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Análise de Sistemas.

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Apresentação em tema: "Análise de Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Sistemas

2 Conhecendo o Professor
NOME : Paulo Cesar Cirillo Empresas : Grupo Pão de Açúcar Área de Custos ( ) Sistemas (1985 – 1990)

3 Conhecendo o Professor
NOME : Paulo Cesar Cirillo Grupo Pão de Açúcar Sistemas (1985 – 1990) Trabalhando com Micro (SID 3000) Projetos: Faturamento, Custos, RH, Contabilidade Consórcio de Eletrodomésticos Automação das Lojas (Código de Barras)

4 Conhecendo o Professor
NOME : Paulo Cesar Cirillo Schaeffler Brasil Sistemas Projetos: Desenvolvimentos de Sistemas (Mainframe) Implantação SAP/R3 módulos FI / CO (Finanças e Custos) EDI (Eletronic Data Interchange) Integrante do Time Global (FI/CO)

5 DÚVIDAS OU PERGUNTAS

6 CONHECENDO OS ALUNOS

7 O que vocês entendem por
Análise de Sistemas

8 Ficaria melhor..... Análise e Desenvolvimento de Sistemas

9 Um Sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação (dinâmico): ENTRADA; PROCESSAMENTO; SAÍDA. FEEDBACK CONTROLE

10 Componentes de um Sistema de Informação
São cinco os recursos básicos dos sistemas de informação: Recursos Humanos; Recursos de Hardware; Recursos de Software; Recursos de Dados; Recursos de Rede.

11 Tipos de Sistemas de Informação Contagem de peças produzidas
Apoio às Operações Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Controle de Processos Sistemas de Informação Gerencial Contagem de peças produzidas Peças Produzidas X Peças Refugadas

12 O Conceito de Sistema de Computador
Um sistema de computadores é uma combinação de componentes inter-relacionados que executam funções básicas especializadas para fornecer aos usuários finais uma ferramenta poderosa de processamento de informação. As principais funções incluem: Entrada; Processamento; Saída; Armazenamento; Controle.

13 O Conceito de Sistema de Computador
Teclados, telas sensíveis ao toque, canetas, “mouses” eletrônicos, scanneres óticos e outros componentes periféricos de hardware que convertem dados em forma eletrônica, legível por máquinas. A entrada pode ser direta (pelo usuário final) ou por meio de conexões de telecomunicações. Entrada; Processamento; Saída; Armazenamento; Controle. A unidade central de processamento (CPU) é o componente principal de processamento de um sistema de computadores. Um componente fundamental da CPU é a unidade lógico-aritmética (ULA), que realiza as funções aritméticas e lógicas exigidas no processamento da computação.

14 O Conceito de Sistema de Computador
Entrada; Processamento; Saída; Armazenamento; Controle. Convertem as informações eletrônicas produzidas pelo sistema de computadores em forma inteligível pelo homem. Incluem monitores de vídeo, impressoras, unidades de resposta de áudio e outros componentes periféricos de hardware especializados nesta função. Armazenam dados e programas necessários ao processamento. O armazenamento primário ou memória de um computador, é utilizado para guardar informações fundamentais necessárias para executar o programa, ao passo que o armazenamento secundário (como unidades de disco e fita magnéticos) guardam partes maiores de programas utilizados menos freqüentemente e os arquivos de conteúdo criados por usuários finais.

15 O Conceito de Sistema de Computador
Entrada; Processamento; Saída; Armazenamento; Controle. A unidade de controle da CPU interpreta instruções de programas para o computador e transmite ordens para os outros componentes do sistema do computador.

16 O Conceito de Sistema de Computador
Unidade Central de Processamento(CPU) Unidade de Controle Interpreta Instruções e Dirige o Processamento ULA Unidade Lógico-Aritmética Realiza operações Aritméticas e faz comparações Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Unidade de Armazenamento Primário Armazena Programa e dados Cache de Memória Processado-res com finalidades especiais Teclado Mouse Tela de Contato Scanner ótico Reconhecimento de voz Monitor Impressora Áudio Dispositivos de Armazenamento Secundário Unidades de disco e fita magnéticos

