A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Profa. Ms. M. Felícia 1

2 AGENDA Papel social das empresas Conceitos de Resp.Social Empresarial - RSE Primeiros passos em RSE Conceito de Balanço Social Tipos de informações Balanço Social Modelos de Balanço Social Importância do Balanço Social Justificando a RSE Quem se beneficia com a RSE

3

4 Fornecedores Acionista(s) Funcionários EMPRESA Clientes Concorrentes
Mercado Financeiro EMPRESA Funcionários Clientes Concorrentes Consumidores Governo Outros

5 META Prosperidade Sobrevivência Competitividade Produtividade
Qualidade Prosperidade META 4

6 PODER FORÇA 6

7 RESPONSABILIDADE SOCIAL
X P C T A I V S ECONÔMICAS LEGAIS ÉTICAS SOCIAIS 7

8 Desenvolvimento sustentável
GESTÃO Relação Ética Transparente Solidária Desenvolvimento sustentável Preservação recursos ambientais e culturais Respeito a diversidade Promoção da redução das desigualdades sociais

9 PRIMEIROS PASSOS EM RSE
1. Visão e Missão 2. Ética 3. Auditoria e Prestação de Contas 4. Comunidade 5. Direitos Humanos 6. Meio Ambiente 7. Mercado 8. Local de trabalho

10 FOCO ESTRATÉGIA AÇÕES

11 RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILANTROPIA x RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL FILANTROPIA RESPONSABILIDADE SOCIAL Ação individual e voluntária Ação coletiva Fomento da caridade Fomento da cidadania Base assistencialista Base estratégica Restrita a empresários filantrópicos e abnegados Extensiva a todos Prescinde de gerenciamento Demanda gerenciamento Decisão individual Decisão consensual

12 BALANÇO SOCIAL CONCEITO
“ (...) É UM INSTRUMENTO DE GESTÃO E INFORMAÇÃO QUE VISA REPORTAR, DE FORMA MAIS TRANSPARENTE POSSÍVEL INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO DESEMPENHO DAS ENTIDADES, AOS MAIS DIFERENTES USUÁRIOS. ” TINOCO,1980 12

13 CERT. RESP. SOCIAL- LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
ESFERA ESTADUAL RIO GRANDE DO SUL - LEI /2000 MATO GROSSO - LEI 7.687/2002 AMAZONAS - LEI 2.843/2003 13

14 CAPITAL/TRABALHO AMBIENTAL COMUNIDADE BALANÇO SOCIAL DVA
14

15 RECURSOS HUMANOS Nº EMPREGADOS NO INÍCIO E NO FIM DO ANO
Nº EMPREGADOS POR FAIXA ETÁRIA TEMPO DE EMPRESA Nº DEPENDENTES MENORES ESCOLARIDADE, SEXO, COR QUALIFICAÇÃO Nº MENSAL EMPREGADOS TEMPORÁRIOS 15

16 PERCENTUAL DE MULHERES
PARTICIPAÇÃO EMPREGA DOS NO LUCRO NUMERO E VALOR HORAS EXTRAS TRABALHADAS TOTAL REMUNERAÇÃO PAGA A MULHERES ENCARGOS SOCIAIS E TRIBUTOS PAGOS PERCENTUAL DE MULHERES EM CARGO DE CHEFIA ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR 16

17 GASTOS COM TREINAMENTO
PROGRAMA DE ESTÁGIOS REEMBOLSO EDUCAÇÃO SAÚDE DOS EMPREGADOS SEGURANÇA NO TRABALHO PLANO DE SAÚDE E P I ASSISTÊNCIA MÉDICA E P C MEDICINA PREVENTIVA QUALIDADE DE VIDA 17

18 SEGUROS(PARC EMPRESA) ATIVIDADES RECREATIVAS
OUTROS BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIA PRIVADA SEGUROS(PARC EMPRESA) P. ESP. APOSENTADORIA EMPRÉSTIMOS BENEF. AOS APOSENTADOS ATIVIDADES RECREATIVAS TRANSPORTES CRECHES 18

19 150 MELHORES EMPRESAS P/ TRABALHAR
SALÁRIOS, EM GERAL, NA MÉDIA OU ACIMA DO MERCADO BENEFÍCIOS EXTRAPOLAM O PADRÃO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO/DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO FUNCIONÁRIO IDENTIDADE EM RELAÇÃO AO NEGÓCIO E À CULTURA DA EMPRESA Revista VOCÊ S.A, EDIÇÃO ESPECIAL, SETEMBRO/2009.

