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Oficina de formação Projeto

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Apresentação em tema: "Oficina de formação Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de formação Projeto
“Aprendizagem ativa: novas metodologias para o ensino da conservação da biodiversidade” Enquadra-se no âmbito do projeto INQUIRE, que se baseia na aprendizagem ativa no ensino das ciências (IBSE – Inquiry Based Science Education). Realiza-se no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa. Projeto “Era Uma Vez a Luz a Temperatura e as Folhas…” 28 de Abril de 2012 Isabel Silva- Professora de Ciências Naturais

2 Enquadramen- to Teórico Operacionali-zação do Projecto
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão A oficina de formação prevê a exploração de temas como a perda de biodiversidade e as alterações climáticas a nível global. Tem como missão as práticas profissionais, na educação das ciências naturais. Deste modo pretende-se tanto motivar os seus alunos para a ciência e geografia, promovendo a aprendizagem fora da sala de aula, como estar apto a fornecer aos seus alunos experiências científicas da vida real, através da ligação com o jardim botânico e encorajar os alunos a desenvolverem experiências no jardim. Fundamentação introdução Palavras -chave Duração e “Engage”

3 Enquadramen- to Teórico Operacionali-zação do Projecto
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Neste trabalho pretende-se: perceber se fatores abióticos como a luz e a temperatura e o seu comportamento ao longo do tempo, influenciam as comunidades bióticas, em particular as das árvores e seus habitats; tentar prever se há ou não adaptações morfológicas e/ou fisiológicas das folhas das árvores em latitudes próximas da nossa em geral, e das árvores do Jardim/ Mata da Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer. Fundamentação Introdução Palavras-Chave Duração e “Engage”

4 Operacionali-zação do Projecto Palavras-Chave / Material
Enquadramento Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Folha Limbo Reflexão Absorção Adaptação Fatores abióticos - Luz e Temperatura. Alterações climáticas Ecossistema - Uma máquina fotográfica - Papel branco e preto - folha de alumínio - Folhas de diferentes cores e limbos da zona sul ou norte do Jardim. Recipientes com etiquetas Chave Dicotómica do Reino Vegetal Caneta de filtro Lanterna Bússola Fundamentação Público Alvo Palavras-Chave / Material Duração e Engage

5 Operacionali-zação do Projecto
Enquadramento Enquadramento Teórico Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Preparação em sala de aula: 30 minutos Tempo na saída: 60 minutos Tempo na sala de aula: 35 minutos Poderá pedir a colaboração das CFQ´s assim o seja requerido por parte dos alunos. Poderá ser aplicado início do 2º período. Estimular a curiosidade: Visualização dos seguintes intervalos do filme: Planeta Terra (Vol.3) “ O Mistério do Clima” Fundamentação Tema Palavras-Chave Duração e “Engage”

6 Operacionali-zação do Projecto
Enquadra-mento Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão A quantidade de luz refletida pode afetar diferentes adaptações no mesmo ecossistema. Com a informação transmitida aos alunos na fase - Explorar / Pré-visita e com uma visita guiada aos jardins da escola, poderão observar os diferentes tipos de folha e habitats onde se inserem. Durante a visita os alunos utilizarão diferentes capacidades científicas para verificar as diferentes adaptações das folhas a mudança de alguns fatores abióticos. Sumário Objetivos

7 Operacionali-zação do Projeto
Enquadramento Teórico Resumo Operacionali-zação do Projeto Avaliação Reflexão Os Alunos farão uma pesquisa ativa para: Perceber porque é que plantas do mesmo ecossistema refletem a luz de maneira diferente; Reconhecer que a quantidade de luz refletida por folhas de várias cores, tanto do estrato arbóreo como arbustivo pode variar; Investigar o conceito usando uma câmara fotográfica para medir a quantidade de luz refletida e/ou absorvida de diferentes superfícies coloridas; Procurar a que classe pertencem as plantas escolhidas. Prever quais as transformações nas plantas {nomeadamente nas suas folhas}com o aumento da Temperatura Global. Sumário Água potável - torneiras - fontes Objetivos

8 Enquadramento Teórico
Resumo Operacionali-zação do Projeto Avaliação Reflexão Pré-visita [Explorar] 1 - Relembrar os alunos do código de conduta com objetivo de explorar a Natureza com um comportamento apropriado e entregar uma Ficha de Saída de Campo a cada um. O professor deverá promover a realização de uma Situação de controle > Testar a quantidade de luz refletida das diferentes superfícies coloridas e preverem qual deles irá refletir mais luz. < Visita de Estudo>> Explorar Pós-visita > Explorar Explicar Folha de alumínio, iluminada só com luz natural. F/stop: F/2,4 Tempo de exposição: 1/30seg. Velocidade ISO: ISO - 400 Adaptações Folha de alumínio, iluminada com a lanterna. F/stop: F/2,4 Tempo de exposição: 1/30seg. Velocidade ISO: ISO - 250