17 DÚVIDAS OU PERGUNTAS

18 ANOS 80 / 90 INFORMÁTICA Sistemas O&M Criação de Arquivos Codificação
Levantamento junto ao usuário

19 Atualmente INFORMÁTICA Sistemas O&M Levantamento junto ao usuário
Criação de Arquivos Codificação

20 TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO JUNTO AO USUÁRIO
ANÁLISE DE SISTEMAS MODELAGEM DE SISTEMAS DFD (Diagrama de Fluxo de Dados)

21 TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO JUNTO AO USUÁRIO
NÃO EXISTE UMA ÚNICA METODOLOGIA Cada empresa procura adotar aquela que melhor atenda as suas necessidades

22 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Tradicional ou em Cascata Análise Estruturada Engenharia de Software Engenharia da Informação

23 PRINCIPAIS METODOLOGIAS Tradicional ou em Cascata
FASES : Levantamento Análise Projeto Codificação Documentação Testes Implementação Manutenção

24 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Tradicional ou em Cascata Nas fases de levantamento e análise, o usuário tenta passar tudo que sabe ao analista sobre o problema e o que ele deseja para solucioná-lo. Após a definição do problema, é criado um documento contendo os requisitos do futuro sistema. Este documento é utilizado praticamente sem alteração durante todas as demais fases de desenvolvimento. Pergunta do analista : Será que estou falando com a pessoa certa?????

25 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Tradicional ou em Cascata Outras características: - Não é criado nem um tipo de modelo - Não são utilizadas técnicas de estruturação - Não existem, praticamente, oportunidades para usuário alterações nos requisitos - As atividades são realizadas em seqüência - Não existem retornos entre as atividades - A documentação é produzida após o término do projeto

26 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Tradicional ou em Cascata Resultados Alta incidência de manutenção Alto investimento Excessivas dificuldades e incertezas Grande insatisfação do usuário

27 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Análise Estruturada FASES : Levantamento Análise Projeto Implementação Planejamento dos testes Controle da qualidade Descrição dos procedimentos Conversão do banco de dados Implantação Teste de aceitação (Validação do usuário)

28 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Análise Estruturada Características: Muitas das atividades são realizadas em paraleto A documentação é produzida nos vários estágios do desenvolvimento Revisões periódicas para sanar cedo os problemas Envolvimento dos usuários do sistema com o pessoal de desenvolvimento é bastante significativo.

29 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia de Software FASES : Viabalidade Análise Projeto Implementação(codificação e testes intermediários) Teste do Sistema Teste do usuário Produção

30 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia de Software Quando algum problema ocorre em uma das fases, retorna-se à fase anterior para rever os passos identificando as causas e solução dos problemas

31 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia de Software Características : Forte orientação por processos Determinação acentuada das fases de desenvolvimento Ênfase na reutilização de código de programas (utilizar uma mesma rotina em vários processos do sistema) Revisões e pontos de checagem bem caracterizados

32 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia da Informação A engenharia da informação é um conjunto integrado de técnicas que organiizam os dados de um determinado negócio e determina em acesso fácil, por parte do usuário final, a estes dados. Esta metodologia é baseada na técnica de modelagem de dados e seus relacionamentos. BANCO DE DADOS RELACIONAL

33 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia da Informação Fases : Planejamento Estratégico da Informação Análise da Informação Modelagem dos dados Formação dos Procedimentos Análise de Uso dos Dados Análise da Distribuição dos Dados Projeto Físico da Base de Dados Especificãção dos Programas

34 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
Engenharia da Informação Características Visão estratégica das informações Utilização da modelagem de dados e seus relacionamentos Acesso fácil dos dados pelos usuários.

35 PRINCIPAIS METODOLOGIAS
MAINFRAME (DL1, VSAM, COBOL, EASYTRIEVE) Tradicional ou em Cascata Análise Estruturada SERVIDORES(Oracle,SQL,VB,C,Visual Studio) Engenharia de Software Engenharia da Informação

36 Abordagem Estrutura x Abordagem Orientada ao Objeto
Estruturada : Visão Baseada no modelo de Entrada – Processamento Saída Dados são tratados separadamente das funções Orientada ao Objeto : O mundo é composto de objetos Objeto é uma entidade que combina estrutura de dados e comportamento funcional

