A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas."— Transcrição da apresentação:

1 Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas Oficinais VSCM – Veículo Solar Campos Melo 4 + 2

2 Depois de consultada alguma bibliografia e vistos outros projectos temos em mãos dois carros um que tem um controlador para 4 motores (um para cada roda) e outro que tem um motor só não tem controlador nem electrónica, o motor fornece a tracção às rodas da frente através de uma correia dentada. Depois de simularmos um primeiro chassi vimos que não podia-mos utilizar 4 motores, assim, e aproveitando o mesmo controlador, vamos usar só dois, ficando as outras duas rodas livres. Aluno a soldar os componentes à placa de circuito impresso do controlador dos motores Simulação no programa, para depois ser construído do controlo dos motores. A pilha simula as Células.

3 Inicialmente começamos por desmontar um carro comercial telecomandado para se poder aproveitar o motor e a transmissão. Tambem se pensou em aproveitar parte do chassi. Cedo se chegou à que nenhum deles era possível. Em seguida escolhemos vários motores que pudesse-mos reaproveitar de algumas máquinas que nós tínhamos, esses também não serviam, pois não tínhamos as características todas. Sendo assim optamos por três motores de aeromodelismo um de maior potência, para ser usado numa tracção dianteira através de correia e outros dois para serem usados através do controlador. O que faz o controlador? O controlador consegue distribuir a potência de modo a que as rodas, no caso os motores, rodem a rotações diferentes podendo assim aproveitar melhor a energia, melhor tracção e melhor estabilidade... Alunos a testar os tipos de ligação das células para serem aplicados ao carro.

4 Quanto às células vamos usar células iguais às fornecidas de 2V e 500mA, onde vamos usar 9 células ligadas em série e em paralelo ficando com 6V e 1,5A disponíveis. Os matérias usados na construção do chassi são o polioretano, alumínio e alguns parafusos. Usamos este material pois é um material leve e resistente e também como tem diferentes espessuras escolhemos uma onde pudéssemos tirar material para ser colocado lá o pacote de leite e na parte da frente o Ovo, ficando assim o chassi resistente na mesma. Bibliografia: Materiais de apoio fornecidos pela equipa do Rali Solar Vídeos de apoio fornecidos pela equipa do Rali Solar Gavin Harper“Solar Energy, Projects for the Evil Genius”, McGrawWill. Um teste realizado nos poucos dias de sol que tivemos. Seis Células ligadas em paralelo a fornecerem energia para dois motores que vão ser utilizados, ainda sem o controlador. Os alunos Fazem uma montagem das células para depois serem lugados os motores

5 O projecto está a ser bastante interessante pois motiva os alunos e no fundo é outra forma de aprendizagem tanto a nível prático como teórico, como exemplos podemos referir a aplicação prática dos conceitos dados na teórica ao nível de Mecânica dos Materiais e de Tecnologia dos Materiais pode-se também referir a introdução conceitos de electrónica e de electricidade num nível mais prático onde mais à frente vão ser mais aprofundados. A motivação é tanta que apesar de estarem quatro alunos inscritos no carro houve muitos que também quiseram dar a sua contribuição. É de referir também a contribuição de outros alunos, no caso alunos do curso profissional de artes, os quais fizeram o logótipo da equipa e ainda do curso profissional de equipamento que em conjunto connosco estão a estudar qual a melhor maneira de realizar uma pista igual à vossa a ser montada na escola e tendo em vista a participação em concursos futuros e realização de provas internas e regionais. O Concurso Rali Solar foi divulgado na escola através de cartazes, através do jornal da escola Fio Condutor e também junto de algumas empresas particulares, as quais nos forneceram materiais necessários e algumas patrocínios monetários, todos eles vão ter direito a publicidade nas T-shirts e no carro. Logo tipo escolhido para representar a equipa, este foi elaborado pelos alunos do curso profissional de artes do 10º ano


Carregar ppt "Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google