A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Cobertura” de competências da epidemiologia aplicada - em escolas de saúde pública selecionadas Competências “mínimas” em Epidemiologia Aplicada Habilidade/domínio-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Cobertura” de competências da epidemiologia aplicada - em escolas de saúde pública selecionadas Competências “mínimas” em Epidemiologia Aplicada Habilidade/domínio-"— Transcrição da apresentação:

1 “Cobertura” de competências da epidemiologia aplicada - em escolas de saúde pública selecionadas Competências “mínimas” em Epidemiologia Aplicada Habilidade/domínio- Avaliação e Análise.  Epidemiologista aplicado[prático, de campo]:Um epidemiologista que trabalha em agencia de saúde pública governamental (isto é.,agencia com mandato legal para a condução de atividades da saúde pública ) maranhao@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com Eduardo Severiano Ponce Maranhão F.JPMa

2 A) Reconhece os problemas de Saúde pública que afetam a população. [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 1)Reconhece a existência de um problema de saúde pública a)Lista os dados relevantes e as fontes de informação internas e externas ao sistema de saúde pública I X,S S X,S I I b) Apóia na síntese dos dados existentes e informação dentro de determinados números de casos ou resultados na população X X,S S X,S X S c) Apóia e dá assistência na determinação de valores limiar (ex:linha de base de carga de doença,prevalência de comportamento de risco) para ações da saúde pública I I,S S I,S T S 3)Colabora com outras agencias interna e externa para identificar o problema S I,S S I,S S S

3 B)Conduz atividades de vigilância[1] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 2) Identifica os dados necessários para vigilância a) Cria definições de caso(s) baseado em pessoas,lugar e tempo X X,S X,S X,S X,S S b) Reconhece o uso potencial dos dados para informar os sistemas de vigilância I X,S S I,S I,S S 3) Implementa novos ou sistemas de vigilância existentes a) Define objetivos e usos de sistemas de vigilância X X,S S X,S X,S T,S b) Testa coleção de dados, dados arquivados[estocados] e métodos analíticos como indicado I I,S S I,S I,S S c) Apóia trabalhando o sistema de vigilância S S S S S S d) Coleta dados para a verificação dos parâmetros definidos, do sistema de vigilância S S S S S S e) Classifica os casos potenciais de acordo com a definição epidemiológica de caso I I,S I,S I,S I,S S

4 B)Conduz atividades de vigilância [continuação-2] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] f) Entrevista pessoas com doença para obter a informação necessária - T,S S S S T,S g) Apóia o monitoramento da qualidade dos dados T,S T,S S T,S S T,S h) Mantém boas relações de trabalho com as instituições notificadoras. S S S S T,S S i) Fornece realimentação [feed-back] as instituições ou outras organizações ou pessoas que necessitam saber sobre os dados ou o sistema S T,S T,S S T,S S 4) Informa achados[resultados] chaves do sistema de vigilância a) Fornece resultados do sistema para epidemiologistas sênior - - S S - S b) Reconhece as implicações para os programas de saúde pública I X,S S I,S T,S T,S c) Apóia o desenvolvimento das conclusões com os dados da vigilância I T,S S I,S T,S S d) Comunica os resultados para a equipe sênior - - T - - -

5 B)Conduz atividades de vigilância [continuação-3] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 5) Apóia[ajuda] avaliação de sistemas de vigilância a) Coleta os dados necessários para avaliação dos sistemas de vigilância usando os guias e métodos nacionais - T,S S S - S b) Apóia[ajuda] preparando recomendações para modificação dos sistemas de vigilância com base em avaliação - S S S S S d) Apóia[ajuda] implementando mudanças nos sistemas de vigilância baseadas em avaliação - T,S S S - S

6 C)Identifica condições agudas e crônicas ou outros resultados adversos na população[1] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 1) Apóia[ajuda] a condução de avaliação da situação de saúde da população - T,S S I,S S S 3) Caracteriza processos investigativos a) Reconhece os diferentes princípios de investigação de endêmica/esporádica doença ou conglomerados de doenças versus surtos agudos X X X X X T,S b) Lista os maiores desenhos de estudos epidemiológicos,incluindo as fortalezas e as fraquezas de cada um deles X X,S S X,S X X 4) Cria hipóteses I X,S S I,S X S 5) Apóia[ajuda] no desenho de investigação a) Identifica população alvo para investigação X X,S X,S X,S X,S T,S d) Cria definições de casos X X,S X,S X,S X,S S