37 Abordagem Estruturada
Entrada Processamento Saída

38 Abordagem Estruturada
Entrada Manual Processo Conector de páginas Decisão Documento Cartão Vários Documentos Classificar campos Fita Magnética Arquivos

39 Abordagem Estruturada
COBOL DATA DIVISION (ARQUIVOS) ENVIRONMENT DIVISION (DEFINIÇÃO DAS SAÍDAS – PRINTER) PROCEDURE DIVISION (DESCREVER OS PROCESSOS)

40 Abordagem Estruturada
Cadastro de Clientes Entrada Processamento Saída Código Nome CNPJ Ler o arquivo E Imprimir Relatório

41 Abordagem Estruturada
COBOL DATA DIVISION (ARQUIVOS) Cadastro de Cliente ENVIRONMENT DIVISION (DEFINIÇÃO DAS SAÍDAS – PRINTER) Relatório PROCEDURE DIVISION (DESCREVER OS PROCESSOS) Ler o arquivo Imprimir

42 DIÁRIO DE FREQUÊNCIA E NOTAS
Abordagem Estruturada DIÁRIO DE FREQUÊNCIA E NOTAS Usuário : Professor

43 Abordagem Estruturada
ELEMENTOS DO CENÁRIO Professores Disciplinas Datas das Aulas Alunos Frequência Notas

44 Abordagem Estruturada
Arquivos de Entrada Professores Datas das Aulas Alunos Disciplinas

45 Abordagem Estruturada
Processamento Portal pede o código do usuário (professor) Com base no código do usuário do professor Ler o Cadastro de Professores (pega código da Disciplina) Com base no código da disciplina Ler o Cadastro de Disciplina (descrição completa da disciplina) Ler o Cadastro de Datas (dias do mês que será dada a aula da disciplina) Com base no código da disciplina Ler o Cadastro de Alunos (inseridos na disciplina)

46 Abordagem Estruturada
Processamento Professor atualiza frequência Professor atualiza notas

47 Abordagem Estruturada
SAÍDA Arquivo de frequência/notas atualizado

48 Abordagem Estruturada
Entrada Processamento Saída Professor Frequência Notas Aluno Datas Disciplinas

49 Abordagem Estruturada
EXERCÍCIO

50 Abordagem Estruturada
Definir uma rotina Realizar o Fluxo : Entrada Processamento Saída

51 Abordagem Estruturada
Término do exercício da Aula passada

52 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

53 Abordagem Estruturada AMOSTRAGEM
Processo de seleção sistemática de elementos representativos de uma população

54 Abordagem Estruturada AMOSTRAGEM
Por que usar a amostragem????? Diminuir custos Acelerar o processo de levantamento Eficiência

55 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

56 Abordagem Estruturada Investigação
Algumas vezes, as informações são difíceis de serem obtidas através de entrevistas ou observação, devendo ser investigadas pelo próprio analista

57 Abordagem Estruturada Investigação
Levantamento , utilizando a técnica de investigação Caso real

58 Abordagem Estruturada Investigação
Cenário : Empresa do ramo varejista necessitava reduzir / racionalizar o número de relatórios de Vendas da Empresa .

59 Abordagem Estruturada Investigação
1 – Inventário dos Relatórios Quantos eram Para quais usuários Quais informações continham Existiam redundâncias nas informações Vários relatórios poderiam conter as mesmas informações

60 Abordagem Estruturada Investigação
2 – Resultado do Inventário Quantos eram ( aproximadamente 100 relatórios) Diários Semanais Mensais Para quais usuários Existiam mais de um usuário por departamento Existiam redundâncias nas informações ?? Sim. Vários relatórios continham (vendas mensais /var. s/ a.anterior

61 Abordagem Estruturada Investigação
3 – Medidas adotadas Corte significativos de usuários que recebiam os relatórios Criação de uma base única de dados para geração de todos os relatórios de vendas

62 Abordagem Estruturada Investigação
4 – Resultado alcançado Redução de 70% dos relatórios emitidos

63 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

64 Abordagem Estruturada Entrevista
Conversa direcionada com um propósito específico, utilizando um formato ¨Pergunta e Resposta¨

65 Abordagem Estruturada Entrevista
Objetivos de uma entrevista: Obter opiniões dos entrevistados, descobrindo problemas-chave Conhecer o sentimento do entrevistado Levantar procedimentos informais

