A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 10-08-2009 HISTÓRIA E TEORIA DA EVOLUÇÃO I A Teoria da Evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 10-08-2009 HISTÓRIA E TEORIA DA EVOLUÇÃO I A Teoria da Evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo HISTÓRIA E TEORIA DA EVOLUÇÃO I A Teoria da Evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que estuda os seres vivos – sua origem, sua morfologia, fisiologia e ecologia.

2 HISTÓRIA E TEORIAS DA EVOLUÇÃO Jardim do Éden

3 HISTÓRIA E TEORIAS DA EVOLUÇÃO O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primitiva habitação do homem.

4 FASES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE Pré-História 0 – 3300 a.C. – primeiro documento escrito História Antiga 3300 a.C. – 476 – queda do Império Romano do Ocidente Idade Média 476 – 1453 – queda do Império Romano do Oriente História Moderna 1453 – 1798 – Queda da Bastilha (Revolução Francesa) História Contemporânea 1789 – atual

5 Império Romano (753 a.C. – 1453) Queda do Império Romano do Oriente (1453) Fim da Idade Média Queda do Império Romano do Ocidente (476 a.D.) Abdicação de Romulus Augustus

6 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO

7 Carl Linnaeus, também conhecido como Carl von Linné ou Carlus Linnaeus, é frequentemente chamado o pai da Taxonomia. Nasceu em 23 de maio de 1707, em Stenbrohult, na província de Salamand no sul da Suécia. Seu sistema de nomenclatura, classificação, e classificar organismos está ainda em grande uso hoje (com muitas mudanças) Suas idéias sobre a classificação tem influenciado gerações de biólogos durante e depois da sua própria vida, mesmo aqueles que se opõem às raízes filosóficas e teológicas do seu trabalho. Carl mostrou um profundo amor às plantas e um fascínio com os seus nomes a partir de uma idade muito precoce.

8 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Carl decepcionou seus pais, não demonstrando aptidão nem desejo para o sacerdócio, no entanto sua família entendeu. Linnaeus, entrou na Universidade de Lund em 1727 para estudar medicina. Um ano mais tarde, ele transferiu-se para a Universidade de Uppsala, a mais prestigiada universidade, na Suécia. A maior parte do tempo em Uppsala Linaeus foi utilizou para recolher e estudar plantas. Na época, a formação em botânica fazia parte do currículo médico, e cada médico tinha de se preparar e prescrever medicamentos derivados de plantas medicinais.

9 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Hutton -James Hutton nasceu em Edimburgo em 3 de Junho de 1726 e faleceu - 26 de Março de 1797) foi um foi geólogo, Médico, naturalista, químico e agricultor ornamental Suas teorias de geologia e sobre o Tempo Geológico, também chamado Tempo Profundo, chegou a ser incluído em teorias que foram chamadas de Plutonismo e Uniformitarismo,. Ele é considerado o Pai da Geologia

10 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Lamark -Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck nasceu em Bazeentin em 01 de agosto e faleceu em Paris em 28 de dezembro de Foi um naturalista françês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução atualmente desacreditada. Foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia. Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por História Naturall e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris.l Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos Invertebrados (mais um termo introduzido por ele), e começou uma série de conferências públicas

11 Jean Baptiste Lamarck (1744 – 1829) Tenta, pela primeira vez, desenvolver um modelo explicativo da evolução da vida Interpretado por muitos como o Pai da Doutrina da Evolução Introduziu o termo Biologia Entomólogo de formação – descreve inúmeras espécies e sua variabilidade Autor do PHILOSOPHIE ZOOLOGIQUE (1809) (ano de nascimento de Charles Darwin)

12 A teoria de Lamarck baseou-se em duas observações que eram aceitas por todos na época: 1. Uso e desuso - Os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um orgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento. O desuso de um orgão ou parte do corpo faz com que este atrofie e com o tempo perca totalmente sua função. 2. Transmissão das características adquiridas - O uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do indivíduo, essas alterações podem ser transmitidas às gerações seguintes. Por exemplo as crias das girafas herdam o pescoço comprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das árvores mais altas.

13 Com estas observações em mente, Lamarck chegou a duas leis: 1. Lei do Uso e Desuso "Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento, o uso mais freqüente e contínuo de um órgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse órgão, e dá-lhe um poder proporcional ao tempo durante o qual foi usado; enquanto que a não utilização permanente de qualquer órgão causa o seu enfraquecimento e deterioração e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece"; 2. Lei das Características Adquiridas "Todas as características são adquiridas ou perdidas por imposição da natureza aos indivíduos, através da influência do ambiente no qual a espécie vive há muito, e por isso através da influência do uso predominante ou desuso permanente de qualquer órgão; todas são preservadas pela reprodução e transferidas para os novos indivíduos, desde que as modificações adquiridas sejam comuns a ambos os sexos, ou pelo menos tenham ocorrido no indivíduo que produz os novos.