7 C)Identifica condições agudas e crônicas ou outros resultados adversos na população [continuação 2] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 6)Conduz investigações dirigindo-as a)Responde num período de tempo consistente com o problema de saúde pública que está sendo investigado - S X S S I.S d)Usa métodos para encontrar casos e outros objetos vinculados a investigação T T,S X,S S S T,S e)Usa instrumentos para coleção de dados que foram construídos para investigação T I,S X,S T,S T,S T f)Usa métodos identificados de amostragem T T,S S T,S T,S T g) Apóia[ajuda] a coordenação necessária entre todos os grupos envolvidos na investigação - T,S X,S S S T,S

8 D)Aplica princípios de boa ética/ prática legal como relacionado nos desenho do estudo e coleta de dados,disseminação[1] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] 1) Segue as normas,guias e princípios éticos quando planeja estudos e conduz pesquisas,coleta, dissemina e usa dados a) Coleta e usa dados de saúde pública incluindo indivíduos identificados, somente quando claramente justificado I X,S S I,S T,S S b) Balanceia [ equilibra ] entre o respeito pelas pessoas e a privacidade individual com o risco de ameaça a comunidade I X S I,S S X c) Aplica o código de ética da saúde pública na coleta, gerenciamento, disseminação e uso dos dados e da informação, incluindo os princípios de justiça,oportunidade e transparência de propósito T X T,S S S T 2)Aplica as leis importantes [relevantes] para coleta de dados, gerenciamento, disseminação e uso dos dados e informação - S T,S T,S T,S T,S 4)Descreve pesquisas em indivíduos humanos I X,S T,S S T,S S 5)Aplica o código de ética em pesquisa como é indicado[recomendado] I X,S S S S T 6)Traz os potenciais conflitos de interesse a atenção dos epidemiologistas “sênior” I I,S X,S S S S

9 D)Aplica princípios de boa ética/ prática legal como relacionado nos desenho do estudo e coleta de dados,disseminação [continuação 2] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 7) Aplica conhecimento das leis sobre privacidade para proteger a confidencialidade I X,S S S S S 8)Conhece os procedimentos éticos requeridos - T,S I,S S S S 9)Verifica as potenciais violações aos princípios éticos no preparo e submete as publicações a atenção dos epidemiologistas “sênior” I S S S S I

10 E)Organiza dados de vigilância, investigações e outras fontes[1] [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] 1)Apóia[ajuda] a definição de dados de base [database] requeridos quando indicado b)Adere aos padrões nacionais para codificar as variáveis dirigidas para assegurar a confiabilidade[acurácia] e facilitar a análise T X,S S I,S S T,S c)Usa técnicas de entrar dados para assegurar a acurácia [confiabilidade] e a reprodutibilidade X I,S X,S S X,S I d)Conduz a validação na entrada dos dados X S S S T,S I e)Faz a limpeza dos dados e a correção dos erros X S X,S X,S S T,S

11 E)Organiza dados de vigilância, investigações e outras fontes [continuação 2] ] 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 2)Mantém os dados base[database] a)Mantém dados originais - X,S S S T,S I,S c)Segue procedimentos estabelecidos para criar novas variáveis quando necessário para apoiar a analise de dados - I,S X,S S X,S T,S e)Segue procedimentos estabelecidos para vincular dados relacionados e os coloca dentro de grupos de dados de analise –específica - X,S S I,S S S g) Documenta todas as mudanças dos dados base[database] - X,S S S T,S S h) Aplica práticas de segurança (acesso restrito) e dados estocados estáveis (registros de rotina), dados base redundantes [database redundancy] ) - T,S S S X,S S

12 F)Analisa dados de uma investigação ou estudo epidemiológico ] 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ]Ensp ] 1) Usa plano de análise de dados d) Reconhece / descreve as hipóteses [proposições] usadas na interpretação dos resultados X X,S S X,S X,S X,S 2) Conduz a análise de dados a) Computa as freqüências e estatística descritiva X,S X,S X,S X,S X,S X,S b) Desenvolve analises de taxas e ajustamento [padronização] (como orientado) X,S X,S X,S X,S X,S X,S c) Computa / calcula sensibilidade, especificidade,valor preditivo positivo, incidência,prevalência e fração atribuível[risco]( como orientado) X,S X,S X,S X,S X,S X,S e) Desenvolve análise de medidas de associação (Ex: RRs e ORs), intervalos de confiança e valores de p [p values] X,S X,S X,S X,S X,S X,S i) Cria informes epidemiológicos padrões e componentes necessários incluindo tabelas,gráficos e quadros X,I I,S X,S I,S I,S I,S

13 G) Resume resultados de analise e desenha as conclusões [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] 3) Identifica resultados[achados]chaves para o estudo X I,S X,S I,S X,S I,S

14 H) Apóia desenvolvendo as intervenções recomendadas baseadas em evidência e as medidas de controle em resposta aos achados[resultados] epidemiológicos [ 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] 1) Define parâmetros culturais/ sociais / políticos para as intervenções recomendadas a)Descreve os dados do estudo de maneira que façam clara a racionalidade para as recomendações I I,S X,S I,S X,S S

