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Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica

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Apresentação em tema: "Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica

2 Estratégia Telessaúde Brasil
Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência, melhorando a resolubilidade na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

3 Estratégia Telessaúde Brasil
O que é: Implantação de infra-estrutura de informação e telecomunicação com prioridade em zonas remotas, isoladas e marginais no país, para possibilitar o desenvolvimento contínuo a distância das Equipes de Saúde da Família.

4 Portaria nº 35 01/2007 Institui, no âmbito do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Telessaúde. Define os critérios para a indicação dos municípios e estados onde serão instalados os 900 pontos do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde Aplicada à Atenção Básica. Aprova os Critérios de escolha dos 32 pontos do convênio MS/RNP.

5 Projeto Nacional de Telessaúde
Criação de 9 Núcleos nos estados do AM, CE, PE, GO, MG, RJ, SP, SC e RS, localizados em universidades federais e estaduais. Cada Núcleo terá 100 pontos instalados nas Unidades de Saúde da Família contemplando:2.700 equipes de saúde da família e beneficiando aproximadamente 11 milhões de habitantes.

6 Distribuição geográfica da Rede Telessaúde Brasil
Dezembro/2008

7 Benefícios do Telessaúde Brasil - Fortalecimento da Atenção Básica
Qualificação da equipe Melhora no atendimento -2ºª opinião Diminuição de riscos e agravos pelo deslocamento Diminuição de custos

8 Benefícios do Telessaúde Brasil - Fortalecimento da Atenção Básica
Planejamento de encaminhamento de paciente Valorização do profissional Fixação do profissional em áreas remotas Inclusão digital Usuário: valorização e credibilidade da equipe

9 O núcleo Santa Catarina

10 Núcleo de Santa Catarina
112 municípios atendidos; 284 ESFs; 2 escolas técnicas do SUS; Escola de saúde pública de SC; CEFET – SC; Centro de Informações Toxico- farmacológicas de SC;

11 Atividades Qualidade da atenção na Saúde da Família
Desenvolvimento da qualidade da atenção oferecida pelas equipes de Saúde da Família, por meio do instrumento de avaliação da AMQ, com educação continuada e apoio técnico especializado para apoio e acompanhamento desse processo.

12 Atividades Segunda opinião formativa
Serviço de educação permanente que visa oferecer apoio às decisões do cotidiano tomadas pelos profissionais da Estratégia da Saúde da Família, por meio de informações técnico-científicas baseadas em evidências e realizadas por consultores com expertise em Atenção Primária a Saúde, buscando transformar essas dúvidas em um processo de reflexão da prática assistencial.

13 Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: http://telessaude.sc.gov.br
Faça o Login em “Acesso Restrito” no canto esquerdo com o seu usuário e senha.

14 Ainda não tem cadastro? Entre e veja como obter!
Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: Faça o Login em “Acesso Restrito” no canto esquerdo com o seu usuário e senha. Ainda não tem cadastro? Entre e veja como obter!

15 Será necessário desabilitar o bloqueador de popups do seu navegador
Logado no “Acesso restrito”, entre em “Segunda Opinião Formativa”. ATENÇÃO! Será necessário desabilitar o bloqueador de popups do seu navegador

16 Será aberta a janela do “Painel de Discussões”
Será aberta a janela do “Painel de Discussões”. Dentro dela, clique no botão “Enviar uma dúvida”.

17 Leia as breves condições de uso e, aceitando, clique em “Prosseguir”.

18 Digite o tema principal da dúvida no campo “Assunto”
No campo “Texto”, digite a pergunta e outras informações que auxiliem o contexto do problema, como por exemplo, os dados do paciente (Idade? Sexo? Comorbidades? etc) Quanto mais dados acerca do problema/contexto mais adequada será a busca!

19 Aguarde o arquivo ser anexado!
Se desejar enviar algum arquivo em relação à questão (p. ex. foto de uma lesão), clique em “Browse” e procure o arquivo para anexar. Depois, clique em “Adicionar” e o arquivo será anexado! Aguarde o arquivo ser anexado!

20 Com a pergunta digitada, arquivos anexos, clique no botão “Enviar dúvida” logo abaixo.
Arquivo anexado!

21 Cique em “OK” para confirmar o envio!

22 Pronto! Sua pergunta já está cadastrada no Painel de Discussões.
Aguarde a resposta dos teleconsutores! Pergunta Cadastrada! Acompanhe o status da pergunta. Neste caso, por exemplo, “Aguardando resposta”

23 Atividades Uso de medicamentos na atenção primária
Serviço de segunda opinião formativa direcionado aos profissionais da saúde de nível superior da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Visa apoiar decisões farmacoterapêuticas baseadas nas melhores evidências disponíveis no momento, disponibilizando informações isentas de conflito de interesses, propiciando o uso racional de medicamentos e melhor assistência ao usuário.

24 Atividades Dermatologia
Rede estadual distribuída de apoio ao diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de pele. Através de um conjunto de atividades envolvendo segunda opinião e webconferências sobre a prevenção e a identificação de lesões de pele e a capacitação dos profissionais para a realização de exames de dermatologia.

25 Atividades Dermatologia
Objetiva-se fazer com que profissionais capacitados possam atender na atenção básica desde a prevenção até a realização de exames que posteriormente são enviados pela internet para receberem laudos por profissionais especializados.

26 Atividades Prática clínica na atenção primária
Webconferências com temas clínicos voltados para a atenção primária, realizados todas as sextas- feiras à tarde. Os temas a serem abordados são definidos sempre baseados nas necessidades apontadas pelos profissionais da ESF através da segunda opinião formativa, e com o enfoque da integralidade, abordando os determinantes do processo de saúde e doença de forma ampliada e com resoluções ampliadas de cuidado.

27 Atividades Tele-NASF Serviço de apoio matricial aos municípios a ser realizado através de webconferências e segunda opinião formativa, por teleconsultores das áreas da Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Farmácia

28 Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: http://telessaude.sc.gov.br
Uma forma de acessar a “Sala Virtual”, onde ocorre a webconferência, é o atalho na página inicial: ATENÇÃO! Na Sala Virtual você participa das webconferências AO VIVO. Webconferências anteriores estarão disponíveis em “Vídeos” no “Acesso Restrito”

29 Entre na data que você deseja
Outra forma de acessar a “Sala Virtual”, é o caminho da agenda: Entre na data que você deseja

30 Após entrar na data selecionada serão visualizados os eventos agendados:
Confirme a data e horário da webconferência e entre na Sala Virtual pelo atalho.

31 Outro caminho é pelo menu superior “Agenda”:
Confirme a data e horário da webconferência e entre na Sala Virtual pelo atalho.

32 Digite o seu nome ou nome da equipe e entre na sala como convidado
Por qualquer um dos camindos demonstrados você chegará na página de acesso à "Sala Virtual“: Digite o seu nome ou nome da equipe e entre na sala como convidado

33 Para assistir a webconferência não é necessário possuir microfone ou câmera (webcam), mas sim de caixas de som! Pelo “Bate-papo” você pode enviar perguntas e interagir com o palestrante e demais participantes!

34 Site: http://telessaude.sc.gov.br
Contato Fone/FAX: +55 (48) Heitor Tognoli – Vice-Coordenador Site:


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