66 Abordagem Estruturada Entrevista
O Processo de uma entrevista Em uma entrevista, o analista de sistemas está provavelmente estabelecendo um relacionamento com uma pessoa estranha a ele

67 Abordagem Estruturada Entrevista
O Processo de uma entrevista Construa rapidamente uma base de confiança e entendimento mantenha o controle da entrevista venda a ídéia do sistema, provendo ao entrevistado as informações necessárias

68 Etapas de uma Entrevista
Abordagem Estruturada Entrevista Etapas de uma Entrevista PLANEJAMENTO CONDUÇÃO ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DA ENTREVISTA

69 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Estudar material existente sobre o entrevistado ( o que faz na empresa, vocabulário utilizado, expressões utilizadas na função que exerce) Elaborar perguntas sobre o processo a ser desenvolvido Preparar a entrevista (marcar com antecedência), preferencialmente não no local de trabalho do entrevistado Tempo médio de cada entrevista 45 minutos a uma hora (pesquisas revelam que após este período existe perda do foco, concentração)

70 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Decidir quais questões deverão ser abordadas para cada tipo de usuário (gerencial ou operacional) Decidir com registrar a entrevista Anotações Uso de gravador

71 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Tipos de questões a serem abordadas

72 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Questões Subjetivas : Permitem respostas ¨abertas¨ Exemplo : O que você acha... Explique como você

73 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Questões Subjetivas - Vantagens : Provêem riqueza de detalhes Revelam novos questionamentos Colocam o entrevistado a vontade Permitem maior espontaneidade

74 Abordagem Estruturada Entrevista
PLANEJAMENTO Questões Subjetivas - Desvantagens Detalhes irrelevantes Perda do controle da entrevista Respostas longas para obter pouca informação útil Dar a impressão que o entrevistador está perdido , sem objetivo

75 Abordagem Estruturada Entrevista
Questões Subjetivas x Objetivas Rendimento Subjetivas Objetivas Confiabilidade das informações Baixa Alta Uso eficiente do tempo Baixo Alto Precisão das informações Baixa Alto Amplitude e Profundidade Alta Baixa Habilidade Requerida do Entrevistador Alta Baixa Facilidade de Análise Alta Baixa

76 Abordagem Estruturada Entrevista
Problemas na Elaboração de Questões Questões Capciosas – Tendem a levar o entrevistado a responder de uma forma específica, isto é, são tendenciosas Exemplo : Sobre este assunto, você está de acordo com os outros diretores, não está????? Opção mais adequada : O que você pensa sobre este assunto????

77 Abordagem Estruturada Entrevista
Problemas na Elaboração de Questões Duas questões em uma : O entrevistado pode responder a apenas uma delas, ou pode se confundir em relação à pergunta que está respondendo Exemplo : O que você faz nesta situação e como 1 2

78 Abordagem Estruturada Entrevista
Organização das questões em uma sequência lógica Estrutura de Pirâmide (Abordagem Indutiva) Inicia com questões bastante detalhadas e à medida que a conversa progride, questões mais gerais, subjetivas são colocadas Começa com uma questão Termina com uma questão geral

79 Abordagem Estruturada Entrevista
Estrutura de Funil (Abordagem Dedutiva) Inicia com questões gerais, subjetivas e à medida que a conversa progride, questões mais detalhadas, objetivas são colocadas Começa com questões genéricas Termina com questões objetivas

80 Abordagem Estruturada Entrevista
Estrutura de Diamante Combinação de perguntas objetivas e subjetivas Inicia com questões específicas Questões gerais Fecha com questões específicas

81 Abordagem Estruturada Entrevista
Não Estruturada Não há definição da sequência das questões

82 Abordagem Estruturada Entrevista
Situações onde o entrevistado parece relutante em abordar um assunto determinado Meio fácil e não ameaçador para iniciar a entrevista Melhor forma de encaminhar uma entrevista, pois mantém o interesse do entrevistado em uma variedade de questões Requer mais tempo e mais habilidade do entrevistador

