A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício monocristalino, que alimentam um motor de 12/24 voltes. A carroçaria é em poliuretano expandido de elevada densidade, para maior rigor na modelação dos pormenores, pintada com uma mistura de cola de madeira que, depois de seca, foi lixada. As imperfeições foram retocadas com gesso acrílico. A pintura foi feita com tintas spray, sem CFC‘s. O Chassis foi recortada a partir de material aeronáutico, em forma de ninho de abelha, para maior leveza e resistência estrutural. Sendo este um projecto que se pretende ecologicamente o menos agressivo possível, todas as componentes mecânicas foram recicladas de equipamentos de vídeo, de impressores ou de hardware de computadores. As rodas foram reaproveitadas de brinquedos e os eixos elaborados a partir de flechas de carbono. A transmissão é feita por correia, reaproveitada de um gravador de áudio. Escalão Apogeu B Valdo Semedo Miriam Professor: Pedro Ajuda Alunos: Agrupamento de Escolas D. Francisco Manuel de Melo Os Ultravioletas

2 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Estudo e desenho da carroçaria Escolha do design –Todos os alunos das turmas participantes neste projecto (9º ano), foram convidados a elaborarem desenhos de carroçarias. No final, foi seleccionado, pelos professores e por todos os alunos, o projecto cujo design poderia obter o melhor desempenho. Escalão Apogeu Pesquisa sobre energias renováveis No âmbito das disciplinas de Área de Projecto, Geografia e Educação Tecnológica, os alunos elaboraram trabalhos de grupo sobre os problemas resultantes do uso dos combustíveis fósseis e possíveis soluções em termos de energias renováveis. No final, os diferentes grupos de alunos apresentaram os seus resultados em cartolinas e expuseram os resultados às turmas do 9º ano. Estes trabalhos também foram objecto de exposição, aquando de uma conferência sobre energias alternativas, realizada na escola, para toda a comunidade educativa, conjuntamente com o INETI.

3 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Construção do Chassis A construção do chassis decorreu durante o funcionamento do Clube de Ciência & Tecnologias. Esta actividade foi bastante facilitada pela existência prévio do molde em poliestireno. Foi feito com base numa estrutura em favo de abelha de origem aeronáutica, rígida e leve, para melhor desempenho. Nesta fase desenvolveram-se competências ligadas às tecnologias de corte, encaixe, colagem e funcionalidades estruturais. Esboço do Chassis Depois de escolhido o projecto de design da carroçaria, foi feito um esboço prévio do chassis que melhor se adaptaria à mesmo. Para tal os alunos cujo projecto foi o vencedor, começaram a participar no clube de Ciências & Tecnologias, onde recortaram em “Wallmate” a matriz do chassis. Esse esboço foi encaixado num bloco de poliuretano expandido de elevada densidade, para posterior moldagem da carroçaria. Escalão Apogeu B

4 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Testes de Desempenho Depois dos carros construídos, foi distribuída aos alunos informação didáctica (fotocopiada) organizada em 3 módulos: - Velocidade média (Módulo didáctico I); - Aceleração e Princípio de Inércia (Módulo didáctico II); - - Atrito (Módulo Didáctico III). (*) Desta forma prática, os alunos perceberam a influência de grandezas eléctricas e conceitos mecânicos, no desempenho de cada carro. (*) Existe um dossiê organizado com esta informação didáctica. Construção da Carroçaria A carroçaria foi sendo delicadamente construída, com o mérito, habilidade, paciência e destreza manual de alguns alunos, com a ajuda do professor responsável por este projecto. Uma vez que não se podia desbastar material a mais, esta foi uma actividade bastante morosa, mas que os alunos aderiram com entusiasmo. Escalão Apogeu B

5 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Parcerias Sendo esta a Escola vencedora, neste escalão, na edição do ano lectivo anterior, foi- nos solicitado apoio por parte de outras escolas, ao que nós respondemos positivamente. De entre elas destacamos a Escola Básica 2,3 Roque Gameiro e a Escola Secundária Stuart de Carvalhais de Massamá. No dia 7 de Junho foi organizado um evento na Escola Roque Gameiro, onde foram apresentados e testados os projectos destas escolas. Também desenvolvemos uma parceria com a Escola C+S Gil Eanes de Lagos, com deslocações mútuas de alunos e professores, para intercâmbio de ideias e conhecimentos. Parcerias Por último, resta referir que a componente comercial não foi esquecida, uma vez que os nossos alunos redigiram pedidos de patrocínio a várias empresas, tendo havido resposta positiva por parte de algumas delas, que acabaram por se constituir como patrocinadores oficiais deste projecto, das quais apresentamos publicidade na carroçaria dos carros. Anuncie no espaço dos nossos carros! Escalão Apogeu B

6 ACTIVIDADES foto ACTIVIDADES ESCALÃO Outras fotos (Apresentação elaborada no Clube Multimédia) Escalão Apogeu B


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google