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MÉTODO DE COLETA DE DADOS Cap. 09. Conceitos Definição: Método de Coleta de Dados: Meio pelo qual a informação sobre as variáveis é coletada. Comentário:

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1 MÉTODO DE COLETA DE DADOS Cap. 09

2 Conceitos Definição: Método de Coleta de Dados: Meio pelo qual a informação sobre as variáveis é coletada. Comentário: Note que a coleta e instrumentação de dados são dois processos diferentes. Coleta de dados é o processo pelo qual a informação é armazenada e instrumentação é o processo pelo qual as variáveis são medidas.

3 variáveis As variáveis de interesse no projeto de pesquisa podem ser medidas pelo mesmo tipo de instrumento. Uma grande variedade de instrumentos podem ser utilizados incluindo questionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros e escalas de pesos, etc.

4 Tipos de metodos 1. Entrevistando 2. Administrando instrumentos 3. Observação 4. Exame de documentos, materiais e artefatos

5 Entrevistando Uma pessoa (entrevistador), usualmente treinado, pergunta ao entrevistado questões por telefone, por computador, ou numa situação "frente a frente." As respostas do entrevistado são usualmente registrada pelo entrevistador num plano de entrevista previamente preparado. Algumas vezes o entrevistado completa primeiro um questionário escrito e o entrevistador então explora por respostas mais detalhadas.

6 Administrando instrumentos Uma pessoa (administrador) dá instrumentos (questionários, escalas de atitudes, testes) ao sujeito e então coleta depois deque o sujeito ter respondido. Ou o administrador pede ao sujeito para completar uma tarefa tal como ajustar partes juntas extraindo um diagrama ou apontamentos escritos. Em algumas situações o contato entre o administrador e o sujeito é mínimo.

7 Observacao Uma pessoa (observador) assiste o sujeito (pessoa, animal, etc.) e registra características (observações) da situação sobre um instrumento previamente preparado. Algumas vezes as observacoes são registradas sobre um filme ou uma fita de audio e vídeo. outras vezes o observador vê a situação diretamente.

8 Exame de documentos Uma pessoa (pesquisador ou assistente) examina documentos, materiais ou artefatos físicos e registra os dados sobre instrumentos previamente preparados.

9 Observação Por exemplo, se sua pesquisa trata com opiniões, atitudes,crenças ou valores, sua melhor fonte de dados é provavelmente pessoa. Se você está interessado em descobrir se o povo votou, se eles bebem licor, se eles lêem certas revistas, se eles compram produtos, então a melhor fonte é usualmente "dados firmes" tais como registro de vendas

10 Método da entrevista Definição: Método de Entrevista: Um método de coleta de dados no qual um entrevistador questiona pessoas para descobrir um relato em si de suas opiniões, atitudes, valores, crenças e comportamentos. Entrevistas são usualmente desenvolvidas em situações frete- a- frente embora televisão interativa e computadores "on-line" são também usados.

11 Vantagens 1. Descobre informações diretamente das pessoas. 2. Permite oportunidade para testar, descobrir porque pessoas sente ou respondem o modo que elas fazem. 3. Permite oportunidade para clarificar informações quando esta é dada. 4. Permite oportunidade para explicar informações complexas. 5. Permite oportunidade para clarificar dados coletados antecipadamente.

12 Desvantagens 1. Muito custoso por causa do tempo requerido para cada entrevista e o treinamento requerido dos entrevistadores. 2. Menos informação pode ser armazenada por causa da exigência de tempo. 3. Probabilidade de dados incorretos porque pessoas podem mentir, omitir informação ou usar recordação seletiva. 4. Possibilidade de dados incorretos por causa de tendência do entrevistador ou a interação do entrevistador e entrevistado.

13 Administração de Instrumento Definição: Administração do Instrumento: Um método de coleta de dados no qual o sujeito responde a questionários, tarefas, testes ou outros dispositivo usado para medir variáveis. Os instrumentos são administrados por uma variedade de meios incluindo correio, telefone, computador "on-line" ou uma situação "frente-a-frente" para todos sujeitos num grupo ou para sujeitos individuais.

14 Vantagens 1. Existe muitos instrumentos existentes, medindo uma variáveis, as quais tem suficiente evidencia de validade ou segurança para assegurar seus usos. 2. Bem projetado instrumentos escritos freqüentemente são excelentes medidas de variáveis e alguns destes criam a mínima reação negativa do sujeito. 3. Instrumentos físicos, tais como aqueles os quais medem peso e temperatura, tem uma longa história de uso na pesquisa.

15 Desvantagens 1. Sujeitos podem reagir a intrusão de serem medidos e mentirem ou distorcerem a informação ou mudar seus comportamentos. 2. Se bom instrumentos não estão disponíveis o pesquisador pode ter que gerar um instrumento. Isto consome tempo e pode ser custoso.

