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Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa

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Apresentação em tema: "Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa
DIREITO 2 TÉCNICAS DE REDAÇÃO Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa

2 REDAÇÃO Requisitos básicos para produção de um texto:
- ter domínio do idioma; - conhecer o assunto a ser tratado; - conhecer as técnicas.

3 PRODUÇÃO DAS IDEIAS - seleção das informações;
- organização das informações.

4 TIPOLOGIA TEXTUAL DESCRIÇÃO
É a forma mais primária de produção de textos. Descrever é caracterizar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado por meio da nossa percepção sensorial e de nossa imaginação criadora. Alicerces da descrição: nossa imaginação e os nossos cinco sentidos.

5 NARRAÇÃO Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos.

6 DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões a respeito de um determinado assunto. Dissertar é discutir ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

7 Dissertar é, pois, analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela.

8 A dissertação, por isso, pressupõe:
- exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever; - raciocínio lógico; - clareza, coerência e objetividade na exposição.

9 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma ideia-núcleo por meio de uma afirmação, interrogação, definição, citação, etc., combinados ou não entre si.

10 DESENVOLVIMENTO É a análise crítica da ideia central. Pode ocupar vários parágrafos em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que argumentem a ideia central proposta no primeiro parágrafo.

11 Para desenvolver o assunto de uma dissertação, podemos utilizar os seguintes recursos:
a) citações b) dados estatísticos c) justificativas d) exemplos e) comparações

12 CONCLUSÃO É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança-se perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

13 Características de um boa dissertação:
Um texto não é um mero aglomerado de frases ou parágrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma sequência de ideias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

14 Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis:
UNIDADE: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As ideias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem seqüente e lógica, completando e enriquecendo a idéia-núcleo expressa na tese. Não deve haver redundância nem pormenores desnecessários.

15 COERÊNCIA: Deve haver associação e correlação das ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos.

16 CLAREZA DE IDEIAS: Vocabulário preciso e coerente às ideias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade são fundamentais para adequar ideias e palavras. É obrigatório o uso da língua padrão culta.

17 CRITICIDADE: Exame e discussão crítica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. É um processo de análise e síntese.

18 COESÃO: Distribuição organizada do conteúdo pelos parágrafos e uma clara articulação entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalização, a elipse, a sinonímia, os conectivos.

19 ORIGINALIDADE: Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opiniões de modo pessoal, sem imitação de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, está a criatividade. Pode revelar-se tanto nas ideias como nas expressões. Idéias originais são ideias próprias.

20 TÍTULO A redação só deve ser intitulada depois de concluída. Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas. Só coloque pontuação, se houver verbo.

21 TÉCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO
Esquema básico da dissertação Tema: No verão, os habitantes de Florianópolis passam por diversos problemas. POR QUÊ? 1. O trânsito para as praias fica congestionado. 2. Há constante falta d’água. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

22 As relações de Causa e Conseqüência
Tema: Constatamos que, no município de Florianópolis, existe um grande movimento migratório que se desloca de diversos locais do Brasil. POR QUÊ? Causa: Muitas cidades não oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanência nelas.

23 O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO?
Consequência: Florianópolis encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de vida esperada por eles.

24 A abordagem de temas polêmicos
Tema: Existem discussões que divergem com relação à legalização dos cassinos no país. Aspecto favorável: Com a legalização haverá pagamento de impostos. Aspecto contrário: O jogo é uma ameaça à estrutura familiar.

25 A retrospectiva histórica
Tema: Vivemos atualmente a era da comunicação e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo. Retrospectiva: Época mais distante. Época mais próxima. Época atual.

26 A localização espacial
Tema: Não raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicação, do desejo de promover o diálogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relações econômicas entre os países desses dois hemisférios. REGIÃO GEOGRÁFICA 1 REGIÃO GEOGRÁFICA 2

27 A dissertação com predominância crítica
Tema: O ser humano, no decorrer de milênios de sua História, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento científico e cultural da humanidade.