15 I)Apóia a avaliação de programas ] 1 ] 2 ] 3 ] 4 ] 5 ] Ensp ] 3)Coleta dados da vigilância epidemiológica e outros dados para uso no monitoramento dos objetivos e resultados do programa T T,S X,S T,S S S 4)Apóia[ajuda] o progresso do monitoramento do programa através dos objetivos e resultados I I,S S I,S S S 5)Comunica a informação sobre o progresso dos objetivos do programa e resultados para os gerentes - S S S S S

16 Resultado X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento e competência. I - O curso introduz o tema, tem leitura dedicada ao tema e possibilidade de trabalho pós aula,[ trabalho de casa]. T - O curso aborda o tema, mas não aprofunda a discussão. S - Alguns estudantes obtém “cobertura” prática e experiência de campo ou por esforço próprio [ só estudando por conta própria] ________________________________________- Obs:Devido a variabilidade no nível de “cobertura” da competência em um curso particular, os níveis de cobertura foram consolidados como apresentado acima. ---------------------------------------------------------------- 1-Johns Hopkins University Bloomberg Scholl of P.H-USA 2-University at Albani SUNY Scholl of P.H-USA 3-University of California at Berkeley Scholl of P.H- USA 4-University of Illinois at Chicago Scholl of P.H-USA 5-University of Washington Scholl of P.H and Community Medicine- USA Ensp- Escola Nacional de Saúde Pública-Brasil 1Hopkins X = 37,7 % I = 40,0 % T =15,5 % S = 22,2 % X+ I =77,7 % 2 Albani X = 42,6 % I = 18,0 % T = 19,6 % S = 90,0 % X+ I = 60,6 % 3 California X = 32,2 % I = 1,6 % T = 6,4 % S = 98,3 % X+ I = 33,8 % 4Chicago X = 22,5 % I = 27,4 % T = 8,0 % S = 95,1% X + I = 50,0 % 5 Washington X = 30,5 % I = 6,7 % T = 22,0 % S = 89,8 % X + I = 37,2 % Ensp X = 11,2 % I = 12,9 % T = 25,8 % S = 83,8 % X + I = 24,1%

17 Limitações / comentários É importante comentar as limitações desta análise. 1-Dos EUA só existe 5 escolas de S.P das 40 escolas de Saúde pública acreditadas. Das 5 escolas dos EUA – 4 são instituições públicas e 1 é instituição privada [ Hopkins ] A metodologia para Avaliação da “Cobertura” de Competências de Epidemiologia Aplicada- Currículo e Projetp Prático é uma  aproximação. O uso de níveis de “cobertura”, como apresentado não prova ser totalmente, uma representação acurada da profundidade da “cobertura” de competência. Uma questão importante permanece certamente  Que quantidade de tempo é suficiente p/ assegurar que os estudantes [os mestrandos] adquiram uma particular competência [em epidemiologia aplicada] ?  Quanto a Ensp, lamentavelmente, ainda não pôde ser comparada com nenhuma das Escolas de S. P brasileiras [Ex: Escolas de Saúde Pública de São Paulo;Minas Gerais,Bahia,Pernambuco,Santa Catarina e outras com mestrado.[na dimensão epidemiologia aplicada]). Seria importante fazer a experiência [comparação] entre as escolas de saúde pública brasileiras! [ o ensino de epidemiologia- ” Applied Epidemiology ”.] Mas, já dá para se ter uma idéia !  [ da nossa situação  a Ensp ]

18 Referencia James M. Crutcher,Applied Epidemiology Competencies : Perspectives of State Health Officer.” Public Health Reports.2008 Supplement 1,Volume 123,11-12 APSH / CDC / CSTE - Applied Epidemiology Competencies Curriculum and Practicum Projet- Task Force Report, Washington, DC- 2008 [ Association of Schools of Public Health / CDC – safer-healthier-people / Council of State Territorial Epidemiologists ] - USA Catálogo de Cursos 2009- FIOCRUZ – Ensp, p 17 – 22 –Rio de Janeiro - Brasil http://ensp.fiocruz.br/portal-ensp/pos-graduacao/site/?=1 http://ensp.fiocruz/portal-ensp/pos-graduacao/site/?=2 http://ensp.fiocruz/portal-ensp/pos-graduacao/site/?=3 Obs  :Material elaborado e adaptado para discussão sobre ensino de epidemiologia na Ensp / Fiocruz- p/ apresentação no Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde –Ensp / Fiocruz 2008


Carregar ppt "“Cobertura” de competências da epidemiologia aplicada - em escolas de saúde pública selecionadas Competências “mínimas” em Epidemiologia Aplicada Habilidade/domínio-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google