16 Exemplo Pesquisador administra um instrumento escrito, o qual mede nível de ansiedade a um grupo de controladores de aviões reunidos em uma sala. O pesquisador pede ao assistente pessoa para administrar um instrumento, o qual mede honestidade, a pretendente de empregos no mesmo tempo que eles preenchem seus pedidos de inscrição. O pesquisador tem um grupo experimental de sujeitos vendo um filme sobre comportamento cooperativo entre empresários e governo e então dá a eles uma escala de atitudes voltadas ao governo.

17 Sugestoes para selecionar método de entrevista 1. Use o método de ENTREVISTA somente quando os relatórios de opiniões, atitudes, valores ou crenças feitos pelas pessoas são as melhores fontes de informação e a informação desejada é complexa ou é necessária para clarificar informações anteriormente coletada. Se os relatórios das pessoas são as melhores fontes de informação mas nenhuma das condições é mantida, use administração do instrumento. Entrevista deve ser evitada se os dados puderem ser adquiridos por outros métodos.

18 Sugestões Use ADMINISTRAÇÃO DO INSTRUMENTO quando os relatórios feitos pelas pessoas ou as respostas dos sujeitos a um instrumento são a melhor fonte de informação. por exemplo, obtendo atitudes via questionários, dando testes de desempenho, juntando esquema para a pessoa e pedindo a pessoa conduzir tarefas ou criar itens.

19 Sugestões Use o método da OBSERVAÇÃO SOMENTE quando os sujeitos são as melhores fontes de informação e é importante ou necessário observar o comportamento dos sujeitos. Este método é freqüentemente usado em ocupação natural; por exemplo, observando o comportamento de compra do consumidor ou características de comunicação durante uma conferencia.

20 Sugestões Use EXAME DE DOCUMENTOS, MATERIAIS E ARTEFATOS quando estes são a melhor ou as únicas fontes de informações desejadas. Este método também tem a vantagem de ser não inoportuno (o sujeito não sabe que seus comportamentos estão sendo examinados) e então não reativos (se o sujeito não sabe, ele não mudará seus comportamentos).

21 Sugestões. Medição direta de uma variável usualmente resulta na maioria de dados válidos. Se você necessita saber o número de produtos vendidos, olhe nos registros de venda invés de perguntar às pessoas quanto elas venderam. Se você que opiniões das pessoas, peça a elas.

22 Razões para evitar questionar pessoas 1. Hábito de mentir. Pessoas algumas vezes mentem, particularmente com itens sensíveis tais como renda, idade, freqüência de sexo e se elas estão envergonhadas de fazer ou não fazer nada.

23 Razões para evitar questionar pessoas 2. Omissão. Pessoas freqüentemente omitem ou recusam-se a responder itens sensíveis. 3. Recordação Imprecisa. O que você comeu no almoço Quinta-feira passada? Que roupa você vestiu para trabalhar Segunda-feira? 4. Informação Insuficiente.

24 Razoes para evitar entrevista 5. Indução do Entrevistador. O entrevistador poderia "direcionar" o sujeito a uma certa resposta, conscientemente ou não conscientemente. 6. Interação Entrevistador-Entrevistado. Algumas vezes o entrevistado e entrevistador entram em conflito, criando ressentimento do entrevistado o que afeta as respostas. 7. Itens Tendenciosos. Algumas vezes itens do questionário são redigidos para que eles direcionem o entrevistado.

25 Processo para coleta de dados por observação 1. Defina precisamente as variáveis de interesse. Não é suficiente dizer a variável é "comunicação" ou "comunicação não verbal" ou mesmo "postura" mas ao contrário "tipo de postura" com especificação dos vários tipos.

26 Observação - dados 1.1 Se existe insuficiente conhecimento prévio das variáveis defina isto precisamente, conduza um estudo piloto para observar o sujeito como aqueles selecionados para o estudo. 1.2 Se um teste piloto não é possível e filme, video ou registros de audio são disponíveis, as observações para o estudo podem ser registradas.

27 Observação dados 2. Determine o procedimento para amostrar as observações, se não observar todo fenômenos especificados.* 2.1 Amostra de eventos ou 2.2 Amostragem de tempo ou 2.3 Amostragem de evento e de tempo

28 Observação dados 3. Obter ou delinear um instrumento para registraras observações. 4. Treinar os observadores.

29 Vantagens 1. Útil em situações onde o sujeito deve estar observado em suas ocupações naturais. 2. Inclui uma variedade de técnicas para fazer observações.

30 Técnicas de observação 2.1 O pessoal da NASA usa técnicas de telecomunicação, psicólogos usam algumas vezes usam um modo de visão por espelhos para observar os sujeitos. 2.2 Fitas de video ou audio ou filmes são ferramentas úteis como observação. 2.3 Fita de video tem várias vantagens incluindo: (1) produz informações de audio de visuais, (2) pode ser trabalhado repetidamente, parada por uma "estrutura de conjelamento" e aumentada se desejada, (3) é relativamente barato, (4) cria um registro duradouro e (5) os dados podem ser coletados em situações naturais. Contudo análise de fitas de video é usualmente consumidora de tempo.