20 CONSERVAÇÃO OU MELHORIA
DESPOLUIÇÃO REFLORESTAMENTO CONSERVAÇÃO OU MELHORIA MEIO AMBIENTE MÉTODOS NÃO POLUENTES 20

21 O NEGÓCIO É SER VERDE “ Atitudes sustentáveis deixaram de ser uma escolha das companhias para se tornar pilares de sua sobrevivência e um sinal de viço das economias.” Élisabeth Laville (Revista Veja, 16/09/2009)

22 COMUNIDADE - EXTERNA CULTURA EDUCAÇÃO HABITAÇÃO SEGURANÇA LAZER
SAÚDE PÚBLICA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEFESA CIVIL SANEAMENTO URBANIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS CAMPANHAS PÚBLICAS 22

23 Distribuição do Valor Adicionado
FUNCIONÁRIOS GOVERNO FINANCIADORES Distribuição do Valor Adicionado JUROS S/CAP.PRÓPRIO DIVIDENDOS LUCROS RETIDOS

24 BALANÇO SOCIAL Modelos
IBASE INSTITUTO ETHOS

25

26

27

28

29 BALANÇO SOCIAL - Modelo Inst. Ethos
PARTE I - APRESENTAÇÃO 1. Missão e visão 2. Mensagem do Presidente 3. Perfil do Empreendimento 4. Setor da Economia PARTE II – A EMPRESA 5. Histórico 6. Princípios e Valores 7. Estrutura e Funcionamento 8. Governança Corporativa

30 PARTE III – A ATIVIDADE EMPRESARIAL
9. Diálogo com partes interessadas 10. Indicadores de desempenho 10.1 Indicadores de desempenho econômico Impactos por meio da geração e distribuição de renda; resultados oriundos da produtividade, critérios e retornos de investimentos realizados na própria empresa e na comunidade. 10.2 Indicadores de desempenho social

31 PARTE IV – ANEXOS Demonstrativo do Balanço Social – Modelo Ibase
Descrição dos projetos sociais Outras informações

32 JUSTIFICATIVA DA RSE Pressões externas
Benefícios ou vantagens mercadológicas Benefícios econômicos Incentivos fiscais Diminuição de custos sociais

33 Quem se beneficia com a RSE ?
CLIENTES melhores produtos, preço compatível com a qualidade dos produtos, forma de manufatura. ACIONISTAS produtividade, competitividade, lucratividade COMUNIDADE Recrutamento, doações, parcerias FUNCIONÁRIOS ambiente de trabalho, motivação para o trabalho GOVERNO arrecadação, parcerias em projetos. ADMINISTRADORES melhor gerenciamento, maior controle, delegação

34 BENEFÍCIOS DA RSE PARA A EMPRESA
Diminuição de conflitos e processos Valorização da imagem institucional e da marca Maior lealdade do consumidor Maior capacidade de recrutar e manter talentos Sustentabilidade do negócio no longo prazo Acesso a mercados e capitais diferenciados

35 Empresas Mato-Grossenses certificadas - 2008 (24)
Agro Amazônia Agência de Fomento de MT Grupo André Maggi Eletronorte Refrigerantes Marajá S.A BrasilTelecom - Filial MT Associação BPW Farmácia Nossa Sra. Fátima Unimed Vale do Sepotuba Supermercado Modelo Usinas Itamaraty Unimed Cuiabá Crc - MT Unic Açofer Boticário Cuiabá Unitas Bimetal Cemat Senai, Sesc, Sesi Grupo Cometa Biológica

36 RESPONSABILIDADE SOCIAL ? ASPECTO SOCIAL DE UMA NECESSIDADE ?

37 META Prosperidade Sobrevivência Competitividade Produtividade
Qualidade Prosperidade META 4

38 “ TENHO ESPERANÇA DE VER AS EMPRESAS PRODUZINDO UM APENAS UM ÚNICO RELATÓRIO, QUE UNIFICASSE TODAS AS INFORMAÇÕES DE NEGÓCIOS, FINANÇAS E SUSTENTABILIDADE.” Fábio Barbosa – Presidente da Febraban (Você SA, Setembro/2009)

39 OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO


Carregar ppt "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google