A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência, melhorando a resolubilidade na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

3 O que é: Implantação de infra-estrutura de informação e telecomunicação com prioridade em zonas remotas, isoladas e marginais no país, para possibilitar o desenvolvimento contínuo a distância das Equipes de Saúde da Família.

4 Institui, no âmbito do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Telessaúde. Define os critérios para a indicação dos municípios e estados onde serão instalados os 900 pontos do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde Aplicada à Atenção Básica. Aprova os Critérios de escolha dos 32 pontos do convênio MS/RNP.

5 Criação de 9 Núcleos nos estados do AM, CE, PE, GO, MG, RJ, SP, SC e RS, localizados em universidades federais e estaduais. Cada Núcleo terá 100 pontos instalados nas Unidades de Saúde da Família contemplando:2.700 equipes de saúde da família e beneficiando aproximadamente 11 milhões de habitantes.

6 Dezembro/2008

7 Qualificação da equipe Melhora no atendimento -2ºª opinião Diminuição de riscos e agravos pelo deslocamento Diminuição de custos

8 Planejamento de encaminhamento de paciente Valorização do profissional Fixação do profissional em áreas remotas Inclusão digital Usuário: valorização e credibilidade da equipe

9

10 112 municípios atendidos; 284 ESFs; 2 escolas técnicas do SUS; Escola de saúde pública de SC; CEFET – SC; Centro de Informações Toxico- farmacológicas de SC;

11 Qualidade da atenção na Saúde da Família Desenvolvimento da qualidade da atenção oferecida pelas equipes de Saúde da Família, por meio do instrumento de avaliação da AMQ, com educação continuada e apoio técnico especializado para apoio e acompanhamento desse processo.

12 Segunda opinião formativa Serviço de educação permanente que visa oferecer apoio às decisões do cotidiano tomadas pelos profissionais da Estratégia da Saúde da Família, por meio de informações técnico-científicas baseadas em evidências e realizadas por consultores com expertise em Atenção Primária a Saúde, buscando transformar essas dúvidas em um processo de reflexão da prática assistencial.

13 Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: Faça o Login em Acesso Restrito no canto esquerdo com o seu usuário e senha.

14 Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: Faça o Login em Acesso Restrito no canto esquerdo com o seu usuário e senha. Ainda não tem cadastro? Entre e veja como obter!

15 ATENÇÃO! Será necessário desabilitar o bloqueador de popups do seu navegador ATENÇÃO! Será necessário desabilitar o bloqueador de popups do seu navegador Logado no Acesso restrito, entre em Segunda Opinião Formativa.

16 Será aberta a janela do Painel de Discussões. Dentro dela, clique no botão Enviar uma dúvida.

17 Leia as breves condições de uso e, aceitando, clique em Prosseguir.

18 Digite o tema principal da dúvida no campo Assunto No campo Texto, digite a pergunta e outras informações que auxiliem o contexto do problema, como por exemplo, os dados do paciente (Idade? Sexo? Comorbidades? etc) Quanto mais dados acerca do problema/contexto mais adequada será a busca!

19 Se desejar enviar algum arquivo em relação à questão (p. ex. foto de uma lesão), clique em Browse e procure o arquivo para anexar. Depois, clique emAdicionar e o arquivo será anexado! Aguarde o arquivo ser anexado!

20 Com a pergunta digitada, arquivos anexos, clique no botão Enviar dúvida logo abaixo. Arquivo anexado!

21 Cique em OK para confirmar o envio!

22 Pronto! Sua pergunta já está cadastrada no Painel de Discussões. Aguarde a resposta dos teleconsutores! Pergunta Cadastrada! Acompanhe o status da pergunta. Neste caso, por exemplo, Aguardando resposta

23 Uso de medicamentos na atenção primária Serviço de segunda opinião formativa direcionado aos profissionais da saúde de nível superior da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Visa apoiar decisões farmacoterapêuticas baseadas nas melhores evidências disponíveis no momento, disponibilizando informações isentas de conflito de interesses, propiciando o uso racional de medicamentos e melhor assistência ao usuário.

24 Dermatologia Rede estadual distribuída de apoio ao diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de pele. Através de um conjunto de atividades envolvendo segunda opinião e webconferências sobre a prevenção e a identificação de lesões de pele e a capacitação dos profissionais para a realização de exames de dermatologia.

25 Dermatologia Objetiva-se fazer com que profissionais capacitados possam atender na atenção básica desde a prevenção até a realização de exames que posteriormente são enviados pela internet para receberem laudos por profissionais especializados.

26 Prática clínica na atenção primária Webconferências com temas clínicos voltados para a atenção primária, realizados todas as sextas- feiras à tarde. Os temas a serem abordados são definidos sempre baseados nas necessidades apontadas pelos profissionais da ESF através da segunda opinião formativa, e com o enfoque da integralidade, abordando os determinantes do processo de saúde e doença de forma ampliada e com resoluções ampliadas de cuidado.

27 Tele-NASF Serviço de apoio matricial aos municípios a ser realizado através de webconferências e segunda opinião formativa, por teleconsultores das áreas da Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Farmácia

28 Entre na página inicial do Telessaúde Santa Catarina: Uma forma de acessar a Sala Virtual, onde ocorre a webconferência, é o atalho na página inicial: ATENÇÃO! Na Sala Virtual você participa das webconferências AO VIVO. Webconferências anteriores estarão disponíveis em Vídeos noAcesso Restrito ATENÇÃO! Na Sala Virtual você participa das webconferências AO VIVO. Webconferências anteriores estarão disponíveis em Vídeos noAcesso Restrito

29 Outra forma de acessar a Sala Virtual, é o caminho da agenda: Entre na data que você deseja

30 Confirme a data e horário da webconferência e entre na Sala Virtual pelo atalho. Após entrar na data selecionada serão visualizados os eventos agendados:

31 Outro caminho é pelo menu superior Agenda: Confirme a data e horário da webconferência e entre na Sala Virtual pelo atalho.

32 Por qualquer um dos camindos demonstrados você chegará na página de acesso à "Sala Virtual: Digite o seu nome ou nome da equipe e entre na sala como convidado

33 Para assistir a webconferência não é necessário possuir microfone ou câmera (webcam), mas sim de caixas de som! Pelo Bate-papo você pode enviar perguntas e interagir com o palestrante e demais participantes!

34 Contato Fone/FAX: +55 (48) Heitor Tognoli – Vice-Coordenador Site:


Carregar ppt "Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google