31 Observação - desvantagens 1. Os sujeitos que são conscientes de estarem sendo observados tendem a mudar seus comportamentos. 2. Considerações éticas incluem que o direito do sujeito a privacidade, informado do consentimento e confidencialidade dos dados. Isto significa que, em muitas situações de pesquisa, o sujeito deve concordar ou estar informado da observação. 2. Observações são usualmente consumidoras de tempo.

32 Amostragem do evento Definição: Amostragem do Evento: O processo de selecionar um subgrupo de eventos de uma população de eventos especificados pelo pesquisador. Evento: A ocorrência de um fenômeno específico tal como uma expressão verbal, comunicação de duas maneiras, conferencia, ou comercial de televisão. Eventos são aquelas situações as quais incluem a variável (eis) a ser observada.

33 Vantagens 1. Como evento são situações ocorrendo naturalmente eles "possuem uma validade inerente não possuída ordinariamente pelo tempo. 2. Por causa dos eventos serem unidades naturais e completas eles incluem uma série completa de comportamentos os quais amostras fragmentadas de tempo não incluem. 3. Por causa dos eventos serem algumas vezes infreqüentes (p.e. encontro de acionistas) eles poderiam ser esquecidos por amostragem de tempo.

34 Amostragem de tempo Amostragem de tempo: O processo de selecionar períodos específico de tempo para observação de fenômeno. O período de tempo pode ser selecionado aleatoriamente ou sistematicamente.. Para amostragens de comportamentos contínuos, tais como observações de interação de um grupo de técnicos robôs, o pesquisador poderia designar cinco amostras de dez minutos cada, selecionar aleatoriamente uma população específica de períodos de dez minutos.

35 Vantagens Com fenômenos repetindo regularmente, tempos de amostras são amostras representativas do fenômeno.

36 Desvantagens 1. O tempo de amostragem não é útil para eventos não freqüentes. A pesquisa deve tratar com fenômenos os quais ocorrem durante todo o tempo decorrido afim de "apanhar" o evento. 2. O tempo de amostra pode cortar num evento no meio e perder muito da vantagem do comportamento natural.

37 Exame de documentos Exame de Documentos, Materiais e Artefatos: Um método de coleta de dados no qual uma pessoa (freqüentemente treinada) examina e registra características de fenômeno o qual já existe.

38 Vantagens 1. O Sujeito não reage ao método de coleta de dados porque os dados já existem. 2. O método só é possível para pesquisa histórica. 3. Muitos artefatos (p. e. construções) podem ser examinadas na sua forma natural. 4. muitos documentos e artefatos (p.e. rochas lunares) podem ser transportadas para um laboratório onde elas podem ser examinadas com calma. 5. Registros duradouros podem ser criados. Documentos podem ser copiados e artefatos podem ser filmados.

39 desvantagens 1. O fenômeno descoberto pode não ser representativo de todos fenômenos existentes. 2. O fenômeno pode ter deteriorado num ponto onde o exame tornou-se difícil. 3. O pesquisador, NÃO tendo estado presente no ou durante o evento no qual o fenômeno ocorreu, pode não considerar informações errôneas ou mudanças no fenômeno.

40 Medidas não inoportunas Definição: Medida Não inoportuna: Uma medida de uma variável a qual é coletado numa maneira que os sujeitos não são cientes deque eles estão sendo medidos. Isto também é chamado de uma medida não reativa porque se os sujeitos não são conscientes deque eles estão sendo medidos eles não podem reagir a medição. Comentário: Esta discussão de medidas não inoportunas é colocada aqui assim que você considerar usa-las antes de você decidir sobre o método de coleta de dados

41 Medidas não inoportunas 1. Defina a população conhecida do fenômeno muito especificamente. 2. Determine o método para amostrar o fenômeno. 2.1 A unidade de amostragem para um documento poderia ser uma página, um parágrafo ou mesmo uma frase. 2.2 a unidade de amostragem para artefatos físicos é usualmente o artefato em si ou um grupo de tais artefatos. 3. Descubra um instrumento existente ou gere um novo instrumento para registrar a informação pertinente sobre as variáveis. 4. Examine fontes primárias e secundárias para informações desejadas. 5. Avalie a autenticidade da fonte e, para fontes humanas, suas experiências e reputação.

42 Vantagens 1. Os sujeitos são usualmente não cientes quais dados sobre eles estão sendo coletados. 2. Então, o sujeito não pode reagir a medição. 3. Medidas não inoportunas freqüentemente produzem mais dados válidos doque questionando pessoas.

43 Desvantagens 1. O pesquisador pode estar fazendo inferências errôneas dos dados. 2. Algumas vezes coletando medidas não inoportunas é inconfortável. Por exemplo, dividindo através lixo ou ficando em pé no clima rigoroso enquanto fazendo observação do tipo de gente entrando num restaurante.

44 FIM


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