28 Introdução: A perplexidade diante da situação. Desenvolvimento: Referência a fatos de conhecimento público. 2. Comentários críticos ( crítica dos fatos, idéias ou circunstâncias). Conclusão: Observação crítica seguida de uma expectativa.

29 ARGUMENTOS DISSERTATIVOS
Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito da veracidade das idéias que estamos veiculando. É o procedimento usado para convencer o leitor de que nossa posição é a correta e para levá-lo a dar sua adesão às teses defendidas pelo texto.

30 Como se faz uma boa argumentação?
1o – é preciso ter bem claro o que queremos dizer – delimitar bem o assunto; 2o – formular ideias – também claras – sobre o assunto delimitado; 3o – estruturar essas ideias com frases bem formuladas; 4o – tentar provar cada ideia – argumento – por meio da evidência do raciocínio e das provas.

31 RECURSOS LINGUÍSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDEIAS:
Argumentos de autoridade: citar autores renomados dá credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposições aceitas como verdadeiras, numa certa época.

32 Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posições pessoais em fatos. Comprová-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relações de causa e consequência. Argumentos baseados em exemplos. Argumentos baseados em oposição: apontar oposições entre ideias e fatos. Argumentos baseados em semelhanças; aproximar dois elementos com base na semelhança entre eles.

33 LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO
1. antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as ideias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma idéia; 2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e consequência ou os pólos positivos e negativos do tema;

34 3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes
3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora; 4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a repetição; 5. Não fuja do tema proposto;

35 6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas; 7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize sua redação para fins doutrinários; 8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;

36 9. Empregue a linguagem denotativa;
10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você; 11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos, etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada idéia); não use etc.; não abrevie palavras;

37 12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam
12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo; 13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre, - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

38 14. Não “encha linguiça”! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de idéias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faça um trabalho honesto; 15. Não aumento o tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;

39 16. Letra estilo “bicho-de-pé”, não pode (só se vê a linha de tão pequena). ( avaliador não vai colocar lente de aumento só para corrigir a sua redação; 17. Não repita ideias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta; 18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

40 19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções
19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo; 20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

41 21. Pensamento novo, período novo
21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período idéias que não se completam; 22. Tome cuidado com os períodos muito longos: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos; 23. Não empregue a primeira pessoa do singular; 24. Atenção à falta de paralelismo;

42 25. Centralize o título (só use aspas se for citação);
26. Faça parágrafos a, mais ou menos, três centímetros da margem; 27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las; 28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maiúsculas das minúsculas;

43 29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo;
30. Rascunhe suas idéias antes de passá-las para a folha definitiva; 31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do limite mínimo;

44 32. Com os temas dissertativos, o texto deve apresentar:
a) concatenação de ideias (parágrafos e frases interligados coerentemente); b) elaboração crítica, coerência e clareza; c) domínio do léxico e da estrutura da língua; d) uso da terceira pessoa do singular, mais partícula se; ou, primeira pessoa do plural; e) tese, argumentação e conclusão; f) coerência com o tema proposto.

45 33. Texto dissertativo não deve apresentar:
a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o título e a introdução podem apresentar interrogação); b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências feitas pela banca; c) conversa com o leitor; d) fuga ao tema ou à modalidade (dissertação) solicitada;

46 e) título inadequado; f) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões, palavrões, gírias; g) abordagem subjetiva e emocional do tema; h) superficialidade, julgamentos gratuitos e infundados; i) linguagem inadequada (coloquial); j) diálogo, nem personagens.

47 34. Na conclusão é possível:
a) retomar a tese, reafirmando-a; b) retomar a tese, oferecendo soluções viáveis para os problemas abordados na argumentação.

48 ATENÇÃO: Respeite os limites indicados na prova: evite escrever demais; você corre o risco de entediar o corretor e cometer erros. No ENADE, comece pelo rascunho, depois responda às questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia-o, faça as alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título.

49 “A nova tecnologia de comunicação auxilia ou restringe o pensamento?”

50 Prof. Espª.: Bruno Henrique Castro de Sousa
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