14 Lamarck acreditava que como o ambiente terrestre sofre modificações constantes, as suas alterações estruturais forçam os seres que nele vivem a se transformarem para se adaptarem ao novo meio. Ao longo de muitas gerações (milhões de anos), o acúmulo de alterações pode levar ao surgimento de novos grupos de seres vivos. Assim, modificações no ambiente causam alterações nas "necessidades", no comportamento, na utilização e desenvolvimento dos órgãos, na forma das espécies ao longo do tempo - e por isso causam a transmutação das espécies. Transformismo É ridicularizado e desacreditado quando da publicação do: ANNUAIRE MÉTÉOROLOGIQUE Fondateur de la doctrine de levolution Lamarckismo

15 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Malthus -Filho de um culto e rico proprietário de terras, terminou os estudos no Jesus Colledge de Cambridge a partir de Sua fama decorre dos estudos sobre a população,para ele o excesso populacional era a causa de todos os males da sociedade (população cresce em progressão geometrica e alimentos em progressão aritmetica). Suas obras exerceram influência em vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Para Malthus, assim como para seus discípulos, qualquer melhoria no padrão de vida de grande massa é temporária, pois ela ocasiona um inevitável aumento da população, que acaba impedindo qualquer possibilidade de melhoria

16 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Cuvier -O Barão Georges Cuvier nasceu em 23 de Agosto de 1769 e faleceu em Paris em 13 de maio de 1832), cujo verdadeiro nome era Jean Leopold Nicolas Fréderic Cuvier foi um naturalista francês, que formulou as leis da Anatomia Comparada, as quais possibilitaram as reconstruções paleontológicas. A análise comparativa dos membros dosvertebrados permite estabelecer aspectos interessantes; Cuvier pôde comprovar que as ossadas fósseis de mamutes e mastodontes diferiam das ossadas dos elefantes viventes, asiáticos e africanos, e que portanto tratavam-se de espécies distintas.

17 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Lyell - -Charles Lyell nasceu na Escocia, e era o mais velho de 10 irmãos. O pai de Lyell, também chamado Charles, foi um botânico de grande reputação e o primeiro a expor o jovem Charles ao estudo da natureza. Tendo entrado na Exerter College em OXFORD e terminando em 1816, Lyell encontrou a Geologia como uma profissão séria com o apoio de William Buckland. Seu trabalho específico mais importante foi no campo da estratigrafia. Em 1828, ele viajou para o sul da França e para aItália, onde ele percebeu que o estrato recente poderia ser categorizado de acordo com o número e a proporção de conchas marinhas contidas nas rochas. Baseado nisso, ele propôs a divisão do período Terciário em três partes, as quais ele denominou de Plioceno, Mioceno e Eoceno. Entre 1830 e 1833 escreveu sua grande obra Princípios de Geologia

18 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Charles Lyell e Thomas Malthus influenciaram e elucidaram Charles Darwin para a construção de sua Teoria Evolucionista, e portanto, mesmo não estando ligados à Biologia, as suas pesquisas tiveram um impacto gigantesco em toda a comunidade científica, alterando a maneira de ver a própria "biologia".

19 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Charles Darwin, um naturalista por excelência, foi o pai de Teoria da Evolução, afirmando que os seres vivos teriam evoluído de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que se perpetuariam ou não, por seleção natural.

20 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Mendel -Gregor Johann Mendel nasceu a 20 de Julho de 1822, na Silésia. Segundo consta, era pobre, e aos 21 anos de idade entrou para um convento da Ordem de Santo Agostinho, de onde seus superiores o enviaram a Viena a fim de estudar história natural. Indicado depois para professor-substituto dessa matéria, jamais conseguiu, entretanto, a aprovação nos exames para se tornar efetivo no cargo. Seu trabalho genial, colocou-o no nível dos maiores cientistas da humanidade. Sua obra Experiências com hibridização de plantas, que não abrange mais de 30 páginas impressas, é um modelo de método científico. O que descobriu, e vem sendo ensinado desde 1900, se tornou absolutamente imprescindível para a compreensão da Biologia moderna.

21 CRONOLOGIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO Wallace -Alfred Russel Wallace, nasceu em 08 de Janeiro de 1823 e morreu na Inglaterra em 07 de novembro de 1913) foi um naturalista, geógrafo, antropologo e biólogo britânico. Wallace foi o primeiro a propor uma geografia das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da Ecologia e da Biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia". Wallace decidiu que ele também queria viajar para o exterior como naturalista. Em 1848, Wallace e Henry Bates partiram para o Brasil abordo do Mischief. Sua intenção era coletar insetos e outros espécimes animais na floresta amazônica e vendê-los à colecionadores na Inglaterra. Wallace continuou cartografando o Rio Negro por quatro anos, coletando espécimes e tomando notas acerca dos povos e línguas que encontrou bem como a geografia, flora e fauna.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO Prof. Eric Santos Araujo 10-08-2009 HISTÓRIA E TEORIA DA EVOLUÇÃO I A Teoria da Evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google