9 Enquadramento Teórico
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Pré-visita (Explorar) 2- Já na zona do jardim a ser estudada, o professor dividirá os alunos em 2 grupos de 3 elementos ou 1 de 5. Os alunos procuraram tipo de folhas, no seu habitat natural, sem danificar a planta. Utilizaram a chave dicotómica para a identificação da sua classe. 3- Os alunos fizeram a observação e a descrição [sob a forma de desenho] da folha escolhida no anexo 1 do protocolo experimental, que lhes foi entregue pelo professor. Visita de estudo > Explorar Pós-visita > Explorar Explicar Adaptações

10 Enquadramento Teórico
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Pré-visita [Explorar] 4- Com o equipamento apropriado [ máquina fotográfica, computador] cada grupo investigará a quantidade de luz refletida e a quantidade de luz absorvida após iluminada com a lanterna. Esta informação será apontada na Folha de trabalho na investigação. 5- Depois de efetuarem todas as medições necessárias, os alunos deverão fazer uma estimativa das alterações na cor das folhas quando os fatores abióticos em estudo, sofrerem variação para tal, na fase de pós-visita tratarão os dados obtidos das fotografias recolhidas e transportarão esses dados para a Folha de trabalho na investigação. Visita de Estudo>> Explorar Pós-visita [Explorar] Explicar Adaptações

11 Enquadramento Teórico
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Pré-visita [Explorar] 6 – Os alunos deverão fazer uma discussão dos resultados obtidos, terminando o preenchimento da Folha de trabalho na investigação. 7- Por último os alunos deverão preencher o anexo 2 do protocolo experimental, prevendo quais as transformações nas plantas {nomeadamente nas suas folhas} com o aumento na temperatura Global. Visita de estudo [Explorar] Pós-Visita > Explorar Explicar Adaptações

12 Sugestão apresentada pelos alunos:
Enquadramento Teórico Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Pré-visita [Explorar] 8- Se se obtivessem diferentes conclusões nos relatórios do tipo “V de Gowin”, o professor propôs aos alunos que sugerissem uma adaptação a fazer ao protocolo experimental. Sugestão apresentada pelos alunos: realizar a atividade noutro local do jardim (ex.:Norte) e comparar as características das plantas com os primeiros resultados. Visita de Estudo>> Explorar Pós-Visita > Explorar Explicar Adaptações

13 Escala de Atitudes da Sessão
Enquadramen-to Teórico Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Enquadra-mento Escala de Atitudes da Sessão Escala de Atitudes em Campo Grelhas de avaliação do trabalho de Campo em sala de aula Relatório “V de Gowin” Avaliação-Professor Avaliação - Alunos Relatório e Crítica / Final

14 Enquadramento teórico
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Enquadramento teórico Indicadores Linguagem utilizada Apresentação gráfica Contribuição da saída para os conhecimentos na área da biodiversidade e Alterações Climáticas Importância do tema Participação do grupo / Participação individual Instrumentos Anexo 1 (continuação) do protocolo experimental Relatório V Gowin Reflexão Crítica Situação Controle - Crítica Avaliação - Professores Avaliação - Alunos Relatório e Crítica / Final

15 Enquadramento teórico
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Enquadramento teórico Avaliação - Professor Questionários para a Avaliação da sessão Relatório Final da Sessão Avaliação - Alunos Relatório e Crítica / Final

16 Pontos Fortes Pontos Fracos
Enquadramen-to Teórico Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Pontos Fortes Coordenação entre os alunos em campo e na sala de aula Facilidade na aquisição destes conteúdos no 8º ano. Há mais “à vontade” para colocar questões, pois elas também surgem mais rapidamente à medida que a visita vai decorrendo. Trabalho de pesquisa: Fotografia Biodiversidade Alterações Climáticas Pontos Fracos Tempo concedido para cada atividade; Falta de elementos para a classificação das plantas; Recursos e logística da escola para as visitas de estudo O estudo das propriedades da fotografia, sua interpretação e correlação com os resultados obtidos na situação controle. Confrontar diferentes métodos de trabalho para a realização da mesma tarefa Pontos Fortes e Fracos Remodelações e consolidações

17 Enquadramen-to Teórico Operacionali-zação do Projecto
Resumo Operacionali-zação do Projecto Avaliação Reflexão Remodelações Fazer a Saída de Campo no Jardim Botânico; Conceder mais tempo para cada atividade; Primeiro fazer uma visita para reconhecimento do terreno a visitar, como um treino de orientação Numa fase seguinte construir placas identificativas de cada planta. Discutir mais documentários sobre o tema na fase “Engage”. Pontos Fortes e Fracos Consolidação de Conhecimentos adquiridos: Visualização de uma reportagem da Sic Notícias sore o Aquecimento Global; in consultado a 04/03/2012) Remodelações E Consolidações

18 Be Obrigado pela vossa atenção
A Equipa: Isabel Silva / 9º C – EB 2,3 Pêro de Alenquer


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