas dividido por 4.

85 Google Grupos Clique em entrar

86 Google Grupos Você utiliza o mesmo login e senha que utilizou no Google Docs

87 Minha Conta no Google Grupos
Vamos Criar um grupo

88 Criando um grupo

89 Criando um grupo

90 Criando um grupo

91 Adicionar membros ao grupo

92 Adicionar membros ao grupo
As pessoas convidadas a participar do grupo receberão um onde devem abrir e confirmar o interesse em participar do grupo. Caso o endereço de cadastrado não seja do Gmail, a mensagem de convite poderá ir para a lixeira da sua caixa de s.

93 Confirmação de criação do grupo
Para acessar a página inicial do grupo você deve clicar na opção acima

94 Página inicial do grupo

95 Relação dos meus grupos
Após criado um grupo, quando você acessar novamente sua conta ele aparecerá na lista de Meus grupos

96 Documento compartilhado com o grupo
Você pode compartilhar um documento do Google Docs com o grupo que você criou e então todos os que estão cadastrados no grupo terão acesso ao documento.

97 Documento compartilhado com o grupo
Clique na opção acima

98 Documento compartilhado com o grupo

99 Enviando e-mail para os membros do grupo
Após criado o grupo e adicionado os componentes você não precisa mais ficar enviando s para vários endereços, basta enviar um para o endereço do grupo que todos os componentes receberão a mensagem.

100 Excluindo um membro do grupo
Clique na opção membros

101 Excluindo um membro do grupo
Clique na opção acima

102 Excluindo um membro do grupo
Clique na opção editar

103 Excluindo um membro do grupo

104 Exercício Crie um grupo no Google e adicione 5 amigos da sala.
Compartilhe com o do grupo os trabalhos que você fez hoje no Google Docs.

105 Site com objetos educacionais
O endereço abaixo apresenta uma grande variedade de material que pode auxiliar o professor a complementar sua aula com exemplos.

106 Referências https://skydrive.live.com/


Carregar ppt "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (TIC’s) NA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google