83 Abordagem Estruturada Entrevista
Não Estruturada Estruturada Avaliação Difícil Fácil Tempo requerido Alto Baixo Treinamento Requerido Muito Limitado Espontaneidade Alta Baixa Insight do entrevistado Muitos Poucos Flexibilidade Alta Baixa Controle Baixo Alto Precisão Baixa Alta Confiabilidade Baixa Alta

84 Abordagem Estruturada Entrevista
Registro da Entrevista Gravador Vantagens : Registro completo da Entrevista Rapidez e melhor desenvolvimento Reprodução para outros membros da equipe

85 Abordagem Estruturada Entrevista
Registro da Entrevista Gravador Desvantagens: Pode deixar o entrevistado pouco a vontade Pode deixar o entrevistador distraído

86 Abordagem Estruturada Entrevista
Registro da Entrevista Anotações Vantagens : Mantém o entrevistador alerta Mostra interesse e preparação do entrevistador Pode ser usado para fornecer um roteiro para o entrevistador

87 Abordagem Estruturada Entrevista
Registro da Entrevista Anotações Desvantagens : Perda do andamento da conversa Excessiva atenção a fatos e pouca para sentimentos e opiniões

88 Abordagem Estruturada Entrevista
Condução da Entrevista Agende a entrevista , entre em contato com o usuário um dia antes Chegue um pouco antes do horário Apresente-se e esboce brevemente o objetivo da entrevista Se for usar gravador, coloque-o em lugar visível A entrevista deve durar de 45 minutos a uma hora Quando estiver incerto sobre uma questão, peça para o entrevistado outros esclarecimentos

89 Abordagem Estruturada Entrevista
Relatório da Entrevista Capturar a essência da Entrevista Escrever o relatório tão rápido quanto possível Registre : o entrevistado, entrevistador, data, assunto e objetivos Registre sua opinião a respeito

90 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

91 Abordagem Estruturada Questionário
Quando Usar ????? As pessoas estão espalhadas por toda a organização Grande número de usuários envolvidos no processo

92 Abordagem Estruturada Questionário
Etapas de um questionário : Planejamento Levar em consideração Redação Formato Sequencia das questões

93 Abordagem Estruturada Questionário
Um questionário deve conter : Questões claras Fluxo bem definido Levantar antecipadamente dúvidas de pessoas que irão respondê-lo

94 Abordagem Estruturada Questionário
As questões podem ser : Subjetivas Objetivas

95 Abordagem Estruturada Questionário
Subjetivas Objetivas Tempo gasto para responder Alto Baixo Natureza exploratória Alta Baixa Amplitude e Profundidade Alta Baixa Facilidade de Preparação Alta Baixa Facilidade de análise Baixa Alta

96 Abordagem Estruturada Questionário
LINGUAGEM UTILIZADA : Use vocabulário das pessoas que irão responder Perguntas simples e curtas Evitar redação tendenciosa

97 Abordagem Estruturada Questionário
Utilização de escala em questionários, permite medição ou julgamento As escalas podem ser : Nominal Que tipo de software você mais usa? Editor de Texto Planilha Gráfico Outros

98 Abordagem Estruturada Questionário
As escalas podem ser : Ordinárias (permite realizar um Rank) O Suporte técnico de IT é : Extremamente útil Muito útil Útil Pouco útil Nada útil

99 Abordagem Estruturada Questionário
As escalas podem ser : Intervalo O Suporte técnico de IT é : Nada Útil 1 2 3 4 5 Extremamente útil

100 Abordagem Estruturada Questionário
As escalas podem ser : Razão  ídem ao intervalo, só que possui zero absoluto Quantas horas, você depende diariamente de um computador: 2 4 6 8

101 Abordagem Estruturada Questionário
ESTILO Deixe amplos espaços em branco para atrair as pessoas (não poluir) Deixe espaço suficiente para as respostas das questões subjetivas Em questões de escala, peça para fazer um círculo na respsota

102 Abordagem Estruturada Questionário
ORDENS DAS QUESTÕES Agrupe itens de conteúdo similar Coloque os itens de menor controvérsia primeiro

103 Abordagem Estruturada Questionário
Aplicação do questionário Reunir todos os respondedores em um mesmo local para a aplicação do questionário Vantagens 100% de retorno Instruções uniformes Resultado rápido Problemas Pode ser difícil reunir todas as pessoas

104 Abordagem Estruturada Questionário
Aplicação do questionário Analista entrega e recolhe cada questionário individualmente Vantagens Boa taxa de resposta Problemas : Desperdício do tempo do analista O respondedor pode ser identificado

105 Abordagem Estruturada Questionário
Aplicação do questionário Respondedor administra o questionário Vantagens Anonimato garantido Respostas mais reais Problemas : Taxa menor de resposta

106 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

107 Abordagem Estruturada Observação
Através da Observação é possível capturar: O que realmente é feito e não apenas o que é documentado ou explicado Confirmar ou negar informações de entrevistas e/ou questionários

108 O Analista deverá saber :
Abordagem Estruturada Observação O Analista deverá saber : O que observar ( quais atividades) Quem observar ( operacional ou gerencial) Quando observar (quais horários ocorrem os fatos) Onde observar (local onde os processos são gerados) Como observar (registrando todos os fatos inerentes ao processo)

109 Abordagem Estruturada
Técnicas de Levantamento ou Requisitos do Sistema AMOSTRAGEM INVESTIGAÇÃO ENTREVISTA QUESTIONÁRIOS OBSERVAÇÃO PROTOTIPAÇÃO

110 Abordagem Estruturada Prototipação
Técnica valiosa para se obter rapidamente informações específicas sobre requisitos de informações de usuários

111 Abordagem Estruturada Prototipação
Permite capturar os seguintes tipos de informações : Reações iniciais do usuário Sugestões do usuário Inovações Informações para revisão de planos

112 Abordagem Estruturada Prototipação
Abordagem da Prototipação Protótipo não Operacional Protótipo “arranjado às pressas” Protótipo primeiro de uma série Protótipo de características selecionadas

113 Abordagem da Prototipação
Abordagem Estruturada Prototipação Abordagem da Prototipação Protótipo não Operacional Apenas as interfaces de entrada e a saída são demonstradas O processamento não é demonstrado Útil para validar certos aspectos do sistema, quando a codificação Requerida pela aplicação é custosa e a noção básica do sistema pode ser Demonstrada através das interfaces de entrada/saída

114 Relação de títulos a Pagar
Abordagem Estruturada Prototipação ABC COMPANY Relação de títulos a Pagar OU De: dd/mm/aaaa Até : dd/mm/aaaa Fornecedor Código Apelido Enter

115 Relação de títulos a Pagar
Abordagem Estruturada Prototipação ABC COMPANY Relação de títulos a Pagar 20/02/2008 26/02/2008 De: Até Fornecedor Data Valor Itaú Bradesco ATLAS 20/02/ ,00 x Total Gerar Borderô

116 Relação de títulos a Pagar
Abordagem Estruturada Prototipação ABC COMPANY Relação de títulos a Pagar Fornecedor : ATLAS Data Valor Itaú Bradesco 20/02/ ,00 x Total Gerar Borderô

117 Abordagem Estruturada Prototipação
Abordagem da Prototipação 2. Protótipo “arranjado às pressas” Protótipo possui toda a funcionalidade do sistema final, mas não foi construído com o devido cuidado e , portanto, sua qualidade e desempenho são deficientes

118 Abordagem Estruturada Prototipação
Abordagem da Prototipação 3. Protótipo “primeiro de uma série” Um sistema piloto é desenvolvido para ser avaliado antes de ser distribuído. Útil quando o sistema será implantado em vários locais diferentes

119 Abordagem Estruturada Prototipação
Abordagem da Prototipação 4. Protótipo de características selecionadas Apenas parte das características do sistema final são implementadas. O sistema vai sendo construído em partes: cada protótipo aprovado passa a ser um módulo do sistema

120 Abordagem Estruturada Prototipação
Vantagens da Prototipação Permite alterar o sistema mais cedo no desenvolvimento, adequando-o mais perto às necessidades do usuário Possibilidade de desenvolver um sistema que atenda mais de perto as necessidades e expectativas dos usuários. Permite uma interação com o usuário ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento

121 Abordagem Estruturada Prototipação
Desvantagens da Prototipação Quando parar o protótipo??? . Se esta questão não for tratada com cuidado, a prototipação pode se estender indefinidamente Considerar o protótipo como sendo o sistema final, a qualidade pode não ter sido apropriadamente considerada


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